Eu continuo achar que a melhor solução para os EV era os grandes fabricantes, juntarem-se e definirem um standard de baterias e arranjar um modelo "plug&play" em que se podia fazer a troca da bateria como quem troca no telemóvel. Mas não sei se seria técnicamente possível.
Mesmo que substituir uma bateria fosse 10 minutos, e tivessem de ser feitas obras nos postos de abastecimento (ter elevadores ou fossos para proceder à troca).
Não seria uma solução barata, mas acho que é muito mais escalável do que andar a instalar pontos de carregamento em todos os estacionamentos...
Já foi tentado e essa empresa, Better Place, faliu.
Apareceram antes do tempo, os elétricos não se democratizaram como estavam à espera, e além disso, como referiste, obrigava a criar um standard entre todos os construtores, que iria afetar a construção de todos os carros.
Todos eles teriam de permitir remover as baterias por baixo.
A ideia até era boa, mas a meu ver, mais vale enterrar dinheiro nos carregadores.
Seria uma questão de tempo até a tecnologia dos carregamentos evoluir ao ponto de tornar a troca de baterias um modelo de negócio inviável.
A Tesla já tem isso.
Não demora 10 mins, demora menos de 2 mins.
Eu sou apologista disso mas por algum motivo que me escapa, não teve sucesso. A Tesla tem isso mais ou menos "encostado".
Mas o interessante aqui é que a Tesla tinha a logística toda pronta e a funcionar. Os clientes é que não aderiram à ideia.
Construtor novo, mas já a sabe toda. [

]
Esse projecto da Tesla foi devidamente "esquecido", porque não passou de uma manobra showoff para conseguir mais créditos de carbono, para vender posteriormente a outros construtores que necessitavam deles por somas milionárias.
E a conspiração - muito real - é ainda mais colorida, quando existem fortes suspeitas de que os regulamentos da CARB que atribuiam mais créditos a quem dispusesse desta tecnologia, tiveram a mão preciosa da Tesla na sua definição.
A Tesla construiu apenas uma estação de troca de baterias e de momento está ao abandono. Segundo os relatos, nunca houve nenhum Model S a usá-la.
Não é uma questão dos clientes não aderirem... A própria Tesla não queria saber do assunto, convenientemente. A aposta deles sempre foi a ampliação de rede de Superchargers. E agora com o Model 3, vão começar a faturar, que os carregamentos já serão a pagar.
Divirtam-se... (acho que o assunto aparece apenas na segunda parte do video)