Tópico da Apple

MBP 13” lineup renovada.

Na verdade o de entrada de 2 portas TB3 basicamente recebeu o novo teclado, duplicou o disco na versão de entrada tal como no Air (como esperado) e o upgrade para 16 GB foi cortado em metade do preço (finally, algo que há muito eu dizia que devia ser feito).

Para quem quer 16 GB de RAM o Pro 13” tem a vantagem do upgrade custar metade de preço face ao Air e portanto os valores aproximam-se.

Por outro lado manteve o preço base sem haver upgrade nos chips, continua com chips 8th gen e mesma gráfica integrada...

No modelo de 4 portas TB3 é que temos upgrades a sério, além do teclado, temos os tais chips 10th gen e 256/16 GB de SSD/RAM de base.

Mas o preço upa upa, começa nos €2229.

Upgrade de 32 GB neste MBP 13” de topo custa €500, autch.

Vamos esperar por benchmarks, info sobre chip gráfico integrado deste modelo de topo etc. No MBP 13” continuamos a estar limitados a quatro cores e GPUs integrados...

Pois, para mim o de entrada só faz sentido subindo logo para os 16 GB de RAM, aí já fica uma coisa em condições e o preço fica bem competitivo.
Agora olhando para o preço do Quatro portas Thunderbolt 3, bem, já estou a vislumbrar a que preços vão aparecer os futuros 14,1´´... [:D]

Ah e o Air não só tem chips 10th gen (até mesmo opção quad core a grande preço) como tem RAM LPDDR4X e o MBP 13” base continua com LPDDR3.

O Pro 13” só vale a pena o de topo, para “poupar” mais vale o Air sinceramente.

A solução térmica do Air sinceramente deixa-me de pé atrás.

Não consigo conceber isso. Nesse sentido, o Air i3 é o que faria sentido numa de portabilidade e ter MacOS.

O Pro está numa liga aparte em termos de performance.

Estou a considerar seriamente um Air novo, i5 16gb.

Só tenho dúvida entre os 8 e os 16gb.

Pelo valor acho que compensa. Qual a vossa opinião?

Eu encomendei esse Air novo mas com os 8gb, para a minha utilização penso que não me compensa muito. No entanto encomendei dia 3/04 na istore e vê-lo nada. A istore diz que a ultima informação que tem da apple é que estava em produção, a 28 de abril. Até agora ainda nada, o que é ridiculo. :sh)

Pessoal, uma pergunta de quem não percebe nada disto: é possível instalar o whatsapp num iphone 4?
Tenho aqui um parado à anos(era do meu pai), mas ainda funciona. A ideia era ficar para a minha filha ou ficar como um telefone suplente, mas tem que ter whatsapp. Não me deixa instalar via appstore porque diz que o whatsapp não é compatível com a versão do telefone(7.1.2)... Existe alguma forma de contornar isto?
PS. Não percebo nada de iphones, nunca tive nenhum sequer...

Com toda esta situação de trabalho remoto a prometer prolongar-se por mais uns tempos (no meu caso pode ser mesmo mais 1 ano até se conseguir voltar ao que era normal, acredito que seja igual para muitos de vocês), vejo-me com uma certa necessidade de melhorar os meus instrumentos de trabalho.
Aquilo em que ando a pensar é algo que até aqui não me dizia nada, e que certamente me obrigará a um investimento com que não estava a contar. Estava a "guardar-me" para uma eventual troca do meu MacBook (por causa daquele problema de delaminação do ecrã que ainda não consegui resolver, está em curso) ou do iPhone (aqui mais por capricho, e para passar o 6S para outra pessoa).
Ora bem, alguém já experimentou ligar um iPad ao Mac para usar como "quadro interactivo"? Ou seja, basicamente fazer rabiscos no iPad (com caneta) e projectar "em directo" no Mac? Sei que funciona, já andei a pesquisar, mas não sei se é prático.
Depois, a questão do hardware. Já vi a lista de modelos compatíveis com o Apple Pencil 1 e 2, mas o 2º faz assim tanta diferença? O lote de iPads reduz drasticamente. Além disso, correndo o risco de sugerir crimes de lesa-pátria, há alguma alternativa razoável e com boa compatibilidade?
Além disso, já me perdi nos modelos de iPad existentes. Parece-me que a melhor relação qualidade-preço é o Air 10.5", certo? Ou não faz assim tanta diferença para o 10.2"?
Com o desconto de educação, os valores mínimos (com o Pencil 1 e Cellular) ficam-me em 780€ e 607€, respectivamente. Convém dizer que o Air tem 64Gb de base e o outro 32Gb.

Com toda esta situação de trabalho remoto a prometer prolongar-se por mais uns tempos (no meu caso pode ser mesmo mais 1 ano até se conseguir voltar ao que era normal, acredito que seja igual para muitos de vocês), vejo-me com uma certa necessidade de melhorar os meus instrumentos de trabalho.
Aquilo em que ando a pensar é algo que até aqui não me dizia nada, e que certamente me obrigará a um investimento com que não estava a contar. Estava a "guardar-me" para uma eventual troca do meu MacBook (por causa daquele problema de delaminação do ecrã que ainda não consegui resolver, está em curso) ou do iPhone (aqui mais por capricho, e para passar o 6S para outra pessoa).
Ora bem, alguém já experimentou ligar um iPad ao Mac para usar como "quadro interactivo"? Ou seja, basicamente fazer rabiscos no iPad (com caneta) e projectar "em directo" no Mac? Sei que funciona, já andei a pesquisar, mas não sei se é prático.
Depois, a questão do hardware. Já vi a lista de modelos compatíveis com o Apple Pencil 1 e 2, mas o 2º faz assim tanta diferença? O lote de iPads reduz drasticamente. Além disso, correndo o risco de sugerir crimes de lesa-pátria, há alguma alternativa razoável e com boa compatibilidade?
Além disso, já me perdi nos modelos de iPad existentes. Parece-me que a melhor relação qualidade-preço é o Air 10.5", certo? Ou não faz assim tanta diferença para o 10.2"?
Com o desconto de educação, os valores mínimos (com o Pencil 1 e Cellular) ficam-me em 780€ e 607€, respectivamente. Convém dizer que o Air tem 64Gb de base e o outro 32Gb.

Se conseguires comprar um Ipad Pro + Pencil 2 usado com esse orçamento acho que seria a melhor opção.
Nunca usei um pencil 1 mas toda a gente diz que é um bom upgrade (até na forma como é carregado) e por exemplo a função de dares um toque no lapis e ele passar para o apagador e depois dares outro toque e voltar a ser caneta poupa imenso tempo quando estamos a escrever ou a fazer croquis. O Pencil 1 não tem essa função.
Nunca experimentei ligar o meu Ipad Pro ao Mac como quadro interativo, por isso não sei se funciona bem, se houver algum software gratuito que queiras que eu experimente para te dizer como funciona posso fazer isso.
O meu Ipad Pro + Pencil 2 trouxe bastante melhorias ao meu fluxo de trabalho, mais até do que estava à espera. Comprei foi a app GoodNotes, pois o que existe de gratuito e as Notas da Apple não me agradaram para aquilo que pretendia fazer.

Se conseguires comprar um Ipad Pro + Pencil 2 usado com esse orçamento acho que seria a melhor opção.
Nunca usei um pencil 1 mas toda a gente diz que é um bom upgrade (até na forma como é carregado) e por exemplo a função de dares um toque no lapis e ele passar para o apagador e depois dares outro toque e voltar a ser caneta poupa imenso tempo quando estamos a escrever ou a fazer croquis. O Pencil 1 não tem essa função.
Nunca experimentei ligar o meu Ipad Pro ao Mac como quadro interativo, por isso não sei se funciona bem, se houver algum software gratuito que queiras que eu experimente para te dizer como funciona posso fazer isso.
O meu Ipad Pro + Pencil 2 trouxe bastante melhorias ao meu fluxo de trabalho, mais até do que estava à espera. Comprei foi a app GoodNotes, pois o que existe de gratuito e as Notas da Apple não me agradaram para aquilo que pretendia fazer.

Obrigado pela disponibilidade!
O problema dessa combinação (isto olhando a novos pelo site da Apple, na mesma com o desconto de educação que é sempre de aproveitar) é que custa 1175€ ou 1340€ (quer coloque ou não a opção Cellular, e já contando com uma capa-teclado). É muito dinheiro para um iPad, é basicamente aquilo que aponto para um Mac (daí até estar a prever que provavelmente o substituto do meu Pro será um Air).
Não estamos a falar exactamente da mesma diferença entre um iPad 10.2" e um Air 10.5"... Infelizmente.

Caros,

Existe forma de passar música de um iPod para o Mac? Tenho a minha colecção toda num iPod e ontem lembrei-me de passar uns albuns para o Mac, mas não consegui. Sou eu que sou azelha ou é mesmo assim?

Há umas apps para isso. Syncios por exemplo.

Dei uma vista de olhos nessa aplicação, mas penso que só funciona para dispositivos com iOS; como sou um dinossauro, ainda uso um iPod Classic, pelo que não sei se irá funcionar.
Custava muito aos senhores da Apple ter uma forma de fazer copiar/colar? Bahhhhhh….

O novo MacBook 13'' está muito bom, o modelo novo, com novo CPU, tem as caracteristicas (512GB/16GB) do meu modelo de 2019, mas com um teclado melhor, CPU melhor, grafica melhor ( e eu acho o meu pc 2019 lento para o que é..) e em cima, custa menos 400€ do que me custou o PC, é um optimo negocio, tenho pena de não me ter sido possivel esperar até hoje, teria feito um melhor negocio mas não tinha pc para chegar até hoje.

Eu tenho apenas o Apple Pencil 2, e sim, faz diferença, a maneira de carregar por indução é super prática. Ter o lapis espetado no carregador é só mau.. a apple pencil 2 está muito bem conseguida.

Usares o iPad como SideCar (usar o iPad como ecrá de Mac, para o tal quadro interactivo que mencionas..) cuidado, eu só tentei pela piada da coisa, e funciona não muito bem:
- Altera a resolução dos ecrás (tanto do mac como do externo quando activo o sidecar)
- O Apple Pencil tende a funcionar como o rato, ou seja, cria arrasto e selecionar coisas, resolução no iPad também não é a melhor quando mostra conteudo do mac, podes ter uma desilusão aqui. Por enquanto para "quadro interactivo" talvez uma app (notes, microsoft one note etc..) que podes ter no iPad e no PC, com sincroniização na cloud é melhor que usar o SideCar para isso.

A RAM e o Disco duplicaram mas também esses componentes baixaram imenso de preço nos últimos anos, não serve de justificação. Hoje em dia um SSD de 500 GB é mais barato que um de 120 GB há 4 anos atrás...

Certo, e isso pode ser uma das razões (conseguem "oferecer" mais por menos pq a eles os componentes tb custam menos), no entanto a Apple aplica um sobrecusto enorme nos upgrades de RAM e disco de forma a aumentar as suas margens face aos modelos base já de si limitados de propósito para forçar alguns dos compradores a irem à lista de opções.

Um pouco como nos carros premium onde o grosso do lucro está nos opcionais.

No entanto neste momento temos finalmente uma line up minimamente capaz em termos de "base storage" "across the board" e +/- em termos de RAM tb (portanto neste momento não há nada demasiado limitado IMHO), no entanto os upgrades continuam caros no geral (pq a Apple pode e pq é nos upgrades que faz mais dinheiro), exceto o tal salto de 8 para 16 GB no MBP 13" de entrada que me parece justo ($100 nos EUA ou €125 cá, sim os $100 é sem IVA e cá os €125 é com IVA já sabemos).

Pois, para mim o de entrada só faz sentido subindo logo para os 16 GB de RAM, aí já fica uma coisa em condições e o preço fica bem competitivo.
Agora olhando para o preço do Quatro portas Thunderbolt 3, bem, já estou a vislumbrar a que preços vão aparecer os futuros 14,1´´... [:D]

Estou aqui a questionar para quem é o MBP 13" de entrada mas com o upgrade para os 16 GB de RAM e pelo preço certo era algo que se calhar até podia ser para mim [:D]

O problema é que como é uma opção "picada a dedo" não aparece tão facilmente à venda em promo, aliás normalmente não aparece de todo, só nas nas iStore/GMS da vida que por vezes fazem descontos de x % em todos os Macs mesmo configs a dedo (que obviamente pode demorar um mês ou mais pq são encomendas, não há em stock).

Mas como se viu ali pelo colega Trident que a iStore está a falhar portanto... Por acaso o MBA da Maria veio da iStore, promo online e era a última unidade, correu tudo bem e veio rápido. Mas era um computador em stock.

Para aguentar até à chegada do 14 [;)]

Nim.

O modelo para aguentar até ao MBP 14 é o novo modelo de topo que dá um salto considerável em specs e duplica não só o disco como a RAM mantendo o preço (nos EUA... cá aumentou €130 :sh)).

Somado ao novo teclado dá razões suficientes de compra a quem quer um MB portátil (o 16 não é para todos em termos de dimensões) mas com algum "poder de fogo", nomeadamente quem não sabe do 14" que há-de chegar ou até sabe mas por alguma razão não pode mesmo esperar.

Já o MBP 13" de entrada não é para esse cliente. É para para quem quer algo um pouco mais capaz que o Air mas não pod€ ou consegue justificar o sobre custo do 13" de topo.

Aliás isto já se falava no meio antes deste lançamento, o MBP 14" vai substituir o MBP 13" de topo e o de entrada ou continua neste form factor com specs melhores ou é descontinuado.

O que faz sentido, qdo a Apple lançou o MBP 13" retina em fins de 2012 e o "retina 2" em fins de 2016 estes computadores eram bastante caros pelo que o MBP 14" tb o vai ser (pelo menos nos primeiros tempos).

Já vi teorias de que qdo sair o 14" (fim do ano ou primeiro trimestre de 2021) o MBP 13" de entrada recebe estes chips 10th gen, o que até faz sentido.

A solução térmica do Air sinceramente deixa-me de pé atrás.

Não consigo conceber isso. Nesse sentido, o Air i3 é o que faria sentido numa de portabilidade e ter MacOS.

O Pro está numa liga aparte em termos de performance.

Sim eu percebo, o Air até tem bom potencial (na versão quad-core) mas depois essa solução para capar esse tal potencial é um bocado frustrante.

Percebe-se a ideia, ainda mais agora que sabemos que o MBP 13" mantêm os chips 8th gen. Se o Air tivesse boa dissipação iria matar o MBP 13" de entrada.

Assim o MBP 13" 2020 mm com chips 8th gen aguenta melhor trabalho pesado que o Air com chips 10th gen.

Outra coisa "engraçada", o MBA 2020 é compatível com o Pro Display XDR mas o MBP 13" 2020 base não...

Last edited:
Podias ter lgo começado pelo facto de teres comprado o XS nessas condições que obviamente não sabia. Mas isso é partir de uma premissa errada para os demais pois XS a €500 novos selados é imbatível. Se arranjares mais disso avisa :)

Isso é pessoal, eu acho que se nota se tiveres alguma exigência. 326ppi vs 458ppi não é coisa pouca, mas é certo que sem se ver mto de perto os 326ppi smp foi suficiente para cumprir os mínimos (até por usarem bastante anti aliasing para melhorar a coisa).

Percebo o que dizes, do 6S para o 11 (salto ainda bem maior no tamanho) tive de mudar a forma como guardo o telf e passei a usar mais no bolso de trás (podem fazer piadas [:D]).

O SE tem entre 4,5 e 5,5 anos de suporte pela frente, mto provavelmente 5,5. Mas o 8 é bem capaz de ter mais 3,5 anos e meio de suporte e no mínimo dos mínimos mais 2,5.

O chip do i8, o A11, é ainda hoje muitíssimo capaz, sobretudo num iPhone 8 que puxa pouca resolução.

Ah usas dois telfs e tens um android de 6", isso muda um pouco a coisa.

Até era capaz de passar o i11 à Maria e ir para um XS nas condiçõ€s certas, mas o enorme downgrade na autonomia seria complicado de aceitar a esta altura do campeonato agora que me habituei à coisa...

S10e é um escolha interessante sem dúvida, em termos de hardware vs design vs ecrã vs câmaras vs preço é das melhores coisas que se arranja para quem valoriza um telf de dimensões compactas.

EDIT: Essa das capas uma pessoa não liga e nem se lembra, mas para mulheres que já têm mts capas acredito que o facto do SE2 ser um i8 seja um ponto positivo sim. Bateria €90, tanto ? Para o 6S arranjas a menos de metade disso.

A questão das capas acaba por ser uma poupança imediata, especialmente se multiplicares por dois utilizadores.
Mais uns dias passados com o XS e há aqui qualquer coisa que me desaponta no conjunto fotográfico/ecrã: As fotos do 8 pareciam-me muito melhores, com cores mais puxadas e vivas enquanto que as do XS são muito suavizadas e com pouco yellow filter. Até ver estou arrependido da troca [:D]

Um valor tão baixo como eu arranjei já é díficil (até porque mexe em benefícios fiscais), mas acho que te consigo apontar na direcção certa de um bom deal para um XS de 64GB. Até porque acho que estou em falta para contigo depois da dica que me fez despachar o meu Mac Pro em retorno de um Mac Mini 2018 no ano passado (naquela mega promo da fnac) . Manda PM.

Outra coisa que reparei é que este ecrã do XS tem uma forte tintagem verde, que pelo que estive a ver é característico dos displays OLED... [8b] E também ao que parece há uma opção na acessibilidade para aplicar um filtro de cor ao ecrã. Ou seja arranjaram uma solução manhosa para um problema que não existia antes. Sobre os PPI, se tu com o 11 não notas a diferença então imagina num ecrã com 4.7'...

Ao início só andava com 1 telefone mas depois comecei a ter necessidade de segmentar pessoas e meios em que estou envolvido de forma mais prática que um dual sim. Isso levou-me a andar com dois telefones e muito honestamente uso o iPhone como principal ponto de contacto e para consumo de media musical, GPS via Carplay, etc Uso o Android como backup do iPhone, para tirar fotos manuais/mais elaboradas (GCam), consumo de vídeo, GPS em carros que não tenham Carplay, para fazer "avarias" entre outras coisas que mais. E esta flexibilidade acaba por ser positiva porque tenho duas abordagens diferentes:

1. Com o iPhone: Tudo descomplicado e estável. Estou limitado out of the box e aceito-o uma vez que é aceitável para 90% das situações.
2. Com o Android: Tudo mais complexo e com mais escolhas. Muito útil para aqueles 10% que sobram.

Não me quero separar da flexibilidade dada pelo segundo. Mas também já não quero ser escravo da tecnologia e por isso prefiro usar o primeiro. A tecnologia é que tem de trabalhar para mim e não o contrário. TLDR: Na Apple sou um user, no Android sou um admin, com tudo o que há de bom e mau nesses RBACs.

Não existe layout PT. Pûs uns autocolantes e ficou impecável.

Desculpa dizer-te mas eu sou um pouco OCD e não acho que tenha ficado impecável. E ficaria doente sabendo que tinha pago bom dinheiro por um teclado decente para depois o "axanatar".
Isto faz lembrar a velha história dos teclados da Logitech. Têm tanta coisa boa e estragaram tudo por não ter layout PT. Eu era fã acérrimo do material deles e agora vejo-me muito limitado nas escolhas.
Os gajos da Dell também fizeram o mesmo com o XPS 13, esse PC poderia ter sido um sucesso em PT, mas só alguns modelos é que cá vieram parar e ainda por cima por retalhistas que metem um price premium naquilo tornando-o desinteressante e demasiado caro só para ter "layout PT".

Já falei com esses senhores quando estava à procura de um teclado para ter em casa. Acabei por não comprar e manter-me com o teclado actual, um K375s que suporta multi device e conector unify. O conector unify tem a vantagem nos casos de emparelhamento com uma máquina que tenha mais que um SO visto que com o Bluetooth ou emparelhava mais que uma vez com a mesma máquina, e "queimava" 2 emparalhamentos, ou então tinha de optar por hacks marados para usar o mesmo pair em dois SOs. De qualquer das formas o unico Matias com layout PT, Retroiluminado e Wireless é a versão Silver o que fica muito aquém do "space grey" em termos estéticos. O preço ligeiramente acima dos 150€ também desencoraja...

Situação ridicula na app do fb messenger, usava a versão 82.0 que parece me melhor apesar de antiga, entretanto um dev lançou o Messenger No Ads, que permite maior controlo da app e ter a mesma em modo stealth, não enviar recibos de leitura etc, lá tenho actualizado sempre para a ultima versão.

No entanto ao colocar os anuncios no marketplace, quem me contacta, as mensagens vão parar à app do facebook/mensagens, e não ao messenger e assim ao abrir a mensagem lá fica entao o visto de leitura.

Tive de fazer o downgrade da app do messenger para a 82.0 e instalar o messenger+ para poder ler as mensagens que me enviam etc sem a outra parte ser notificada de tal, e deste modo receber devidamente as mensagens que me enviam via FB marketplace.

E já nem falo da quantidade que pessoas que ficam adicionadas à lista de contactos e aparecem online assim do nada, levou tudo uma corrida.

Portanto estás a queixar-te porque instalaste uma app que explora vulnerabilidades e que te obrigou a dares voltas e mais voltas culminado em asneira. Percebi bem? Porque é que não usavas a versão autorizada e certificada que está na store, que ainda por cima está refactored para consumir menos recursos?

Estou a considerar seriamente um Air novo, i5 16gb.

Só tenho dúvida entre os 8 e os 16gb.

Pelo valor acho que compensa. Qual a vossa opinião?

€250 extra num Air é cerca de 20% a mais, é muito complicado justificar racionalmente, sobretudo agora que por mais €125 tens um MBP com mm disco/RAM (256/16 GB) mas com melhor ecrã (mais cores, mais brilho etc.) e melhor performance continuada (e ainda acrescenta a TB para quem a valorize).

Portanto a questão é mesmo essa, pelo valor acho difícil de se justificar. Se o upgrade fosse metade do preço, ou seja, os €125 que é no novo MBP 13" base então aí era um upgrade a considerar com muito mais convicção.

Dito isto, e falando contra mim, era pessoa de considerar um Air i5 quad-core+16 GB de RAM, mas o valor desta opção é demasiado elevado.

Eu encomendei esse Air novo mas com os 8gb, para a minha utilização penso que não me compensa muito. No entanto encomendei dia 3/04 na istore e vê-lo nada. A istore diz que a ultima informação que tem da apple é que estava em produção, a 28 de abril. Até agora ainda nada, o que é ridiculo. :sh)

Encomendas à fábrica mesmo com COVIDs não é difícil demorar até 5/6 semanas. Foi o que me indicaram numa iStore há uns bons meses. Com esta situação pior...

Não querendo com isto desculpar a iStore que pode estar a agir mal contigo.

Pessoal, uma pergunta de quem não percebe nada disto: é possível instalar o whatsapp num iphone 4?
Tenho aqui um parado à anos(era do meu pai), mas ainda funciona. A ideia era ficar para a minha filha ou ficar como um telefone suplente, mas tem que ter whatsapp. Não me deixa instalar via appstore porque diz que o whatsapp não é compatível com a versão do telefone(7.1.2)... Existe alguma forma de contornar isto?
PS. Não percebo nada de iphones, nunca tive nenhum sequer...

Não querendo ser mauzinho, mas em 2020 um iPhone 4 só serve de recordação.

Para teres o mínimos dos mínimos precisas de um 5S, e mesmo esse não esperes que dure muito tempo até deixar de ser capaz de suportar updates de certas apps.

E 5S por "5S" mais vale um SE que ainda tem suporte da Apple (algo que o 5S já não tem desde o ano passado) e provavelmente ainda terá durante mais um ano e pouco.

A esta altura do campeonato deves comprar um SE nos usados por €100 ou provavelmente até menos (não fui ver e não sigo mto isso), portanto acho a melhor opção.

€250 extra num Air é cerca de 20% a mais, é muito complicado justificar racionalmente, sobretudo agora que por mais €125 tens um MBP com mm disco/RAM (256/16 GB) mas com melhor ecrã (mais cores, mais brilho etc.) e melhor performance continuada (e ainda acrescenta a TB para quem a valorize).

Portanto a questão é mesmo essa, pelo valor acho difícil de se justificar. Se o upgrade fosse metade do preço, ou seja, os €125 que é no novo MBP 13" base então aí era um upgrade a considerar com muito mais convicção.

Dito isto, e falando contra mim, era pessoa de considerar um Air i5 quad-core+16 GB de RAM, mas o valor desta opção é demasiado elevado.

Encomendas à fábrica mesmo com COVIDs não é difícil demorar até 5/6 semanas. Foi o que me indicaram numa iStore há uns bons meses. Com esta situação pior...

Não querendo com isto desculpar a iStore que pode estar a agir mal contigo.

Não querendo ser mauzinho, mas em 2020 um iPhone 4 só serve de recordação.

Para teres o mínimos dos mínimos precisas de um 5S, e mesmo esse não esperes que dure muito tempo até deixar de ser capaz de suportar updates de certas apps.

E 5S por "5S" mais vale um SE que ainda tem suporte da Apple (algo que o 5S já não tem desde o ano passado) e provavelmente ainda terá durante mais um ano e pouco.

A esta altura do campeonato deves comprar um SE nos usados por €100 ou provavelmente até menos (não fui ver e não sigo mto isso), portanto acho a melhor opção.
Pois já vi que sim. Mas não é um pouco ridiculo este modus operandi do computador ter que ser produzido pós o pedido para mim? Mais valia a apple produzir logo vários computadores com diferentes configurações, principalmente esse upgrade do i5 que quase toda a gente por 50€ vai fazer.

Obrigado pela disponibilidade!
O problema dessa combinação (isto olhando a novos pelo site da Apple, na mesma com o desconto de educação que é sempre de aproveitar) é que custa 1175€ ou 1340€ (quer coloque ou não a opção Cellular, e já contando com uma capa-teclado). É muito dinheiro para um iPad, é basicamente aquilo que aponto para um Mac (daí até estar a prever que provavelmente o substituto do meu Pro será um Air).
Não estamos a falar exactamente da mesma diferença entre um iPad 10.2" e um Air 10.5"... Infelizmente.

Eu sabia que a opção do iPad Pro era mais cara, por isso é que te falei no mercado de usados, ficavas melhor servido do que um iPad "normal".
Eu na minha combinação iPadPro de 11 e o Pencil 2 ficou abaixo dos 1.000€ aproveitando umas promoções em lojas e modelo não celular, no meu caso não se justifica gastar dinheiro num celular porque depois não quero pagar um extra para ter mais um cartão SIM da operadora e quando preciso de net no Ipad ponho o telemóvel da empresa a fazer de hotspot e resolvo assim.

A questão das capas acaba por ser uma poupança imediata, especialmente se multiplicares por dois utilizadores.
(...)
Não me quero separar da flexibilidade dada pelo segundo. Mas também já não quero ser escravo da tecnologia e por isso prefiro usar o primeiro. A tecnologia é que tem de trabalhar para mim e não o contrário. TLDR: Na Apple sou um user, no Android sou um admin, com tudo o que há de bom e mau nesses RBACs.

Não és a primeira pessoa a achar que as fotos do XS desiludem, mas não sou propriamente expert do assunto. A minha questão com o XS é mais retórica que outra coisa, as evoluções em autonomia e câmara na linha i11 fazem-me esquecer um bocado o XS e os teus relatos (a somar aos relatos da má autonomia de outras pessoas) tb não ajudam [:D]

Fizeste bem em aproveitar esse preço louco no Mac Mini. Não apanhas outro deal desses em 10 anos [:D] Não sei se não devia ter tb aproveitado na verdade (tive vai não vai), mas a vantagem dos portáteis ainda pesa muito para mim.

Não é não notar diferença, mas como o 11 é um "tijolo" olhas mais de longe pelo que os 326ppi são aceitáveis. Mas se fores olhar de perto nota-se os pixels individuais.

OLED não é nem nunca foi apenas e só vantagens, nada de novo. E ao menos qdo a Apple entrou no "OLED game" já não havia o problema do burn-in, embora haja para algumas pessoas problemas de "flickering" ("PWM Flicker"). Não sei se isto te afeta ?

Gostei do BOLD, bom resumo e gosto da tua abordagem. Duas soluções para objetivos diferentes, no fundo. O melhor dos dois mundos.

EDIT:

Pois já vi que sim. Mas não é um pouco ridiculo este modus operandi do computador ter que ser produzido pós o pedido para mim? Mais valia a apple produzir logo vários computadores com diferentes configurações, principalmente esse upgrade do i5 que quase toda a gente por 50€ vai fazer.

Mas eles não te avisaram na altura via email que pode demorar 5/6 semanas ?

Tipicamente a Apple só produz em massa os modelos listados, no caso do Air i3+8/256 GB e i5+8/512 GB.

i5+8/256 é encomenda...

Last edited:
Back