Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Gostei de saber que não sou só eu que fujo ao Dr. mesmo no caso de médicos.
Piada teve a minha mulher que resolveu tratar por tu um médico do SNS que antes deu início à consulta tratando-a por tu. O homem à primeira até abanou mas depois o tratamento por tu acabou mesmo por prevalecer. []
(...)
Aqui agora trato o meu patrão pelo diminutivo do nome dele: Paco! lol Em Portugal era impensável tratar um patrão por Toni ou Quim! ahahah
Em relação ao tratamento por "tu" das "multinacionais".
Ora...como é a 2ª pessoa do plural em inglês?
Isso quer dizer que estejam a tratar por vós? Não. Exactamente como não quer dizer existe maior proximidade/intimidade/à vontade, logo à partida, veja-se o "tu à portuguesa".
O "significado do you" depende bastante da sintaxe e tanto pode revelar proximidade como a maior das distâncias gélidas anglo-saxónicas []
Tratar pelo primeiro nome, isso sim, tem o significado que vocês estão a atribuir ao "you".
Gostei de saber que não sou só eu que fujo ao Dr. mesmo no caso de médicos.
Piada teve a minha mulher que resolveu tratar por tu um médico do SNS que antes deu início à consulta tratando-a por tu. O homem à primeira até abanou mas depois o tratamento por tu acabou mesmo por prevalecer. []
[] Verdade... apesar de poder ser uma lisonja, acaba por ter uma conotação paternalista e condescendente em demasia.
Mal por mal prefiro o "menina". []
Oh Sócio, isso é só ate começares a ter barba []
Sempre detestei esses formalismos.
Concondo consigo Sr. Administrador!
Aqui na UK, Dr apenas se chama ao que nos atende de bata branca.
Na minha empresa, desde o CEO (um dos homens mais ricos da UK e com MBA de topo) ao recepcionista, todos se tratam pelo nome ou por tu.
Quando tenho de lidar com clientes Portugueses, peço sempre para ninguem me tratar por dr/dra e faço o mesmo.
Não sabia que essa forma de tratamento tem origem na Alemanha, mas posso dizer que antes do 25 de Abril de 1974 era considerada falta de educação usar o primeiro nome num tratamento formal. Uma pessoa com o nome António Silva deveria ser tratado por Senhor Silva ou Doutor Silva.Eu uso mais o sistema alemão, Sr ou Sra e o último nome.
Não sabia que essa forma de tratamento tem origem na Alemanha, mas posso dizer que antes do 25 de Abril de 1974 era considerada falta de educação usar o primeiro nome num tratamento formal. Uma pessoa com o nome António Silva deveria ser tratado por Senhor Silva ou Doutor Silva.
Há locais no Mundo onde se ganha muito melhor! É fazeres as malas...[]
E vão vir charters de médicos da Guatemala, Colômbia...
Nas formações para atendimento em call center é ensinado que nunca se deve usar apenas o último nome mas sim primeiro e último antecedido de Sr. ou Sra.. Apenas se deverá mudar caso o cliente assim o solicite, ou apenas mencione um nome, mas em caso algum o tratamento deverá ser informal (e acreditem que há quem peça para ser tratado por "tu").
Eh pá, ainda nao tinha visto esse argumento...hoje!
Vê lá se começas a pagar mais que eu já merecia ser aumentado![]
E "senhora dona X" de preferência!
Já os brasileiros é corrido a "tu" seja médico, enfermeiro ou empregada de limpeza.