Smart CDI descontinuado?

Por esse ponto de vista tens as motas que são melhores do que o smart para estacionar.

Porque uma mota tem mesmo a ver com um smart.
O smart tem os seus defeitos, mas ainda assim antes um smart que uma mota. Pelo menos tem segurança passiva, da para conduzir em todas as estacões do ano sem problemas, é minimamente confortável e para ser furtado ainda da mais trabalho.
Porque nao compro um? Porque de vez em quando dou uso aos lugares de trás e nao apenas para amar...

Por mais que as pessoas odeiem o carro, nao deixa de ser um ligeiro de passageiros e como ligeiro de passageiros necessita de categoria B.

mala da primeira versao dá para por um pacote de chiclas e ao alto, o porta luvas é extra etc etc

Queres ver uma coisa engraçada? [:D]

Toma lá!

10273292_855506544465591_2630276453058711032_o.jpg

Imagino que as vendas do smart se tenham ressentido por esta imposição...tuga que é tuga quer gasóleo nem que seja para ir todos os dias ao café da esquina [:D]

Num stand que fui ver, só têm Smarts a diesel por exemplo!

Este carro não vai ser para mim, embora não me importasse de ter um para usar no dia a dia, como tenho facilidade de estacionar tanto no trabalho como em casa não se justifica, ao contrário de quem vai usar mais o carro.

Por esse ponto de vista tens as motas que são melhores do que o smart para estacionar. Carro super caro, plasticos fracos, caixa fraca, motores ruidosos, manutençao cara, peças especiais de corrida, viagens mais longas esquece, ventos laterais cuidado, pneus de bicicleta, ruidos parasitas, o motor a gasolina n gasta assim tao pouco como se diz, mala da primeira versao dá para por um pacote de chiclas e ao alto, o porta luvas é extra etc etc

Tb não exageremos...
Um smart é um carro, com as vantagens e desvantagens que isso traz. Mas imune à meteorologia, confortável qb para dois no dia a dia. E a mala sendo bastante pequena, não é como pintas, leva bem um trollei de viagem por exemplo e as compras do dia a dia. E se for só um, o que não falta é espaço à frente.

O pior é mesmo a caixa auto, que é lenta, lenta, lenta.

Last edited:
Por esse ponto de vista tens as motas que são melhores do que o smart para estacionar. Carro super caro, plasticos fracos, caixa fraca, motores ruidosos, manutençao cara, peças especiais de corrida, viagens mais longas esquece, ventos laterais cuidado, pneus de bicicleta, ruidos parasitas, o motor a gasolina n gasta assim tao pouco como se diz, mala da primeira versao dá para por um pacote de chiclas e ao alto, o porta luvas é extra etc etc

Por esse ponto de vista...e vens-me falar em motas? [:D]

Motas é um caso à parte. Nem toda a gente se sujeita a andar de mota, muito menos em cidades como Lisboa. Eu por exemplo, nunca me sujeitaria.

Um carro não se pode comparar com uma mota no conforto, segurança, espaço, que muita gente preza.

Portanto a comparação é no mínimo descabida.

O carro não é grande coisa por dentro mas não é tão mau como fazes parecer. Ventos laterais, desconforto em viagens longas, pneus de bicicleta...é tudo verdade, no Smart e em motas [:D] Em motas tens de somar que se cais estás f*****, se chover estás f*****, se tiveres de levar bagagem estás f*****. Não é comparável.

Basicamente, é um carro muito pequeno. E isso traz grandes benefícios em cidade. Só não vê quem não quer.

A malta que não compreende o fenómeno smart nunca andou em Lisboa à procura de lugar :)

Quando dizes Lisboa, presumo que te refiras a Lisboa-cidade.
Assim sendo, é parquímetros em tudo quanto é canto.
Os lugares de estacionamento estão marcados e dimensionados, não é por aí a vantagem dentro da cidade.

Fora da cidade e do terror dos parquímetros, é óbvio que sendo um carro mais pequeno, cabe num lugar mais pequeno.
Mas haverá assim tanta diferença para um citadino tipo C1 ou Up?

Quando dizes Lisboa, presumo que te refiras a Lisboa-cidade.
Assim sendo, é parquímetros em tudo quanto é canto.
Os lugares de estacionamento estão marcados e dimensionados, não é por aí a vantagem dentro da cidade.

Fora da cidade e do terror dos parquímetros, é óbvio que sendo um carro mais pequeno, cabe num lugar mais pequeno.
Mas haverá assim tanta diferença para um citadino tipo C1 ou Up?

Mesmo em zonas com parquímetro (e ainda há algumas em Lisboa que não têm), um smart cabe entre dois carros onde outros não cabem. Nem todos os lugares estão dimensionados e, muitas vezes, mesmo os que estão é como se não estivessem...

Vou repetir o que já disse anteriormente e com conhecimento de causa, smart de 2009 mhd:

- não gasta pouco;
- suspensão tenho duvidas que tenha, andar em parelelo é medonho;
- materiais por dentro todos duros;
- para compensar o carro ser todo duro os bancos são bons, pelo menos eu acho;
- sofagem mais rápida que conheço e ac também;
- anda muito bem e é divertido de conduzir;
- caixa-auto (que é opcional) é esquisita e não brilhante, mas com hábito vai lá;
- manutenção cara pois não é toda a mão que lá mexe e creio que marcas da concorrência não sejam fáceis;
- porta-se bem em auto-estrada, não vejo grande problema em fazer 40/100kms com ele em ae, já o fiz;
- as pessoas esboçam na sua maioria um sorriso ao olhar para ele (isto é importante e paga-se na sociedade em que vivemos);
- versão passion: até o porta-luvas foi opção, sem deixar de lembrar o relógio, conta-rotações e por aí fora;

Acho que é mesmo um caro diferente às tantas com mais defeitos que virtudes, mas ao menos não é um electrodoméstico.

O Smart tem muito poucas qualidades. Para dizer a verdade, não me lembro mesmo de nenhuma.

A questão do estacionamento não passa de um completo mito urbano. O smart cabe onde outro cabe qualquer automóvel do segmento A, excepto naqueles estacionamentos perpendiculares... que são ilegais.

Farto-me de andar no Bairro Alto, Centro de Lisboa, entre outros do género, e nunca o smart me representou uma verdadeira mais-valia no estacionamento. Faz-me, sim, sofrer com a secura da suspensão, a brusquidão da caixa, o extremamente esponjoso pedal do travão, a direcção não-assistida, o motor com barulho de chocolateira, etc.

Toda a gente fala muito dos consumos dos Smart's, mas não consigo perceber onde está a tal economia fantástica, pelo menos nos a gasolina e na geração dos MHD. Aquilo gasta tanto ou mais que qualquer diesel de baixa cilindrada actual, logo o argumento dos consumos acaba por ir logo por água abaixo, porque acho que aquilo gasta um bocadinho. Ok, mesmo que se poupe um pouco em combustível, já ouvi dizer que a manutenção é puxada.

De resto quando andei com um, gostei imenso de andar com o carro, não me perguntem pq, mas curti, de resto aquilo é uma pedra autêntica, arrisco-me a dizer que está ao nível de um Ibiza Cupra, ou pior até. [:)] A caixa foi das piores coisas que já experimentei em carros, mas como é Auto no transito deve dar jeito.

Acho que preferia comprar um trigémeo 107, C1 ou Aygo, menos sobre-valorizados e com 4 lugares. Subindo a parada, uma amiga/conhecida tem um Seat Mii e já andei no carro e até me surpreendeu bastante pela positiva, muito melhor do que esperava. Os consumos dos trigémeos e do Mii não devem diferir muito dos Smarts.

Isto não é nada contra a opção do NunoMCC, como diz o outro, just my 2 cents.

O smart é um mero quadriciclo que nao vale nada aquilo que custa , fraco muito fraco de interiores , muita coisa é um extra , caixa auto uma valente :sh):sh)

É preferivel muito mais um clio 1.5 dci que uma coisa dessas !

E é preferivel as motorizaçoes a gasolina

É preferível comprar uma viatura comercial. Há mais oferta são mais espaçosos mais baratos andam mais e gastam menos

Isso é péssima aposta nos dias que correm. Vais passar mais tempo parado nas operações stop do que a conduzir.
Quando não te multam por não teres a guia de transporte do teu casaco e do portátil.

Os relatos que tenho ouvido de pessoas próximas que têm Smarts e que os usam todos os dias são muito idênticos, não querem outra coisa para usar em cidade.

Tantas vezes que no bairro alto já vi lugares onde cabiam Smarts e outros tantos ocupados pelos mesmos, às vezes 3 ou 4 seguidos, se for para deixar num parque subterrâneo a pagar aí qualquer um cabe.

Os consumos que se queixam no caso dos mhd, nos cdi também nunca ouvi queixas, antes pelo contrário.

Pelo que se vê aqui: Übersicht: Smart - Fortwo - Spritmonitor.de não são assim tão maus os consumos.

O Smart tem muito poucas qualidades. Para dizer a verdade, não me lembro mesmo de nenhuma.

A questão do estacionamento não passa de um completo mito urbano. O smart cabe onde outro cabe qualquer automóvel do segmento A, excepto naqueles estacionamentos perpendiculares... que são ilegais.

Porque é que se vendem tantos e cada vez se vêm mais em Lisboa se é assim tão mau? :confused:

O estacionamento pelo que vejo e oiço de quem os tem é mesmo muito mais fácil, quantas vezes não passamos por um buraco entre dois carros onde cabia um smart estacionado legalmente? A mim acontece-me muitas vezes.

Acho que tens as expectativas muito altas para o que este carrito é, qualquer segmento A pode até ser melhor mas não é a mesma coisa, como já disseram, eletrodomésticos.

Para 1° carro tb não escolhia um smart mas para 2° ou 3° porque não?

LOOOL
Esta está boa!! [:)]

É que está mesmo boa..........é a realidade do dia à dia.

É uma perseguição que já começa a roçar o ridículo e mesmo tendo tudo direito, só o tempo perdido na operação STOP já nos estraga o dia. Então quando somos parados mais do que uma vez por dia, como já foi o meu caso.....................

Já mete nojo andarem atrás de quem trabalha. Há de haver maneiras melhores de verificar sem estarem constantemente a incomodar quem tenta fazer pela vida e sem multarem por ter um parafuso na caixa de carga fora da guia. Nota-se mesmo a pressão para encontrar qualquer coisa por onde pegar!

Porque é que se vendem tantos e cada vez se vêm mais em Lisboa se é assim tão mau? :confused:

O estacionamento pelo que vejo e oiço de quem os tem é mesmo muito mais fácil, quantas vezes não passamos por um buraco entre dois carros onde cabia um smart estacionado legalmente? A mim acontece-me muitas vezes.

Acho que tens as expectativas muito altas para o que este carrito é, qualquer segmento A pode até ser melhor mas não é a mesma coisa, como já disseram, eletrodomésticos.

Para 1° carro tb não escolhia um smart mas para 2° ou 3° porque não?

Há muitas explicações para os Smart se venderem tanto. A primeira começa logo no facto de ter sido dos primeiros citadinos a oferecer uma caixa automática, que era a algo ansiado por muita gente. Por causa disso parece mais fácil de conduzir do que os outros. Criou-se a moda e puff, fez-se os chocapic.

Isso do estacionamento é um bocadinho. Muitas dessas vezes o Smart também não cabe ou então cabe qualquer citadino.

Não tenho as expectativas altas nem baixas. Qualquer outro citadino é melhor que o Smart em tudo, excepto na imagem.

A malta que não compreende o fenómeno smart nunca andou em Lisboa à procura de lugar :)

Acima de não ter lugar, irrita-me bem mais é quando vejo um lugar, penso que ele está vazio e depois vai-se a ver e está a chocolateira do smart bem escondida lá no fundo.. [:D]

Farto-me de andar no Bairro Alto, Centro de Lisboa, entre outros do género, e nunca o smart me representou uma verdadeira mais-valia no estacionamento. Faz-me, sim, sofrer com a secura da suspensão, a brusquidão da caixa, o extremamente esponjoso pedal do travão, a direcção não-assistida, o motor com barulho de chocolateira, etc.
Um amigo meu tem um e por vezes conduzo o carro e tenho exatamente a mesma opinião, nem acho o carro facil de estacionar (Ok aqui é culpa minha talvez)[:D].

De resto acho que nem é assim tão poupado quanto isso e apesar de até me divertir a conduzir aquilo, é diferente do habitual, também chego a essa conclusão, não vejo nada em que o carro seja realmente bom e os defeitos são os que já foram ditos. No caso do meu amigo até já deu uns problemazitos.

Vários amigos meus já tiveram smarts e já os venderam todos, é um carro muito duro e com manutenção carissima pelo que a poupança do combustivel acaba toda na oficina :sh)

Back