Quem pouco viajou sobretudo em ambiente empresarial ou de negócios pode por vezes pensar que nós os portugueses somos provincianos e antiquados nessa história dos títulos.
Nada de mais errado.
Existem países altamente desenvolvidos em que se usam os títulos como aqui. Por exemplo na Alemanha os engenheiros assinam como engenheiros e os doutores idem. e diz-se atéDr. tal tal a tipos licenciados.
É apenas uma questão cultural que não é exclusivamente nossa e que existe em todo o mundo.
Na Alemanha nao sei, mas na UK, Dr. é aquele ligado ao ramo da medicina apenas. Aqui ninguem liga aos titulos, dao mais importancia a qualidade de trabalho do que titulos.
Deixem-me dar-vos o exemplo da minha empresa, onde o CEO é dos homens mais ricos da UK, com licenciatura e mestrado em Oxford e sabem como ele assina os emails? Por Michael apenas. Quando o vemos no elevador, trato pelo primeiro nome. Aqui tem pessoas com licenciaturas, doutoramentos e mestrados em varias areas, mas desde o trader/broker, ao CEO, ao da limpeza, todos tratam-se por tu ou primeiro nome.
Tratar alguem por tu, nao indicia falta de respeito, ao contrario do que alguns pensam. Nesse aspecto, com muita pena minha, reflecte o atraso da mentalidade em Portugal. Devido ao meu trabalho lido com varios paises Europeus e nunca nenhum tratou-me ou eu chamei de Dr. com excepcao de Portugal.
Lembro-me que fui a uma reuniao a um banco bem conhecido, em Lisboa, e durante a reuniao, eles tratavam-se por dr. e dirigiam-se a nos por drs. tambem. No fim da reuniao, um colega Ingles diz para um dos Portugueses: "De onde eu venho, Dr é o medico, essa formalidade para que"?
Parece que em Portugal as pessoas usam este termos para se sentirem superiores aos outros.