6 observacoes muito simples:
1 - A sociedade militar destingue-se da sociedade civil, precisamente por patentes. As profissoes na sociedade civil, sao variadas. Na sociedade militar ou para-militar, ha' uma: militar. Existem e' varias patentes e agregadas a elas, varias especialidades ( cabo amanuense, sargento atirador, ten-cor piloto aviador) Qualquer um destes pode ter um doutoramento, que nao e' por isso que dentro de uma unidade militar vai ser tratado como tal.
2 - Ha' cerca de 3 anos esteve em Portugal, um economista estadunidense, cujo nome nao sei precisar, mas segundo a comunicacao social na altura disse "um dos melhores economistas do mundo". Disse ele numa palestra, em Lisboa, que os portugueses, deveriam preocupar-se mais com a economia, do que os titulos academicos, e os tratamentos enfadonhos do Sr Dr e do Sr Eng. Disse-o de forma educada e ate' com um sorriso...para nao ferir nenum dos Srs Drs e Srs Engs presentes.
3 - Em Franca, nos hospitais, os medicos, enfermeiros e ajudantes de enfermagem ( profissao nao reconhecida em Portugal ) vestem indumentaria igua. Destingue-os o nome afixado na bata (sem Dr antes) circundado por uma cor, que indica a todos a sua funcao.
4 - Tratar as pessoas pelo nome proprio ou apelido, nao e' nenhuma falta de respeito para ninguem. E o facto de nao se tratar por Sr Dr ou Sr eng, nao quer dizer que se trate por tu.
5 - Tenho uma amigo que tem um bacharelato na area dos recusos humanos. Na emissao de cheque da sua conta, pelo banco, antes do nome consta Dr.
6 - Um dos elementos de direccao da empresa onde trabalho, e' eng. e um dia quando o tratei pelo nome, fez questao de me lembrar que era eng. Perguntei-lhe, se do lado do pai ou do lado da mae. ate' hoje, remedio santo.
Pensem...se quiserem !