Tópico da Apple

Na minha opinião, o de 16Gb de RAM sem dúvida. Armazenamento adicional hoje em dia arranja-se em qualquer cloud da vida ou num disco externo se for preciso mesmo muito espaço. A RAM que vier é a RAM que cai haver durante a vida útil toda do computador.

Boas,

Sim, de facto parece uma melhor escolha. Agora, a referência/modelo só aparecer no site da Worten é que percebo....

Na minha opinião, o de 16Gb de RAM sem dúvida. Armazenamento adicional hoje em dia arranja-se em qualquer cloud da vida ou num disco externo se for preciso mesmo muito espaço. A RAM que vier é a RAM que cai haver durante a vida útil toda do computador.

E pronto, está feito. 1000 paus mais leve...

Há umas semanas pedi opinião entre o Iphone 11 e o 13, e só para dar um feedback, comprei o 13 por 720€ (inclui um desconto de 150€ por fidelização contratual).

Também aconselhos os 16GB de ram, mesmo que achem que não precisam. 8GB já está muito á conta, um simples browser com meia duzia de tabs aberta ocupa muita RAM.

O extra que vão gastar em comprar um computador com mais RAM, vão receber depois quando venderem em segunda mão, pois daqui a meia duzia de anos um computador com 8GB vai ser quase inútil, enquanto o vosso de 16GB ainda está para as curvas, e como tal, vão conseguir ir buscar parte do valor.

Os AirPods 3 devem ter sido o pior produto que apanhei da Apple… Os 1 nunca me deram chatice, estes já estão a começar a chatear com a bateria. Tão depressa tenho um a 1% e o outro a 100%. Mas nunca é o mesmo, mesmo com a caixa carregada a 100%.

Bom dia pessoal,

Após as vossas respostas descartei o Ipad e virei-me decisivamente para o Macbook Air (prenda de Natal...).

Queria tratar do caso neste fim de semana, e estou indeciso entre estes 3 da Worten:

2 deles com 8 gb de ram: 1 com 256gb de disco e o outro com 512; e o último, também com 256gb de armazenamento mas com 16gb de ram - tudo ao mesmo preço!

O que me está a deixar de pé atrás é que, em relação a 2 deles, não encontro as referências da Worten em lado nenhum, os Z124a e Z124c (o MGN63Y/A aparece inclusivamente no site da marca).

Qual será a razão para isto estar a acontecer? Máquinas muito antigas e descontinuadas? O que é que me aconselham?

Se alguém puder esclarecer, também vi esses preços e fiquei "curioso".
Preciso de "aconselhar" na troca dum MacBook 12" 1ª geração (comprado salvoerro em 2015, talvez 2016).
A pessoa em questão está quase a fugir para o Windows (por uma questão de valores) e eu só digo que, nesse caso, mais vale comprar algo simples de 300 ou 400€.
Para pagar mais (sem grandes exigências, porque o uso não será de trabalho), sou da opinião que mais vale esticar e empregar 1000€ num Air destes.

Entretanto também aconselhei na compra de um XS recondicionado, achei que o preço não foi mau (300€, 64 Gb, grade A), mas mesmo assim os valores estão inflaccionados. Não sei em que estado está a bateria, mas espero que a garantia destas lojas (3 anos) funcione se não estiver em condições aceitáveis.
Para o fim a que se destina não fez sentido ir para o 11 64 Gb (mesmo sendo novo, e isso faz diferença, seriam sempre 440€ com os pontos da MEO).

Congelei a troca do meu próprio XS porque acho que o 7 da minha esposa vai precisar 1º de substituição.
O uso dela é muito leve e mesmo assim já se arrasta, além de que a bateria está no limite (80%).
Acho que está a aguentar pior que os 6S equivalentes, com os quais temos bastante "experiência"...

Last edited:
Se alguém puder esclarecer, também vi esses preços e fiquei "curioso".
Preciso de "aconselhar" na troca dum MacBook 12" 1ª geração (comprado salvoerro em 2015, talvez 2016).
A pessoa em questão está quase a fugir para o Windows (por uma questão de valores) e eu só digo que, nesse caso, mais vale comprar algo simples de 300 ou 400€.
Para pagar mais (sem grandes exigências, porque o uso não será de trabalho), sou da opinião que mais vale esticar e empregar 1000€ num Air destes.

Entretanto também aconselhei na compra de um XS recondicionado, achei que o preço não foi mau (300€, 64 Gb, grade A), mas mesmo assim os valores estão inflaccionados. Não sei em que estado está a bateria, mas espero que a garantia destas lojas (3 anos) funcione se não estiver em condições aceitáveis.
Para o fim a que se destina não fez sentido ir para o 11 64 Gb (mesmo sendo novo, e isso faz diferença, seriam sempre 440€ com os pontos da MEO).

Congelei a troca do meu próprio XS porque acho que o 7 da minha esposa vai precisar 1º de substituição.
O uso dela é muito leve e mesmo assim já se arrasta, além de que a bateria está no limite (80%).
Acho que está a aguentar pior que os 6S equivalentes, com os quais temos bastante "experiência"...

Foge dos Macbook 12". Eram muito "underpowered".

No Android sei que dá para colocar fotos "ocultas" e com proteção.

No Iphone dá para mover fotos para a pasta "ocultas", mas não dá para proteger com password correto? Assim de privado pouco tem aha

No Android sei que dá para colocar fotos "ocultas" e com proteção.

No Iphone dá para mover fotos para a pasta "ocultas", mas não dá para proteger com password correto? Assim de privado pouco tem aha

Quer a pasta de fotos ocultas quer a pasta de fotos apagadas fazem validação por faceID ou toucID ou código. Não dá para qualquer um entrar.

Os AirPods 3 devem ter sido o pior produto que apanhei da Apple… Os 1 nunca me deram chatice, estes já estão a começar a chatear com a bateria. Tão depressa tenho um a 1% e o outro a 100%. Mas nunca é o mesmo, mesmo com a caixa carregada a 100%.

Para mim ainda é um problema de bateria, não quero dar 100 ou 200€ por algo que ao fim de 2 anos de uso está com a bateria nas ultimas. É o que me faz evitar comprar uns. Eventualmente terei uns, mas espero que as baterias sejam de nova geração, porque são produtos que duram 5 a 10 anos, mas com baterias que duram 2 anos não obrigado.

No teu caso especifico, já tentaste a garantia? A Apple não devia ter problemas em te dar uns novos.

No meu não, estando a operar com o tlm depois do código inicial, consigo percorrer todos os menus / galeria sem pedir de novo password de desbloqueio ou faceId, seja nos álbuns, ou apagados, ou ocultos.

Não conheço os portáteis Apple, mas isso da RAM ser para toda a vida... um pouco discutível. Dito isso, sim trazia o de 16Gb!

Edd :)

Porquê? Há alguma maneira de fazer upgrade à RAM de um MacBook?

Não consegues fazer upgrade da RAM.

Por uma razão muito forte. Nos M1 a RAM está montada juntamente com o CPU: With M1 Macs, memory just isn't what it used to be | Macworld

A menos de feitos heróicos de micro-cirurgia, é o que vem de origem.

Back