Smart CDI descontinuado?

Um amigo meu tem um e por vezes conduzo o carro e tenho exatamente a mesma opinião, nem acho o carro facil de estacionar (Ok aqui é culpa minha talvez)[:D].

De resto acho que nem é assim tão poupado quanto isso e apesar de até me divertir a conduzir aquilo, é diferente do habitual, também chego a essa conclusão, não vejo nada em que o carro seja realmente bom e os defeitos são os que já foram ditos. No caso do meu amigo até já deu uns problemazitos.

Mas o teu amigo tb se queixa disso tudo ou no geral está satisfeito?

O que eu noto é que as críticas na generalidade vêem de pessoas que conduziram o carro esporadicamente, quem os tem e faz uma utilização normal não se queixa da rapidez da caixa, da suspensão, etc.

Eu se for pegar num smart a pensar que estou a pegar num carro de corridas tb sou capaz de ficar desiludido com o carro, da mesma maneira se pegar num qualquer segmento A a pensar o mesmo o resultado vai ser igual.

São carros para serem utilizados numa condução tranquila, quem não tiver esse espírito dificilmente se consegue habituar a algo deste género.

Vários amigos meus já tiveram smarts e já os venderam todos, é um carro muito duro e com manutenção carissima pelo que a poupança do combustivel acaba toda na oficina :sh)

Se é para atirar postas de pescada então cá vai.

Tenho vários amigos que têm Smarts e nenhum deles pensa vender já que são 2°s ou 3°s carros e a manutenção é relativamente barata e sem chatices desde que feita a tempo e a horas, não é preciso ser na marca, o que não falta por aí agora são oficinas especializadas muito mais baratas.

As folguinhas e as rebarbas é que são lixadas, nem deixam um gajo dormir!

O que eu noto é que as críticas na generalidade vêem de pessoas que conduziram o carro esporadicamente, quem os tem e faz uma utilização normal não se queixa da rapidez da caixa, da suspensão, etc.

Eu se for pegar num smart a pensar que estou a pegar num carro de corridas tb sou capaz de ficar desiludido com o carro, da mesma maneira se pegar num qualquer segmento A a pensar o mesmo o resultado vai ser igual.

São carros para serem utilizados numa condução tranquila, quem não tiver esse espírito dificilmente se consegue habituar a algo deste género.

O que podes notar é um fenómeno que se aplica a todos os automóveis, telemóveis, tablets, que é aquele em que as pessoas raramente assumem os defeitos das coisas que possuem, de forma a nunca transmitir a ideia que fizeram uma má compra. A juntar isto tens o facto da maior parte dos compradores de smart não fazerem ideia do que é um automóvel. Logo, não notam qualquer defeito.

Tentar escamotear que o smart é desconfortável e tem a pior caixa de velocidades da indústria automóvel é o mesmo que atirar areia para os olhos de alguém.

A condução tranquila contradiz aquilo que vemos no nosso dia-a-dia, principalmente em cidade. A maior parte dos condutores dos smart andam depressa e são os primeiros a arrancar dos semáforos, fruto do facto de ter uma caixa automática.

A quem acha o smart bom, faço uma sugestão muito simples: conduza um Toyota iQ. Nessa altura, perceberá a diferença entre o mau e o muito bom.

O que podes notar é um fenómeno que se aplica a todos os automóveis, telemóveis, tablets, que é aquele em que as pessoas raramente assumem os defeitos das coisas que possuem, de forma a nunca transmitir a ideia que fizeram uma má compra. A juntar isto tens o facto da maior parte dos compradores de smart não fazerem ideia do que é um automóvel. Logo, não notam qualquer defeito.

Tentar escamotear que o smart é desconfortável e tem a pior caixa de velocidades da indústria automóvel é o mesmo que atirar areia para os olhos de alguém.

A condução tranquila contradiz aquilo que vemos no nosso dia-a-dia, principalmente em cidade. A maior parte dos condutores dos smart andam depressa e são os primeiros a arrancar dos semáforos, fruto do facto de ter uma caixa automática.

A quem acha o smart bom, faço uma sugestão muito simples: conduza um Toyota iQ. Nessa altura, perceberá a diferença entre o mau e o muito bom.

Por isto tudo que escreveste é que eu disse que tinhas expectativas demasiado altas para este carro, já conduziste muita coisa, gostas de carros tal como sabes que eu tb gosto mas aqui temos de separar as coisas.

As pessoas que eu conheço que estão satisfeitas pode ser exactamente por isso que dizes, nunca experimentaram melhor, mas isso não é desculpa para dizer que elas não estão a ser sinceras, o que é bom para elas não é o mesmo que é bom para ti ou para mim e isto aplica-se a várias coisas.

A cx. Auto que pode ser de facto a pior de todos os tempos, mas para quem nunca experimentou outra, chega e sobra e permite fazer a tal condução rápida que dizes ver e que eu confirmo, que se calhar as mesmas pessoas não fariam num carro manual.

O Toyota iQ pode ser muito melhor, mas é feio que dói, logo aí perde muitos pontos sem falar nos preços que tb não são assim tão bons se for equipado com cx auto.

Mecanicamente o iQ é melhor, mas acho-o claustrofobico mesmo tendo 3+1 lugares. Além q a mala da para meter o casaco e pouco mais e para quem quer rebater os lugares de trás a solução que ha pra fazer de chapeleira nao me inspira confiança ao deixar o carro estacionado na rua.

Acima de não ter lugar, irrita-me bem mais é quando vejo um lugar, penso que ele está vazio e depois vai-se a ver e está a chocolateira do smart bem escondida lá no fundo.. [:D]

Isto é real e mais comum do que se imagina, é do que me irrita mais quando ando á procura de estacionamento, afinal compraram uma amostra de carro e ocupam o espaço de um carro normal? Que o pendurem numa arvore ou o enfiem num buraco qualquer.

Last edited:
O que se diz da imagem do Smart também se pode dizer do Fiat 500, ou da VW, ou de isto ou aquilo.

O carro como citadino cumpre e bem. Além disso, há mais algum segmento A que permita isto?

Smart_fortwo_52_mhd_cabrio_-_Flickr_-_David_Villarreal_Fern%C3%A1ndez_(15).jpg

Simplesmente ele pega no carro e anda, não está a ver se é confortável, se a caixa é lenta etc e não é gajo que ande com vários automoveis e quando o faz é como digo, não liga muito a essas coisas. Se for preciso diz que o meu carro é confortável, apenas porque nem sequer reparou se é se não[:D]. O carro para serve para andar e desde que o faça...
Eu não conduzi o carro numa condução agressiva, até porque também não é a sua praia, a questão é que a caixa é lenta e se não estiveres habituado pior ainda e tem um pisar muito rijo. Não há como fugir a isso.
Ainda tem outros defeitos como a insonorização a que o motor ruídoso não ajuda, a estabilidade não é propriamente um ponto positivo.

Mas ele vive bem com isso e o carro é dele portanto...tem cumprido.

iQ, 500, Panda entre outros. Também prefiro o C1, embora não tenha caixa aut. e também não o tenha achado um carro com muita qualidade.

Os proprietários de Smarts que conheço de facto adoram aquilo. Elogiam o conceito a torto e a direito e trocar nem pensar, só se for por geração a seguir. "É do melhor que há". [:D]

As vendas altas justificam-se facilmente: Moda. É giro, eu gostei muito de andar com o Smart quando andei com ele pelo Rent-A-Car, simplesmente pq era algo diferente do que estava habituado, mas jamais me levava 7, 8 ou 9 mil € e se for novo então... Nem tudo o que está na moda é bom, é a imagem a falar mais alto.
De resto a única vantagem q vejo no estacionamento do Smart é quando fazem isto:
http://0.tqn.com/d/cars/1/0/z/8/1/ag_08fortwo_parking3.jpg
:sh):sh)

O que se diz da imagem do Smart também se pode dizer do Fiat 500, ou da VW, ou de isto ou aquilo.

O carro como citadino cumpre e bem. Além disso, há mais algum segmento A que permita isto?

Smart_fortwo_52_mhd_cabrio_-_Flickr_-_David_Villarreal_Fern%C3%A1ndez_(15).jpg
Fiat 500C e assim de repente não me recordo de outro.

PS: O adam?

O Smart é um espectaculooooooo! [:D]

Ate para mudar o motor de arranque ou o alternador, o carro tem de ser todo desmanchado e o motor tem de ser retirado [:p] Os electricistas adoram estes carros....... longe deles [;)]

Isto é real e mais comum do que se imagina, é do que me irrita mais quando ando á procura de estacionamento, afinal compraram uma amostra de carro e ocupam o espaço de um carro normal? Que o pendurem numa arvore ou o enfiem num buraco qualquer.

É que irrita mesmo. às vezes dá-me vontade de fazer isto

Fiat 500C e assim de repente não me recordo de outro.

PS: O adam?

O 500 é como se fosse um tecto em lona grande, não permite tirar as barras laterais como por exemplo no C3 Pluriel mas que ninguém tirava porque pesavam 20kg cada uma e tinham de ficar na garagem.

O Smart tb não se vêem muitos sem as barras mas sempre da para desmontar e meter na mala.

Nao pode estacionar num lugar comum? Há algo no CE que diga que um Smart têm de ter lugares próprios? [:D]

Eu também não morro de amores pelo Smart e era dos últimos carros a comprar (tirando os Brabus, e mesmo esse...), mas ha críticas que chega a um ponto que é só embirração, e essa dos lugares é um exemplo disso.

O 500 é como se fosse um tecto em lona grande, não permite tirar as barras laterais como por exemplo no C3 Pluriel mas que ninguém tirava porque pesavam 20kg cada uma e tinham de ficar na garagem.

O Smart tb não se vêem muitos sem as barras mas sempre da para desmontar e meter na mala.
Isso não tenho noção confesso.

Por isto tudo que escreveste é que eu disse que tinhas expectativas demasiado altas para este carro, já conduziste muita coisa, gostas de carros tal como sabes que eu tb gosto mas aqui temos de separar as coisas.

As pessoas que eu conheço que estão satisfeitas pode ser exactamente por isso que dizes, nunca experimentaram melhor, mas isso não é desculpa para dizer que elas não estão a ser sinceras, o que é bom para elas não é o mesmo que é bom para ti ou para mim e isto aplica-se a várias coisas.

A cx. Auto que pode ser de facto a pior de todos os tempos, mas para quem nunca experimentou outra, chega e sobra e permite fazer a tal condução rápida que dizes ver e que eu confirmo, que se calhar as mesmas pessoas não fariam num carro manual.

O Toyota iQ pode ser muito melhor, mas é feio que dói, logo aí perde muitos pontos sem falar nos preços que tb não são assim tão bons se for equipado com cx auto.

Na caixa não consigo concordar. Mesmo quem gosta pouco de conduzir e não entende nada de carros, se queixa da caixa.
O que é rápido é o arranque em parado, mas assim que mete a 2ª perde logo o embalo todo.

De resto para cidade é engraçado e tem de facto a vantagem de estacionar melhor em alguns locais. Mas também não é todos os dias em que se pensa "se tivesse um smart cabia ali..."
O facto da Direcção assistida ser um extra, quase ninguém metia o que torna a direcção muito pesada e chata.

A manutenção na marca é de facto carota. Mas também nada de muito exagerado.

Os que fazem muitos km têm dado alguns problemas.

Isso não tenho noção confesso.

Na altura em que saiu o smart cabrio tenho ideia que falaram bastante disso na imprensa, porque dava para tirar as barras laterais era considerado um cabrio a sério enquanto os outros era tipo um tecto grande em lona mas como mantinham os aros não eram considerados cabrios a 100%.

Last edited:
Back