Serra da Estrela

Uma coisa é acampar, outra é duas pessoas fechadas dentro de um carro.

Se tivessem de ficar lá vários dias, vinham em sacos pretos para baixo. :sh)

Óbvio,
mas mesmo fechadas num carro e só uma noite, com roupa e equipamento adequado, o perigo é controlado. De qualquer maneira, penso que ele de certeza que se visse o carro a ficar soterrado, ele teria o discernimento de sair.. digo eu lol

É como digo, eu não o teria feito [;)]

Só agora vejo as respostas..[:p]

Em relação ao dormir no carro vou explicar.

Eu gosto e adoro o frio e as razões para ir para lá é mesmo apanhar com o frio e de dia andar de bike, eu podia muito bem dormir na Covilhã, mas prefiro ficar lá em cima.
Em temos monetários não é essa a razão porque mesmo que tivesse pouco € podia ir para a Pousada da Juventude.

Se fica-se bloqueado na neve tinha possibilidade de aguentar 2 dias lá em cima dentro do carro.
Fora do carro no maximo conseguia ficar uma noite, isto se leva-se saco de cama.

Não liguei e nem se deve ligar o aquecimento dentro do carro, isso é um erro fatal..
Deve-se deixar uma janela um pouco aberta para o ar circular, depois muito importante também é o acordar de 2 em 2h para ver se esta tudo bem.

em termos de equipamento levei:

Saco cama inverno até -11º
3 Mantas polares
Almofada apr:)

Para roupa para dormir tinha
Calças Pijama simple
Calças de neve até -10º
1 t-shirt
1 sweat
1 polo
1 luvas
1 gorro
1 par de meias

Posso garantir que dentor do saco fica muito mas muito quente mesmo, a unica coisa que fica fria é o exterior do saco de cama que ao tocar nele parece estar molhado.

Em ultimo caso extremo se fica-se preso no carro agarrava na bike e descia até ao centro de limpeza..

Sei que parece maluco, mas sabia o que estava a fazer, parece que não já era a 3º vez...:sh)

Só agora vejo as respostas..[:p]

Em relação ao dormir no carro vou explicar.

Eu gosto e adoro o frio e as razões para ir para lá é mesmo apanhar com o frio e de dia andar de bike, eu podia muito bem dormir na Covilhã, mas prefiro ficar lá em cima.
Em temos monetários não é essa a razão porque mesmo que tivesse pouco € podia ir para a Pousada da Juventude.

Se fica-se bloqueado na neve tinha possibilidade de aguentar 2 dias lá em cima dentro do carro.
Fora do carro no maximo conseguia ficar uma noite, isto se leva-se saco de cama.

Não liguei e nem se deve ligar o aquecimento dentro do carro, isso é um erro fatal..
Deve-se deixar uma janela um pouco aberta para o ar circular, depois muito importante também é o acordar de 2 em 2h para ver se esta tudo bem.

em termos de equipamento levei:

Saco cama inverno até -11º
3 Mantas polares
Almofada apr:)

Para roupa para dormir tinha
Calças Pijama simple
Calças de neve até -10º
1 t-shirt
1 sweat
1 polo
1 luvas
1 gorro
1 par de meias

Posso garantir que dentor do saco fica muito mas muito quente mesmo, a unica coisa que fica fria é o exterior do saco de cama que ao tocar nele parece estar molhado.

Em ultimo caso extremo se fica-se preso no carro agarrava na bike e descia até ao centro de limpeza..

Sei que parece maluco, mas sabia o que estava a fazer, parece que não já era a 3º vez...:sh)

Granda maluco [:D]

Mas de facto parece uma coisa engraçada de se fazer e já vi que ías razoavelmente preparado. Se bem que se caísse um nevão muito forte, podias ficar uns 4 ou 5 dias isolado ? não ?

Que bikes são ? uma delas têm um curso de suspensão enorme é de AM ou de DH ?

Anda-se bem, mas é preciso ter sangue frio em algumas zonas, porque existe pedras por baixo que as vezes mexem e outras partes em que escorregam as pedras.
Também tem que se conhecer o tipo de neve que se apanha, se for gelo não à nada a fazer, basta continuar e rezar para não ter que travar porque não trava.
A neve que apanehi desta vez tinha acabado de cair e por isso é fofa e vai abaixo cerca de 5cm o que a torna rolante.
Depois também, existe neve que enterra muito que é neve já com alguns dias, mas desta apanhei pouco, o ano passado é que havia muito desta neve e cai uma vez por causa dela.
Quando tiver em casa meto fotos do ano passado da bike na neve, este ano não tirei porque ficamos sem meios..

V7
4 dias já era tempo a mais devido a comida e mesmo a roupa esse tempo todo ficava molhada por dentro, ai já tinha que descer a serra, nem que fosse com a bike..
Se ficasse neve ao ponto de o carro ficar completamente debaixo dela não era problema, porque tenho uma pá no carro e fazia um buraco pela a janela até á rua..

Que bikes são ? uma delas têm um curso de suspensão enorme é de AM ou de DH ?

Já agora responde lá a isto S.f.f. (se quiseres por PM)

Já vi melhor e pelo arquitectura são de DH !

Last edited:
Pois não me lembrei. :sh)

São ambas de Freeride Extremo, hoje em dia já pouco se fazem este tipos de quadros, eram muito vendidos entre 2002 e 2006, a partir dai as vendas cairam e hoje é dificil encontrar quadros novos com esta geometria.

As diferenças para uma de DH é que a traseira como menos o terreno e são mais pesadas, mas também mais resistentes.
As de freeride normal têm menos curso e são mais leves, mas partem mais rapido que estas.

A minha é uma Banshee Scream e a outra uma Cove STD, é um pouco mais light que a minha, mas continua a ter esta vertente.

Depois mais logo já meto umas fotos de elas normais.

Pois não me lembrei. :sh)

São ambas de Freeride Extremo, hoje em dia já pouco se fazem este tipos de quadros, eram muito vendidos entre 2002 e 2006, a partir dai as vendas cairam e hoje é dificil encontrar quadros novos com esta geometria.

As diferenças para uma de DH é que a traseira como menos o terreno e são mais pesadas, mas também mais resistentes.
As de freeride normal têm menos curso e são mais leves, mas partem mais rapido que estas.

A minha é uma Banshee Scream e a outra uma Cove STD, é um pouco mais light que a minha, mas continua a ter esta vertente.

Depois mais logo já meto umas fotos de elas normais.

Sempre pensei que o teu nick era relacionado com a famosa Banshee da Yamaha. Não tinhas tb uma??

pois sempre confundem o nick com isso, mas não não é da mota, é mesmo desta marca de bikes, criei este nick quando corria pela a marca e fui ficando com ele porque gosto dele.

pois sempre confundem o nick com isso, mas não não é da mota, é mesmo desta marca de bikes, criei este nick quando corria pela a marca e fui ficando com ele porque gosto dele.

Desculpa a confusão.

Já fui procurar e estava-te a confundir com outro user de nick "Banshee" que tem mesmo uma mota dessas e à uns anos postou umas fotos dela para o lado da SDE como podes ver neste link. [;)]

http://forum.autohoje.com/1377728-post3045.html

Isto é realmente importante, pois na zona da Pousada já vi carros ficarem enterrados até meio dos vidros. E aí bem podes tentar partir vidros que te vais ver à "à rasca" para sair de lá na mesma.
Igualmente importante é deixar alguém com a informação de onde vocês estão, caso se passe algo e, por precaução, ter um apito de alarme.

De resto, com um bom saco de cama, viva à aventura [:cool:]

Bem, eu estive na Serra da Estrela no fim de semana de Carnaval, e vi a quantidade de neve que os limpa-neves tiraram da estrada lá na Torre, aquilo era para cima de metro e meio de neve, não me imagino a ficar a dormir no carro num desses dias, porque aquilo literalmente pode soterrar um carro. Aliás, na zona do parque de estacionamento ao pé das edificações, a altura da neve sera superior a três metros, um gajo que meta ali o carro e durma lá dentro não sai de lá.

Cuidado com essas aventuras.

Epah ... Serra da estrela nao oferece condições nenhumas para esquiar ou circular... É preferível fazer mais 60 km's e ir para Manzeneda ! Ainda por cima é tudo mais barato !

Epah ... Serra da estrela nao oferece condições nenhumas para esquiar ou circular... É preferível fazer mais 60 km's e ir para Manzeneda ! Ainda por cima é tudo mais barato !
Mas há que ver uma coisa.
A Serra é a Serra da Estrela[;)]
Para esquiar acho (não sei) que tem a melhor pista de Portugal. Para fazer caminhadas, amigo só na minha terra tens lá um percurso que devido ao mato e vegetação tem que se andar pé ante pé; caso contrário é quda certa na ribeira, ou então nas pedras. Dá perfeitamente para a aventura e para bikes a minha terra então é do melhor, além de uns lugares na Freguesia da Vide.

Mas há que ver uma coisa.
A Serra é a Serra da Estrela[;)]
Para esquiar acho (não sei) que tem a melhor pista de Portugal. Para fazer caminhadas, amigo só na minha terra tens lá um percurso que devido ao mato e vegetação tem que se andar pé ante pé; caso contrário é quda certa na ribeira, ou então nas pedras. Dá perfeitamente para a aventura e para bikes a minha terra então é do melhor, além de uns lugares na Freguesia da Vide.

Oh LIC, para quem é da serra ter dúvidas de quantas pistas há em Portugal... [;)]

Há que perceber que a serra não tem condições para turismo de massas. Não é um local para pistas de ski. As condições geográficas e orográficas são demasiado adversas. E sim, mesmo comparando com as pistas lá de fora.Não me vou alongar neste ponto.

Que o tentem fazer... está mal, é um erro ambiental clarissimo e caríssimo.

A neve acumulada por causas dos limpas neves é sempre mais alta do que quando esta a cair.
nas bermas da estrada tem sempre grandes quantidades mesmo por essa razão.

Pois já ouvi dizer que na Serra ao lado é melhor (Bejar certo?) mas por exemplo eu não gosto de esquiar e deve haver mais pessoas como eu, o que gosto na Estrela é o espirito do Portugal tradicional..
Vou a Espanha a Bejar agora em Março ver como é aquilo por lá, se for bom vou lá depois com as bikes ver se apanho alguma coisa de jeito.
Também não sei como é as autoridades espanholas com casos de gente a dormir no carro, provavelmente não deixam [s)]

Boas, em principio quarta feira devo ir à Serra da Estrela, mas queria neve!

As temperaturas para Guarda variam entre os 9ºC a 13ºC

Tens lá neve às pazadas, não te preocupes [:D]
Duvido q derreta de forma intensa até quarta, e mesmo estando a chover, com as temperaturas q ainda devem estar lá para cima, deve cair ainda mais neve.

Back