Tópico da Apple

É como eu disse: perdi 45 anos da minha vida.

Os Macs não são perfeitos, têm os seus problemas, mas a diminuição de stress que proporcionam não tem paralelo.

O simples facto de serem silenciosos traduz-se em anos de vida que não são consumidos pelas 8 horas por dia de zumbidos que se acumulam em stress.

MacBook Pro a 2.500€ em 2013 dá 350€ por ano.
MacBook Air a 1.000€ em 2017 dá 330€ por ano.

Eu pago isso por ano, só por uma conta de email!
O material da Apple é dado! A Apple podia dobrar os preços facilmente e ainda continuava a ser "negócio da China".

Last edited:
Encomendei agora mesmo um MacBook Air M1, 16 GB de RAM e 256 GB de disco.

Primeiro MacBook, vamos ver como corre a experiência...

Encomendei agora mesmo um MacBook Air M1, 16 GB de RAM e 256 GB de disco.

Primeiro MacBook, vamos ver como corre a experiência...

Igual a este. E também primeiro Mac ( iPhone e iPad não contam! )

Vais gostar.

Digo isto enquanto escrevo nele e está frio ao toque.

Já disse 3 vezes que é rápido? Não sinto diferença para o meu Ryzen 2600 no dia a dia.

De momento tenho iPhone e Apple Watch por isso acaba por ser uma compra com alguma lógica, para usufruir do ecossistema na sua plenitude.

iPad nunca me fascinou, ou tablets em geral na verdade.

Longa espera até que chegue... [8b]

Tentem não instalar nada de fora da App Store.
E de modo algum instalem coisas da ADOBE.

Aliás, nos primeiros tempos tentem não instalar nada, e procurem usar o que já está instalado, porque vão ver o desempenho eficiente na sua plenitude. O software não-Apple normalmente não goza da mesma eficiência.

Safari é infinitamente melhor que Chrome e Firefox, por exemplo.
Chrome e Firefox é para ver a autonomia da bateria cair para menos de metade.

Tenho estado atento aos teus conselhos aqui no tópico relativamente a essas questões e vou seguir.

Já exportei os marcadores do Chrome para os carregar no Safari e é tudo o que preciso do meu computador.

Necessito da Check Point VPN instalada mas não prevejo instalar nada mais - nos primeiros dias pelo menos - porque a grande maioria da utilização será web-based.

Necessito também de abrir com frequência ficheiros Excel - mas apenas para consulta - pelo que se a formatação não for afetada creio que o Numbers dê conta do recado.

Se tiverem questões, coloquem aqui, porque muitas vezes tenta-se seguir a lógica do Windows, e a coisa depois corre mal.

Se fizerem a média das opiniões do pessoal aqui do tópico, a coisa deverá correr bem.
[;)]

Também tenho andado muito satisfeito com o meu MBA M1 (igualmente 16gb 256gb).

Está a ser a primeira experiência com macbook e, apesar de continuar a usar diariamente Windows no trabalho, a adaptação foi muito rápida.

Até agora o ponto negativo tem sido mesmo a utilização de monitor externo.

Comprei inicialmente um Philips FHD com USB-c e a imagem era péssima, desfocada e com "granulado".
Fui à Fnac (calhou bem ter sido o local onde tb comprei o MBA) e testei com diversos monitores externos expostos ligado através de adaptador Apple - HDMI fornecido por eles.
De todos, só consegui ter uma imagem nítida com monitor externo 4k.
Como um HP 4k estava em promo fiz a troca. Chegado a casa, ligo com um hub Anker (com suporte HDMI 4k) e volto a ter uma imagem péssima.

Conclusão... Comprei o adaptador Apple e finamente tenho tudo a funcionar bem... (excepto um cintilar momentâneo da imagem que ainda não percebi exatamente do que será...)

Eu ainda ando a estudar o caso. Já que uso o Lightroom e o Capture One e pelos vistos não funcionam muito bem nestes M1.

É isso. Infelizmente muita gente continua a avaliar os computadores pela especificações no papel e por isso compram portáteis baratos que parecem grandes negócios. Só que depois vamos ver a falta-lhes tudo o que é importante. Por exemplo, uma coisa que me faz muita confusão é a qualidade da imagem dos ecrans. Até podem ser ultra-hd no papel, que isso não interessa nada. Atrevo-me a dizer que não há um única portátil abaixo dos 750 euros que tenha um écran minimamente aceitável. Ainda há pouco tempo a minha mulher mandou para trás um portátil Asus desses de 500 ou 600 euros dado pelo sua empresa, porque o écran parecia defeituoso. Imagem sempre enevoada e cores deslavadas. Quando veio o novo, e depois de comparar com os dos colegas, percebeu que eram mesmo assim!
Outra coisa que me incomoda muito é a falta de qualidade dos chassis. Irrita-me muito estar a escrever num portátil e o tabuleiro onde estão as teclas estar a abaular cada vez que carregamos numa tecla ou que colocamos o pulso em cima. Ou pegar no portátil por uma ponta e aquilo ranger por todos os lados.

Nisso o Thinkpad que me deram não é tão mau quanto esperava, também é alumínio, mas não está nunca ao nível dos Macs.

Também é das coisas que mais odeio nos portáteis, plásticos

Nem todos os PC que não são da Apple são maus. Dizer isso assim é redutor.

O meu PC (da empresa) é um destes:

teaser1_18.jpg

E, para ser muito sincero, não tenho grande coisa para me queixar. O ecrã, principalmente sob incidência da luz natural, não tem a mesma qualidade do ecrã retina do meu MBP. De resto, sinceramente, não noto que perca grande coisa em produtividade ou que prejudica a qualidade da experiência. Eu continuo a preferir o MBP por alguns pormenores, mas isto não torna este HP propriamente um lixo.

A performance é boa, o touchpad e o teclado idem. Além disso, tem aquelas funcionalidades básicas que faltam no MBP. Ethernet, USB-A, etc.

Parece ser um Probook. É o que eu tenho. Ultra rápido a iniciar. O ecrã pode ser inferior mas tem muito menos reflexos e mais resolução do que o meu Macbook Air 2015. Seja como for para trabalhar uso um monitor de secretária muito maior, um teclado standard e um mouse wireless.

Li em mais do que 1 sítio que havia problemas em usar os film simulations da Fuji. Não sei se entretanto saiu algum update.

Dei uma vista de olhos no site da Apple e não fazia ideia que o Mackbook de 16" polegadas tinha um preço tão elevado face a um Macbook Pro de 13". 2.799 € vs 1.479 €

Para mim comprar um Mac para computador profissional vai ser muito difícil, mesmo usando um também um monitor externo tenho que ter um portátil de pelo menos 15" se não parece que não consigo ver nada, e o preço dos Apple de 16" já fogem muito do orçamento...

Já agora, há alguma razão técnica para os Macbook de 16" ainda não usarem o chip da Apple?

Parece ser um Probook. É o que eu tenho. Ultra rápido a iniciar. O ecrã pode ser inferior mas tem muito menos reflexos e mais resolução do que o meu Macbook Air 2015. Seja como for para trabalhar uso um monitor de secretária muito maior, um teclado standard e um mouse wireless.

Quando saí da empresa anterior, há 1 ano, estavam a substituir os "velhinhos" Elitebook por esses da imagem. Na altura já havia N tickets abertos no helpdesk devido a teclas que se soltavam. :sh)

Já agora, há alguma razão técnica para os Macbook de 16" ainda não usarem o chip da Apple?

Tudo aponta para que no final do Verão saiam os novos MBP M1X, mas os preços não andarão muito longe dos actuais. Já pus o meu MBP 15" i9 à venda...

Tudo aponta para que no final do Verão saiam os novos MBP M1X, mas os preços não andarão muito longe dos actuais. Já pus o meu MBP 15" i9 à venda...

Nunca tinha pensado em comprar um Macbook de 15" usado, agora com pessoal como tu que que quer fazer um upgrade é capaz de aparecer coisas interessantes no mercado, acho que vou começar a olhar para os classificados.

Back