Tópico da Apple

Preciso mais uma vez de ajuda com a emaranhada rede informática aqui de casa... se bem que me parece que o problema seja exclusivamente do windows...

Tenho um disco usb de 1,5 Tb ligado ao airport extreme, partilhado, e configurado da seguinte maneira:

screenshot20101017at215.png

screenshot20101017at215.png

Não tenho qualquer problema em aceder a ele dos Mac (pudera) nem da partição de linux do pc. É só por a password do airport extreme e está a andar. Da partição do windows 7, por qualquer motivo misterioso, não se consegue ligar, pede o username e a password, mas diz sempre que estão incorrectas. Já configurei a partilha do disco no airport por outros meios - disk password, accounts, para além do airport password, e é sempre a mesma coisa.

Bem, ainda bem que também há handbrake para linux e makemkv para mac [;)]

Então, essa keynote, hã? [:D]

O MacOS X 10.7 Lion está a ficar muito bom e mais geek ("mission control"). Gostei da integração das apps e a mac app store até que não estava nada má, se bem que gritava "ei, queremos 30% do dinheiro onde actualmente temos 0%". [:)]

A integração iOs / MacOS X vai ficar bem porreira, embora abomine botões a preto/cinzento/branco no portátil como o iTunes tem.

Quanto ao MacBook Air, bem, é um portátil mais para vedetas do que utilizadores comuns. Pelo preço, mil vezes um Pro com 2x mais RAM, 5x mais disco, etc. Mas não há dúvidas que é bonito o bicho.

Já está a bombar o facetime for Mac aqui. Apple - FaceTime for Mac [kiss]

Não fui fã desta apresentação. Foi das mais aborrecidas da Apple que já vi.

O OSX Lion ainda tem que apresentar muita "carnicha" até ao seu lançamento, estas novidades não me parecem mais do que uma tentativa de pavimentar o asfalto para uma eventual convergência futura (num futuro muito distante) os 2 sistemas operativos.

O MBA teve uma evolução natural. Se alguém era fã, este é agora um produto melhor, mas eu pessoalmente não sou fã.

O FaceTime no Mac acabou por ser a novidade mais palpável para mim.

Ah... ecrã de 1440x900 de 13". Meu pobre MBP [s)]
Claramente deve chegar ao MBP em breve, depois de assentar a poeira sobre a nova geração do MBA e passar a febre de lançamento.

Não fui fã desta apresentação. Foi das mais aborrecidas da Apple que já vi.
Yup. Só valeu a pena o sneak-peak do 10.7.
O OSX Lion ainda tem que apresentar muita "carnicha" até ao seu lançamento, estas novidades não me parecem mais do que uma tentativa de pavimentar o asfalto para uma eventual convergência futura (num futuro muito distante) os 2 sistemas operativos.
Claro... verão de 2011...
A mim parece-me bem feito, mostrando aos developers que podem começar a pensar em soluções integradas iOS/MacOS X, do que em versões separadas. É bom para poderem planear com antecedência.
O MBA teve uma evolução natural. Se alguém era fã, este é agora um produto melhor, mas eu pessoalmente não sou fã.
O nicho dos MacBook Air é bem diferente dos "power user". Até que as specs não estão más, tem até 4GB RAM. Claro que não é máquina para partir pedra, mas a versão de 11' com 1Kg está bem porreira. Para quem só faz net + mail, está muito fixe.
O FaceTime no Mac acabou por ser a novidade mais palpável para mim.

Ah... ecrã de 1440x900 de 13". Meu pobre MBP [s)]
Claramente deve chegar ao MBP em breve, depois de assentar a poeira sobre a nova geração do MBA e passar a febre de lançamento.
Estou à espera do refresh do MBP para o 10.7. Isso sim, estou à espera de um MBP de 15'' com melhor trackpad, com SSD mais barato e bateria ainda melhor.

Yup. Só valeu a pena o sneak-peak do 10.7.

Claro... verão de 2011...
A mim parece-me bem feito, mostrando aos developers que podem começar a pensar em soluções integradas iOS/MacOS X, do que em versões separadas. É bom para poderem planear com antecedência.
Sim, mas essa aproximação é meramente cosmética. As aplicações para OSX não correm em iOS e vice-versa, embora o OSX agora vá ter uma espécie de dashboard com display das suas aplicações à la iOS, incluindo as folders, e vai também ter uma app store. Mas é uma aproximação meramente visual, uma maior congruência entre os GUI dos 2 sistemas operativos, que continuam a correr em 2 arquitecturas distintas (e com 2 tipos diferentes de interacção).

Estou à espera do refresh do MBP para o 10.7. Isso sim, estou à espera de um MBP de 15'' com melhor trackpad, com SSD mais barato e bateria ainda melhor.
Não me acredito que haja muito espaço para melhorar a trackpad actualmente nem nada indica que virá alguma coisa aí... tem sido produtos novos com trackpad exactamente como é (a trackpad wireless e agora a do MBA) [;)]

Já agora, será que a memória RAM será actualizável no futuro, ou por ser "soldada" só pode ter 4 gb se já vier assim de "fábrica"?
Yup, cheira-me que sim, ou vem de fábrica ou só se te aventurares com micro-soldadura...

Yup, cheira-me que sim, ou vem de fábrica ou só se te aventurares com micro-soldadura...

Pois, sendo assim é melhor comprar já com 4 gb, porque 2 gb poderá ser um pouco limitado no futuro.
Eu "tenho" mesmo de comprar um portátil porque o meu Toshiba com 3 anos até já tem o ecrã estragado (tenho ligado a um monitor externo).
Como não preciso de specs por aí além para aquilo que faço diariamente, acho que este novo macbook air pode ser uma boa aposta. Sempre pensei em ter um, e agora talvez seja uma boa altura para comprar, tendo em conta que acabaram de sair hoje novos modelos.

Em princípio vou comprar a versão de 13 polegadas com 128 gb de memória flash e 4 gb de ram, porque a diferença de preço para o de 256 gb ainda é alguma...
Mas primeiro vou esperar pelas "reviews"...

Última edição:
Sim, mas essa aproximação é meramente cosmética. As aplicações para OSX não correm em iOS e vice-versa, embora o OSX agora vá ter uma espécie de dashboard com display das suas aplicações à la iOS, incluindo as folders, e vai também ter uma app store. Mas é uma aproximação meramente visual, uma maior congruência entre os GUI dos 2 sistemas operativos, que continuam a correr em 2 arquitecturas distintas (e com 2 tipos diferentes de interacção).
Aí é que te enganas e muito... passo a explicar:

Nota a ênfase em multitouch. Todos os Macs agora tem mulitouch (iMacs tem a trackpad / magic mouse). As apps para OSX, em full-screen, podem exibir comportamentos diria iguais a uma app de iPad.

A Apple e os devs tem tudo a ganhar com a uniformização das suas apps em torno de bibliotecas comuns: gestos, mesma UI, mesmo processo de publicação / aprovação / pagamento, etc. Um iPad/iPhone/iPod fica com um papel de device portátil e leve (ecrã pequeno, mais móvel e sesões mais curtas), um Mac portátil/iMac/mini fica com um papel de trabalho mais sério e exigente (vídeo, etc), mas isso não exige necessariamente suites de software diferente!

Só para teres uma ideia: há poucas semanas saiu o AutoCAD para o iPad/iPhone. Também saiu o AutoCAD para Mac, mas são dois softwares bem diferentes, exigindo duas curvas de aprendizagem, etc. Imagina as vantagens de uma interface comum AutoCAD entre o 10.7 Lion e o iOS para editar os mesmos ficheiros de forma ubíqua...

Não me acredito que haja muito espaço para melhorar a trackpad actualmente nem nada indica que virá alguma coisa aí... tem sido produtos novos com trackpad exactamente como é (a trackpad wireless e agora a do MBA) [;)]

Português, mas não vejo onde é que o 10.7 traz qualquer novidade a esse respeito.

Os Macs já tinham multitouch antes sequer do iPhone ver a luz do dia.

Mesmo a trackpad mais recente e que agora finalmente está em todos os Mac (embora seja apenas opcional nos desktop, o que é um grande entrave), com 4 finger multitouch e área totalmente clicável, já existe há pelo menos 2 anos e o próprio Magic Mouse deve existir há pelo menos 1.

Como a única novidade apresentada ao jeito do iOS é a Mac App Store (que por sinal vai chegar ainda no Snow Leopard) e um Launchpad meramente visual de organização das aplicações do Mac, semelhante à springboard do iOS, um front-end para aceder às aplicações do costume, que vão utilizar o teclado e rato/trackpad como de costume, não percebo onde queres chegar.

O que eu estou a dizer é que o facto de ambos os sistemas operativos suportarem multitouch já não é de agora e nunca houve nada que impedisse os developers de partilharem recursos entre as suas aplicações iPhone e Mac, não foi anunciado nenhum SDK novo comum, nada de novo nesse campo.

Para mim, quando as formas físicas de input são tão diferentes (mouse/keyboard e touchscreen), mesmo que partilhem alguns pontos em comum (multitouch), não podem funcionar da mesma exacta maneira, para que se aproveite bem os pontos fortes de cada um. Coisas diferentes funcionam em contextos diferentes.
Esse exemplo que deste da autodesk, eu não sei quão diferentes são os interfaces do autoCAD, mas nem a Apple tem um interface completamente unificado entre as aplicações que tem para Mac e as equivalentes para iOS.

Não é verdade. O primeiro portátil verdadeiramente multitouch foi o MacBook Air, e data de Janeiro de 2008 (o iPhone original saiu em 2007). Lá por ter um MacBook preto que consegue detectar scrolls com dois dedos, não o torna multitouch porque não é capaz de detectar mais gestos.

E não tem nada a ver. O Multitouch em Macs foi uma brincadeira para chamar exposés e tasks, mas o Multitouch num iOS é a sua verdadeira essência -- iPad nem se fala. Tem cuidado com palavras "só" e "apenas", porque para todos os efeitos, não há em Mac/PC/Linux aplicações optimizadas para gestos. Há aplicações optimizadas para ratos, e é tudo diferente: click vs tap. Drag vs swipe. Rotate, pinch, etc. E olha que, mais cedo do que julgas, vai ser assim que se optimiza páginas em HTML.

O que interessa não terem anunciado SDK comum? É óbvio que vai have aproximação / fusão em parte, tanto a Apple como os devs só tem a ganhar com isso.

Da maneira que tu pensas, a lógica seria que o iPad fosse um flop. Não foi. Está a ser um sucesso tremendo. A Apple está a fazer exactamente o que eu já tinha previsto há algum tempo, que é a iPadificação dos Macs. Diria mesmo que, qualquer dia, o futuro Mac será dois vidros como se fosse um iPad colado a um ecrã.

Nota, mexer num ficheiro dwg (AutoCAD) com o iPad, ficas logo a perceber o potencial em bruto do multitouch...

Eu digo exactamente o contrário, se fosse como tu dizes, utilizar o mesmo tipo de interface e aplicações semelhantes em 2 tipos de input devices diferentes, o iPad nunca teria sido um sucesso [:p]

Porque essa basicamente, se retorcermos um bocado a ideia, é a abordagem da Microsoft: tablets? Sim claro, os fabricantes que ponham touchscreens nos computadores, nós damos um suporte ranhoso e está feita uma tablet.

O segredo do sucesso do iPad (e do iOS) foi a Apple entender de interfaces e perceber que hardware diferente precisa de uma abordagem diferente. Criou um OS novo, embora sendo um branch do OSX, por uma razão. As metáforas de interface quando se tem um teclado e um rato (por muito XPTO que seja o rato ou trackpad) e o display serve apenas para visualizar, têm que ser obrigatoriamente muito diferentes das metáforas utilizadas quando se manipulam os objectos directamente no display, o interface tem que ser pensado de maneira diferente porque os tamanhos físicos dos objectos passam a ser relevantes e não apenas a sua resolução, porque um ponteiro de um rato tem uma precisão diferente da ponta de um dedo, porque as teclas de um teclado fisico permitem uma série de atalhos que podem acelerar a produtividade de uma aplicação ou sistema operativo, etc...

É evidente que a Apple quer "iPadizar" o Mac. Afinal de contas, mesmo com mais de 2 décadas de evangelização, o Macintosh viu-se "comido" pelo iPhone e pelo iPad como quem limpa o rabo a meninos, enquanto o diabo esfrega um olho. Se a Apple conseguir trazer algo que arraste mais algum sucesso fenomenal do iPad para o Mac (embora o Mac seja na mesma um produto bem sucedido, atenção), vai tentar fazê-lo. Mas só até isso interferir na usabilidade dos produtos.

Quase que se viu o mesmo recentemente nos iPods: o nano, que era o iPod mais bem sucedido, foi ultrapassado pelo touch. Então a Apple disse: querem touch? Tomem touch no nano. Mas é fogo de vista: é touch (e multitouch até) mas não é iOS [;)]

Eu digo exactamente o contrário, se fosse como tu dizes, utilizar o mesmo tipo de interface e aplicações semelhantes em 2 tipos de input devices diferentes, o iPad nunca teria sido um sucesso [:p]
Ao contrário... ao contrário.
Multitouch tem mais potencialidades do que um rato. Não o substitui já, mas poderá ter os "anos" contados, assim como está a fazer com o CD (com as pens que temos agora e o preço GB / memória flash...)

Porque essa basicamente, se retorcermos um bocado a ideia, é a abordagem da Microsoft: tablets? Sim claro, os fabricantes que ponham touchscreens nos computadores, nós damos um suporte ranhoso e está feita uma tablet.
Mais uma vez, ao contrário.
Uma coisa é espetar um Windows 7, optimizado para rato, numa tablet e ver aquilo a arrastar-se e a complicar, só porque precisam de lançar vaporware em 6 meses.
Outra coisa completamente diferente é desenvolver um 10.7 *de raíz* para ter suporte completo para rato e multi-touch, que já está bem maduro (vem de 2008) e acessível agora em todos os Macs.
Não é nenhuma martelada - é uma adaptação planeada e executada com tempo, método e cabeça.
O segredo do sucesso do iPad (e do iOS) foi a Apple entender de interfaces e perceber que hardware diferente precisa de uma abordagem diferente.
Eu acho que o segredo da Apple é usabilidade primeiro, software segundo, hardware terceiro. Sempre foi. O hardware não controla o processo, a usabilidade sim.
Criou um OS novo, embora sendo um branch do OSX, por uma razão. As metáforas de interface quando se tem um teclado e um rato (por muito XPTO que seja o rato ou trackpad) e o display serve apenas para visualizar, têm que ser obrigatoriamente muito diferentes das metáforas utilizadas quando se manipulam os objectos directamente no display, o interface tem que ser pensado de maneira diferente porque os tamanhos físicos dos objectos passam a ser relevantes e não apenas a sua resolução, porque um ponteiro de um rato tem uma precisão diferente da ponta de um dedo
, porque as teclas de um teclado fisico permitem uma série de atalhos que podem acelerar a produtividade de uma aplicação ou sistema operativo, etc...
Enganas-te. Se jogares um jogo tipo "whack-a-mole", vês que não é verdade. Tu tens é muitos anos de experiência a usar rato em aplicações 2D, ou como eu, muitos anos a jogar FPS como o Quake, e a integração rato/teclado parece-te natural, mas não é.

Com o rato, tu clicas. Com os dedos, tu arrastas, rodas, alargas, etc. E a curva de aprendizagem é praticamente 0.
É evidente que a Apple quer "iPadizar" o Mac. Afinal de contas, mesmo com mais de 2 décadas de evangelização, o Macintosh viu-se "comido" pelo iPhone e pelo iPad como quem limpa o rabo a meninos, enquanto o diabo esfrega um olho. Se a Apple conseguir trazer algo que arraste mais algum sucesso fenomenal do iPad para o Mac (embora o Mac seja na mesma um produto bem sucedido, atenção), vai tentar fazê-lo. Mas só até isso interferir na usabilidade dos produtos.
As contas não são bem assim. É claro que o iPhone e iPad vendem que nem pães quentes, o negócio dos Mac são agora 1/3(!) apenas. Mas têm crescido sempre!! Nunca se venderam tantos Macs como agora. E um power-user nunca abdicará de um portátil.
Quase que se viu o mesmo recentemente nos iPods: o nano, que era o iPod mais bem sucedido, foi ultrapassado pelo touch. Então a Apple disse: querem touch? Tomem touch no nano. Mas é fogo de vista: é touch (e multitouch até) mas não é iOS [;)]

Os iPod estão bem segmentados... não podes pedir que um nano faça o que um Touch faz... até porque nunca o fez.

Perfeitamente, e em versão desktop. No entanto a betfair tem ainda uma versão optimizada para iphone (iphone.betfair.com) e ainda uma aplicação na app store.

Sim, mas esse site e a app não permite ver o cupão dos jogos. Só mesmo no site normal.

Consegues ver isto assim no iphone? Desculpa a insistência mas estou tão contente que nem acredito :P

Anexos

• Sem título.JPG
    Sem título.JPG
    180,3KB · Visualizações: 0
Última edição:
Sim, mas esse site e a app não permite ver o cupão dos jogos. Só mesmo no site normal.

Consegues ver isto assim no iphone? Desculpa a insistência mas estou tão contente que nem acredito :P
Nada melhor do que um screenshot tirado com o próprio iPhone:

Photo%20Out%2021%2C%2016%2001%2015.jpg

@PortuguesAoVolante: vamos então concordar em não concordar [;)]

Voltar
Superior