A meu ver, em Portugal o sushi é caro, não só por ser moda, temos que ver que a matéria prima é cara, um peixe que custa 25 euros/kg, não vai ser contabilizado a 25/kg para o cliente, se tivermos um peixe de 3 kg que depois de arranjado passa a 1 kg limpo (e o peixe do sushi é sempre limpo), passa a 75€ o kg. Isto se houver alguma sorte à mistura, porque um dos problemas relativamente à higiene e qualidade alimentar, é um parasita chamado anisakis simplex , que quando está presente no peixe, este, muitas vezes tem de ser deitado fora (se não der para contornar o parasita). Tive um colega meu que teve de mandar 7 kg de peixe fora, por causa do anisakis. Depois, um sushi man não é um cozinheiro normal, tem de estar treinado para identificar os parasitas, além da formação necessária para a confecção de sushi (cozer arroz, cortes específicos, etc). Nem todos têm perfil para para ser sushi man, até porque muitas vezes estão em contacto directo com o cliente no sushi bar. Outro problema, é que o sushi que eventualmente já está feito, vai fora nesse mesmo dia, o que não acontece com outros restaurantes, que muitas vezes reaproveitam a comida. (Tiago Leal corrige-me se estiver errado).
Portanto comer em buffets, feito por chineses, ainda acham que é uma boa opção? (estou-me a referir por exemplo ao osaka, em telheiras). Já lá fui várias vezes, mas nunca para comer sushi, apesar dos meus colegas comerem sushi que nem uns animais, looll.