Tópico da Apple

Onde foste buscar essa ideia?

Em principio só em Junho se sabe isso.

O 4S teve o iOS 9 como bónus (presente envenenado...), o 5 é suposto ficar por aqui tal como o 5C porque é o mesmo hardware. Mas como o 5C saiu um ano depois talvez queiram dar mais um ano de updates (?). Mesmo que aconteça, o que eu duvido, será certamente, tal como os últimos dois iOS no 4S, menos vantagens e mais desvantagens.

Vi num site qualquer quais os modelos que iam receber o ios10 e constava lá o 5C e o 5 não. Estranhei porque ambos têm as mesmas specs, só muda o formato.

Tinha um 4S que foi morto pelo ios 9. Agora ando com um 5 64GB até me apetecer gastar € num 6S. Mas de facto ao contrário do que eu pensava, este 5 em fluidez ganha ao 4S 15-0. Pensei que fosse notar melhorias residuais, mas estou surpreendido!

Mesmo que saia o ios 10, se eu ainda continuar com o 5, fico quieto. Já bastou o 4S que foi morto pelo ios 9...

A diferença de hardware entre o 5S e o 6 não é muita, mas o 5S já caminho para os 2,5 anos de mercado.

Esses rumores são verdade, dia 15 de Março vai ser apresentado um "6S Mini". Não sei como se vai chamar, mas para mim é isso mesmo, um 6S (pelo menos a nível de SoC, 2 GB de RAM etc.) em corpo de 4" mas com cantos arredondados à iPhone 6/6S.

Não vai ser em plástico, a Apple não quer cometer o mesmo erro de achar que vende um iPhone por €600 mesmo que seja de plástico.

Eu até diria que o iPhone 4 com iOS 7 é mais rápido que 4S com iOS 9, perfeito teria sido teres deixado o 4S no iOS 7.1.2, mas deixa lá que na altura eu cometi o mesmo erro com um 4S, que entretanto já vendi.

Não esperes é menos de €649,xx de PVP pelo 6S mini 16 GB, não vai ter 3D Touch, nem câmara do 6S (será a do 6 com 8 mpx atrás e 1,2 à frente) e possivelmente o SoC vai ser clockado um pouco abaixo dos 1,85 GHz dos 6S e 6S Plus.

EDIT:

@Homer

Podes dar link desse site por curiosidade ? Não estou a duvidar do que viste, é só para perceber do que estás a falar e possivelmente seguir o site.

Sim, as specs são as mesmas tal como a câmara. O próprio iOS 8 matou o 4S, o 9 é mais do mesmo...

Apesar de tudo é perfeitamente normal, no Geekbench o A6 do iPhone 5/5C tem quase o triplo da pontuação do 4S em single core e o quádruplo em multi core. Por um lado isto vale o que vale, mas tendo em conta estes valores acho que diz muito...

1 GB de RAM vs 512 MB, dual core 1,3 GHz vs dual core 800 MHz, etc. Isto para iPhones é um grande upgrade...

Fazes bem em manter o 9 mesmo que haja opção pelo 10.

Last edited:
Em relação às diferenças entre gerações, desde o 4 até ao 6S, tive todas. E o que posso dizer é que só notei diferença quando passei do 5S para o 6S.

Quer isto dizer que foi preciso saltar duas gerações para notar reis mais-valias. De resto, foram apenas pormenores.

Claro que, na altura, o iOS estava sempre adaptado aos sistemas, o que tornava os equipamentos mais rápidos. Hoje em dia, com o 4S ainda a ter a versão 9, as coisas não são bem assim.

Se a apple não me matar o 5s na próxima actualização, vou continuar com o telemóvel mais uma geração pelo menos. Nunca tinha tido um telemóvel que ao fim de tanto tempo ainda está perfeitamente usável ao ponto de nem sequer olhar para outro telemóvel e pensar que devia trocar.

Mesmo as novas features, talvez só o force touch me dê jeito, o resto sobrevivo bem sem.

Já o iPad... não que não lhe dê uso, mas para o meu tipo de uso não vale o dinheiro, em casa uso o PC e na rua uso o telemóvel. Usar o iPad em casa é tipo um luxo que dispenso e não vale 400euros.. Não o vou actualizar e talvez até venda o meu.

Last edited:
A diferença de hardware entre o 5S e o 6 não é muita, mas o 5S já caminho para os 2,5 anos de mercado.

Esses rumores são verdade, dia 15 de Março vai ser apresentado um "6S Mini". Não sei como se vai chamar, mas para mim é isso mesmo, um 6S (pelo menos a nível de SoC, 2 GB de RAM etc.) em corpo de 4" mas com cantos arredondados à iPhone 6/6S.
Se fosse igual ao 6 exteriormente e com 2GB de ram, acho que era de apostar nisso, por acaso estou curioso, mas quando saiu o 6S também haviam rumores de um 6C em plástico e nada..

Nos rumores atuais, tinha lido que traria 1Gb de RAM tal como o 6.. Mas se for como dizes, fica na posição do 6 (a nível de preço).

Se o 5S tiver uma performance equivalente ao 6, penso que ainda assim seria uma alternativa a avaliar... isto porque estou satisfeito com a performance do 6 que já é um salto enorme face ao 4S.

Não vai ser em plástico, a Apple não quer cometer o mesmo erro de achar que vende um iPhone por €600 mesmo que seja de plástico.
Foi um dos motivos para não estar um 5C no lugar do 4S... Na altura o valor adicional a gastar não via a compensar.

Eu até diria que o iPhone 4 com iOS 7 é mais rápido que 4S com iOS 9, perfeito teria sido teres deixado o 4S no iOS 7.1.2, mas deixa lá que na altura eu cometi o mesmo erro com um 4S, que entretanto já vendi..
La por casa ainda está o 4 em uso e nem acho que se porte nada mal... É usado pela mesma pessoa que usa o 4S mas usado como 2º telemóvel, ou seja, não tem plano de dados, e so é usado paraticamente para fazer chamadas e sms. Nesse tipo de utilização (Abrir telefone, lista de mensagens, não fica neste momento atras do 4S, mas quando ambos tinham o IOS 7 a diferença era enorme).

O objetivo sera descontinuar o 4, ir o 4S para o lugar do 4 e o novo para o lugar do 4S ficando o 4 como telefone de backup, ou então irei vende-lo (Visto que ha quem ainda pague valores absurdos). Ja agora, como backup temos um 3GS que ficou parado no IOS4, que tem uma fluidez ao nível do 6... Não faz é nada :D

Não esperes é menos de €649,xx de PVP pelo 6S mini 16 GB, não vai ter 3D Touch, nem câmara do 6S (será a do 6 com 8 mpx atrás e 1,2 à frente) e possivelmente o SoC vai ser clockado um pouco abaixo dos 1,85 GHz dos 6S e 6S Plus.
Para ja o preço não é uma preocupação, preocupa-me mais quando é que a empresa em causa vai atualizar os modelos disponíveis para colaboradores, porque a sensação que tenho é que só o faz de ano a ano... Já para não falar que as opções são estranhas, por exemplo, atualmente da apple so tem o 5S e o 6S (Não tem o 6.... ) não consigo perceber....

Se a apple não me matar o 5s na próxima actualização, vou continuar com o telemóvel mais uma geração pelo menos. Nunca tinha tido um telemóvel que ao fim de tanto tempo ainda está perfeitamente usável ao ponto de nem sequer olhar para outro telemóvel e pensar que devia trocar.
Eu comprei o 6 à um ano atras, e foi difícil resistir ao 5S...
Alias, andei tempos e tempos a dizer que ia ser o 5S quando chegasse a altura de trocar pela empresa, mas andava tudo cá a dizer.. vê la... pensa bem... devias ir para o 6... daqui a 2 anos vende-se melhor... como a diferença que arranjava andava na casa dos 50€... arrisquei no 6 pensando que ia ficar uns anos ca por casa, mas se para o ano trocar de telemóvel, acho que terei de o vender, pois a minha mulher diz que é grande demais e não gosta dele...

Eu nao actualizei os meus iDevices durante muito tempo, como fui descrevendo aqui.
O meu iPad Mini 2 passou directamente do 7.1.2 para o 9.2, so perdendo na bateria.

No entanto, desde que ficou disponivel a actualizacao para o 9.2.1 que esta bastante insistente, ou seja, quase todos os dias me pergunto se quero actualizar.
Anteriormente isto nao acontecia.

Ainda nao actualizei por falta de paciencia (ja o fiz no iPhone e nao notei diferenca), mas com tanta insistencia, sera dificil evitar novos upgrades quando eles aparecerem.
Vencem pelo cansaco, portanto.

Espero que quando for um update maior (para o 10), voltemos a ter o mesmo comportamento "pacato" em que o upgrade fica disponivel, mas nao chateia.
Dentro dos aparelhos da casa, iPhone 5S, iPad Mini 2 e iPad Air partilham o mesmo hardware basico, portanto acredito que possam perfeitamente lidar com esse novo update.
Embora isso nao quer dizer, claro, que o va fazer. Estou satisfeito com o 9, em qualquer um deles.
Ja quanto ao 5C tenho duvidas, e cheira-me que o nosso nao vai passar para o 10, seja qual for a decisao da Apple.

Essa coisa das actualizações não me diz assim muito. Geralmente vou actualizando as coisas conforme as actualizações saem. Tive o meu anterior 4S até ao iOS 8, mas foi um erro actualizar pós iOS 7. Não o usei com o 9, pois nessa altura migrei para o actual iPhone 6, mas com o 8 estava horrível, nem parecia o telefone que me acompanhou durante uns bons anos.
Como a bateria já não durava mais que uma manhã, como as aplicações cada vez estavam mais projectadas para ecrãs maiores e como disseram, e bem, que o 4S "morreu" a partir do iOS 8, acabei por mudar para o 6.
Trocar novamente, só quando lhe acontecer o mesmo que aconteceu ao 4S. Andar a trocar a cada geração para mim não faz qualquer sentido.

@Homer

Podes dar link desse site por curiosidade ? Não estou a duvidar do que viste, é só para perceber do que estás a falar e possivelmente seguir o site.

Sim, as specs são as mesmas tal como a câmara. O próprio iOS 8 matou o 4S, o 9 é mais do mesmo...

Apesar de tudo é perfeitamente normal, no Geekbench o A6 do iPhone 5/5C tem quase o triplo da pontuação do 4S em single core e o quádruplo em multi core. Por um lado isto vale o que vale, mas tendo em conta estes valores acho que diz muito...

1 GB de RAM vs 512 MB, dual core 1,3 GHz vs dual core 800 MHz, etc. Isto para iPhones é um grande upgrade...

Fazes bem em manter o 9 mesmo que haja opção pelo 10.

http://www.evad3rs.net/2015/10/ios-10-compatible-devises-supported.html

Vi nesse site por mero acaso. Claro que não sei se é credível (ou não), mas nesse quadro chamou-me a atenção a falta do iP5 e a presença do iP5C.

Sim, em princípio o 5 vai manter-se com o 9, pelo menos até ter feedback consolidado de outros utilizadores. Isto de ter "sede" de andar sempre com a útlima actualização, às vezes estraga os aparelhos, tendo mais contras do que prós. [;)]

http://www.evad3rs.net/2015/10/ios-10-compatible-devises-supported.html

Vi nesse site por mero acaso. Claro que não sei se é credível (ou não), mas nesse quadro chamou-me a atenção a falta do iP5 e a presença do iP5C.

Sim, em princípio o 5 vai manter-se com o 9, pelo menos até ter feedback consolidado de outros utilizadores. Isto de ter "sede" de andar sempre com a útlima actualização, às vezes estraga os aparelhos, tendo mais contras do que prós. [;)]

É possível que façam isso sim (se considerarmos o 5C como novo na altura de lançamento deve levar os mesmos updates que o 5S), mas sinceramente não vejo grandes vantagens em ter o iOS 10 no iPhone 5. Aliás para mim até tem a vantagem de não ficar a chatear para atualizares para o 10 como no 5C e depois de eles vencerem pro cansaço ficas com um iPhone mais lento que o 5 com iOS 9.

Mais: assim podes fazer clean install com iOS 9 porque a última versão assinada é 9.x.x em vez de te obrigar a instalar uma versão do 10...

Às vezes até estraga os aparelhos? Quando o iPhone já tem uns anos de mercado e está no penúltimo e sobretudo último iOS o mesmo fica invariavelmente lento. Portanto na minha opinião as vantagens perdem para as desvantagens.

Uma duvida ainda sobre as películas de vidro temperado. As que tenho visto não ocupam totalmente a frente do telemóvel, deixando sempre uma margem em falta, são todas assim ou não? Para o 6s.

De modo a aumentar a capacidade do disco do meu macbook pro, estava a pensar comprar um cartão para expansão do mesmo. Aconselham algum em especial? (MBP 13'' retina)

Uma duvida ainda sobre as películas de vidro temperado. As que tenho visto não ocupam totalmente a frente do telemóvel, deixando sempre uma margem em falta, são todas assim ou não? Para o 6s.

Há muitas que ocupam a frente na totalidade como se fosse um segundo vidro igual ao do telemovel.

Que eu saiba são todas assim, devido ao acabamento arredondado do iphone, a película não pode ir mesmo mesmo até ao fim senão levantava com facilidade.

Claro que alguns fabricantes devem fazer mais ao limite e outros menos, mas as que tenho visto ficam com cerca de 1mm do limite. E não passam por baixo do botão home.

Os cantos são arredondados. Se ocupassem o vidro todo, começaria a descolar nas pontas.

Bem desta vez tenho de dar a mão à palmatória. :sh)
Entre a Apple e a Adobe, ninguém se entende e ninguém consegue resolver o problema.
Uns dizem que é a gráfica do imac que não chega para o photoshop...
A verdade é que o imac 4k vendido para edição de fotografia, está a dar um erro chato e parvo com todos os utilizadores do photoshop.

Num dos casos que li na net a apple retomou o imac 4k do cliente e devolveu o dinheiro... Depois o cliente teve de comprar outro imac de 27'' 5k que supostamente já não sofre do problema. :sh)

Eu tenho o problema, e não sei ainda bem o que fazer, se me queixo à apple se me queixo à adobe e qual vai ser a minha solução... :sh)

Isso é mesmo estranho. Uso no macbook retina sem qualquer problema. Funciona normalmente. Mas a Adobe não vai lançar nenhum update para isso?

Isso é mesmo estranho. Uso no macbook retina sem qualquer problema. Funciona normalmente. Mas a Adobe não vai lançar nenhum update para isso?

Já há queixas desde Dezembro, e parece que ambos empurram para o seu lado. A Apple diz que é da Adobe, a Adobe diz que é da Apple. [:D]

Têm saído vários updates da adobe mas até agora nada resolve isto.
Parece que o problema está limitado aos imac 4k. [s)]

Que eu saiba são todas assim, devido ao acabamento arredondado do iphone, a película não pode ir mesmo mesmo até ao fim senão levantava com facilidade.

Claro que alguns fabricantes devem fazer mais ao limite e outros menos, mas as que tenho visto ficam com cerca de 1mm do limite. E não passam por baixo do botão home.

Já tenho visto umas a 3€ e pouco do chinoca, umas a 10€, 15€ 20€ e todas têm o tal limite.

Back