A RAM e o Disco duplicaram mas também esses componentes baixaram imenso de preço nos últimos anos, não serve de justificação. Hoje em dia um SSD de 500 GB é mais barato que um de 120 GB há 4 anos atrás...
Certo, e isso pode ser uma das razões (conseguem "oferecer" mais por menos pq a eles os componentes tb custam menos), no entanto a Apple aplica um sobrecusto enorme nos upgrades de RAM e disco de forma a aumentar as suas margens face aos modelos base já de si limitados de propósito para forçar alguns dos compradores a irem à lista de opções.
Um pouco como nos carros premium onde o grosso do lucro está nos opcionais.
No entanto neste momento temos finalmente uma line up minimamente capaz em termos de "base storage" "across the board" e +/- em termos de RAM tb (portanto neste momento não há nada demasiado limitado IMHO), no entanto os upgrades continuam caros no geral (pq a Apple pode e pq é nos upgrades que faz mais dinheiro), exceto o tal salto de 8 para 16 GB no MBP 13" de entrada que me parece justo ($100 nos EUA ou €125 cá, sim os $100 é sem IVA e cá os €125 é com IVA já sabemos).
Pois, para mim o de entrada só faz sentido subindo logo para os 16 GB de RAM, aí já fica uma coisa em condições e o preço fica bem competitivo.
Agora olhando para o preço do Quatro portas Thunderbolt 3, bem, já estou a vislumbrar a que preços vão aparecer os futuros 14,1´´... [

]
Estou aqui a questionar para quem é o MBP 13" de entrada mas com o upgrade para os 16 GB de RAM e pelo preço certo era algo que se calhar até podia ser para mim [

]
O problema é que como é uma opção "picada a dedo" não aparece tão facilmente à venda em promo, aliás normalmente não aparece de todo, só nas nas iStore/GMS da vida que por vezes fazem descontos de x % em todos os Macs mesmo configs a dedo (que obviamente pode demorar um mês ou mais pq são encomendas, não há em stock).
Mas como se viu ali pelo colega Trident que a iStore está a falhar portanto... Por acaso o MBA da Maria veio da iStore, promo online e era a última unidade, correu tudo bem e veio rápido. Mas era um computador em stock.
Para aguentar até à chegada do 14 [

]
Nim.
O modelo para aguentar até ao MBP 14 é o novo modelo de topo que dá um salto considerável em specs e duplica não só o disco como a RAM mantendo o preço (nos EUA... cá aumentou €130 :sh)).
Somado ao novo teclado dá razões suficientes de compra a quem quer um MB portátil (o 16 não é para todos em termos de dimensões) mas com algum "poder de fogo", nomeadamente quem não sabe do 14" que há-de chegar ou até sabe mas por alguma razão não pode mesmo esperar.
Já o MBP 13" de entrada não é para esse cliente. É para para quem quer algo um pouco mais capaz que o Air mas não pod€ ou consegue justificar o sobre custo do 13" de topo.
Aliás isto já se falava no meio antes deste lançamento, o MBP 14" vai substituir o MBP 13" de topo e o de entrada ou continua neste form factor com specs melhores ou é descontinuado.
O que faz sentido, qdo a Apple lançou o MBP 13" retina em fins de 2012 e o "retina 2" em fins de 2016 estes computadores eram bastante caros pelo que o MBP 14" tb o vai ser (pelo menos nos primeiros tempos).
Já vi teorias de que qdo sair o 14" (fim do ano ou primeiro trimestre de 2021) o MBP 13" de entrada recebe estes chips 10th gen, o que até faz sentido.
A solução térmica do Air sinceramente deixa-me de pé atrás.
Não consigo conceber isso. Nesse sentido, o Air i3 é o que faria sentido numa de portabilidade e ter MacOS.
O Pro está numa liga aparte em termos de performance.
Sim eu percebo, o Air até tem bom potencial (na versão quad-core) mas depois essa solução para capar esse tal potencial é um bocado frustrante.
Percebe-se a ideia, ainda mais agora que sabemos que o MBP 13" mantêm os chips 8th gen. Se o Air tivesse boa dissipação iria matar o MBP 13" de entrada.
Assim o MBP 13" 2020 mm com chips 8th gen aguenta melhor trabalho pesado que o Air com chips 10th gen.
Outra coisa "engraçada", o MBA 2020 é compatível com o Pro Display XDR mas o MBP 13" 2020 base não...