Tópico da Apple

... Sinceramente acho que pagar 1 ou 2 vezes com apple pay para experimentar e pelo factor novidade até será engraçado, mas depois passa a novidade e voltamos ao pagamento com cartão.

... a não ser que comeces a andar sem cartões e a deixá-los em casa por não serem necessários. Eu vejo isto como uma vantagem.

Compreendo para quem não tem um cartão fisico do revolut, n26, etc, mas quando estiverem bancos associados a isto, há assim tanta diferença para uma pessoa entre pagar com o telemovel/watch ou um cartão contactless?
Sinceramente acho que pagar 1 ou 2 vezes com apple pay para experimentar e pelo factor novidade até será engraçado, mas depois passa a novidade e voltamos ao pagamento com cartão.

Coloco-te a questão de outro modo:

Quais as desvantagens de usar o Apple Pay?

Não sei, falando por mim, e pelo que vejo, pagar com telemovel é o default, encostar o telemovel é muito mais prático que tirar o cartão da carteira. Não que seja o fim do mundo, mas quando te habituas a usar o telemovel..

Agora não consigo achar o estudo, mas basicamente pagamentos moveis têm baixa adesão, mas quem usa, usa bastante e não volta aos cartões, está longe de ser um efeito novidade.

Isto é claramente uma tendencia que não tenho duvidas que daqui a uns 10 anos o "normal" será pagar com telemovel.

Aliás, basta ir a Londres onde pagar com telemovel já é o "normal".

Não percebo a euforia que existe com o apple pay (sim já adicionei um cartão revolut no iphone e no watch também, sendo que ainda não experimentei), mas em que é que isto difere de usar um qualquer cartão contactless?
Colocaram aí alguns screenshots de notificações de pagamentos, mas isso é o revolut que envia, qualquer pagamento gera essa notificação.

Uma das grandes vantagens, é mesmo a segurança, por gerar tokens entre outras medidas de segurança, não pode ser clonado, no entanto infelizmente o publico em geral está mal informado e acha que o apple pay / google pay é mais inseguro, porque está no telemovel, e um hacker vai lhes roubar isso..

Por exemplo o meu cartão de credito associado ao google pay e apple pay já não sai de casa, e eu infelizmente já tive um cartão clonado(sem prejuízo porque o banco detectou e bloqueou), por isso para mim isto tem muito valor, não é pagar com o telemovel só "porque é fixe".

Estou sempre a tentar diminuir a carteira.
E por norma ando com 2 cartões de débito (contas diferentes) e 1 de crédito.
Se por exemplo meter todos no Apple Pay.
Posso reduzir a carteira a apenas 1 cartão que é o que uso em 80% da vezes. E os outros ficam no apple pay e acabou.

E com o apple watch será muito mais rápido que de tirar a carteira, isso não há dúvida.

1.
Mais seguro. (em quê?)
Não tens números para roubar. (aceito)
Não tens PINs para decorar/roubar. (é a mesma coisa que dizer que no telemovel também tens pins para decorar)
Não tens cartão para clonar. (em contactless desconheço que já se clonem cartões)
Autenticação/autorização biométrica. (isto só se for relativo ao 1º ponto que apresentas)

2.
Mais prático. (retirar a carteira do bolso ou retirar o telemóvel do bolso, vai dar ao mesmo, ou sou eu que não sou assim tão preguiçoso?)
Não tens de andar com vários cartões. (alguém vai deixar de andar com cartões? dúvido)
Não tens de procurar o cartão. (na carteira sei sempre onde está)
Usando o relógio ainda mais prático é (não tens de ir ao bolso/carteira buscar nada, é só esticar o braço). (é válido)

Se tem que se autenticar sempre no iphone, entao não é tão prático como o mbway, que abaixo de 20€ pode-se pagar sem código.

E o que constatei com o nfc do mbway há mais de um ano para cá é que ainda não dá para deixar em casa porque há máquinas que ainda não têm a tecnologia (as da repsol, por exemplo).

Por exemplo vou às compras e dá 15.30€, não levo cartões, faço o topup dos 15.30€ no revolut, pago com o AP e está feito, simples e sem codigos.

Ah e evito perder cartões como já aconteceu, apesar de os ter encontrado depois caidos no chão.

mais seguro - quando adicionas um cartão ao Apple Pay é gerado outro número de cartão, no mesmo formato, que será usado nas transações futuras. O telemóvel não guarda o número original, logo o teu cartão está protegido. O novo número, mesmo que interceptado, só pode ser usado para pagamentos com aquele device, não pode ser usado para pagamentos online, etc

além disso há vários mecanismos de segurança na transação em si.

1.
Mais seguro. (em quê?)
Não tens PINs para decorar/roubar. (é a mesma coisa que dizer que no telemovel também tens pins para decorar)
Não tens cartão para clonar. (em contactless desconheço que já se clonem cartões)
Autenticação/autorização biométrica. (isto só se for relativo ao 1º ponto que apresentas)

2.
Mais prático. (retirar a carteira do bolso ou retirar o telemóvel do bolso, vai dar ao mesmo, ou sou eu que não sou assim tão preguiçoso?)
Não tens de andar com vários cartões. (alguém vai deixar de andar com cartões? dúvido)
Usando o relógio ainda mais prático é (não tens de ir ao bolso/carteira buscar nada, é só esticar o braço). (é válido)

Usar o telemóvel será sempre mais rápido que a carteira.

Tirar ambos do bolso é a mesma coisa, mas na carteira é preciso abrir, tirar o cartão, dar a pessoa ou meter na máquina ou encostar, e voltar a guadar na carteira e no bolso.

Onde vejo mais facilidade vai ser mesmo no uso do contactless porque com o cartão em 90% dos sítios pedem-nos o cartão e pimbas enfiam logo na máquina em vez de passar no contactless.

Nenhuma, mas lá está, eu disse que não entendo a euforia, não quer dizer que efectivamente não seja melhor ou pior usar apple pay em vez do tradicional cartão com contactless, apenas eu não vejo em quê.

além de toda a segurança adicional, no contactless há limite de 20 euros, no Apple Pay não há limite

Se tem que se autenticar sempre no iphone, entao não é tão prático como o mbway, que abaixo de 20€ pode-se pagar sem código.

E o que constatei com o nfc do mbway há mais de um ano para cá é que ainda não dá para deixar em casa porque há máquinas que ainda não têm a tecnologia (as da repsol, por exemplo).

homem, ninguém quer Android ou mbway!!!!

Usar o telemóvel será sempre mais rápido que a carteira.

Tirar ambos do bolso é a mesma coisa, mas na carteira é preciso abrir, tirar o cartão, dar a pessoa ou meter na máquina ou encostar, e voltar a guadar na carteira e no bolso.

Onde vejo mais facilidade vai ser mesmo no uso do contactless porque com o cartão em 90% dos sítios pedem-nos o cartão e pimbas enfiam logo na máquina em vez de passar no contactless.

Isso é daquelas coisas que alguém podia explicar.
Aqui na Holanda, ou o terminal está logo acessível ao cliente, ou o empregado da loja/restaurante/etc. coloca o terminal acessível ao cliente. Não me recordo de ter visto algo diferente, é o cliente que controla o manuseamento do seu cartão (talvez com a excepção de um ou outro restaurante).
Em Portugal, quase que parece ser obrigatório o cartão ter de passar pelas mãos do funcionário.

Última edição:
Isso é daquelas coisas que alguém podia explicar.
Aqui na Holanda, ou o terminal está logo acessível ao cliente, ou o empregado da loja/restaurante/etc. coloca o terminal acessível ao cliente. Não me recordo de ter visto algo diferente, é o cliente que controla o manuseamento do seu cartão (talvez com a excepção de um ou outro restaurante).
Em Portugal, quase que parece ser obrigatório o cartão ter de passar pelas mãos do funcionário.
Em Portugal, em muitos locais

Estive na Dinamarca há mais de 4 anos. E para além de quase ninguém usar dinheiro. O Cartão era contacless em todo o lado e o terminal estava sempre sempre do lado do cliente.
Parecia um sonho de país. [:D]

1.
Mais seguro. (em quê?)

2.

O ponto 1. é "Mais seguro", as restantes linhas são a razão pelo qual é mais seguro.
O ponto 2. é "Mais prático", as restantes linhas explicam porquê.

Os PINs devem ser diferentes entre todos os cartões, para ser seguro.
Decorar uma série de PINs não é tão prático quanto decorar apenas um PIN (do telemóvel).
Além disso, no telemóvel usas biometria, não precisas de usar o PIN.
Quando se usa o PIN, pessoas/câmaras podem estar a ver o PIN a ser digitado. A biometria impede isso.
Cartões para serem seguros, não são práticos (PINs diferentes, esconder a digitação do PIN, não deixar o cartão manuseado por terceiros, etc.).

Sobre clonagem de cartões… os cartões não são apenas contactless…
Um cartão continua a ter números, banda magnética, PIN, e código de segurança.
Continua a ser clonável. E o clone continua a poder ser usado.

Quanto aos cartões contactless:
https://www.thisismoney.co.uk/money...ndering-contactless-cards-rate-27-minute.html

A autorização/autenticação biométrica é uma alternativa ao uso de PIN.
Se não digitas PIN, ninguém pode ver/filmar o PIN.

Deixar de andar com cartões? Claro!
Até vais deixar de andar com Cartão de Cidadão e Carta de Condução.
https://www.app.gov.pt/Application/Details?language=pt-PT&store=1&applicationId=20406

Quanto ao ***TU*** saberes onde está o cartão… és gajo. Preciso de ser mais explícito? Ou queres que te ofereça uma carteira de senhora?

Eu não tenho qualquer dúvida que:
1. É mais seguro usar o Apple Pay do que cartões
2. É mais prático usar o Apple Pay do que cartões

Mais:
Com Apple Pay o comerciante/POS/aplicação/rede/etc. nunca vai ficar a conhecer o número do cartão.
O que fica a conhecer é um token que apenas funciona no device de onde foi usado, e que por isso de nada serve clonar.

Estive na Dinamarca há mais de 4 anos. E para além de quase ninguém usar dinheiro. O Cartão era contacless em todo o lado e o terminal estava sempre sempre do lado do cliente.
Parecia um sonho de país. [:D]

Sim, aqui também é contactless em todo o lado. Até o fulano que vem entregar a pizza me dá o terminal para a mão.

Voltar
Superior