Two
Well-known member
Depende. Não concordo em absoluto, também não discordo em absoluto, já que os clientes não deixam de ser um meio para atingir um fim.
Mas dou-te um exemplo, até da Apple. Quando foi lançado o 11, a grande surpresa do aparelho foi... o preço. Literalmente ninguém esperava que a Apple lançasse o 11 a $699 de entrada, já que o XR tinha sido lançado a $749. Menos $50 dólares, portanto... quando a Apple nem precisava de o fazer, já que:
a) o 11 foi anunciado como "o novo normal", o novo padrão. Era o 11, não uma versão barata do X (marketing, já sabemos), mas a questão do posicionamento não é inocente
b) se o 11 fosse lançado a $749, teria vendido precisamente o mesmo volume, ou pouco menos - aumentaria o retorno por aparelho vendido numa percentagem não negligenciável.
E quem acha que a estratégia da Apple é errada ou "Apple is doomed", ou que não lança o que os clientes querem, etc., basta ver isto: em 2019, no top 10 de modelos mais vendidos a nível mundial, seis deles são Apple. Seis. O mais vendido foi o XR, e o segundo mais vendido o 11 (que só foi comercializado no último trimestre do ano)... o que vem provar que a maioria dos clientes não quer saber se o ecrã é OLED ou LCD - se essa maioria tem LCD's em casa a servir de TV, vivem bem com a mesma tech no smartphone (independentemente de ser uma tecnologia melhor ou pior). O terceiro iPhone mais vendido (e sexto a nível global) é o iPhone... 8. No top 10 entram ainda o 11 Pro Max, o 7 (sim, o 7) e o XS Max. O 11 Pro nem cheira.
Os Samsungs? Vendem a gama A. A50, 10 e 20 é o que aparece no top 10. E um Oppo.
Um gajo pode refilar com a "falta de inovação", mas pelos vistos os clientes não se importam assim tanto com algumas das "inovações". É o que é.
Como cliente e algo geek, gosto dos "bells and whistles" todos. Mas fui aprendendo a relativizar, a discernir o que é mais importante e o que não é, numa utilização diária (dentro do universo Apple, claro está).
Como accionista, não me queixo nada do rumo que isto tem tido.
Parece-me que quando a marca lançou o X houve ali um erro de preços. Na altura empurrou-me para fora, hoje em dia tem uma gama mais equilibrada com preços minimamente razoáveis e com preços dispartados para quem gosta de gastar dinheiro.