Sr. Doutor

Lembro-me que fui a uma reuniao a um banco bem conhecido, em Lisboa, e durante a reuniao, eles tratavam-se por dr. e dirigiam-se a nos por drs. tambem. No fim da reuniao, um colega Ingles diz para um dos Portugueses: "De onde eu venho, Dr é o medico, essa formalidade para que"?

Parece que em Portugal as pessoas usam este termos para se sentirem superiores aos outros.

Penso que atraso é não entender que temos uma cultura nossa diferente.
Em Portugal é assim como poderia não ser.
Hoje em dia sou a favor de se manterem as nossa tradições pois não temos nada a ganhar em sermos como os inglês ou como os espanhóis. Devemos ser portugueses e com orgulho. Quem não gosta só tem que se meter daqui para fora.[;)]

Na maiorias dos organismos públicos ou empresas privadas de grande dimensão portuguesas, as pessoas são tratadas pelos títulos porque é tradição.

Não é uma questão de superioridade, é apenas um formalismo e boa educação.

Superioridade demonstra-se sim na forma como se tratam as pessoas ou os subordinados se for o caso.

Deixem-me apenas esclarecer a confusão que muitas pessoas ainda fazem relativamente à aplicação da palavra Doutor.

Doutor não são só os médicos, a diferença é está, para um doutorado, Doutor é um grau académico para os licenciados Doutor é apenas um Título.

Licenciado em medicina = Doutor (título)
Licenciado em Gestão (por exemplo) = Doutor (título)

Mestrado = Mestre (grau académico)

Doutoramento = Doutor (Grau académico)

A diferença está aqui, o que se costuma fazer para distinguir isto é:
Doutor = Doutoramento (grau académico)
Dr. = Licenciado (título)

As pessoas podem ter as convicções que quiserem mas é assim que as coisas estão definidas.

P.S. Já se sabe que o curso de Medicina é complexo (apesar de existirem outros tantos) mas não deixa de ser uma licenciatura (agora mudou com bolonha), isso é que o grau académico que é diferente do título.
"Licenciado José Maria", "Mestre Manel Assobio" e "Doutora/Dra. Maria Joaquina". É assim que, por exemplo, os professores das Faculdades são designados nas sites das mesmas, porque esse é o seu grau académico: Licenciado (Soa mal? Temos pena, a designação é esta...), Mestre e Doutor. E é isso que está correcto.

Essa história de que "Doutor" é para doutorados e que "Dr." é para outros graus académicos, é uma treta. "Dr." é abreviatura de "Doutor" tal como "Sra." é abreviatura para "senhora". Ponto.

Em Portugal há um enorme complexo de inferioridade relativo à mobilidade social e ao facto dos antepassados da maioria não ter sequer andado na escola. Por isso é que muitos doutorados fazem questão de usar o título e os que não são também. Acham que têm mais valor do que as outras pessoas por terem tido acesso a determinado grau de ensino.
Odeio que façam isso comigo. Eu não sou a quantidade de anos que andei no Ensino Superior. Tratam-me pelo meu nome e acabou.

Penso que atraso é não entender que temos uma cultura nossa diferente.
Em Portugal é assim como poderia não ser.
Hoje em dia sou a favor de se manterem as nossa tradições pois não temos nada a ganhar em sermos como os inglês ou como os espanhóis. Devemos ser portugueses e com orgulho. Quem não gosta só tem que se meter daqui para fora.[;)]

Na maiorias dos organismos públicos ou empresas privadas de grande dimensão portuguesas, as pessoas são tratadas pelos títulos porque é tradição.

Não é uma questão de superioridade, é apenas um formalismo e boa educação.

Superioridade demonstra-se sim na forma como se tratam as pessoas ou os subordinados se for o caso.
A superioridade de uma pessoa demonstra-se com acções, na postura e com o trabalho realizado. Não é com o grau académico.

Muitos árbitros são professores de Educação Física e mesmo assim muita gente insiste em tratá-los por "filho da p***" ...

Mas se eu chamar alguem por Sr. Doutor significa que o estou a respeitar? Posso dizê-lo da forma mais desprezista possivel.

No BI de cada um, está o que mesmo? Apenas o onme.

No máximo Senhor ou Senhora, por educação a alguem que não conheça ou de forma formal.

"Licenciado José Maria", "Mestre Manel Assobio" e "Doutora/Dra. Maria Joaquina". É assim que, por exemplo, os professores das Faculdades são designados nas sites das mesmas, porque esse é o seu grau académico: Licenciado (Soa mal? Temos pena, a designação é esta...), Mestre e Doutor. E é isso que está correcto.

Essa história de que "Doutor" é para doutorados e que "Dr." é para outros graus académicos, é uma treta. "Dr." é abreviatura de "Doutor" tal como "Sra." é abreviatura para "senhora". Ponto.

Em Portugal há um enorme complexo de inferioridade relativo à mobilidade social e ao facto dos antepassados da maioria não ter sequer andado na escola. Por isso é que muitos doutorados fazem questão de usar o título e os que não são também. Acham que têm mais valor do que as outras pessoas por terem tido acesso a determinado grau de ensino.
Odeio que façam isso comigo. Eu não sou a quantidade de anos que andei no Ensino Superior. Tratam-me pelo meu nome e acabou.

Percebeste mesmo o que eu disse?

Eu dou-te uma ajuda:

O vocábulo doutor/dr. não tem o mesmo significado nas várias línguas. Assim, em Francês, além de significar aquele/a que fez um doutoramento, é, também, sinónimo de médico. Mas em Portugal e Brasil, não. Nestes países, doutor significa que se doutorou, isto é, que tem o grau de doutor. Os apenas licenciados, como os licenciados em Medicina, em Farmácia, Filosofia, etc., são também doutores. A diferença está no seguinte; para os doutorados, doutor é um grau académico; para os licenciados doutor é um título. Julgo que na Itália se dá coisa semelhante.

http://www.ciberduvidas.com/resposta.php?id=123

Dúvidas?

Last edited:
Mas se eu chamar alguem por Sr. Doutor significa que o estou a respeitar? Posso dizê-lo da forma mais desprezista possivel.

No BI de cada um, está o que mesmo? Apenas o onme.

No máximo Senhor ou Senhora, por educação a alguem que não conheça ou de forma formal.

Mas há muitos que assinam "doutor", "engenheiro"...

O que é um sinal claro de insegurança ou arrogância. De todo o modo, é um sinal de má educação.

Penso que é antes sinal de orgulho.

Em que medida alguém com orgulho pode ser considerado mal educado? Se essa pessoa se sente bem, isso causa-te algum trauma?

Acho que seriamos todos mais felizes se não quiséssemos impor aos outros a nossa maneira de pensar.

É importante vermos o lado positivo das coisas. Se alguém gosta de ser tratado assim e se sente bem com isso, só temos que aceitar.

O mesmo para a forma de vestir, de estar, de falar para as preferências sexuais etc...

Em que medida alguém com orgulho pode ser considerado mal educado? Se essa pessoa se sente bem, isso causa-te algum trauma?

Acho que seriamos todos mais felizes se não quiséssemos impor aos outros a nossa maneira de pensar.

É importante vermos o lado positivo das coisas. Se alguém gosta de ser tratado assim e se sente bem com isso, só temos que aceitar.

O mesmo para a forma de vestir, de estar, de falar para as preferências sexuais etc...

Sim, por exemplo não deviam impôr às pessoas que as tratem por "doutor" ou "engenheiro"... [;)]

Sim, por exemplo não deviam impôr às pessoas que as tratem por "doutor" ou "engenheiro"... [;)]

Como é que se impõe uma coisa dessas? Tu só tratas assim alguém se quiseres.

Se não quiseres não tratas. Podes responder assim:

"vai me desculpar mas não tenho por habito tratar as pessoas pelos títulos " E acaba ali a conversa de forma educada.

Ou então o clássico mas mais agressivo "mas é doutor de médico ou de nome?" mantendo uma postura muito séria.[:)]

Só um pormenor: se na tua lista incluis a agregação, tens de incluir também a cátedra!
não, não tem. agregação é grau académico. ter a cátedra corresponde a ser prof catedrático, que não é grau académico, mas sim categoria profissional (para o qual é necessário ter o grau agregação)

Last edited:
Como Mestre em Ciências Farmacêuticas, não assino com título, não peço a ninguém que me trate pelo título, não fico chateado se me tratarem por Dr...

Mas, na farmácia, não há como fugir a isso e, numa terra pequena, abre bastantes portas, não há que o negar!!!

Como é que se impõe uma coisa dessas? Tu só tratas assim alguém se quiseres.

Se não quiseres não tratas. Podes responder assim:

"vai me desculpar mas não tenho por habito tratar as pessoas pelos títulos " E acaba ali a conversa de forma educada.

Ou então o clássico mas mais agressivo "mas é doutor de médico ou de nome?" mantendo uma postura muito séria.[:)]

Quando se assina "doutor" ou "engenheiro".... [:D]

A mim já me trataram pelo título, a maior parte das vezes disse para me tratarem pelo nome próprio. Quem o fez muito bem, quem não o fez também não repeti.

Também trato pessoas pelo título, mas não chamo doutor a alguém apenas por ter curso superior...

Como Mestre em Ciências Farmacêuticas, não assino com título, não peço a ninguém que me trate pelo título, não fico chateado se me tratarem por Dr...

Não deixa de ser curioso que escreveste "Mestre" com letra maiúscula o que, em rigor, só deve acontecer antes de um nome neste caso por ex: "Mestre Zé Manel" [;)]

Detalhes...[;)]

Não deixa de ser curioso que escreveste "Mestre" com letra maiúscula o que, em rigor, só deve acontecer antes de um nome neste caso por ex: "Mestre Zé Manel" [;)]

Detalhes...[;)]

Também escrevi Ciências Farmacêuticas com letra maiúscula!!!

Aliás, como diz no Site:

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas!!![;)]

P.S. não foi de propósito nem sabia desse, como tu lhe chamas, detalhe...[:D][;)]

Essa argumentação serve para ambos os sentidos. Tenho que aceitar que haja quem queira ser tratado por Dr. ou Eng.. E porque não há-de esse alguém aceitar que eu não gosto de tratar ninguém por Dr. ou Eng.?

Em tese concordo que não devemos impôr aos outros a nossa maneira de pensar. E vice-versa. Por isso mesmo não posso senão aceitar que alguém goste assinar com Dr. ou Eng., mas reservo-me o direito de considerar isso um sinal de má educação. E não me parece nada que isso seja um sinal de orgulho, pelo menos na maioria dos casos que conheço. Não sejamos ingénuos.

Last edited:
Back