Tópico da Apple

Então com o iphone 7 obrigam a malta a comprar um adaptador lightning-to-jack 3.5

Agora lançam um portátil com jack 3.5 mas sem lightning, portanto quem usa um phones dum iphone 7 tem de comprar um adaptador jack-to-lightning ou jack-to-usb C?? É isso?

E quem quiser ligar o iphone ao novo computador tem de comprar mais um cabo lightning-usb C??

Não há-de a apple estar cheia de papel. Só em cabos ganham fortunas

Última edição:
Eu sei que o trackpad e a integração vertical do OS são os pontos mais fortes que a Apple tem. Não é isso que estou a discutir.

Refaço a pergunta, agora dirigida a ti, já alguma vez pegaste num portátil a sério, de 3000€? Eu acho que há muita gente aqui que não utiliza Windows desde o Vista com HDD IDE de 5200RPM
(...)

Vamos ver se eu consigo colocar isto de outro modo...

Em 2006 paguei 3000€ por um SONY VAIO com Windows XP.
Na altura apenas usava Windows como sistema operativo desktop/laptop (só em servers usava Linux), e o objectivo era que se aguentasse pelo menos 4 anos com o mesmo desempenho.

Ao fim de 2 anos já se arrastava.
Em 2009/2010 usei a ficar cada vez mais farto.

Decidi abandonar o Windows.
Em 2010 comprei um portátil ACER por 500€ para instalar Linux (o Windows nem chegou a arrancar, quando o liguei pela primeira vez foi logo com um DVD de Linux na drive).

Portanto, estares a perguntar por hardware de 3000€ de hoje, como se isso fosse importante, não faz sentido.
Uma pessoa paga um valor por uma solução que sirva as necessidades (no meu caso, manter a sanidade mental de poder trabalhar com o mínimo de preocupações).

Ora a solução não é hardware.
A menos que a ideia seja colocar numa prateleira em exposição.

A solução é um conjunto de hardware e software.
Ou seja, um Mac será sempre uma melhor solução que um PC pelo mesmo preço (seja com Linux ou com Windows). É que o sistema operativo conta. E na minha opinião conta MUITO MAIS que o hardware (daí ter comprado um ACER de 500€ para colocar Linux).

O macOS / OS X é um "no brainer".
Um gajo concentra-se exclusivamente na tarefa que vai desempenhar. Esquece-se que tem um empecilho chamado sistema operativo.
Já o Windows está sempre a lembrar-nos que existe esse empecilho. O Linux também, embora menos que o Windows.

A sorte da Apple é o iOS e o macOS. Apesar de estarem piores continuam a anos luz da concorrência e claro ninguém vai trocar esta experiência por torturas, bugs e ambientes pouco user friendly. Agora se a Google se lembra de fazer algo mais... não sei não.

Yah...
A sorte dos gajos é terem os sistemas operativos "no brainer".
Não me consigo imaginar a voltar ao Linux ou ao Windows.

Na altura apenas usava Windows como sistema operativo desktop/laptop (só em servers usava Linux), e o objectivo era que se aguentasse pelo menos 4 anos com o mesmo desempenho.

Em 2010 comprei um portátil ACER por 500€ para instalar Linux (o Windows nem chegou a arrancar, quando o liguei pela primeira vez foi logo com um DVD de Linux na drive).

Portanto, estares a perguntar por hardware de 3000€ de hoje, como se isso fosse importante, não faz sentido.
Uma pessoa paga um valor por uma solução que sirva as necessidades (no meu caso, manter a sanidade mental de poder trabalhar com o mínimo de preocupações).

Ou seja, um Mac será sempre uma melhor solução que um PC pelo mesmo preço (seja com Linux ou com Windows). É que o sistema operativo conta. E na minha opinião conta MUITO MAIS que o hardware (daí ter comprado um ACER de 500€ para colocar Linux).

Um gajo concentra-se exclusivamente na tarefa que vai desempenhar. Esquece-se que tem um empecilho chamado sistema operativo.
Já o Windows está sempre a lembrar-nos que existe esse empecilho. O Linux também, embora menos que o Windows.

Não deixa de ser caricato que tenhas uma opinião formada à 10 anos e que aches que continua válida nos dias de hoje.
De qualquer das formas, estou curioso para saber quais são esses empecilhos de que falas em relação ao Windows?

Eu como sou poweruser não tenho problemas com o que quer que seja, mesmo com hardware datado. Talvez seja daí o problema, que esta ideia de que MacOS/IOS é que são bons e funcionam e Android/Windows é só erros, lentidão e reboots. Talvez tenhas razão e o IOS/MacOS sejam sistemas mais adequados para dummies no sentido em que são plug and play.

Dificilmente alguém passa para Windows depois de se habituar a usar o macos, não conheço ninguém..
ate há aquele ditado, when you go Mac, you never go back

Excepto se fores adepto de jogos no computador. Para mim, trabalho é Mac, conhaque é Windows. E um PC Win de 1500€ é muito mais poderoso graficamente que um PC Mac de preço equivalente. Agora se o OS é muito mais optimizado no Mac que no Win? Claro, 1000x melhor.

Sony Vaio sempre foi caca overpriced. Se deste 3000€ por algo que não valia metade o problema é teu.

Estás satisfeito com hardware de baixo nível? É que na Apple não tens nada disso.

Oi? Faz todo o sentido e mais algum. Com 3000€ compras um Clevo topo de gama imensamente mais poderoso que qualquer coisa no mercado (laptops entenda-se)

Não sempre. Com 1000€ compras um MB Pro de média gama, óptimo para trabalhar e that's it. Ou compras um laptop gaming graficamente muito mais poderoso que o MB com gráfica integrada. Ou gaming não é uma "ocupação adequada" para um computador?

Já experimentaste o Windows 10? Sei que estás a falar sem conhecimento de causa. Não é perfeito e como um todo ainda é inferior ao macOS (trabalho com ambos), mas é já óptimo mesmo como ferramenta de trabalho. Chamar empecilho a um OS perfeitamente funcional e optimizado nos dias de hoje é que... [:D]

Respostas a bold.

Não deixa de ser caricato que tenhas uma opinião formada à 10 anos e que aches que continua válida nos dias de hoje.
De qualquer das formas, estou curioso para saber quais são esses empecilhos de que falas em relação ao Windows?

Eu como sou poweruser não tenho problemas com o que quer que seja, mesmo com hardware datado. Talvez seja daí o problema, que esta ideia de que MacOS/IOS é que são bons e funcionam e Android/Windows é só erros, lentidão e reboots. Talvez tenhas razão e o IOS/MacOS sejam sistemas mais adequados para dummies no sentido em que são plug and play.

Vamos ver se consigo resumir de outra forma:
Eu não consigo analisar hardware por si só, porque não concebo uma solução que passe apenas por hardware. O software faz parte. Ora, macOS/OS X corre apenas em Macs. Se o macOS corresse em PCs, ou melhor, se qualquer sistema operativo (para incluir Windows, Linux e macOS) pudesse correr em qualquer hardware (para incluir PCs e Macs), aí eu conseguiria olhar e comparar hardware, porque a questão do sistema era uma escolha à parte.
Como o sistema não é uma escolha à parte, esse sistema faz parte da minha análise de soluções (hardware e software).

Sobre a opinião formada há 10 anos...
Eu não estou numa ilha do Pacífico com uma data de malucos a introduzir os números 4 8 15 16 23 42 num computador com ecrã CRT de fósforo verde.
Trabalho nesta porcaria todos os dias. Eu não tenho Windows, mas há quem tenha. E ainda o ano passado passei umas semanas a usar Windows 8.1 todos os dias. Ser bom ou mau não é pelos estoiros, é pela filosofia e funcionalidades para quem efectivamente trabalha com um sistema.
Exemplo:
Controlo de versões dos ficheiros faz parte do sistema operativo no macOS. O Windows fez uma "cópia" que passa por ter um histórico de X em X tempo. Ora, se em X tempo eu gravar 3 ou 4 versões diferentes, no Mac tenho as 3 ou 4 versões, no Windows tenho apenas a última.
Outro exemplo:
Backups são de origem. Sem configuração. Perdi zero segundos para ter uma solução de backup a funcionar no Mac.

Sobre empecilhos:
Não são empecilhos no Windows. O Windows (e qualquer sistema operativo) é ele próprio um empecilho. Já disse isto um porradão de vezes no fórum: Um sistema operativo é um mal necessário. Não é o propósito. Ninguém tem um computador para usar o sistema operativo. Uma pessoa tem um computador para correr aplicações, o sistema operativo é a parte chata no meio. Portanto, quanto menos um sistema chatear, melhor. O Windows chateia o utilizador bué. Podia dar o exemplo dos updates... mas isso já está mais que falado. Falemos da edição de um ficheiro. Qual é a filosofia do Windows quando se fecha uma janela de uma aplicação que tem um ficheiro editado? PERGUNTA SE QUER GRAVAR, cancelar, ou ignorar as alterações. No macOS, não pergunta NADA, simplesmente grava. Ah, mas e se eu não quisesse gravar: CONTROLO DE FICHEIROS, está lá a versão anterior, e todas as outras.

Sobre Power User:
Como hobby, fiz o meu primeiro programa em 1981. Na universidade aprendi Fortran, Pascal, C, Modula-2, etc., e usei os sistemas VAX/VMS e UNIX (para além do MS-DOS e MacOS). Trabalho em informática todos os dias há cerca de 30 anos, bem mais que Power User, mais do que a conhecer as entranhas dos sistemas, a compreender como funcionam internamente. Achas que tenho algum problema em que quer que seja? O meu problema não é não ser capaz de mexer aqui ou ali de um sistema operativo. O meu problema é que NÃO QUERO MEXER EM PORRA NENHUMA! Quero fazer o meu trabalho, não quero perder tempo com brincadeiras de crianças (quando eu era puto é que gostava de mexer e investigar tudo e um par de botas dos computadores, sistemas, programas, ou o que quer que aparecesse à frente). Não tenho nem tempo nem paciência para essas porcarias. Não tem nada a ver com Power User nem Basic User.

O mindset é resolver os problemas DE TRABALHO, qualquer outra coisa é uma DISTRACÇÃO.

Excepto se fores adepto de jogos no computador. Para mim, trabalho é Mac, conhaque é Windows. E um PC Win de 1500€ é muito mais poderoso graficamente que um PC Mac de preço equivalente. Agora se o OS é muito mais optimizado no Mac que no Win? Claro, 1000x melhor.

Ja joguei tudo o que tinha para jogar nos tempos da adolescência, cheguei a ser até bastante viciado e ganhei uns euros, agora prefiro os exteriores a ficar em frente ao PC a jogar :) mas sim, tens razão

Nuno156

Sobre a questão do hardware/software:

Sim é tudo muito lindo o que acabaste de escrever mas não estamos a falar de ti, estamos a falar de teres dito, e outro user, que um portátil Windows é incapaz de se manter actual e funcional após X anos porque fica lento, avaria, faz reboot. Isto é mentira.

Que preferes um MacBook com hardware medíocre a um portátil Windows com hardware de topo porque o software conta mais já percebemos, não é preciso repetires-te.

Sobre os empecilhos:

Também já deu para perceber onde queres chegar. És adepto da produtividade e quanto menos passos melhor. No entanto, não estou convencido com o teu exemplo porque embora não te tenhas de chatear na hora de fechar o ficheiro, se quiseres ir buscar versões mais antigas tens na mesma passos para lá chegares. O Windows pode não fazê-lo melhor mas dizer que é pior é ser picuinhas.

Gostava de ler mais exemplos sobre este capítulo da produtividade porque estou genuinamente interessado.

Em relação ao power user.

Não me estava a dirigir a ti, estou a falar na globalidade. Dá a entender que muita malta prefere IOS/MacOS pela simplicidade ou pelo menos pela aparência de tal simplicidade. Eu como a tecnologia não me incomoda não tenho problema em utilizar MacOS, Windows, Linux, ou o que quer que seja. E quando tenho problema consigo desenvencilhar-me sem problemas.

Respostas a bold.

Sony Vaio sempre foi caca overpriced. Se deste 3000€ por algo que não valia metade o problema é teu.

Não, man, o problema não é o VAIO, esse ainda está ali para as curvas e recomenda-se (teve zero problemas, usado todos os dias, minto, pifou a bateria ao fim de 2 anos). O problema é mesmo a porcaria do Windows, que ao fim de 2 anos já não se mexia. E instalar tudo do zero estava fora de questão (tinha demasiadas coisas que não podia correr o risco de perder, tal como estava fora de questão perder uma semana ou mais a reinstalar tudo).
O hardware era 5 estrelas. O software (Windows) é que nem com hardware de topo para a época se manteve.

Estás satisfeito com hardware de baixo nível? É que na Apple não tens nada disso.

Baixo nível só se for para correr Windows e coisas mal programadas. Para trabalhar com coisas bem programadas até um 8088 com 1kB de RAM é suficiente.

Oi? Faz todo o sentido e mais algum. Com 3000€ compras um Clevo topo de gama imensamente mais poderoso que qualquer coisa no mercado (laptops entenda-se)

Para quê? Para esbanjar dinheiro?
Eu não corro jogos. Não faço edição de vídeo. Não faço renderização 3D. Etc.
Para o que eu faço, até um 8088 passa a maior parte do tempo a 10%.

É óbvio que, o ACER de 500€ em 2010 não tem nada a ver com um computador de hoje de 500€.
E se fosse hoje, teria pelo menos um SSD. De resto, a nível de CPU e de RAM, qualquer coisa serve.

Não sempre. Com 1000€ compras um MB Pro de média gama, óptimo para trabalhar e that's it. Ou compras um laptop gaming graficamente muito mais poderoso que o MB com gráfica integrada. Ou gaming não é uma "ocupação adequada" para um computador?

Para mim não é. A menos que seja dedicado para isso. E para isso é um desktop que tem mais qualidades para tal, não é um laptop.

Além disso, acho que já todos me "ouviram" dizer que:
— não jogo em computadores
— computadores são para trabalhar, se forem para jogar chamam-se consolas e custam 400€.

Já experimentaste o Windows 10? Sei que estás a falar sem conhecimento de causa. Não é perfeito e como um todo ainda é inferior ao macOS (trabalho com ambos), mas é já óptimo mesmo como ferramenta de trabalho. Chamar empecilho a um OS perfeitamente funcional e optimizado nos dias de hoje é que...

Já vi que não sabes o que é um empecilho.
Se achas que não é um empecilho porque é "perfeitamente funcional e optimizado", então claramente não compreendeste o que é um empecilho.

Explico de outro modo:
Se o Linux e o macOS tivessem bugs e fossem lentos, e o Windows fosse "perfeitamente funcional e optimizado" sem bugs e bué rápido, o Windows continuaria a ser um maior empecilho que o Linux e o macOS.

Ser empecilho não tem nada a ver com bugs ou desempenho. Tem a ver com a FILOSOFIA de funcionamento.
Dei um exemplo no meu post anterior ("Quer gravar?").

— O Windows é como uma gaja, sempre desejosa de atenção, sempre a interromper um gajo, e que nos deixa a secar à porta das lojas de roupa e de sapatos (tipo Windows Updates no shutdown e boot).
— O Linux é como aquele amigo que apenas te liga uma vez por ano para desejar boas-festas ou feliz aniversário.
— O macOS é como um gato, só sabes que o tens e que está vivo porque há pêlo pela casa toda e não cheira a cadáver.

Nuno156

Sobre a questão do hardware/software:

Sim é tudo muito lindo o que acabaste de escrever mas não estamos a falar de ti, estamos a falar de teres dito, e outro user, que um portátil Windows é incapaz de se manter actual e funcional após X anos porque fica lento, avaria, faz reboot. Isto é mentira.

Que preferes um MacBook com hardware medíocre a um portátil Windows com hardware de topo porque o software conta mais já percebemos, não é preciso repetires-te.

Sobre os empecilhos:

Também já deu para perceber onde queres chegar. És adepto da produtividade e quanto menos passos melhor. No entanto, não estou convencido com o teu exemplo porque embora não te tenhas de chatear na hora de fechar o ficheiro, se quiseres ir buscar versões mais antigas tens na mesma passos para lá chegares. O Windows pode não fazê-lo melhor mas dizer que é pior é ser picuinhas.

Gostava de ler mais exemplos sobre este capítulo da produtividade porque estou genuinamente interessado.

Em relação ao power user.

Não me estava a dirigir a ti, estou a falar na globalidade. Dá a entender que muita malta prefere IOS/MacOS pela simplicidade ou pelo menos pela aparência de tal simplicidade. Eu como a tecnologia não me incomoda não tenho problema em utilizar MacOS, Windows, Linux, ou o que quer que seja. E quando tenho problema consigo desenvencilhar-me sem problemas.

Dos outros users não sei nem quero saber.
Eu referi-me à confiança que tenho no OS X, e que não tenho no Windows (incluindo o 10).

E não, o hardware não é medíocre, é o suficiente para o macOS dar uma abada ao hardware de topo com Windows.
É como o iPhone e o iOS vs Android.
Vocês é que são fãs das specs, como se comprar um computador fosse para o meter em exposição numa vitrina lá em casa.
Um computador (hardware + software) é uma FERRAMENTA.
Só é relevante os problemas que resolve, e a forma como os resolve. As specs valem zero.

Como estamos num tópico de carros, de que serve um carro ser todo XPTO, e depois levar abada de uma carripana a cair de podre?

As coisas têm um propósito. Medem-me pelo modo como cumprem o propósito.
O MacBook Pro é, como o nome indica, "profissional". O propósito é trabalhar.

Do mesmo modo, voltando aos carros, se queres um carro para trabalhar, escolhes um comercial, tractor, jipe, ou escolhes um desportivo, carro de luxo, etc.?

Esquece os Macs, OS X, Linux, e afins.

Se queres trabalhar, escolhes um Lenovo da gama profissional, ou escolhes um Alienware?
E se for para jogar? Escolhes o Alienware ou o Lenovo?

Produtividade:

O exemplo que dei não é para tomar como exemplo isolado. De forma isolada é um ponto irrelevante se pede para gravar ou não. Dei como exemplo de uma filosofia que está subjacente ao funcionamento do UI.
De um modo geral, tenta simplificar tudo o que seja interacção com o utilizador. Não pedir para gravar é um exemplo dessa simplificação de interacção.
Outro é a forma como "esconde" tudo aquilo que é usado com menos frequência. O pessoal que não conhece, quando vê uma aplicação do OS X, pensa que tem poucas funcionalidade, porque não se apercebe que o menu está "escondido" lá em cima (na janela ficam apenas as operações mais usadas).
Podemos pegar no exemplo de como o Pages (equivalente ao Word) é desenhado, onde o espaço vertical é liberto o mais possível de "tralhas" para que se possa ver o mais possível do conteúdo do documento, deixando as "tool bars" de lado. Ou o sistema de backups, em que só chateia quando pergunta se queres fazer backup para o disco (uma simples pergunta uma única vez), e depois faz os backups sozinho sem te chatear mais. Ou como quando fazes login pela primeira vez no XXXXXX (substituir por Facebook, Gmail, LinkedIn, etc) e o gajo te pergunta se queres sincronizar os contactos, calendário, notas, mail, etc., e te configura sozinho todos os serviços sem teres de perder tempo com isso. Ou então, se estoirar, ou falhar a bateria, etc. e tinhas uma aplicação aberta com conteúdo por gravar, e quando ligas o computador o gajo abre-te tudo exactamente como estava, ou se foi uma aplicação a estoirar, quando abres novamente ele coloca-te no ponto em que estavas a trabalhar (nem pergunta se queres recuperar, presume logo que sim).

Aliás, neste último exemplo até fiz uma experiência engraçada:
— abri o TextEdit (tipo Notepad/Wordpad)
— comecei a escrever texto
— coloque o cursor a meio desse texto
— não gravei nada, nem tão pouco dei nome ao ficheiro
— fiz KILL (-9) ao processo, para simular uma falha, um estoiro, etc.
— voltei a abrir o TextEdit... e eis que aparece o texto que tinha escrito com o cursor na posição em que o deixei

Ou seja, não é nenhuma coisa em especial.
É o conjunto de pequenas coisas insignificantes que na tua totalidade permitem uma maior produtividade (enfoco maior nas tarefas).
O facto de eu confiar no sistema, e não ter essa preocupação (de perder trabalho), é uma das maiores vantagens nessa produtividade que refiro.
Até com Linux eu não tinha o grau de confiança que tenho com o OS X (ainda não instalei o Sierra, pelo que ainda não tenho macOS [;)] ).

Power User:

Não falo pelos outros, mas acho que há de tudo.
E para os básicos, qualquer sistema atrapalha, seja Windows, Linux ou macOS.
O que sei é que o OS X / macOS granjeia uma boa popularidade entre os developers (que normalmente se podem enquadrar em Power Users).

Para fazer generalizações, em lugar de Power User vs Basic User, prefiro fazer por idades.
Quanto mais velho, menos paciência se tem para andar com minudências, é directo ao assunto. Ou seja, o pessoal mais velho prefere um sistema que não interrompa o trabalho. O pessoal mais novo, prefere andar em actividades exploratórias. É tipo namoro em teenager vs namoro aos 60, um gajo já não tem paciência para côrtes complexas e joguinhos, é: "Como é, queres ou não queres? Não? Então desampara a loja e deixa entrar a freguesa seguinte.".

O que eu jogo não há para consola, e eu preciso do computador para outras coisas.. [;)]

Essa é a principal razão pela qual não se deve jogar num computador.
Imagina que tens um azar qualquer com um jogo... Podes perder essas "outras coisas"? Podes ficar tempo sem ter acesso até resolver o problema?

Resumindo:
Qualquer coisa pode correr mal.
O que fizeste foi adicionar uma coisa que pode correr mal (jogo) às restantes coisas que podem correr mal (SO, programas, hardware, etc.).
Se o "correr mal" for provocado por "as coisas de trabalho", foi provocado por uma coisa que "pode correr mal" necessária.
Se o "correr mal" for provocado pelo jogo, foi provocado por algo desnecessário.

Misturar trabalho e lazer não costuma dar bom resultado.
[;)]

Bem, agora com menos offtopic, vou deixar aqui a minha sentença acerca do macbook..

Para mim, é uma estupidez e uma parvoíce pegada.. Como é possível que um portátil destes custe 1000€, e venha com um dual ou quadcore, 8 gb de ram, etc etc? É completamente ridículo! Nunca usei nenhum mac, mas pelas especificações, parece-me que isso só vale metade do dinheiro que pedem por ele..

O que poderá correr mal? :sh) Só tenho um jogo, está instalado pela Steam, é completamente fidedigno, não vejo o que poderia acontecer? :confused:

O pessoal do desenvolvimento de software costuma parafrasear um "ditado conhecido" dizendo:
— Um programa sem bugs é como um jardim sem flores.

Lei de Murphy:
— Se algo pode correr mal, vai correr mal.

Tudo o que se faz (nos computadores e na vida) representa um risco.
Há coisas que têm um risco maior, outras menor.
É uma questão de medir o risco face às consequências e aos benefícios.

Eu não estou a dizer que vai acontecer, digo que pode acontecer.
Depois só depende do nível de importância dessas "outras coisas".
Se for ir ao Facebook, é irrelevante.
Se for o texto de uma tese de doutoramento de 500 páginas sem backup actualizado... provavelmente é melhor não arriscar.
Os benefícios de jogar um jogo não se comparam às consequências de perder uma tese, já para o Facebook as consequências são desprezáveis.

[;)]

Essa é a principal razão pela qual não se deve jogar num computador.
Imagina que tens um azar qualquer com um jogo... Podes perder essas "outras coisas"? Podes ficar tempo sem ter acesso até resolver o problema?

Resumindo:
Qualquer coisa pode correr mal.
O que fizeste foi adicionar uma coisa que pode correr mal (jogo) às restantes coisas que podem correr mal (SO, programas, hardware, etc.).
Se o "correr mal" for provocado por "as coisas de trabalho", foi provocado por uma coisa que "pode correr mal" necessária.
Se o "correr mal" for provocado pelo jogo, foi provocado por algo desnecessário.

Misturar trabalho e lazer não costuma dar bom resultado.
[;)]

Cá por casa fiz assim. Para jogos existem as consolas, não percebo grande coisa de informática mas sempre me pareceu mais acertado não andar a instalar jogos em pc's.

Já agora, contrariamente ao usual eu tive que mudar de Mac para PC. Na minha área profissional não existem soluções para MAC

Bem, agora com menos offtopic, vou deixar aqui a minha sentença acerca do macbook..

Para mim, é uma estupidez e uma parvoíce pegada.. Como é possível que um portátil destes custe 1000€, e venha com um dual ou quadcore, 8 gb de ram, etc etc? É completamente ridículo! Nunca usei nenhum mac, mas pelas especificações, parece-me que isso só vale metade do dinheiro que pedem por ele..

Isso é porque te estás a guiar pelo desempenho do Windows nessas especificações.

Experimenta. Vai a uma FNAC ou WORTEN, vê um desses com 8GB e experimenta.

Não podes medir especificações com base em Windows, se estiveres a falar de usar um Linux ou macOS.

Voltar
Superior