Tópico da Apple

É tecnicamente falso.
Um registo na UE é EQUIVALENTE a um registo em Portugal.

https://www.euipo.europa.eu/ohimpor...0000000000000000000000000005d304afc0096d7a9aa

Não existe qualquer sobreposição, muito menos do registo na UE sobre um registo nacional.
É por antiguidade, qualquer que seja o sistema usado para o registo.

Deténs a Marca "A" em Portugal, registada no INPI.
A EUIPO regista, em nome de outrém, a marca "A". Este outrém passa a ter o direito automático de ver a sua propriedade intelectual chamada marca "A" defendida em Portugal. Ou seja pode utilizá-la comercialmente em Portugal.
Isto não quer dizer que tu deixas de ter direito à marca "A". Continuas a ter direito à tua marca, mas ficas obrigado a partilhá-la com o outro.
Se quiseres manter a exclusividade podes deduzir oposição, que há-de ser decidida nas instância respectivas. A antiguidade não determinada nada por si só. É um dos argumentos que pode ser utilizado. Se o EUIPO decidir que tens razão, a marca "A" de outrém deixa de poder utilizar, quer em Portugal, quer no resto da UE.

Faltou-te o contexto da frase a seguir que é a excepção à regra no exemplo que tu deste:

Quando registas uma marca/propriedade a nível europeu, esse registo sobrepõem-se sempre ao registo regional "nacional". De qualquer das formas, caso essa marca já exista em algum país, e não esteja registada pela Apple, essa marca terá 1 a 3 meses para apelar e fazer valer os seus direitos. Caso contrário siga a marinha e daqui por 3 meses já irá aparecer registada cá na burgo.

...

Portanto sim, sobrepõe-se sempre, excepto quando não está registada para as mesmas classes. Até porque registando a nível europeu o onús de refutar cabe ao organismo de gestão a nível nacional. A Coca-Cola já teve problemas com isso por exemplo...
Se eu registar a marca "Pimbolim" a nível europeu isso vai automaticamente registar a minha marca para todos os países da UE nas classes por mim definidas. Se houver um registo nalgum país o INPI do burgo terá de refutar ou pedir clarificações etc sobre a marca registada.

Se o processo está correcto e adaptado a realidade actual é que já outra discussão uma vez que "marcas" a aparecerem agora é tipo cogumelos.

Deténs a Marca "A" em Portugal, registada no INPI.
A EUIPO regista, em nome de outrém, a marca "A". Este outrém passa a ter o direito automático de ver a sua propriedade intelectual chamada marca "A" defendida em Portugal. Ou seja pode utilizá-la comercialmente em Portugal.
Isto não quer dizer que tu deixas de ter direito à marca "A". Continuas a ter direito à tua marca, mas ficas obrigado a partilhá-la com o outro.
Se quiseres manter a exclusividade podes deduzir oposição, que há-de ser decidida nas instância respectivas. A antiguidade não determinada nada por si só. É um dos argumentos que pode ser utilizado. Se o EUIPO decidir que tens razão, a marca "A" de outrém deixa de poder utilizar, quer em Portugal, quer no resto da UE.

É isso que consideras "sobrepor-se"?
[:)]

Sabes que é exactamente o mesmo ao contrário?
Sabes que sempre foi assim ainda antes de haver EUIPO?
Sabes que por isso é que existe (sempre existiu ainda antes do EUIPO) o processo de aprovação com as fases de publicação e oposição?
[:p]

Mas isso já é uma interpretação tua.
A notícia que publiquei foi que a marca Apple Card foi publicada para registo em Portugal. Nada mais.
Quando o processo concluir com sucesso, a marca fica registada em Portugal e no resto da Europa.

Não, caro.
Registar em Portugal é no INPI.
Não foi registado em Portugal, foi registado na UE (EUIPO).

Existe uma diferença monumental.
A Apple fazer directamente um registo em Portugal não é, nem de perto, nem de longe, o mesmo que fazer o registo na UE.
Ou seja:
— registo na EUIPO dá uma importância quase nula ao facto de a marca ficar registada em Portugal.
— registo no INPI dá importância ao facto de haver registo em Portugal (foi registado directamente).

Claro que não.
Vê a minha resposta anterior.

Sempre foi assim, mesmo INPI vs INPI, ainda antes de haver EUIPO.
E isso não é "sobrepor-se".

A tua resposta anterior não acrescenta nada. A diferença é que INPI vs INPI é tudo cá e resolve-se de uma forma. INPI vs EUIPO resolve-se de outra forma. Os pedidos de cá normalmente são analisados. Já os pedidos que vêm de fora normalmente são indeferidos se não houver contestação. Já para não falar na clara abrangência do próprio registo. Caso a tua marca exista em PT, e o registo seja feito a nível europeu, o registo vai na mesma para a frente em todos os territórios. O oposto não acontece. Portanto sim, sobrepõem-se. E se não refutares no prazo legal também (embora isso também possa acontecer apenas a nível nacional).

Relativamente à senioridade da marca, e como referido pelo 33Stradale, pouco conta para refutar uma vez que és obrigado a renovar o registo a cada 5 anos (por norma, há classes em que a renovação varia) depois dos 10 iniciais.

Última edição:
A tua resposta anterior não acrescenta nada. A diferença é que INPI vs INPI é tudo cá e resolve-se de uma forma. INPI vs EUIPO resolve-se de outra forma. Os pedidos de cá normalmente são analisados. Já os pedidos que vêm de fora normalmente são indeferidos se não houver contestação. Já para não falar na clara abrangência do próprio registo. Caso a tua marca exista em PT, e o registo seja feito a nível europeu, o registo vai na mesma para a frente em todos os territórios. O oposto não acontece. Portanto sim, sobrepõem-se. E se não refutares no prazo legal também (embora isso também possa acontecer apenas a nível nacional).
(...)

* Deferidos.

Portanto, não, não se sobrepõem coisa alguma.
Vai lá ver a definição de sobreposição.

O registo no EUIPO ***EQUIVALE*** a fazer o registo individual em cada um dos Estados-membros.
Não te dá nenhum direito adicional face aos direitos que terias em cada país caso fizesses um registo individual por país.

A única diferença para registos individuais em cada país, é que quando um novo Estado se junta à UE, o processo de equivalência é iniciado automaticamente, caso contrário terias de fazer o registo individual (que em casos normais até já teria sido feito ANTES de esse país se juntar à UE, pelo que não é uma grande vantagem).

O processo EUIPO existe apenas por CONVENIÊNCIA, para facilitar o processo de registo nos vários países membros da UE, e não para dar mais direitos que os processos nacionais (muito menos se sobrepõe).

(...)
Relativamente à senioridade da marca, e como referido pelo 33Stradale, pouco conta para refutar uma vez que és obrigado a renovar o registo a cada 5 anos (por norma, há classes em que a renovação varia) depois dos 10 iniciais.

Estás a ensinar o padre-nosso ao vigário.
Tenho vários registos de marcas por via de empresas e até em nome individual.

Não, caro.
Registar em Portugal é no INPI.
Não foi registado em Portugal, foi registado na UE (EUIPO).

Existe uma diferença monumental.
A Apple fazer directamente um registo em Portugal não é, nem de perto, nem de longe, o mesmo que fazer o registo na UE.

O registo no EUIPO ***EQUIVALE*** a fazer o registo individual em cada um dos Estados-membros.

O processo EUIPO existe apenas por CONVENIÊNCIA, para facilitar o processo de registo nos vários países membros da UE

[:cool:]

Última edição:
Sabes distinguir entre equivalência LEGAL e processo de intenção?

Em processo de intenção, existe a monumental diferença de fazer expressamente, ou por omissão.
Se fizeres individualmente em momentos diferentes, defines uma clara intenção.
Se fizeres em lote (via processo único, ou individualmente em simultâneo), não existe uma clara intenção de usar a marca em local específico.

Isto já foi mais do que discutido, não vale a pena alimentar o tema, mas não consigo concordar nada com isso. Há muita gente que pensa o contrário, que o actual android dá 10-0 ao iOS.
Eu acho que são os dois bons. Uso android 9 no dia a dia e gosto, não tenho razões de queixa, e uso muitas vezes iOS aos fins de semana. Gosto mais do iOS mas não o acho superior em nada relativamente ao actual android.
Respeito a opinião
Mas de acordo com a minha experiência não concordo Android não chega nem perto.
Logo quando liguei nao podia deixar de estrear uns bug'sem senso com o samsung pass! Coisa estupida deu-lhe para nao aceitar password passado 10 minutos aceitou sabe-se la porque mas ok.

Para nao esquecer que o ios é muito mais organisado tudo certinho e direitinho automático, com android é um caos.

Agora isto são apenas pequenos detalhes que não inviabiliza o telefone que é bom.
Mas em software eu voto apple

Última edição:
Malta estou a pensar comprar um iPhone 8 aqui no Japão antes de ir para a Austrália. Sabem se há algum tipo de incompatibilidade?

(Para além de não dar para tirar o som da câmera...[:D])

Precisava que desses exemplos concretos, isso é altamente subjetivo. E digo isto porque penso adquirir o XI tendo atualmente o s10.

Arranja um iPhone emprestado de um amigo e usa-o durante algum tempo. É a única maneira de ficares com uma ideia das diferenças. No fim, até podes continuar a preferir o Android, porque muito daquilo que nós achamos que gostamos resulta em grande medida do hábito.

Precisava que desses exemplos concretos, isso é altamente subjetivo. E digo isto porque penso adquirir o XI tendo atualmente o s10.

As preferências acabam por ser uma questão de hábito.
Alguém mais habituado a X do que a Y tende a preferir X.

Agora, o que pode levar uma pessoa a mudar o hábito, para mudar a preferência, é que já é relevante, e aqui entram factores como a necessidade.

Exemplo:
— Precisas de personalizar, vais para Android.
— Precisas de segurança, vais para iOS.

Exemplos onde o iOS é melhor que o Android:
— Segurança
— Ecossistema (tendo outros equipamentos Apple)
— Privacidade
— Estabilidade
— No-brainer
— Apps
— Etc.

Portanto, se precisares deste tipo de coisas, poderá ser vantajoso fazer o esforço de habituação a um sistema diferente…

Nao sei como te explicar isso e mesmo muita coisa estabilidade facilidade etc etc etc...
A utilização no iphone é simplesmente entuitiva e mais natural foi construído para pensar em ti e te fazer a vida mais fácil, com o android e apesar do aparelho ser mais rápido e software mais complexo que entretanto oferece mais liberdade ainda não chega lá.

Ate uma coisa tão simples como conectar e memorizar um aparelho bluetooth uma coisa natural no iphone as vezes tem problemas sem senso algum como memorizar wifi publico e sua password...

A minha opinião não prova nada é apenas a minha opinião alias eu mudei de celular só por causa da paneleirices da apple e quero experimentar algo novo porque não dar uma chance ao Android!

Enviado do meu SM-G970F através do Tapatalk

Última edição:
Voltar
Superior