Suvs - Porquê???

Só por curiosidade e possivelmente tu sabes (mas há quem não o saiba), o CX3 apesar de "ser grande", mais não é que um Mazda 2.

Sim, aliás na discussão lá atrás já o referi.

Nota-se bastante ao vivo, em detalhes como a bagageira, é mesmo pequena...

Mas esta discussão em pequenos SUVS ou crossovers como o CX3 ou o Captur, 2008 é interessante porque posicionam-se entre o B e o C em termos de mercado. Quer no que oferecem em espaço quer no preço.

Em termos de vendas são um pequeno filão, na minha opinião.

Sim, aliás na discussão lá atrás já o referi.

Nota-se bastante ao vivo, em detalhes como a bagageira, é mesmo pequena...

Mas esta discussão em pequenos SUVS ou crossovers como o CX3 ou o Captur, 2008 é interessante porque posicionam-se entre o B e o C em termos de mercado. Quer no que oferecem em espaço quer no preço.

Em termos de vendas são um pequeno filão, na minha opinião.

Sim, em certa medida estes "mini" SUVs, acabam de facto por ficar a meio... entre o segmento B e C. [;)]

Já discutimos isso aqui anteriormente em mais de um tópico: o "estimulante" pode ser subjectivo, tu na altura até disseste que achavas graça a empandeirar um SUV numa rotunda. Isso é gosto pessoal... eu detesto.

Agora objectivamente falando o Mzd3 é mais eficaz que o CX3. Numa condução empenhada não há mesmo nada a fazer.

Claro que as concessões e condescendências que cada um faz em torno dos seus gostos são algo presente em tudo na vida. E ainda bem que assim é, com diversidade. :)

Tudo muito bem, eu como tenho referido gosto de ir utilizando vários géneros e tento não ser fundamentalista, mas vendo que na prática ando quase sempre mais depressa que a generalidade até acho engraçado que se utilize tão frequentemente o argumento da dinâmica.

Agora seguindo a máxima de "quem não tem cão caça com gato" vejo é que as pessoas não podendo ter um carro estimulante (tipo roadster como MX5) acabam por hipervalorizar a dinâmica em carros "normais" para utilização familiar e utilitária, quando na prática acabam por muitas vezes até utilizarem uma margem estreita das capacidades dinâmicas dos carros.

Mas como tu dizes - Viva a diversidade !! apr:)

Finalmente meteram-me um SUV nas mãos e confirmei o que pensava. Era um X3. Acho que foi um confirmar do que pensava mas não gosto de falar antes de guiar.
Não gostei da posição de condução mais elevada. Não vejo vantagens e para mim não faz sentido. A curvar um pouco mais depressa, o carro parecia estar sempre a lembrar-me do tamanho e da altura do bicho. Não pensei que a alteração do centro de gravidade fosse tão evidente.
Pelo menos confirmei que realmente SUV não são para mim mas compreendo que o mercado ofereça o que as pessoas querem. E se compram e gostam não tenho qualquer problema ou objecção a isso. Para o meu gosto pessoal não dá. Só guiei este mas não me parece que não fosse possível encontrar uma alternativa mais ao meu gosto para qualquer SUV no mercado.

Como o post é muito diverso é complicado tirar ilaçoes.

Ha aqui posts sobre dinamismo: Ja conduziram um ateca 1.4 tsi 150.

Em que condicoes do dia a dia é que vao exceder os limites deste mini SUV?

E a fazer 1 curva de AE a 40? E que no dia a dia nao estou a ver.

Dai serem.um sucesso.

Finalmente meteram-me um SUV nas mãos e confirmei o que pensava. Era um X3. Acho que foi um confirmar do que pensava mas não gosto de falar antes de guiar.
Não gostei da posição de condução mais elevada. Não vejo vantagens e para mim não faz sentido. A curvar um pouco mais depressa, o carro parecia estar sempre a lembrar-me do tamanho e da altura do bicho. Não pensei que a alteração do centro de gravidade fosse tão evidente.
Pelo menos confirmei que realmente SUV não são para mim mas compreendo que o mercado ofereça o que as pessoas querem. E se compram e gostam não tenho qualquer problema ou objecção a isso. Para o meu gosto pessoal não dá. Só guiei este mas não me parece que não fosse possível encontrar uma alternativa mais ao meu gosto para qualquer SUV no mercado.

O mal e chamar SUV a tudo.

Um X3 e muito maior que um X1 que e muito maior que um Q2.

O mal e chamar SUV a tudo.

Um X3 e muito maior que um X1 que e muito maior que um Q2.

Sou só eu que não percebo onde o Superfast quer chegar em muitos dos posts? :confused: Que dispersão...

Vamos analisar:

O Poweslide relata a sua experiência com um SUV - X3, e como, para ele, prefere carros tradicionais, uma opinião pessoal baseada numa experiência. Não é para concordar ou discordar, é uma opinião válida sobre o que cada um valoriza.

Logicamente o Superfast diz que o problema é chamar SUV a tudo.
E que o X3 é maior que o X1 e ainda que o Q2

Tantas perguntas para um post tão pequeno.

1. Qual problema?
Não há problema, ele deu um testemunho, uma opinião dele. Como não é igual às ideias do Superfast há problema?

2.1 Chamar SUV a tudo
Ele andou de X3, que é, espantes-se, um SUV ! Isto é um problema pelos vistos
Se quiseres ser picuinhas a BMW chama-lhes SAV, trocou o utility por activity e registou, mas é a mesma coisa.

2.2 Chamar SUV a tudo
Mesmo que chamasse erradamente SUV a um Crossover, é uma questão de nomenclatura, são e fazem a mesma coisa e mais importante, têm as mesmas vantagens e desvantagens para a vasta maioria das pessoas, sendo a discussão idêntica para ambos.

3. O X3 é maior que o X1
Obrigado pela informação, apesar de ninguém ter perguntado. Querias dizer que um X1 não é um SUV? Mais uma vez... dispersão.

4. E ainda maior que o Q2
E ainda maior que um panda 4x4, relevância? Exacto

Tudo muito bem, eu como tenho referido gosto de ir utilizando vários géneros e tento não ser fundamentalista, mas vendo que na prática ando quase sempre mais depressa que a generalidade até acho engraçado que se utilize tão frequentemente o argumento da dinâmica.

Agora seguindo a máxima de "quem não tem cão caça com gato" vejo é que as pessoas não podendo ter um carro estimulante (tipo roadster como MX5) acabam por hipervalorizar a dinâmica em carros "normais" para utilização familiar e utilitária, quando na prática acabam por muitas vezes até utilizarem uma margem estreita das capacidades dinâmicas dos carros.

Mas como tu dizes - Viva a diversidade !! apr:)

Sim, diversidade tanto de opiniões e gostos como em oferta, temos veículos muito diversificados, ficamos todos a ganhar!

Sem querer alongar demasiado esta questão (que é muito pequena mesmo), dizes que conduzes mais rápido que a média, eu devo andar pela média mesmo mas... conduzo mais (kms) que a média. Onde sinto falta da tal dinâmica é (muito raramente) quando algo corre menos bem: um obstáculo inusitado, um lençol de água, uma trajectória mal calculada... cenas do dia-a-dia.

Aí sim pode fazer alguma diferença, não dizendo que uns são mais inseguros que outros, mas a verdade é que existe algum conforto e distinção com que os diferentes veículos enfrentam estas situações.

Mesmo num básico segmento C, se existir uma suspensão independente atrás ou algum tipo de "eixo". 95% das vezes pouca gente dará conta. Depois se estiver a chover, o piso for mau, uma lomba, uma descontinuidade no piso, uma travagem e vem ao cimo a nobreza do que lá está por baixo.

Nem é uma questão de condução empenhada, que aqui o eixo nem fará tanta diferença.

(estamos a discutir detalhes, atenção... :) )

Eu tenho um SUV dos "pequenos"....sou solteiro e não tenho filhos....e então? Ah...e um dos "pequenitos" vitaminados para acelerar de vez em quando :)

As vantagens não são claramente a curvar, nem tão pouco consegues perceber as mesmas, num curto contacto. Eu sempre foi coisa que não me excitou muito, mas a minha mulher apaixonou-se pelo Evoque e lá teve de ir morar um lá para casa. Aos poucos vou percebendo as vantagens e desvantagens. Hoje a balança pende claramente para o lado das vantagens.

Vou dar um exemplo pratico. Num fim de semana fui a uma festa de aniversario num sitio que não conhecia. Fiz a viagem "em equipa" com mais um amigo com um Mercedes w204 220 cdi. Em termos andamento, tanto em AE como em nacional os 150 cv do Evoque chegaram bem para todas a situações. Em curva, mesmo com um ritmo mais vivo, não atrasei o andamento deste amigo, que também gosta de conduzir.
Claro que não tem o meu imenso talento atrás do volante, mas que fazer? :)

O problema foi a chegar ao destino. Os últimos 9 kms eram em estrada de terra. A estrada não era muito má mas mesmo assim o "C" ainda se esfregou no chão 3 vezes.

Os consumos finais ficaram ela por ela a rondar os 8 litros.

A maioria dos SUVs não tem grande problema com curvas AE a velocidades legais ou mesmo um pouco acima. Outra coisa é fazer condução aguerrida numa estrada de montanha mas lá está, a maioria dos SUV não são pensados para ser utilizados como fun cars mas sim para o serviço diario familia/trabalho/viagens com a família em que á priori não vamos de faca nos dentes, e onde, regra geral, as velocidades não são por ai alem.

Dito isto, há quem, para lá do aspeto visual/moda bla bla... encontre vantagens nestes saltos altos. Nivel de carga, facilidade em passar por cima de obstáculos como lombas, tampas, buracos... de forma mais descontraída etc. pelo que para os trajetos do dia a dia continuarei na categoria. No circuito habitual faço, pelas razões que enunciei, condução normal e viagens familiares AE com cruise a 140 e por ai fora pelo que neste tipo de utilização não sinto as desvantagens dum carro alto, mantendo os prós práticos dessa especificidade.

Ou seja, as vantagens não estão propriamente na qualidade de condução mas como meio de transporte no seu todo.

Quem abdique ou não precise dessas vantagens, o carro normal será a escolha que faça mais sentido.

Já se houvesse guito, para alem deste faz-tudo vinha um novo A 110 como fun car para os tempos livres ou mesmo um Cooper S já dava conta da coisa [:D]

Last edited:
As vantagens não são claramente a curvar, nem tão pouco consegues perceber as mesmas, num curto contacto. Eu sempre foi coisa que não me excitou muito, mas a minha mulher apaixonou-se pelo Evoque e lá teve de ir morar um lá para casa. Aos poucos vou percebendo as vantagens e desvantagens. Hoje a balança pende claramente para o lado das vantagens.

Vou dar um exemplo pratico. Num fim de semana fui a uma festa de aniversario num sitio que não conhecia. Fiz a viagem "em equipa" com mais um amigo com um Mercedes w204 220 cdi. Em termos andamento, tanto em AE como em nacional os 150 cv do Evoque chegaram bem para todas a situações. Em curva, mesmo com um ritmo mais vivo, não atrasei o andamento deste amigo, que também gosta de conduzir.
Claro que não tem o meu imenso talento atrás do volante, mas que fazer? :)

O problema foi a chegar ao destino. Os últimos 9 kms eram em estrada de terra. A estrada não era muito má mas mesmo assim o "C" ainda se esfregou no chão 3 vezes.

Os consumos finais ficaram ela por ela a rondar os 8 litros.

Eu já raspei o meu carro por baixo mais que uma vez quando fiz avarias dessas.
A questão é que são tão esporádicas, que não prescindo de um centro de gravidade baixo para a estrada de serra que faço todos os dias.

Depende do que valorizas [;)]
Um motivo não é superior ao outro.

Pela teoria de alguns o teu amigo devia ter alugado um Range Rover para essa viagem [:D]

Só acho estranhíssimo um C220 fazer 8lt... mas desconheço o percurso, mas há 350cdi a fazer menos...

Sou só eu que não percebo onde o Superfast quer chegar em muitos dos posts? :confused: Que dispersão...

Vamos analisar:

O Poweslide relata a sua experiência com um SUV - X3, e como, para ele, prefere carros tradicionais, uma opinião pessoal baseada numa experiência. Não é para concordar ou discordar, é uma opinião válida sobre o que cada um valoriza.

Logicamente o Superfast diz que o problema é chamar SUV a tudo.
E que o X3 é maior que o X1 e ainda que o Q2

Tantas perguntas para um post tão pequeno.

1. Qual problema?
Não há problema, ele deu um testemunho, uma opinião dele. Como não é igual às ideias do Superfast há problema?

2.1 Chamar SUV a tudo
Ele andou de X3, que é, espantes-se, um SUV ! Isto é um problema pelos vistos
Se quiseres ser picuinhas a BMW chama-lhes SAV, trocou o utility por activity e registou, mas é a mesma coisa.

2.2 Chamar SUV a tudo
Mesmo que chamasse erradamente SUV a um Crossover, é uma questão de nomenclatura, são e fazem a mesma coisa e mais importante, têm as mesmas vantagens e desvantagens para a vasta maioria das pessoas, sendo a discussão idêntica para ambos.

3. O X3 é maior que o X1
Obrigado pela informação, apesar de ninguém ter perguntado. Querias dizer que um X1 não é um SUV? Mais uma vez... dispersão.

4. E ainda maior que o Q2
E ainda maior que um panda 4x4, relevância? Exacto

Não és só tu. O homem não tem as luas todas... deve ser do ar gélido da Suisse.

Eu já raspei o meu carro por baixo mais que uma vez quando fiz avarias dessas.
A questão é que são tão esporádicas, que não prescindo de um centro de gravidade baixo para a estrada de serra que faço todos os dias.

Depende do que valorizas [;)]
Um motivo não é superior ao outro.

Pela teoria de alguns o teu amigo devia ter alugado um Range Rover para essa viagem [:D]

Só acho estranhíssimo um C220 fazer 8lt... mas desconheço o percurso, mas há 350cdi a fazer menos...

O ideal era ter um de cada na garagem. O projecto GTT está quase pronto e assim fica mais completa. Um TT a serio, um SUV para as viagens e 120 cv com 850 kg para matar o vicio. :)

Eu so acho é que os suv têm evoluido muito , e são hoje em dia, "cruisers" muito capazes, e com as vantagens de terem mais altura ao solo e pneus mais altos.

O Mercedes dele tb me parece gastar de mais. Mas ia carregado com 4 pessoas e AC e eu ia só com dois a bordo. Mas aquela unidade tem para lá de 400 kms kms, pode já não estar com as faculdades todas.

Last edited:
Eu realmente costumo ir a festas no meio do monte, vou comprar um SUV!... NOT [:D]

Obviamente coisas como o Captur não são suvs, apenas piadas de mau gosto [:cool:]

Continuam a chamar SUV a tudo o que mexe com sapatos de salto alto e alguns plásticos.

Sports Utility Vehicle digamos que não é um conceito propriamente rígido...

Temos por ordem de coiso
Jipe - SUV - Crossover - MPV

Tudo baralhado por aspecto, tipo de tracção, segmento, nome...

Vamos ser picuinhas com as fronteiras entre cada um? Isso é relevante para a discussão ?

Continuam a chamar SUV a tudo o que mexe com sapatos de salto alto e alguns plásticos.

Faz sentido para diferenciar. Tens os carros normais, tens os TT, vulgarmente denominados por jipes que são para quem realmente leva com muita terra e poeira no dia a dia e no meio os SUV/CUV ou lá o que é.

Isto é o quê? Tem uns plásticos e suspensão 2cm mais alta...

5.jpg

Back