Smart CDI descontinuado?

o problema do CDI é ser uma chicane móvel.

aquilo nao anda nada e isso de ser rápido aos sinais é mito.

Sim, anda muito pouco. Não é bem mito. Arranca primeiro porque os condutores dos smart arrancam a fundo, ao contrário dos outros. Só isso. O smart não é mais rápido que os outros automóveis, obviamente.

o problema do CDI é ser uma chicane móvel.

aquilo nao anda nada e isso de ser rápido aos sinais é mito.

Chicane móvel? [:D]

Oh Bruno para andar em cidade a parar de 100 em 100 metros nos semáforos não anda o suficiente?

Os que eu vejo na estrada é muito raro andarem a atrapalhar.

Conduzi algumas vezes um Smart cdi de 2003 de um amigo meu e foi dos piores carros que conduzi até hoje.

É de destacar o barulho excessivo do motor e a super lentidão da caixa.

O carro tem agora perto de 170 mil km mas já deu alguns problemas.

Como pontos positivos tinha os consumos que não posso precisar agora mas lembro-me que eram bons e o facto do estacionamento ser mais facilitado em alguns sítios (normalmente em sítios onde não existem marcações).

Cheguei a ter um de serviço durante umas semanas, era a gasolina de 2012. Estava avariado (com 20mil km), o motor estava em safe mode, não passava das 3000rpm.[:D]
Mesmo assim as opiniões entre os meus colegas era de uma relação amor ódio com o carro.

Eu até gostei do carro por ser diferente do habitual mas não me parece que se destaque em alguma coisa, embora seja fácil de conduzir é desconfortável e a caixa é brusca, mesmo usando o modo manual.

Acho demasiado caro, mesmo os usados. Nunca compraria um carro só para poder estacionar naqueles pequenos espaços onde não cabem outros, porque na verdade quem tem um carro "normal" acaba sempre por encontrar um lugar mais à frente. Se o oblectivo é estacionar "à porta" compre uma mota e depois nem precisa de se preocupar com parquímetros.

Sim, anda muito pouco. Não é bem mito. Arranca primeiro porque os condutores dos smart arrancam a fundo, ao contrário dos outros. Só isso. O smart não é mais rápido que os outros automóveis, obviamente.
Confirmo! Sempre que andava em Lisboa de scooter era rara a vez em que um Smart não se picava comigo.[:D]

Até houve uma vez um tipo num Smart a gasolina meteu conversa comigo, gostou da minha scooter (Honda PCX) e estava a pensar trocar o Smart por uma scooter igual, mas assim que caiu o verde, drag race.[:D]

Confirmo! Sempre que andava em Lisboa de scooter era rara a vez em que um Smart não se picava comigo.[:D]

Até houve uma vez um tipo num Smart a gasolina meteu conversa comigo, gostou da minha scooter (Honda PCX) e estava a pensar trocar o Smart por uma scooter igual, mas assim que caiu o verde, drag race.[:D]

E quem ganhou? [:D]

- as pessoas esboçam na sua maioria um sorriso ao olhar para ele (isto é importante e paga-se na sociedade em que vivemos);
Como assim? Cedencia de passagens por exemplo?
De resto quando andei com um, gostei imenso de andar com o carro, não me perguntem pq, mas curti, de resto aquilo é uma pedra autêntica, arrisco-me a dizer que está ao nível de um Ibiza Cupra, ou pior até. [:)]
Nao é a primeira critica que vejo ao conforto dos cupra, é assim tão mau?
Como há muitos alterados pode ser isso que os faz desconfortáveis ou já o são de origem?
Isso é péssima aposta nos dias que correm. Vais passar mais tempo parado nas operações stop do que a conduzir.
Quando não te multam por não teres a guia de transporte do teu casaco e do portátil.
[:)]

Há muitas explicações para os Smart se venderem tanto. A primeira começa logo no facto de ter sido dos primeiros citadinos a oferecer uma caixa automática, que era a algo ansiado por muita gente. Por causa disso parece mais fácil de conduzir do que os outros. Criou-se a moda e puff, fez-se os chocapic.

Isso do estacionamento é um bocadinho. Muitas dessas vezes o Smart também não cabe ou então cabe qualquer citadino.

Não tenho as expectativas altas nem baixas. Qualquer outro citadino é melhor que o Smart em tudo, excepto na imagem.

Nunca compraria um smart, mas uma das grandes vantagens é a baixa desvalorização

Para quem quer comprar um citadino, trocar de 3 em 3 anos, dificilmente consegue custos de operação mais baixos.

Sim, já conduzi um. É um conceito interessante mas com grandes limitações

Compensará comprar um Smart a gasóleo face a um MHD? Nunca tinha pensado nisso, por acaso.

As diferenças a nível de consumo não devem ser relevantes, para além que o CDi parece andar bem menos que as versões a gasolina. Em relação a uma futura venda, é certo que Diesel sai melhor, mas creio que os Smart vendem sempre bem, seja a gasolina ou a gasóleo.

Smart CDI descontinuado?

Um dos inúmeros fails do smart é não haver um bom compromisso, ou seja, ou compras um cdi e sim senhor é poupado (mas não anda nada...) ou então compras um a gasolina que já são mais despachados (exceto entre mudanças...) mas gastam mais que os típicos segmento B 1.2.

No fundo concordo em tudo com o JGTB, exceto numa coisa. Há lugares onde só cabe mesmo um smart (sobretudo os de 1a geração). E não, não estou a falar de estacionamentos ilegais, falo naqueles buracos que por vezes aparecem entre carros (seja por desleixo de quem estaciona e deixa muito espaço ou outras razões).

Ah e também acho o iQ muito superior, além de ser um conceito muito bem pensado (o 3 lugares está bem conseguido).

Última edição:
Como assim? Cedencia de passagens por exemplo?

Nao é a primeira critica que vejo ao conforto dos cupra, é assim tão mau?
Como há muitos alterados pode ser isso que os faz desconfortáveis ou já o são de origem?

[:)]

por acaso acho que os smarts são um pouco ostracizados e entalados mesmo em situações em que têm prioridade.

quanto ao Cupra actual não acho assim tão desconfortável

por acaso acho que os smarts são um pouco ostracizados e entalados mesmo em situações em que têm prioridade.

quanto ao Cupra actual não acho assim tão desconfortável
Nunca dei por nada dai a curiosidade.
És capaz de ter razão ai por causa do tamanho.
As criticas que li eram em relação ao cupra anterior.

A malta que não compreende o fenómeno smart nunca andou em Lisboa à procura de lugar :)

Eu ando constantemente, de Megane III, e não compreendo o fenómeno Smart! :)

Ou melhor, compreendo, colocaram um autocolante na traseira a dizer Engineering by Mercedes-Benz......se tivessem feito exatamente o mesmo carro e colocado na traseira Engineering by Tata, neste momento já eram peças de museu.

Ou melhor, compreendo, colocaram um autocolante na traseira a dizer Engineering by Mercedes-Benz......se tivessem feito exatamente o mesmo carro e colocado na traseira Engineering by Tata, neste momento já eram peças de museu.

Isto nos Smarts parece que é mesmo um caso de amor/ódio.

Eu também ando de Megane III e sempre que ando por Lisboa preferia andar de smart pelas várias razões que já foram apontadas.

Estou-me a ***** para o símbolo ou autocolantes que o smart possa ter! Se houvesse um Renault ou outro qualquer com as mesmas características a fazer o mesmo por metade do preço era esse que comprava, mas não há.

Compensará comprar um Smart a gasóleo face a um MHD? Nunca tinha pensado nisso, por acaso.

As diferenças a nível de consumo não devem ser relevantes, para além que o CDi parece andar bem menos que as versões a gasolina. Em relação a uma futura venda, é certo que Diesel sai melhor, mas creio que os Smart vendem sempre bem, seja a gasolina ou a gasóleo.
Acho que é o segmento que menos compensa o diesel, embora não me refira diretamente ao smart porque apenas conduzi as versões diesel.

Mas no 500/Panda/Y, irmãos PSA-Aygo entre outros as versões a gasolina consomem quase o mesmo com preços mais baixos e diria até com uma mecanica mais simples e barata.

Como disse o ClioIIIRS os Smart 1ª geração tinham vantagem clara no estacionamento, estes ultimos são maiores. De resto, o facto de ser mercedes atribuiu ao smart (ou ajudou pelo menos) uma certa posição no mundo automovel e acaba por não ser visto como um carro barato mas sim até algo "chic" e com pinta.

NunoMCCII isto não é valido para toda a gente, cada um tem os seus motivos, o que interessa é que tu gostes e que gozes bem o carro[;)].

Voltar
Superior