Tópico da Apple
Entretanto há novidades (de ontem).
O mesmo tipo que acertou na data de lançamento exato do SE2020 e outras coisas está a dizer que o PVP (em $ nos EUA claro) da line up Pro se vai manter, ou seja, 999 e 1099 (mas o modelo pequeno sobe de 5,8 para 6,1"...).
E na gama média o 12 6,1" vai aumentar $50 e voltar ao PVP do XR e o 12 "mini" (5,4") vai custar €649. Se tivesse de apostar diria que o XR vai ser descontinuado e o 11 baixa 100$ para $599 (ainda assim fica a 150 do 12 6,1", mas mt próximo do 12 mini).
Já estou meio na azia pq o 12 mini 5,4" parece ser mesmo a minha cara... :sh)
Footprint do 7/8/SE2020 com ecrã total, ecrã esse OLED, chip A14, pelo menos 4 GB de RAM, o setup dual cameras como no 11 está ótimo. Único contra deverá ser a autonomia pior que os irmãos maiores, de resto... E ainda por cima a um PVP de $649, ou seja, provavelmente algo entre 750 e €800 por cá (uns 779/789 é o mais provável).
Os modelos Pro vão acrescentar provavelmente ecrã OLED melhor no geral com mais brilho, HDR, mais resolução e Pro Motion 120 Hz (isto ainda não está confirmado...).
Vão ter o tal design novo a lembrar o 4/5, os 12 não Pro vão manter o design do 11 quase de certeza.
Vão ter 6 GB de RAM vs 4 GB dos não Pro e vão ter a telephoto extra o o novo sistema LiDAR do iPad Pro 2020. E talvez mais algumas coisas.
Depende. Não concordo em absoluto, também não discordo em absoluto, já que os clientes não deixam de ser um meio para atingir um fim.
Mas dou-te um exemplo, até da Apple. Quando foi lançado o 11, a grande surpresa do aparelho foi... o preço. Literalmente ninguém esperava que a Apple lançasse o 11 a $699 de entrada, já que o XR tinha sido lançado a $749. Menos $50 dólares, portanto... quando a Apple nem precisava de o fazer, já que:
(...)
Como cliente e algo geek, gosto dos "bells and whistles" todos. Mas fui aprendendo a relativizar, a discernir o que é mais importante e o que não é, numa utilização diária (dentro do universo Apple, claro está).
Como accionista, não me queixo nada do rumo que isto tem tido.
Se o 11 não tivesse baixado de preço não sei se o teria comprado (acho que ajudou no empurrão).
Falando por mim foi um fator que, somados aos pts da MEO, ajudou muito a me fazer avançar [

]
Sobretudo para quem os compra a pronto é um fator que pode ser decisivo, nem que seja pela questão psicológica de certas barreiras de preço.
O ano passado a XR foi tendo campanhas de operadoras em vários países de 1º mundo o que ajudou bastante e tb deve ter sido por isso que o 11 desceu de PVP, a marca sabia que precisa de uma cash cow de volume.
O 7 ainda vendeu bem pq foram os últimos meses de produção e houve promoções boas por todo o lado para despachar. Nos EUA acho que chegou a estar a $299 e coisas do género.
Percebo o pq do 11 Pro 5,8" ser o menos vendido de toda a line up atual, no entanto seria a minha escolha sem olhar tanto a preços
De qlq forma devemos olhar para isto por marcas, há poucos iPhones diferentes vs as outras marcas que têm largas dezenas de modelos como uma Samsung e Xiaomi.
Não é assim tão irracional. Vantagens do XS sobre o SE:
(...)
Sobre a bateria, dura basicamente o mesmo que os outros em condições de utilização normais no dia-a-dia [

]
Tenho ideia que o SE2016 saiu mais caro que este. De qualquer forma este esgotou em muito lado já, principalmente o vermelho.
De toda a forma espero que baixe o preço sim. Aqui a esposa quer reformar o 8 pelo SE.
Logo para começar para desvalorizares isso tudo é pq não eras o cliente XS, devias ter comprado o 8 e tinhas poupado muito dinheiro.
E para quem tem um 8 o upgrade para o SE2 não faz sentido nenhum IMHO.
A autonomia de um XS novinho deve ser superior ao SE2, mas não por muito de facto. Um amigo tem um XS com 1 ano de uso e queixa-se da autonomia (mas tb passa a vida a carregar com o charger do iPad e deixar a bateria morrer ou quase, o que não ajuda e a battery health já vai a 87%). A brincar já lhe disse se quer trocar com um i11 "como novo" que a bateria dura e dura.
No teu lugar esperava pelo 12 mini, mas mesmo esse não deve vir a ter melhor autonomia e, in some respects, acho que vai ser um pequeno downgrade do que tens no XS.
Coisas como a RAM é um pouco para ter mais longevidade e melhor performance no futuro. Na atualidade os 3 GB de RAM de um X, 8+, SE2 e XR chegam claro.
O SE1 saiu aos mm $399 nos EUA e €499 cá, mas com apenas 16 GB. Um ano depois de sair (e não 6 meses como referi aí atrás no outro dia) passou para 32 GB com o mm PVP.