Tópico Cinéfilo v2.0

A-single-man.jpg

Fui ver este filme na 6ªfeira completamente às aranhas. Não li sinopse nem nada do género, cheguei ao cinema, vi o cartaz e disse para mim (e para quem me acompanhava) "tem o Colin Firth, deve ser bom, siga".

E não é que tive uma agradável surpresa?
No início confesso que comecei a ficar um bocado "admirado" com o filme e o pensamento que ia saír dali desiludido começou a ganhar força. Mas com o desenrolar do filme apercebi-me que estava enganado e cresceu para um filme que considero muito acima da média. A maneira como retrata a dor do personagem principal usando alguns paralelismos e nunca caíndo em clichés (ou pelo menos em demasiados) agradou-me imenso. Nota positiva também para a fotografia do filme e todo o ambiente 60's recriado.
Fico-me por aqui para não mandar spoilers.

Filme de 8/10 para mim. Aconselho.

The Time Traveler's Wife

Achei o filme muito interessante, conta a historia de um homem que tem problema genetico que lhe provoca viagens involuntárias no tempo e as complicações que isso tem na sua vida.

the-time-travelers-wife.jpg

The Time Traveler's Wife (2009) - Official Trailer

It's Complicated

Quando um casal que se tinha divorciado faz 10 anos voltam a dormir juntos a coisa complica-se. Uma comédia romântica com um bom elenco mas o resultado final acaba por ser mediano, filme tipico de domingo a tarde.

itscomplicatedpic3.jpg

It's Complicated - Official Trailer

"Se não questionas o que acreditas, não podes acreditar. Eu prefiro questionar.."

É com esta citação que começo a análise a este filme:

agora.jpg

Sou um homem da Ciência por vocação e por profissão e só por isso este filme me tocou tanto. Conta a história da filósofa Hypatia de Alexandria no inicio do Cristianismo e é uma grande crítica ao mesmo.

A ser verdade o revelado no filme, graças ao Cristianismo estamos uns bons séculos atrasados ao que poderíamos estar. Relembro que o fanatismo religioso é pura e simplesmente uma estupidez, um atentado à Humanidade. A destruição da mítica biblioteca de Alexandria assim o atesta. O Homem só 1200 anos depois é que redescobriu algumas das publicações destruídas.

Uma grande Rachel Weisz, grandes cenários. Um bom filme.

"Se não questionas o que acreditas, não podes acreditar. Eu prefiro questionar.."

agora.jpg

Sou um homem da Ciência por vocação e por profissão e só por isso este filme me tocou tanto. Conta a história da filósofa Hypatia de Alexandria no inicio do Cristianismo e é uma grande crítica ao mesmo.

A ser verdade o revelado no filme, graças ao Cristianismo estamos uns bons séculos atrasados ao que poderíamos estar. Relembro que o fanatismo religioso é pura e simplesmente uma estupidez, um atentado à Humanidade. A destruição da mítica biblioteca de Alexandria assim o atesta. O Homem só 1200 anos depois é que redescobriu algumas das publicações destruídas.

Também vi e gostei nem que fosse devido à Rachel Weisz [br:)]. Investiga no wikipedia, que o filme tem muito de verdade[;)].

agora.jpg

Nem imaginas como isso é verdade, mas não apenas derivado do Cristianismo e outras religiões. Também devido a uma falta imensa de sorte ou até visão[:D]

Na Grécia Antiga já existiam teatros "portáteis" (estilo quase teatro de marionetas) perfeitamente mecanizados, com complexos sistemas de roldanas, engrenagens e pesos / contra-pesos, para mudanças de cenário, por exemplo.

Um fabricante de brinquedos da altura, tinha no seu estabelecimento brinquedos a vapor. Por uma unha negra não tivemos a máquina a vapor quase 2000 anos antes de ela ter aparecido. Se o homem se lembrasse de acrescentar uma engrenagem à coisa, a Revolução Industrial não teria 250 anos, mas 2000. Dá que pensar.

Estes tipos estavam já tão à frente (tecnologicamente e não só, como o estudo das ciências, ou naquela altura, filosofia), que só mesmo guerras sem fim entre as diversas cidades estado gregas e, depois com a entrada dos Romanos na questão, que por sua vez culminam com a implementação do Cristianismo em grande escala, nos podiam enviar novamente para a idade da Pedra.

Este filme é um óptimo testemunho de como se pode estar num virar de página, andando passos largos para a frente na forma como entendemos o que nos rodeia, conseguimos dar logo dois passos atrás, devido a certas circunstâncias, e ficar "burrinhos" e "tapados" durante mais um milénio.
Teve-se de esperar pelo Renascimento, no séc XV para um pouco de luz no caminho. É muito tempo de estagnação.

----------------------------------------------------------------------

Voltando aos filmes

Vi recentemente o ultimo do Woody Allen, Whatever Works, e sinceramente curti imenso a coisa.
Larry David (criador do Seinfeld) dá uma vivacidade incrivel ao filme, com um tipo de humor do mais sarcástico e caustico que há.
Não conheço bem as obras antigas de Woody Allen, mas pelo que tenho lido, este Whatever Works parece ser um revisitar desses filmes.
Tenho estado mais em contacto com as obras mais recentes do mesmo, onde destaco o Match Point, que é realmente muito bom.

Apesar de já ter visto diversas comédias do mesmo, Whatever Works pôs-me a rir de forma muito mais convincente, com aquela personagem neurótica e sarcástica.

Evan Rachel Wood em grande, com o seu look de menina ingénua e inocente, algo tótó, numa relação improvável (como acontece em outros filmes do autor)com o rezingão Larry David.

Uma boa surpresa.

------------------------------------------------------------------

Também vi o Lobisomem, e poxa, deu pica.
Os efeitos especiais hoje em dia, dão para revitalizar bastante velhas temáticas, e quando bem feitas, como em Wolfman, ajuda a criar propostas bem crediveis e impressionantes.

Depois de quantidade excessiva de filmes sobre dráculas e lobisomens num ponto de perspectiva demasiado juvenil para meu gosto, este Wolfman põe-os no sitio[:D]

Inglaterra Vitoriana no seu melhor. Atmosferas tenebrosas e densas e excelentes actores a darem uma boa solidez ao filme.
Grandes doses de carnificina pelo meio a darem a única cor ao filme.[:D]

2 hrs de ficar agarrado à cadeira. Aprovado.

Este finzemana vi uma animação

affiche-planet51.jpg

Uma boa paródia à América dos anos 50. Piadas engraçadas. Bom para ver em casa de preferência antes da quadrilogia do Aliens.

Imdb - x
Eu - 51

Ultimo filme visto:

Se não querem perder 90 minutos da vossa vida, saltem este filme e vão fazer uma coisa mais interessante, não tem ponta por onde se lhe pegue, muito fraco.

O filme chamou-me a atenção por até ter uns actores consagrados no elenco, mas de bom só tem isso mesmo, de resto é de evitar.

Pessoalmente dou uns 3/10, e estou a ser bonzinho.

Concordo plenamente. O filme desiludiu-me bastante.

Preciso de ajuda pessoal!

À muito tempo atrás deu um filme na TV num canal que não me lembro, de um individuo que era o melhor amigo de uma rapariga, que a prencipio era gordo e feio, mas depois tornou-se num homem de negócios de sucesso e metrosexual [:D] e por ordem do acaso foi bater à sua casa onde nascera, que já não ia lá à muitos anos por trazer-lhe recordações de quando era jovem e feio, e reencontra a sua melhor amiga.

Ele faz de tudo para mostrar que gosta dela, mas não é bem sucedido pois ele encontra-se na friendly zone e tudo o que faz é interpretado como simples amizade.

Pensei que o nome do filme fosse, friendlyzone mas não é... O actor principal também não me consigo recordar se era conhecido ou não...

Ajudem me lá a descobrir o nome do filme, que eu estou com problema parecido, estou na friendlyzone e quero ver se aprendo alguma coisa com o filme [:D]

Preciso de ajuda pessoal!

À muito tempo atrás deu um filme na TV num canal que não me lembro, de um individuo que era o melhor amigo de uma rapariga, que a prencipio era gordo e feio, mas depois tornou-se num homem de negócios de sucesso e metrosexual [:D] e por ordem do acaso foi bater à sua casa onde nascera, que já não ia lá à muitos anos por trazer-lhe recordações de quando era jovem e feio, e reencontra a sua melhor amiga.

Ele faz de tudo para mostrar que gosta dela, mas não é bem sucedido pois ele encontra-se na friendly zone e tudo o que faz é interpretado como simples amizade.

Pensei que o nome do filme fosse, friendlyzone mas não é... O actor principal também não me consigo recordar se era conhecido ou não...

Ajudem me lá a descobrir o nome do filme, que eu estou com problema parecido, estou na friendlyzone e quero ver se aprendo alguma coisa com o filme [:D]
justfriendsposter.jpg

agora.jpg

Vi hoje o Agora, gostei historia baseada em factos reais e que eu desconhecia o que já me levou a andar pela net a saber mais sobre os factos reais que inspiraram o filme, só por isso já valeu a pena já aprendi mais qualquer coisa.
O filme está bem feito mas achei-o muito frouxo a maneira como a historia está contada nunca me chegou realmente a emocionar ou a criar algum suspense.

Vi também o ultimo do Peter Jackson e também com a Rachel Weisz, The Lovely Bones, a historia é interessante mas falta-lhe algum ritmo, e como filme tem 2 horas torna-se em algumas partes um bocadito enfadonho, mas é mesmo assim um filme interessante.

LovelyBones.jpg

'The Lovely Bones' Trailer HD

Planet 51

planet-51-movie-poster.jpg

A ideia é gira, mas o filme não!

História demasiado simples, e pouco divertido. Confesso que só me ri com a parte que aparece no poster. De resto pouco interessante.

IMDB: 6.2
Para mim: 2

Back