Tesla Cybertruck

Ouvir o Lars, no vídeo do Top Gear, é uma oportunidade única também.

A Tesla transborda talento. Um dos grandes pontos fortes do Musk é selecionar pessoas/talento.

Há um mês atrás tivemos a oportunidade de ouvir o Dan (responsável pelo Semi) e agora o Lars. Tudo gente nova e genial.

Nada de reumáticos cheios de caspa nas ombreiras e ultrapassados! [:D]

Porque é demasiado básico.
Vê o vídeo do Cammisa e depois vê o do Top Gear.

Confia em mim! [:D]

Já vi os primeiros 15min e de facto a produção do video é 5 estrelas.
Mas acho que para já perdeu muito tempo com os arranques e ser mais rápido que a Rivian e o Hummer.

EDIT: Já vi o video todo. De facto uma espectaculo em termos de produção, qualidade e explicação.
Com boa explicação dos 800v ou dos 48v. E detalhes do drive by wire e dos painéis de alumínio e chassis.
Muito fixe sim.

Mas até achei curioso o detalhe no final de comparar com o Model X e o facto de hoje ser um flop e o Musk admitir que não o devia ter feito assim. E volta a repetir a dose, com algo super maluco e que teve um R&D gigantesco.

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Eu já vi os vídeos principais e, no final, acho que a Cybertruck pode ser analisada sob diversos pontos.

Para já, vou sempre aplaudir uma empresa que tenta ser disruptiva numa indústria tão tradicional. E a verdade é que a Tesla tem marcado algumas tendências, que são depois seguidas pelos fabricantes mais tradicionais, como aconteceu com a ideia de ter tudo centrado num ecrã. Uma ideia má, diga-se. Mas foi “inventada” pela Tesla.

Como pick-up em si a Cybertruck será a melhor? Não sabemos porque não se fala em capacidade off-road e, além disso, é muito mais cara que as tradicionais.

Esteticamente é horrível. Um mono autêntico.

Tecnicamente, baseando-me nos vídeos, tem soluções muito interessantes, nomeadamente a direção sem ligação mecânica. Mais uma vez, se resultar, vai marcar a indústria. E nisso a Tesla tem claramente gente competente.
Toda a parte multimedia também é impressionante, como sempre.

Depois claro há o habitual show-off dos fanboys. Quando a Porsche e a Hyundai lançaram a arquitetura de 800v, dizia-se ser inútil. Agora é. Tesla e isso já passa a ser uma maravilha.
A mesma coisa para o eixo traseiro direcional. Nada de revolucionário aqui.

Resta aferir também a qualidade de construção, que parece ser dúbia.

PS: o model 3 Highland também tem o comando da transmissão no plafonier do teto. Está apagado, mas acende com a aproximação da mão.

Vamos lá ver.

Quantas pick ups VCS conhecem com:

Mais de 800 CV e zero aos 100 em 3 Seg
Com direcção by wire
Direcção às 4 rodas
Suspensão pneumática ajustável em altura
Mala na frente
Bed que tanto pode estar aberta ou fechada
Etc

A nossa referência para pick up é a Mitsubishi L200, parece um carro de bois comparado com o cyber truck

Eu já vi os vídeos principais e, no final, acho que a Cybertruck pode ser analisada sob diversos pontos.

Para já, vou sempre aplaudir uma empresa que tenta ser disruptiva numa indústria tão tradicional. E a verdade é que a Tesla tem marcado algumas tendências, que são depois seguidas pelos fabricantes mais tradicionais, como aconteceu com a ideia de ter tudo centrado num ecrã. Uma ideia má, diga-se. Mas foi “inventada” pela Tesla.

Como pick-up em si a Cybertruck será a melhor? Não sabemos porque não se fala em capacidade off-road e, além disso, é muito mais cara que as tradicionais.

Tecnicamente, baseando-me nos vídeos, tem soluções muito interessantes, nomeadamente a direção sem ligação mecânica. Mais uma vez, se resultar, vai marcar a indústria. E nisso a Tesla tem claramente gente competente.

Depois claro há o habitual show-off dos fanboys. Quando a Porsche e a Hyundai lançaram a arquitetura de 800v, dizia-se ser inútil. Agora é. Tesla e isso já passa a ser uma maravilha.

PS: o model 3 Highland também tem o comando da transmissão no plafonier do teto. Está apagado, mas acende com a aproximação da mão.
Resumo perfeito.

Também gostei bastante da review, mas haviam lá uns comentários meios fora de contexto. Tipo comparar o Cx com os de desportivos, que por motivos óbvios têm um Cx muito pior que um carro feito para ser eficiente. Para não falar na área frontal que se deixou de lado.

Pelo menos o Camisa teve a decência de dizer que não se conduz como um 911 😊 mas quem conhece o Camisa também não o precisava ouvir dizer tal coisa.

No geral continuo sem perceber qual é o factor que vai roubar todos os compradores de Fords e GMs, mas admitidamente que não sou target buyer e não faço ideia o que é que esta malta quer num carro.

• Like
É espectável que a maioria tenha pouco ou nenhum conhecimento técnico e emitem opiniões de acordo com o estado de espírito.

Mas procurem entender o que significa passar para um sistema de 48V, ou como a estrutura está desenvolvida com o aço inox, a direção drive by wire etc etc.

O Rei Sol já inventou máquina do tempo? Bem-vindo a 2013...
A Tesla apresenta bastantes "novidades" que já existem há muito tempo. O Musk consegue tapar os olhos aos inúmeros fãs desinformados da marca 👏

Vamos lá ver.

Quantas pick ups VCS conhecem com:

Mais de 800 CV e zero aos 100 em 3 Seg
Com direcção by wire
Direcção às 4 rodas
Suspensão pneumática ajustável em altura
Mala na frente
Bed que tanto pode estar aberta ou fechada
Etc

A nossa referência para pick up é a Mitsubishi L200, parece um carro de bois comparado com o cyber truck

Nenhuma...
A Tesla é uma marca inovadora e está a trabalhar nisto há mais de 4 anos.
E parece-me é claramente uma mostra de potencialidades para os futuros modelos.

Agora é ver o que interessa, o que não interessa e o que pode ser adaptado.
Acho que tem opções óptimas para quem é cliente deste tipo de carro nos US. Por cá acho que não haverá assim tantos clientes.

A comparação com a L200 é preciso ter cuidado, tens L200 com 20 anos que nunca viram uma oficina da marca, nem nunca viram uma estrada de alcatrão. A Cybertruck pode ser melhor em tudo, mas temos de esperar 20 anos de abuso a ver o que dá.

• Like
O Rei Sol já inventou máquina do tempo? Bem-vindo a 2013...
A Tesla apresenta bastantes "novidades" que já existem há muito tempo. O Musk consegue tapar os olhos aos inúmeros fãs desinformados da marca 👏
Apresenta um veículo com direção drive by wire sem qualquer ligação mecânica da direção com as rodas....

Nem precisas de perder tempo, não existe.
Da mesma forma que não existe nenhum com arquitetura de 48V

Apresenta um veículo com direção drive by wire sem qualquer ligação mecânica da direção com as rodas....

Nem precisas de perder tempo, não existe.
Da mesma forma que não existe nenhum com arquitetura de 48V

Lembro-me de ter visto um da Lexus há uns meses atrás:

Tens razão julguei que seria semelhante ao da Infinity com a colina de direção de backup.

De qualquer das formas, por este preço um carros com este nível de potência, performance tamanho, tecnologia não há nada que se compare.

Que carro por cerca de 55k Euros tem suspensão pneumática ajustável, direção às 4 rodas etc?

Tens razão julguei que seria semelhante ao da Infinity com a colina de direção de backup.

De qualquer das formas, por este preço um carros com este nível de potência, performance tamanho, tecnologia não há nada que se compare.

Que carro por cerca de 55k Euros tem suspensão pneumática ajustável, direção às 4 rodas etc?

Concordo sim, e até porque me parece que a Lexus na verdade ainda não tem isto em produção - não encontro essa opção no configurador. Apresentaram o sistema, e ficou na prateleira.

Em relação ao preço, comparando com o que existe no mercado a Cybertruck é barata, tal como acontece com o Model 3 e Y. Uma pick up truck tradicional minimamente bem equipada manda-se facilmente para os 50k.

Em relação à qualidade aparentemente é muito boa. Se estiver ao mesmo nível dos Model 3 e Y é excelente.

É natural que haja entusiasmado em relação a um veículo que é um dos mais inovadores da História da indústria automóvel. Também é normal os haters e a desinformação porque há pessoas que invejam o sucesso.

A Tesla arrisca, a Tesla até se pode dar mal, mas vou sempre aplaudir quem arrisca, quem tem ir mais além. Quem não se fica pelo "mais do mesmo".

Se há algo que não gosto (para ser proprietário note-se) é carros que sejam muito show off.

No entanto, ironicamente, acho que o design desta CT bastante interessante. Uma verdadeiro pedrada no charco! E é pena terem usado este design para um pickup, esta linguagem num super desportivo poderia ser bem interessante, um pouco como o Countach há 50 anos atrás.

Mas claro que é só a minha opinião. E em preto matte como se viu num dos vídeos fica igualmente senão ainda mais "brutal".

Eu sei que há muito fan boy, mas não sei se haverá tantos ou mais haters da Tesla (e dos EVs em geral) para ser sincero.

Se alguém só agora achar que 800V é que é sou o primeiro e dizer que essa pessoa é parva, mas pelo menos eu ainda não vi ng a dizer isso. O que vi na altura do lançamento do Taycan foi algum pessoal comentar que os 400V permite um sistema mais eficiente e, acho, que era mais barato (talvez sobretudo pelas questões de economias de escala e não tanto materiais já que os 800V diminiu a necessidade volume/peso de cabos de cobre).

Agora acho que só gente cega ou pouco informada sobre o tema não percebeu imediamente as grandes vantagens da arquitetura 800V, nomedamente na potência máxima de carregamento e na questão de permitir repetir vezes sem conta arranques sem perda de performance. Mas tb acho normal que, à época, uma marca como a Porsche desse mais valor a isto por razões históricas e por ser uma marca de carros desportivos, e não tanto a Tesla que vive mais do hype e dos números apenas pelos números.

Acho que esta CT até pode vir a ser um flop, quer no geral (em vendas) quer a realmente materializar os vários "primeiros" gerais (construção toda com paineis de aço inoxidável, 48V e steer-by-wire) e primeiros para um pick-up (direcção às quatro rodas e suspensão pneumática ajustável em altura).

Tal como em termos de condução me parece ser de longe a melhor pickup de sempre. Se quem é purista vai comprar um CT em vez de um desportivo? Claro que não, mas se precisas (ou queres...) uma pickup e dás valor a isto pq não ter a melhor nesse sentido?

Mais uma vez digo, até pode vir a ser um flop, acredito que a maioria do típico comprador de trucks não goste disto (nem do preço, nem do facto de ser EV pois prefere a simplicidade de um ICE na hora de abastecer etc.), no entanto se tivesse de apostar diria que esta CT vai trazer pessoas que não eram compradores de trucks a finalmente comprar uma truck... Muito mais do que vai trazer malta que já é fã do tipo de produto há anos ou décadas.

Da mesma forma que há muita gente que nunca ligou a carros e sempre teve carros modestos e/ou banais e agora tem o TM3 da moda pq é fã de tecnologia e afins.*

Ah e por fim, houve gente aí a falar como se fosse importante o mercado europeu ou qlq outro que não o americano. Isso é irrelevante pq só vai ser vendida nos EUA, o que faz sentido.

Quantas F-150 é que vocês já viram em PT ou no resto da Europa? Eu acho que só vi uma...

Eu acho que o TM3 é o Ford Model T dos tempos modernos e esta CT pode ser o equivalente para as pickups nos EUA.

*daí tb muitos não se importarem de andar a 120, já andava a essas velocidades dantes... embora tb haja gente que vinha de bons (ou relativamente bons) ICEs e teve de mudar o seu ritmo em AE claro. eu próprio acho que teria de mudar um pouco pq detesto parar, e se parar o mínimo tempo possível e só ao fim de pelo menos 250km (e isto para viagens de pelo menos 400km).

PS: (quase) nada a ver, mas acho que no último mês já vi entre 15 a 20 TM3 Highland na AML, fora um camião cheio deles na A6 há duas semanas atrás. Os do camião eram todos brancos e dos outros a rolar acho que só 1 ou 2 não eram brancos. É impressionante, toda a gente poupa na PM [:D]

Eu acho que o carro resulta (bem) melhor no novo cinzento escuro (ou no azul escuro), mas tb sei que a maioria das pessoas não gosta necessariamente do branco mas sim de poupar 1000 e tal paus [:D]

Last edited:
Já sabemos que os prazos da Tesla e do Elon valem o que valem, e esta CT demorou realmente 4 anos até finalmente aparecer...

... mas qaunto ao preçto é preciso perceber que ng preveu o COVID e a disrupção nas cadeias, nem que os bancos centrais iam andar 2 anos seguidos a imprimir dinheiro sem fim etc. etc.

Portanto é normal que o preço de acesso passe de ~40k para ~60k USD. Sim pq os 39,9xx smp foi para a versão de acesso RWD e que nunca ia sair ao mesmo tempo que as outras versões mais caras.

Portanto ao fim de 4 anos um aumento de 50% não é assim tão descabido, infelizmente...

Quanto aos 100k desta Cyberbeast tb não me choca pq basicamente é um produto totalmente novo e inovador e há muita procura pelo que a Tesla pode-se dar ao luxo de pedir "o que quiser", pelo menos nos próximos meses. Lá para 2025 é que a conversa será outra.

Para mim onde eles mais se enterraram foi na autonomia, e aqui não encontro justificação. Originalmente falava-se em >500 milhas, afinal mesmo a versão com mais autonomia (a dual motor) anuncia 340. Isto são quase 260km de diferença, não é brincadeira.

Quanto À construção, provavelmente não será o potno mais forte. Os Teslas sempre foram carros fracos nisso, embora tenham evoluído e o TMS Plaid já não é assim tão mau, no entanto a CT parece um passo atrás (talvez pq gastaram o dinheiro todo no resto...).

Por fora tenho as minhas dúvidas é quanto arranjos em caso de acidente. Cada painel daqueles deve custar uma fortuna e neste momento eles precisam deles todos para vender CTs novas, um tipo que bata deve ter de esperar...

Se até para banais TM3 cá em PT lê-se por aí filmes de 6 meses para chegarem peças etc., imagino neste caso tão especifico.

Já sabemos que os prazos da Tesla e do Elon valem o que valem, e esta CT demorou realmente 4 anos até finalmente aparecer...

... mas qaunto ao preçto é preciso perceber que ng preveu o COVID e a disrupção nas cadeias, nem que os bancos centrais iam andar 2 anos seguidos a imprimir dinheiro sem fim etc. etc.

Portanto é normal que o preço de acesso passe de ~40k para ~60k USD. Sim pq os 39,9xx smp foi para a versão de acesso RWD e que nunca ia sair ao mesmo tempo que as outras versões mais caras.

Portanto ao fim de 4 anos um aumento de 50% não é assim tão descabido, infelizmente...

Quanto aos 100k desta Cyberbeast tb não me choca pq basicamente é um produto totalmente novo e inovador e há muita procura pelo que a Tesla pode-se dar ao luxo de pedir "o que quiser", pelo menos nos próximos meses. Lá para 2025 é que a conversa será outra.

Para mim onde eles mais se enterraram foi na autonomia, e aqui não encontro justificação. Originalmente falava-se em >500 milhas, afinal mesmo a versão com mais autonomia (a dual motor) anuncia 340. Isto são quase 260km de diferença, não é brincadeira.

Quanto À construção, provavelmente não será o potno mais forte. Os Teslas sempre foram carros fracos nisso, embora tenham evoluído e o TMS Plaid já não é assim tão mau, no entanto a CT parece um passo atrás (talvez pq gastaram o dinheiro todo no resto...).

Por fora tenho as minhas dúvidas é quanto arranjos em caso de acidente. Cada painel daqueles deve custar uma fortuna e neste momento eles precisam deles todos para vender CTs novas, um tipo que bata deve ter de esperar...

Se até para banais TM3 cá em PT lê-se por aí filmes de 6 meses para chegarem peças etc., imagino neste caso tão especifico.

O Model 3 e Y em termos de construção é muito bom. Por 40k não há um carro do segmento D com melhor construção/segurança/fiabilidade.

Se alguém só agora achar que 800V é que é sou o primeiro e dizer que essa pessoa é parva, mas pelo menos eu ainda não vi ng a dizer isso. O que vi na altura do lançamento do Taycan foi algum pessoal comentar que os 400V permite um sistema mais eficiente e, acho, que era mais barato (talvez sobretudo pelas questões de economias de escala e não tanto materiais já que os 800V diminiu a necessidade volume/peso de cabos de cobre).

Agora acho que só gente cega ou pouco informada sobre o tema não percebeu imediamente as grandes vantagens da arquitetura 800V, nomedamente na potência máxima de carregamento e na questão de permitir repetir vezes sem conta arranques sem perda de performance. Mas tb acho normal que, à época, uma marca como a Porsche desse mais valor a isto por razões históricas e por ser uma marca de carros desportivos, e não tanto a Tesla que vive mais do hype e dos números apenas pelos números.

Isso era o vrs200 nos dias após o lançamento do Taycan. Mas ainda quer ser levado a sério 🥲

eu achava a cybertruck meio esquisita quando saiu, mas agora até acho piada.. é certamente futurista no aspeto e não é um trambolho completo como foi p.ex. o bmw i3

e se o aspeto é futurista, em matéria de engenharia a cybertruck está a léguas da concorrência (a acreditar nos vídeos, claro.. coisa que tem muito que se lhe diga lol)

Back