Sr. Doutor

Gostei de saber que não sou só eu que fujo ao Dr. mesmo no caso de médicos.

Piada teve a minha mulher que resolveu tratar por tu um médico do SNS que antes deu início à consulta tratando-a por tu. O homem à primeira até abanou mas depois o tratamento por tu acabou mesmo por prevalecer. [:D]

Por acaso da última vez que fui ao hospital atendeu-me um médico que devia estar a estagiar ou algo do género, que era sem dúvida mais novo que eu. O rapaz a falar comigo e a certa altura lá se descaiu e tratou-me por tu. Ficou atrapalhado, eu ri-me da situação mas a partir daí foi sempre um tratamento informal.

Em relação ao tratamento por "tu" das "multinacionais".

Ora...como é a 2ª pessoa do plural em inglês?

Isso quer dizer que estejam a tratar por vós? Não. Exactamente como não quer dizer existe maior proximidade/intimidade/à vontade, logo à partida, veja-se o "tu à portuguesa".

O "significado do you" depende bastante da sintaxe e tanto pode revelar proximidade como a maior das distâncias gélidas anglo-saxónicas [:D]

Tratar pelo primeiro nome, isso sim, tem o significado que vocês estão a atribuir ao "you".

Então mas toda gente que trabalha nas multinacionais é estrangeiro?
Aqui nem se coloca em causa o "you" mas todo o tratamento, do início ao fim da conversa. Por exemplo, a saudação nos e-mails começam por "Hi John" e não "Dear John", sendo até dispensada depois de usada pela primeira vez no dia.
De resto, o meu chefe e o chefe dele são portugueses e entre todos o tratamento é o mesmo, "tu"...

Gostei de saber que não sou só eu que fujo ao Dr. mesmo no caso de médicos.

Piada teve a minha mulher que resolveu tratar por tu um médico do SNS que antes deu início à consulta tratando-a por tu. O homem à primeira até abanou mas depois o tratamento por tu acabou mesmo por prevalecer. [:D]

Os médicos do privado também me tratam por Dr. Os do SNS claro que não!. A minha médica de família fala à Jardel: "A Dra. aconselha..."; "A Dra. não vai estar...". Ao princípio nem percebia a quem é que ela se estava a referir... Mas perdoo-lhe, já é "entradota" na idade e muitíssimo prestável...

[:D] Verdade... apesar de poder ser uma lisonja, acaba por ter uma conotação paternalista e condescendente em demasia.

Mal por mal prefiro o "menina". [:D]

Oh Sócio, isso é só ate começares a ter barba [:)]

[:D][:D]

Eu sempre que me tratam por "jóvem", apetece-me sempre responder:

- "Sr. de meia-idade em mau estado de apresentação por isso mais parece idoso, desejava escolher o prato X..."

Por norma trato as pessoas que não conheço por "você" independentemente da idade, excepto crianças. Por outro lado tenho amigos e colegas de trabalho 20 anos mais velhos que eu e trato-os por "tu" ora porque existe imensa confiança entre nós, ora porque alguns até me pedem para não me dirigir a eles com o "você".

Desde que haja respeito, a mim não me importa nada que me tratem por "tu" mesmo que não me conheçam porque a confiança ganha-se com respeito e não pela maneira a que nos dirigimos a alguém.

A única vez que me trataram por srª dr.ª foi no ano em que terminei a licenciatura e tive de ir à secretaria da faculdade afim de fazer a matricula para a pós graduação e a srª administrativa sai-se com um "o que deseja srª drª.".[8b] E eu vestida como se fosse uma caloira.:sh)

Vivemos num país muito ligado a formalismos. Acho que é uma maneira fácil de distinguir diferentes estatutos. Ás vezes tem a ver com a nossa própria educação. Eu uso mais o sistema alemão, Sr ou Sra e o último nome. A minha Maria lá no trabalho por vezes quando pergunta o nome lá se saem com um Dr. Humberto qq coisa... A meu ver o Dr. ou Eng. não faz parte do nome mas há pessoas que se sentem mais importantes assim. Acho que faz bem ao ego...

Outra coisa que acho rídiculo é por exemplo eu não poder usar tatuagens à vista. Como sou segurança aeroportuário, acho que é para os passageiros não pensarem que são rastreados por um drogado. RÍDICULO!!!

As aparências neste país sobressaem muito mais que o real valor das pessoas. Talvez seja esta uma das características que nos faz estar no sítio onde infelizmente estamos.

Aqui na UK, Dr apenas se chama ao que nos atende de bata branca.
Na minha empresa, desde o CEO (um dos homens mais ricos da UK e com MBA de topo) ao recepcionista, todos se tratam pelo nome ou por tu.
Quando tenho de lidar com clientes Portugueses, peço sempre para ninguem me tratar por dr/dra e faço o mesmo.

Última edição:
Aqui na UK, Dr apenas se chama ao que nos atende de bata branca.
Na minha empresa, desde o CEO (um dos homens mais ricos da UK e com MBA de topo) ao recepcionista, todos se tratam pelo nome ou por tu.
Quando tenho de lidar com clientes Portugueses, peço sempre para ninguem me tratar por dr/dra e faço o mesmo.

mas no uk a palavra "doctor" é médico pelo que é natural que apenas esses sejam chamados de "doctor". pelo menos esta será uma das razões para além da cultural.

Eu uso mais o sistema alemão, Sr ou Sra e o último nome.
Não sabia que essa forma de tratamento tem origem na Alemanha, mas posso dizer que antes do 25 de Abril de 1974 era considerada falta de educação usar o primeiro nome num tratamento formal. Uma pessoa com o nome António Silva deveria ser tratado por Senhor Silva ou Doutor Silva.

Não sabia que essa forma de tratamento tem origem na Alemanha, mas posso dizer que antes do 25 de Abril de 1974 era considerada falta de educação usar o primeiro nome num tratamento formal. Uma pessoa com o nome António Silva deveria ser tratado por Senhor Silva ou Doutor Silva.

Nas formações para atendimento em call center é ensinado que nunca se deve usar apenas o último nome mas sim primeiro e último antecedido de Sr. ou Sra.. Apenas se deverá mudar caso o cliente assim o solicite, ou apenas mencione um nome, mas em caso algum o tratamento deverá ser informal (e acreditem que há quem peça para ser tratado por "tu").

Há locais no Mundo onde se ganha muito melhor! É fazeres as malas...[:D]

E vão vir charters de médicos da Guatemala, Colômbia...

Deixa que também vais pagar o salário deles... e não vai ser pouco![:p]

Eu até ia mas depois arriscava-me a ter que trabalhar a sério e não t'ou pra isso![:D]

Nas formações para atendimento em call center é ensinado que nunca se deve usar apenas o último nome mas sim primeiro e último antecedido de Sr. ou Sra.. Apenas se deverá mudar caso o cliente assim o solicite, ou apenas mencione um nome, mas em caso algum o tratamento deverá ser informal (e acreditem que há quem peça para ser tratado por "tu").

E "senhora dona X" de preferência!
Já os brasileiros é corrido a "tu" seja médico, enfermeiro ou empregada de limpeza.

Eu trato tudo por sr. ou Sra., à excepção de quando estou de facto a tratar de assuntos em que o seu grau académico está relacionado (Ex. Advogados).

Tive uma situação de um individuo que ao chegar junto do mesmo, o tratei por Sr. X (nada a ver com a Mrs. X).[:p]
Retorquiu dizendo que não era senhor era Coronel.
Respondi-lhe que não estávamos a tratar de assuntos militares, mas sim de uma situação que nada tinha a ver com tal.
Insistiu que o tratasse por Coronel, senão não havia conversa.
Desejei-lhe continuação de um bom dia e fui-me embora.

Eh pá, ainda nao tinha visto esse argumento...hoje!
Vê lá se começas a pagar mais que eu já merecia ser aumentado![:D]

[:D] Obviamente que não quis ser mal educado para o médico...

Mas eu detesto aquele tipo de tratamento standard "diga lá o que lhe dói (e cale-se praí que você não percebe nada disto...e no final não se esqueça da vénia)". O tipo quase que exigiu que o tratasse por doutor...ora eu olhei para as paredes...não vi lá nenhum certificado...tratei-o por senhor e pronto. Quando insistiu (e até insinuou que a minha recusa era mal educada) é que lhe disse, que não o tratava por doutor pelo mesmo motivo que ele não me tratava por patrão (embora, efectivamente, pague o salário dele).

Uma coisa é o respeito por um indivíduo que deve ter mais 20 ou 30 anos que eu, outra é um velho que tenta substituir alguma carência pela reverência forçada de outros...e apanha-se mais disso do que seria desejável entre os nossos profissionais ditos "de título"...

Num primeiro contacto o "Sr./Sra." é sempre educado e nunca falha, quer seja a um mendigo sem tostão quer seja ao Presidente da República. E eu nem gosto de ter que me por em bicos de pés, e muito menos gosto que alguém sinta que tem que o fazer para comunicar comigo.

Ah...e há pessoas que trato por doutor (nem que seja na brincadeira)...mas são todos doutorados. [:D]

Trabalho numa empresa americana e o tratamento por "tu" é pratica instituída. Um dos meus chefes (no topo da pirâmide) é José e trato-o na boa por Zé.
Acreditem que este tratamento informal põe-nos muito mais à vontade. Certos clientes também já pedem para que os tratemos por "tu".

Outra das práticas instituída é a política da porta aberta. Se quiseres discutir alguma coisa com algum dos teus superiores é só apareceres no gabinete dele, não precisas de estar a ver a sua disponibilidade com a secretária.

Voltar
Superior