Sr. Doutor

Não duvido do que dizes, até porque sabes disso certamente muito mais do que eu. O que escrevi é mais baseado no que à distancia fui vendo nos outros, na minha família ninguém foi além do SMO... [:D]

Mas ocorre-me o exemplo de pais de amigos meus que são o "Sr. General" ou o "Sr. Comandante", etc... É esses títulos eram (e são) uma coisa levada muito a sério, portanto eu respeito. [;)]

Quem tem essas manias de querer ser tratado pelo seu posto é gente que não merece respeito.

Os títulos académicos existem oficialmente.
São atribuídos somente a quem tem formação superior, não tendo titulos oficiais quem tem somente a escolaridade até ao 12º inclusive.

São 4 os graus académicos existentes:
-Bacharelato
-Licenciatura
-Mestrado
-Doutoramento
-(agregado)

A estes graus académicos correspondem os TÍTULOS ACADÉMICOS OFICIAIS:

Bacharel
Licenciado(a)
Mestre
Doutor(a)
(Agregado(a))

Estes títulos são usados oficialmente.
São para ser usados e devem ser usados... MAS única e exclusivamente no contexto devido, e não seguramente no dia a dia entre pessoas fora do contexto profissional respetivo.

Por habito/erro/abuso de linguagem, a quem tem uma licenciatura tratam por Doutor, e escrevem Dr. . Aos verdadeiros doutores (doutorados), escrevem doutor por extenso, e tratam por prof.doutor, quando muitas vezes não são professores do superior.

Isto não é um exclusivo português, mas sim um costume latino, em Itália é igual, entre outros países.
Em Espanha tratam um licenciado por licenciado e não por doutor.

Mas efectivamente e oficialmente HÁ títulos académicos honoríficos, correspondentes ao grau académico respectivo.

Uma coisa é o titulo/grau académico e as competências a ele associado, outra é o uso do titulo no dia a dia...

Pessoalmente acho ridículo em situações não profissionais /académicas fazer o uso do titulo..

O titulo é atribuído e para ser usado em contexto adequado, academicamente e se se justificar profissionalmente ..

O uso desadequado do titulo ( que é o mesmo que dizer, quase sempre em todas as situações do dia a dia) é um sinal um pouco saloio e mesquinho, e característica pouco abonatória para a pessoa..

Uma coisa é ter orgulho no seu grau, baseado no seu mérito e esforço para ser obtido, outra é vaidade e exibição do mesmo..

Não duvido do que dizes, até porque sabes disso certamente muito mais do que eu. O que escrevi é mais baseado no que à distancia fui vendo nos outros, na minha família ninguém foi além do SMO... [:D]

Mas ocorre-me o exemplo de pais de amigos meus que são o "Sr. General" ou o "Sr. Comandante", etc... É esses títulos eram (e são) uma coisa levada muito a sério, portanto eu respeito. [;)]

A hierarquia militar é um exemplo e "mundo" mto particular, onde os titulos ou patentes fazem toda a diferença, pelo que não me surpreende isso que referes.

Isso de qualquer um ser doutor hoje em dia, faz-me lembrar uma que ouvi num barbeiro:

Á pessoa em questão tinham a mania de lhe chamar Dr., mas o rapaz tinha um bacharelato em economia e um dia virou-se para o barbeiro e disse-lhe que não era Dr. Resposta pronta do barbeiro:

"O Sr. Dr. não se preocupe com isso, porque qualquer m.... que para aqui vem é doutor!"

[:D]

Ao contrario do que tem sido falado por varias pessoas, o tratamento por "tu" a nivel profissional é completamente errado, não é necessario titulos, mas nem 8 nem 80, trata-se as pessoas pelos nomes proprios ou apelido conforme a respectiva pessoa prefira, numa estrutura profissional cada qual tem as suas responsabilidades, todos são importantes desde o cargo mais baixo até à administração, todos merecem respeito.

O tratamento por "tu" é adequado entre familia e amigos, mas não profissionalmente.

Ao contrario do que tem sido falado por varias pessoas, o tratamento por "tu" a nivel profissional é completamente errado, não é necessario titulos, mas nem 8 nem 80, trata-se as pessoas pelos nomes proprios ou apelido conforme a respectiva pessoa prefira, numa estrutura profissional cada qual tem as suas responsabilidades, todos são importantes desde o cargo mais baixo até à administração, todos merecem respeito.

O tratamento por "tu" é adequado entre familia e amigos, mas não profissionalmente.

Se as pessoas o preferem e solicitam, porque não?

se bem me lembro das aulas de espanhol, Tu é tratamento informal e Usted tratamento formal...

Existe sim! ;)

"Usted" usa-se normalmente no contacto com o cliente. Mas se abres um sorriso à pessoa que te está a atender o normal é mudaram logo para o "tu".

Deixo outro exemplo... no ano passado experimentei ser professor a alunos do 6º ano. Tinha dois marroquinos que não estavam há muito tempo em Portugal e tratavam-me sempre por tu. Eram dos miúdos mais impecáveis que tive como alunos. Havia muitos que me tratavam por Sr. Professor que eram uns mal educadões de primeira.

Aqui agora trato o meu patrão pelo diminutivo do nome dele: Paco! lol Em Portugal era impensável tratar um patrão por Toni ou Quim! ahahah

Estás a confundir as coisas as que estou a dizer: tratar por voce não quer dizer que no fundo seja uma pessoa mais educada, nem por tu uma pessoa menos educada; eu refiro-me apenas ao tratamento por tu ou por você, o resto são outras questões. Eu tambem trato o meu chefe pelo primeiro nome, não pelo titulo, mas trato-o por você.

Não sei se me estou a explicar bem.

Pois eu sempre aprendi o contrário e logo no 1º dia de trabalho na vida me explicaram que ali acima de tudo somos colegas e que internamente é tu cá, tu lá - curiosamente o director-geral na altura (que nos conhecia, a mais de 100 pessoas pelo 1º nome)...é tão bom, tão bom no que faz...que agora é responsável por EMEA (Europe, Middle-East and Asia) na empresa.

Não é o tratamento que distingue a competência de uma pessoa. E o que importa realmente são as competências de cada um...que não são, obviamente, dadas apenas pelos seus títulos/cursos.

Já cheguei ao ponto (claro que depois depende do interlocutor e de um binómio de previsão da reacção vs. se aquela pessoa me vai importar) de perguntar se o doutor é da parte da mãe ou do pai [:D]

Além de que se me tratam por Dr. gozo logo e/ou envio para trás tipo os cartões bancários

Quem tem essas manias de querer ser tratado pelo seu posto é gente que não merece respeito.

Certamente não foste militar. Pois não?

Se tivesses sido sabias perfeitamente que o trato entre militares é muito mais rigido, e têm codigos de conduta e trato em nada comparaveis ao que se passa na vida civil.

Não estou a ver um soldado tratar o seu comandante de companhia nos seguintes termos: "Oh capitão....", e este para o comandante de regimento: "Oh coronel...", e assim por diante.

Como o Lino começou este tópico a falar do Sr Ministro, eu estive aqui a tentar lembrar-me se o respectivo ignorou os titulos profissionais e académicos numa palestra a que fui obrigada a assistir no ano passado.
E..... não ignorou! Fez questão de apresentar o curriculo e quando um dos meus colegas lhe fez uma pergunta e o tratou por Vitor (o tratamento durante o curso foi sem titulos mas na terceira pessoa com os formadores) o fulano fez questão de dizer: Dr Vitor se faz favor. Como isto há sempre mais marés que marinheiros ele não esperou pela resposta e daí a um bocado pergunta ao meu colega como se chama e trata-o pelo nome. Claro que o bom do Carlos não se ficou e interrompeu-o dizendo Dr Carlos e já agora é Doutor por extenso que tenho doutoramento[:D]
A risada foi geral na sala e a partir daí o actual minisro perguntou não só habilitações como o cargo que exerciam e teve o prazer de perceber que se não se tivesse armado em snob muitos de nós não teriamos puxados dos galões.[;)]

Quando me apresento utilizo sempre o meu nome, costumo dizer que o titulo académico não está na certidão de nascimento mas que foi obtido ao fim de muitos anos de estudo. Claro que quando me aparecem snobs pela frente faço com que dobrem a língua e quero o titulo!
Não me incomoda que alguém goste e nem isso me faz qualquer incómodo. O que me incomoda é alguém dizer-me o meu nome é Engenheiro Fulano de Tal. AI sim? Vem no BI????[8b]

Por exemplo o meu chefe trata todos por tu. E tenho quase a certeza que se lhe fizesse o mesmo ele não se ia importar. Por uma questão de respeito não o faço e ora me refiro a ele pelo cargo que ocupa ou o trato pelo titulo académico. Existe o respeito e alguma distância que acabo por manter.
Os colegas na sua maioria é por tu, alguns mas velhos ou com quem não se tem proximidade é por você.
Agora aos utentes do estaminé não me peçam para os tratar por tu, é sempre por você.

Última edição:
Isso de qualquer um ser doutor hoje em dia, faz-me lembrar uma que ouvi num barbeiro:

Á pessoa em questão tinham a mania de lhe chamar Dr., mas o rapaz tinha um bacharelato em economia e um dia virou-se para o barbeiro e disse-lhe que não era Dr. Resposta pronta do barbeiro:

"O Sr. Dr. não se preocupe com isso, porque qualquer m.... que para aqui vem é doutor!"

[:D]

Agora um caso que verdadeiramente me impressiona é o dos médicos, não tem explicação. Quando o pessoal da minha "criação" chegou à faculdade, os estudantes de cursos "banais" do tipo Economia, Gestão, Direito, Engenharia daquilo ou daquelotro continuaram a ser o António, o Pedro, a Maria, etc... Pelo contrário, os que entraram para medicina, ainda estavam no 3º ou 4º ano já eram tratados por Sr. Doutor.

Até mesmo os nossos pais tratavam com um respeito especial aqueles que tinham entrado para medicina. Raios partam os médicos, que inveja! [:D][;)]

Última edição:
6 observacoes muito simples:

1 - A sociedade militar destingue-se da sociedade civil, precisamente por patentes. As profissoes na sociedade civil, sao variadas. Na sociedade militar ou para-militar, ha' uma: militar. Existem e' varias patentes e agregadas a elas, varias especialidades ( cabo amanuense, sargento atirador, ten-cor piloto aviador) Qualquer um destes pode ter um doutoramento, que nao e' por isso que dentro de uma unidade militar vai ser tratado como tal.

2 - Ha' cerca de 3 anos esteve em Portugal, um economista estadunidense, cujo nome nao sei precisar, mas segundo a comunicacao social na altura disse "um dos melhores economistas do mundo". Disse ele numa palestra, em Lisboa, que os portugueses, deveriam preocupar-se mais com a economia, do que os titulos academicos, e os tratamentos enfadonhos do Sr Dr e do Sr Eng. Disse-o de forma educada e ate' com um sorriso...para nao ferir nenum dos Srs Drs e Srs Engs presentes.

3 - Em Franca, nos hospitais, os medicos, enfermeiros e ajudantes de enfermagem ( profissao nao reconhecida em Portugal ) vestem indumentaria igua. Destingue-os o nome afixado na bata (sem Dr antes) circundado por uma cor, que indica a todos a sua funcao.

4 - Tratar as pessoas pelo nome proprio ou apelido, nao e' nenhuma falta de respeito para ninguem. E o facto de nao se tratar por Sr Dr ou Sr eng, nao quer dizer que se trate por tu.

5 - Tenho uma amigo que tem um bacharelato na area dos recusos humanos. Na emissao de cheque da sua conta, pelo banco, antes do nome consta Dr.

6 - Um dos elementos de direccao da empresa onde trabalho, e' eng. e um dia quando o tratei pelo nome, fez questao de me lembrar que era eng. Perguntei-lhe, se do lado do pai ou do lado da mae. ate' hoje, remedio santo.

Pensem...se quiserem !

Certamente não foste militar. Pois não?

Se tivesses sido sabias perfeitamente que o trato entre militares é muito mais rigido, e têm codigos de conduta e trato em nada comparaveis ao que se passa na vida civil.

Não estou a ver um soldado tratar o seu comandante de companhia nos seguintes termos: "Oh capitão....", e este para o comandante de regimento: "Oh coronel...", e assim por diante.

Certamente não percebeste que o post dele se referia ao tratamento militar em circunstâncias civis.

Eu não estou á espera que me tratem por doutor ou enfermeiro fulano de tal. Mas há quem o faça e eu respeito, em contexto de trabalho.
Mas uma das situações que me fazem confusão é a excessiva familiaridade. Não na utilização do "TU" mas há imensos profissionais que tratam os utentes por "fofinha", "oh querida", "avozinha" como se o epiteto carinhoso fosse sinonimo de cumplicidade ou empatia. A mim, irrita-me bastante. Não é preciso ser amigalhaço ou "proximo" para ser bom profissional ou obter a adesão do utente.

Eu não estou á espera que me tratem por doutor ou enfermeiro fulano de tal. Mas há quem o faça e eu respeito, em contexto de trabalho.
Mas uma das situações que me fazem confusão é a excessiva familiaridade. Não na utilização do "TU" mas há imensos profissionais que tratam os utentes por "fofinha", "oh querida", "avozinha" como se o epiteto carinhoso fosse sinonimo de cumplicidade ou empatia. A mim, irrita-me bastante. Não é preciso ser amigalhaço ou "proximo" para ser bom profissional ou obter a adesão do utente.

Enfermeiros costumo tratar por Sr. Enfermeiro. Até hoje nunca se queixaram ou me alteraram a medicação como forma de retaliação.

Pegando no que dizes, o que odeio são colegas de trabalho que quando falam comigo me tratam por "linda" ou "querida". E se enfiassem a lindeza onde o sol não brilha, hein, crl?

Dr em qualquer parte do mundo é para médicos.

Em Portugal não é bem assim, mas também, há muitas coisas cá que... não são bem assim.

Enfermeiros costumo tratar por Sr. Enfermeiro. Até hoje nunca se queixaram ou me alteraram a medicação como forma de retaliação.

Pegando no que dizes, o que odeio são colegas de trabalho que quando falam comigo me tratam por "linda" ou "querida". E se enfiassem a lindeza onde o sol não brilha, hein, crl?

Normalmente quer dizer que nos vão lixar ou já o fizeram!!![;)]

Como se costuma dizer à vontade não quer dizer à vontadinha [:D]

Uma coisa é tratar por você (na terceira pessoa) por atenção e/ou por menor "conhecimento" da pessoa - é o mais comum no meu dia-a-dia em contactos inter-empresas. Após alguma familiaridade então pode, ou não!, passar para o "tu".

Entre colegas não vejo sentido nenhum algo que não a 2ª pessoa do singular.

Dr em qualquer parte do mundo é para médicos.

Em Portugal não é bem assim, mas também, há muitas coisas cá que... não são bem assim.

Isso é completamente errado! Doutor não é para médicos. Doutor é para quem tem o doutoramento! E até digo mais, nem se deviam chamar doutores aos médicos porque muitos apenas têm o mestrado integrado...

Voltar
Superior