Suvs - Porquê???

IGNIS.jpg

mais um SUV [:cool:][:cool:][:cool:][:cool:]

Que confusão aqui foi ontem. Porquê SUV? Os argumentos do autor percebo: Menos massa, centro de gravidade baixo: é tudo certo.

Agora para responder ao autor: A procura de 1 SUV normalmente é pela polivalencia:

Eu ainda nao percebi se este tópico é para explicar o porque dos SUV ou apenas para falar das desvantagens do mesmo.

Para mim vendo a escolha das pessoas a minha volta é simples: Entre uma carrinha (a procura da polivalencia começa por estates) tipo uma Octavia Break, uma passat ou um Ateca por exemplo, para a maioria das pessoas a dinamica vai ser a mesma.

Eu tenho uma passat TDI 130 carrinha. Muito bom: espaço para 4 pessoas perfeito, mala acima dos 500 litros (bom para viagens). Agora é mais dinamica que um Ateca?

Mais 1 vez: eu nao gosto de generalizações porque torna qualquer discussão sem sentido. Mas uma vez que conduzo Q2 1.4 TSI 150 sport e Ateca 1.4 TSI 150 e tenho a passat TDI 130.

Sinceramente, duvido que eu sinto que a Passat me de mais sorrisos a conduzir ou eu sinta que posso ir a 150 muito mais confortavel ou em estranhas de montanha posso sentir o tal centro de gravidade mais baixo e as transferencias de massa (pela minha experiencia de condução é tudo treta).

E depois estamos a falar da maioria das pessoas, que eu tambem duvido que notem a diferença entre um Ateca e uma passat carrinha.

Agora casos que nao tem sentido como comparar um mini cooper s ou um jaguar f-type a um SUV, obvio que se sente a diferença. Mas mais 1 vez, no mundo real nao tem sentido. As pessoas que tem f-type, tem tambem um GLC 43 amg (nao possuem um ou outro).

Dai o porque dos SUV. Entre um Ateca e uma passat carrinha dinamicamente teria as minhas duvidas. E este ano vi escolherem Ateca e Passat conforme as preferencias.

Last edited:
Estamos mesmo a questionar se um carro mais alto com suspensões geralmente mais moles, é mais ou menos dinâmico que um carro oposto? Ok...

Claro que sentem. Se isso é relevante é outra questão e vai de cada um...

Dificilmente um Qashqai irá ser tão dinamico como um Pulsar, por exemplo. Um Ateca que um Leon... Por aí fora. E isso sente-se. Se já conduziste um SUV de segmento B ou C, e um modelo equivalente, irás entender bem.

Tens a desvantagem da altura, do peso, do setup de suspensão mais brando e mole em geral...

A maioria não liga a dinâmica, é uma realidade, se calhar a altura ao solo para subir passeios é mais interessante. São escolhas como em tudo.

Estamos mesmo a questionar se um carro mais alto com suspensões geralmente mais moles, é mais ou menos dinâmico que um carro oposto? Ok...

Mais moles não ! com mais curso, o que é naturalmente diferente.

O próprio conceito de dinâmica não me parece igualmente percepcionado por toda a gente. É ser capaz de ser mais rápido num circuito sinuoso ? ou mais divertido ? ou será pelo nível de envolvimento, controlo e feedback que oferece ?

Falta muita ciência e experiência por aqui, conduzir um A4 e um Q5 é mais próximo do que conduzir um A4 ou um Cayman por ex.

Essas comparações sem grande sentido...

Lógico que um A4 e um Q5 é mais próximo que conduzir um A4 a um Cayman... Mas isso nem se questiona. Mas o Q5 tem a mesma dinâmica que o A4? Não me parece... É isso que discute, carros semelhantes e que até usam plataformas idênticas, não desportivos com familiares....

A dinâmica não é muita exacta, mas noções que são claras e objetivas, e a Natureza de qualquer SUV com que tenha pior dinâmica que um carro idêntico.

Se o topico fosse prazer de conducao eu teria muitas duvidas em fazer 1 pontuacao diferente:

Aluguei imensas vezes fazendo percursos de 500 a 1000 kms com mini cooper S e GLA 250 4matic.

Tenho mesmo dificuldade em dizer qual tive mais prazer. Em piso molhado o 4matic e os excelentes 211 cavalos em gottard pass ou italia ou franca.

Sinceramente, rotundas, aceleracoes 40 aos 120, e fazer 1 montanha eu daria a mesma pontuacao.

Eu comprei o GLA por isso.

O GLA250 foi o carro que adorei. So nao gostava porque nao tinha tecto panoramico.

O meu GLA foi gracas a hertz: mais de 10 alugueres do 2504matic.

Por exemplo nao gostei da E250cdi. Dinamica zero mas bom cruiser

Eu percebo qurm compre um F-Pace V6 do que uma E250cdi pelo prazer de conduzir.

Dai eu achar estranho muitas ilacoes que parecem axiomas.

Uma berlina e sempre melhor que um SUV. Errado. Compra la um leon e mete um motor diesel, pesado.
Quem compra um leon diesel vai afirmar que o comprou por ser dinamico? Se me falarem no 1.0 tsi levezinho...agora diesel.

Nao e assim tao simples.

Last edited:
Superfast, desculpa la, mas uma berlina é sempre melhor que o SUV correspondente e a tua experiência com GLA e o Mini dá vontade de rir, nunca na vida o GLA transmite as sensações que o Mini proporciona ao seu condutor.

Cumps

Se tu o dizes deve ser verdade...

Vou-te contar 1 historia:

Em 2001 um senhor fazia domicilios em Ermesinde e trabalhava no Trofense. Tinha de fazer todos os dias a serra de valongo.

Este senhor teve corsa GT, ax gti etc.

Em 2001 um A4 sport. Tinha um segundo veiculo mazda mx-5 de 99. Trocou por um RAV4 e manteve-se 5 anos.

O problema deste topico e passa por muitos autores e que trocar um mx-5 por um Rav e heresia.

No entanto e muito mais feliz com o rav 4 do que foi com o mx5.

Quem me conhece sabe quem e.

Afirmar a boca toda que um cooper S vai fazer mais sorrisos do que um GLA 250 e ERRADO.

Eu nao acho muito pratico ir para 1 estrada de mato com pedras num cooper S.

Situacao 2:
Mete 300 kgs no Cooper S ( 4 pessoas de 75 kgs media) mete malas ( digamos 50 kgs) e mete 2 bicicletas na traseira e o kit de kayak em cima.

Deve ficar com 1 altura ao solo fantastica. Agroa passa a 50 numa pasaagem de nivel. Numa cidade passa 10x por obras, carris de tram.

1 maravilha de 1 viagem.

Last edited:
Respondendo ao topico: Se vires no meu facebook meto relatos das minhas viagens.

Levar os filhos, os caes, rebocar os cavalos/motocross, bicicletas, motocross e muito mais conveniente em SUV.

Depois a tendencia e fazer mais ferias/viagens frequentes do que tirar 1 bloco de ferias.

Seja 500..1000 kms e levar a tralha toda um SUV e melhor: Casal 2 filhos, bicicletas e caes?

Vais levar num focus? Dar dá mas 1 Suv parece melhor

Eu comprei o GLA por isso.

O GLA250 foi o carro que adorei. So nao gostava porque nao tinha tecto panoramico.

O meu GLA foi gracas a hertz: mais de 10 alugueres do 2504matic.

Por exemplo nao gostei da E250cdi. Dinamica zero mas bom cruiser

Eu percebo qurm compre um F-Pace V6 do que uma E250cdi pelo prazer de conduzir.

Dai eu achar estranho muitas ilacoes que parecem axiomas.

Uma berlina e sempre melhor que um SUV. Errado. Compra la um leon e mete um motor diesel, pesado.
Quem compra um leon diesel vai afirmar que o comprou por ser dinamico? Se me falarem no 1.0 tsi levezinho...agora diesel.

Nao e assim tao simples.
Estranho é ires contra leis da física.

Qual a parte a nível dinamico que é pior quando aumentas altura, peso, distância ao solo, centro gravitacional pior... Que não entendes?

Sim, um Leon Diesel ira ser, naturalmente, mais dinâmico que um Ateca equivalente. Parece claro.

Já fiz muitos km em Qashqai, ASX, inclusive uns milhares em Range Rover, podem ter muitos atributos, mas dinâmica? Não... Não é de todo o seu forte, isto quando comparado a carros equivalentes.

Aliás, de uma Astra de 2008 para uma C-Max notei que esta última era pior dinamicamente... quanto mais para um SUV.

Que gostes mais, é um gosto teu, nada contra. Mas queres dar a entender que um GLA é mais dinâmico que um Cooper S é algo comico.

Começamos a entrar no campo, já habitual teu, de tentares por tudo validares a tua escolha.

Se tu o dizes deve ser verdade...

Vou-te contar 1 historia:

Em 2001 um senhor fazia domicilios em Ermesinde e trabalhava no Trofense. Tinha de fazer todos os dias a serra de valongo.

Este senhor teve corsa GT, ax gti etc.

Em 2001 um A4 sport. Tinha um segundo veiculo mazda mx-5 de 99. Trocou por um RAV4 e manteve-se 5 anos.

O problema deste topico e passa por muitos autores e que trocar um mx-5 por um Rav e heresia.

No entanto e muito mais feliz com o rav 4 do que foi com o mx5.

Quem me conhece sabe quem e.

Afirmar a boca toda que um cooper S vai fazer mais sorrisos do que um GLA 250 e ERRADO.

Eu nao acho muito pratico ir para 1 estrada de mato com pedras num cooper S.

Situacao 2:
Mete 300 kgs no Cooper S ( 4 pessoas de 75 kgs media) mete malas ( digamos 50 kgs) e mete 2 bicicletas na traseira e o kit de kayak em cima.

Deve ficar com 1 altura ao solo fantastica. Agroa passa a 50 numa pasaagem de nivel. Numa cidade passa 10x por obras, carris de tram.

1 maravilha de 1 viagem.
Por favor... Menos.

Então fazer estradas de mato com um Mini tem haver com dinâmica? Claro que aí um GLA vai-se safar melhor, é para isso que serve.

Não generalizes um gosto teu. Em estrada sinuosas é óbvio que um Mini irá dar mais prazer que um GLA, é para isso que ele é feito e é para isso que é um dos melhores hot hatch.

O GLA não tem pretenções dinâmica nenhumas... Parece-me claro que a sua vertente seja da utilidade e não fazer serras.

Mas e isso. As pessoas vao comprar um carro e pensam em tudo.

Mesmo que nunca vao dar. Eu nao estou a falar por mim. Eu vou com muita gente comprar carros.

Neve (aqui ha muitas), Caes (e tudo o que e preciso), gatos, filhos, motocross, bicicletas.

Muita gente tem um SUV e um 595 abarth.

O topico pergunta o porque de SUV. Nao estou a discutir se um cooper S é mais dinamico.

Mas muita mesmo muita gente vai ver o boxster e vem com o Macan.

O ultimo foi ver o XE e trouxe o F-Pace.

Eu fui ver um GLA 200 um 250 e um C200.

Trouxe o mais barato :)

Last edited:
Não percebo pq tanta discussão, certas categorias de carros serão melhores a fazer A do que B, outras melhor B do A, é só escolher o que se quer ou precisa e é sempre bom que haja variedade para haver mais escolha.

Em ultima analise, cada um compra o que lhe der na gana e ninguém tem nada a ver com isso, a não ser que prejudique terceiros. Aqui não estou a ver que aconteça pelo que...

Back