Tópico da Apple

Como te disseram, investir num monitor externo, um teclado e rato e estás bem. Por €100-150 compras um bom monitor 22-24" 1080p IPS e tudo.

Que MB 13" é esse ? Air ? Pro ? De que ano ? Specs ?

Se quiseres algo mais moderno e não te importares de ficar com algo que não é portátil então recomendo isto:

https://www.fnac.pt/Apple-Mac-Mini-...-Desktop-Desktop-Mini/a6348784?omnsearchpos=1

€549 por isto é imbatível (40% de desconto, o PVP é de 919 salvo erro e isto saiu apenas há ~7 meses), e acumula 5% em cartão.

O maior problema é os 128 GB, o que lgo para começar invalida fazer bootcamp, mas se não quiseres ter mais nenhum SO acho que serve pois ter discos externos ligados é mt mais tranquilo num desktop (apesar de internal storage ser smp melhor).

A RAM dá para ser atualizada embora dê algum trabalho.

Eu também uso este género de setup, é o melhor de dois mundos para quem gosta de estar em modo desktop mas tb precisa pontualmente de portabilidade. O maior downside é a potencial falta de performance ou então maior "custo por performance" (além de ser desperdício ter um bom MBP com ecrã retina smp desligado).

Obrigado pela dica do Mac Mini. Vou desfazer-me do meu Mac Pro 5.1 (por questões de espaço) e mesmo não sendo tão flexivel/potente o Mac Mini serve para o que preciso.

Vou experimentar. Se bem que no meu caso essa situação não se coloca, porque coloco o código de manhã assim que coloco o relógio de forma instintiva. YMMV, claro.

O meu desbloqueia por código ou por touchid no iphone.

só numa coisa: bateria - dura uma semana.

como gosto de monitorizar o sono, não o tiro à noite.

é a única razão que (ainda) não comprei um AW.

Sendo possuidor de uma Mi Band original (autonomia para 60 dias fácil) nesse aspecto o AW é muito fraco. Mas o que faço é, de 48 em 48h, depois do jantar, meto-o a carregar na doca e quando me vou deitar já está pronto a 100%.

A mim parece-me que o Apple Pay funciona exatamente da mesma maneira que o MBWAY no s10 que tenho. Simplesmente tiro o telemovel do bolso, meto-o em cima do terminal mesmo com ecrã desligado e já está. Acima de 20€ tenho de pôr o código. É isto, certo?

Btw tenho também a app e nfc para pagar com o Watch Active e acabei sempre a usar o telemovel. Para mim é mais intuitivo tirar o telefone e pagar com o ecrã bloqueado do que rodar todo o pulso para pagar. A mim não me dá jeito.

Não tens que ter o monitor desligado.
(...)
Até da bastante jeito, infelizmente o monitor do MacBook deixou me mal habituado e tive que ir para um monitor externo 4k, mas o monitor ainda dá imenso jeito. Mesmo para fazer assim de torre, costumo ter o monitor do mac com vídeos em full screen, e uso o externo para fazer outras coisas.
Para tornar a performance disto aceitável, bastava comprar uma gráfica externa e já fica com um bom nível, mas não sinto necessidade.
O problema dos produtos Apple muito antigo é que não tarda deixam de suportar o mais recente sistema e fica um pouco lixo.. eu residiria à tentação de comprar algo muito antigo.
Outra opção para o GansoLFM, se é para multimedia, seria ir para soluções completamente opostas, como uma Chrome box ou Apple TV..

Epá parece de propósito mas o teu setup é mto semelhante ao meu (qdo vi a imagem fiquei WTF), exceto o facto de ser uma versão low cost. Tenho um monitor LG, ms é de 24" 1080p, isso deve ser um 4K 27", não ?

Depois tenho o MBP, mas é um 13" mid 2012 (ainda que com SSD e 10 GB de RAM).

A stand para o portátil é rigorosamente igual a essa, foi €10 usada junto com o teclado (o anterior a esse, ainda pilhas) que tb comprei usado ao mm tipo (€30 na altura).

Tenho tb um Magic Trackpad (à esquerda do teclado em vez de à direita), ms é o antigo (até para ficar coerente esteticamente que comprei na Fnac em promo por €37 - isto tinha PVP de €90 antes de ser descontinuado - e na altura tinha acabado de ficar descontinuado com o novo).

Depois a maior diferença é que do lado direito tenho um Master Master 2S do lado direito do teclado e tenho umas colunas, a da esquerda entre a stand e o MBP e o monitor.

Obviamente sei que não precisas de ter o monitor desligado e nessa situação não se desperdiça de facto o monitor do portátil, no entanto não sou grande fã de mais de um monitor, sobretudo um de portátil pequeno, além de que no meu caso o monitor do portátil está mto longe.

Se fosse um setup dual monitor teria de ser algo em grande com dois monitores iguais.

Até tirava foto e metia aqui mais logo o setup de casa, mas a secretária está uma confusão e não me apetece ir arrumar tudo [:D]

Malta, muito obrigado pelas respostas. O meu macbook é um Pro Retina Late 2014 e ainda está para as curvas. Se calhar vou mesmo investir num monitor e acessórios bluetooth, teclado e rato. É capaz de ser o mais lógico.

Os Mac Mini e iMacs que teria em vista são realmente com tecnologia já com 9/10 anos e não me parecem investimento seguro a médio prazo, quanto mais a longo prazo...

MBP Late 2014 não existe, só existe Mid 2014, para ambos (de 13 e 15").

Mesmo o de 13" ainda se safa para tudo o que sejam coisas mais básicas. Se for o de 15" ainda melhor, e esse ainda hoje aguenta coisas mais pesadas.

Investires no monitor e acessórios é o melhor que fazes sim [;)]

Última edição:
A promoção no MM pelo que percebi acaba no domingo. Obrigado pela dica. [;)]

Acho que estes preços 313€ ou esses 304€ são bem interessantes para o produto em si.
Na realidade eu não tenho necessidade absoluta de mudar, não tenho razões nenhumas de queixa relativamente ao Mini4 que tenho, e gosto muito do formato 7,9" ,
mas fiquei muito desiludido com este novo Mini, tanto ao nível do preço (que acho exagerado) como pela falta de qualquer tipo de inovação ao nível do design, é exactamente igual ao modelo de à 5 anos atrás [8b], nem umas margens de ecrã mais pequenas, nem o raio que o valha... [s)]

Daí eu ponderar talvez este iPad 2018, que vendendo o meu Mini4 32GB por 2xx€ (está rigorosamente igual a novo), com menos de 100€ fazia a "festa" por um mais actual, e que me garante updates para mais longe no tempo.

O 9,7" tem um SoC melhor, é um pouco mais rápido e vai ter mais anos de suporte (embora o mini 4 ainda vá receber o 13).

Acrecescenta tb o suporte ao pencil 1.

No entanto é mais pesado que o mini 4, mais grosso e o ecrã é pior em densidd de pixeis e nas cores, além de não ter o ecrã laminado do mini 4, Air 2, Air 2019 e dos Pros.

Não é um upgrade óbvio na minha opinião. Eu fui do mini 2 para o 9,7", este upgrade é bem mais substancial pois o salto em performance é bem maior, o ecrã não é um downgrade (exceto nos ppis) etc.

Não sei se é importante para ti mas continuas na mm com 32 GB, aqui não é upgrade nem downgrade, é a mm história da RAM, continuas com 2 GB.

Obrigado pela dica do Mac Mini. Vou desfazer-me do meu Mac Pro 5.1 (por questões de espaço) e mesmo não sendo tão flexivel/potente o Mac Mini serve para o que preciso.

Podes enviar PM sobre detalhes do teu 5,1 ? Posso estar interessado consoantes as specs e preço :)

É uma boa compra, o CPU deste Mac Mini de entrada parece fraco por ser um i3, mas é um i3 quad core de 8a geração e é um CPU desktop class. Perforamance de CPU ao nível do MBP 13" 2018 quad-core, que tem um PVP de €2099 salvo erro...

Os 128 GB além de limitarem um pouco não permitem as write e read speeds dos de maior capacidd, mas isso já deves saber e se estás interessado na mesma é porque no teu use case não te faz diferença.

A mim parece-me que o Apple Pay funciona exatamente da mesma maneira que o MBWAY no s10 que tenho. Simplesmente tiro o telemovel do bolso, meto-o em cima do terminal mesmo com ecrã desligado e já está. Acima de 20€ tenho de pôr o código. É isto, certo?

Btw tenho também a app e nfc para pagar com o Watch Active e acabei sempre a usar o telemovel. Para mim é mais intuitivo tirar o telefone e pagar com o ecrã bloqueado do que rodar todo o pulso para pagar. A mim não me dá jeito.

Penso que no Apple Pay tens de dar ser a autorização.

Acabei de testar o Apple Pay no supermercado: impecável - praticamente instantâneo. Tinha o Iphone desbloqueado e foi só aproximar do terminal.

Estou para ver quando é que os outros bancos vão entrar a bordo. Já enviei email para o meu a perguntar [:D]
Espero que finalmente se possa usar por cá de forma corrente

Em relação ao código e ao relógio, não percebo a questão. Sempre foi assim para usar o relógio - para quem tem a funcionalidade de bloquear o relógio quando é retirado do pulso - e nada tem a ver com o Apple Pay.

E sim, funciona se desbloquearem o tlm junto do relógio (com ele posto) e poupa colocar o código. Eu acabo por colocar o código...se não o fazem como usam o relógio seja para fazer o que seja?

Epá parece de propósito mas o teu setup é mto semelhante ao meu (qdo vi a imagem fiquei WTF), exceto o facto de ser uma versão low cost. Tenho um monitor LG, ms é de 24" 1080p, isso deve ser um 4K 27", não ?

A stand para o portátil é rigorosamente igual a essa, foi €10 usada junto com o teclado (o anterior a esse, ainda pilhas) que tb comprei usado ao mm tipo (€30 na altura).

Tenho tb um Magic Trackpad (à esquerda do teclado em vez de à direita), ms é o antigo (até para ficar coerente esteticamente que comprei na Fnac em promo por €37 - isto tinha PVP de €90 antes de ser descontinuado - e na altura tinha acabado de ficar descontinuado com o novo).

Depois a maior diferença é que do lado direito tenho um Master Master 2S do lado direito do teclado e tenho umas colunas, a da esquerda entre a stand e o MBP e o monitor.

Obviamente sei que não precisas de ter o monitor desligado e nessa situação não se desperdiça de facto o monitor do portátil, no entanto não sou grande fã de mais de um monitor, sobretudo um de portátil pequeno, além de que no meu caso o monitor do portátil está mto longe.

Se fosse um setup dual monitor teria de ser algo em grande com dois monitores iguais.

Até tirava foto e metia aqui mais logo o setup de casa, mas a secretária está uma confusão e não me apetece ir arrumar tudo [:D]

Mesmo o de 13" ainda se safa para tudo o que sejam coisas mais básicas. Se for o de 15" ainda melhor, e esse ainda hoje aguenta coisas mais pesadas.

Sim, não dá para fazer coisas que requerem "2 monitores principais", porque 1 é sempre mais pequeno, mas para pequenas coisas estáticas funciona bem.

Não, é o LG 4k de 24polegadas, existe [:D], a diferença para o de 27 era apenas 30€, mas preferia ter um écran mais pequeno e mais DPI por polegada.

O Magic Trackpad é daquelas coisas que para mim vale cada centimo, apesar de ser um roubo.

Mas no final do dia, o que importa é que podemos estar com o setup que nos faz estar mais à vontade.

ah ok, isso falha no meu setup, não tenho colunas externas.

Late 2013, erro meu! [;)]

O meu MBP também é L13 e está como novo com desempenho mais que suficiente.
Aliás, até o MBA, que ofereci ao meu pai há uns anos, é suficiente. Tanto assim é que até o tenho usado mais que o MBP.

Não percebo a euforia que existe com o apple pay (sim já adicionei um cartão revolut no iphone e no watch também, sendo que ainda não experimentei), mas em que é que isto difere de usar um qualquer cartão contactless?
Colocaram aí alguns screenshots de notificações de pagamentos, mas isso é o revolut que envia, qualquer pagamento gera essa notificação.

Tópico da Apple

É verdade sim, mas para quem não tem o cartão fisico é uma boa forma de fazer pagamentos.

E foi a primeira vez que fiz pagamentos assim.

É verdade sim, mas para quem não tem o cartão fisico é uma boa forma de fazer pagamentos.

E foi a primeira vez que fiz pagamentos assim.

Compreendo para quem não tem um cartão fisico do revolut, n26, etc, mas quando estiverem bancos associados a isto, há assim tanta diferença para uma pessoa entre pagar com o telemovel/watch ou um cartão contactless?
Sinceramente acho que pagar 1 ou 2 vezes com apple pay para experimentar e pelo factor novidade até será engraçado, mas depois passa a novidade e voltamos ao pagamento com cartão.

Não percebo a euforia que existe com o apple pay (sim já adicionei um cartão revolut no iphone e no watch também, sendo que ainda não experimentei), mas em que é que isto difere de usar um qualquer cartão contactless?
Colocaram aí alguns screenshots de notificações de pagamentos, mas isso é o revolut que envia, qualquer pagamento gera essa notificação.

1.
Mais seguro.
Não tens números para roubar.
Não tens PINs para decorar/roubar.
Não tens cartão para clonar.
Autenticação/autorização biométrica.

2.
Mais prático.
Não tens de andar com vários cartões.
Não tens de procurar o cartão.
Usando o relógio ainda mais prático é (não tens de ir ao bolso/carteira buscar nada, é só esticar o braço).

Voltar
Superior