Tópico da Apple

Ainda bem que a Apple dá muitos anos de suporte, mas desculpa lá um Apple A7 com 1GB de RAM arrasta-se todo em 2020... prefiro mil vezes gastar 300 euros de 2 em 2 anos do que 900 e depois aguentar 6 anos com um hardware completamente ultrapassado e lento, sim lento muito lento, tenho contacto com um 5S que felizmente não é meu e sei bem o que não é capaz...:sh)

Lol, e com 300€ compras o quê, um A51 que sai da caixa já com lag??? [:D]

Depende do que considerares super-rápido. Para mim continua rápido, já que desde que o comprei nunca mais utilizei outro [:D] Ainda ontem peguei apenas 2x no telemóvel, umas das quais para ligar a música no carro. Por isso, depende sempre para que se quer o telemóvel.

P.S. Aguardo tranquilamente pelos fanboys que vão aparecer a garantir que o 5S é super rápido e fluido e encosta a um canto qualquer android topo de gama de 2020...

source.gif

O 5s é de 2013, e não é disso que estamos a falar...

Estamos a falar daquilo que tu disseste que tiveste mensalmente a partir dos 3 anos num Samsung, mas que para não variar, era treta...

Bolide e as suas tangas. Até eu que agora sou utilizador Android sei perfeitamente que as atualizações são um problema, tal como sei que o meu 6S continua a ser atualizado. Não vamos comparar o incomparável.

Quanto à velocidade, é como nos automóveis: se andarmos sempre no mesmo carro, somos capazes de achar que é tudo bom. Se andarmos num melhor, mudamos de opinião. Eu achava que o meu 6S ainda estava rápido... até mudar para o S10e. O que é diferente de estar utilizável ou fluido, atenção. O 6S ainda é perfeitamente capaz, apenas há coisas muito mais rápidas.

O tema das actualizações do OS é muito psicológico também.

A maior parte do tempo de utilização do telemóvel é feito é apps. Algumas alterações do OS são utéis, mas raramente são game changers.
A mudança da forma como se gere o volume, as notificações ou como está organizado os settings não é propriamente o maior avanço do mundo (muitas vezes até vem estragar o que está bem). Mesmo o dark mode é algo que interessa só a geeks que sabem que ecrans OLED beneficiam disso.

E talvez a maior razão porque as marcas não ligam tanto a isso, é que na maioria dos casos é a versão "stock android" que tem de fazer catch up a funcionalidades que os fabricantes já disponibilizam de qualquer forma quando customizam o android à sua maneira.

Para mim crítico mesmo é manter as actualizações de segurança. E aí há muitas falhas. Verdade.

A maior parte do tempo de utilização do telemóvel é feito é apps. Algumas alterações do OS são utéis, mas raramente são game changers.
A mudança da forma como se gere o volume, as notificações ou como está organizado os settings não é propriamente o maior avanço do mundo (muitas vezes até vem estragar o que está bem). Mesmo o dark mode é algo que interessa só a geeks que sabem que ecrans OLED beneficiam disso.

E talvez a maior razão porque as marcas não ligam tanto a isso, é que na maioria dos casos é a versão "stock android" que tem de fazer catch up a funcionalidades que os fabricantes já disponibilizam de qualquer forma quando customizam o android à sua maneira.

Para mim crítico mesmo é manter as actualizações de segurança. E aí há muitas falhas. Verdade.

Não é verdade. Nem sequer tenho oled e não ter dark mode para mim é um deal breaker. Os meus olhos agradecem

Não é verdade. Nem sequer tenho oled e não ter dark mode para mim é um deal breaker. Os meus olhos agradecem

Pode ser, tens razão. Mas por exemplo, no meu caso (não sei se é todos os fabricantes assim), tenho um LG G6 de 2017 e já desde essa altura podia escolher um theme que me dá dark mode. Pah, claro que com o Android 10 agora faz-se com um só toque/botão, mas não é por aí.

Este LG G6 vinha com o Android 7, agora está (e vai morrer) no android 9. Se me perguntares a mim quais as principais alterações nestas 2 evoluções, vou ter muita dificuldade em te responder assim de cabeça...

Last edited:
É um mercado maduro, ontem tive a ler(outra vez!) as novidades (até do ponto de vista técnico) e novas funcionalidades do android 11. E sinceramente já nem me lembro o que era! Qualquer coisa de suporte 5G e mais meia duzia de melhorias que pouco muda para quem tem android 10.

iOS também em muitas frentes vai ser mais do mesmo. iOS tem uma vantagem, é que o home screen é praticamente igual desde a versão 1, por isso podem sempre redesenhar isso e criar o efeito "uau", mas não deixa de ser só uma interface, o essencial vai continuar a ser igual em todos.

A google tem feito um bom trabalho, dentro do possivel porque isto comecou mal, de mudar muita coisa para a "google play store/services", ou seja, muitas actualizações deixou de ser de sistema e passou a ser pela store, isto permitindo até instalar em versões mais antigas código que faz apps feitas para versões mais recentes Android funcionem de forma semelhante em versões antigas. Além de estar a fazer algo muito semelhante para as actualizações de segurança.

Os novos sensores Lidar(para fazer um scan da envolvente) e processador U1(para melhor processar e localizar o dispositivo indoors) nos iPad e brevemente no iPhone, vai ser a nova aposta no VR e AR... existe muito potencial nesta área, que está cheia de falhanços monumentais, desde as TV´s 3D ao oculos de VR ( que não passa de um nicho de mercado..). E agora com os telemoveis a terem sensores (caros!) para o mundo AR e VR é uma aposta que se correr mal pode prejudicar ainda mais os topos de gama, porque estas coisas, que a maioria da população não quer saber, é que o anda a distinguir um topos de gama de média gama. Tanto a google como a Apple estão a investir imenso, tanto em servidores, em hardware e em funcionalidade que é suposto os programadores usarem para construir algo em cima.

Apps como o ikea que permitem visualizar os moveis na nossa casa, medir distancias com a régua usando a app no iphone, isto são alguns exemplos do que já é possivel fazer, mas a experiencia ainda é fraca, a ideia é daqui a uns anos a régua do iPhone por exemplo seja tão ou mais precisa que uma medicão fisica.

Last edited:

Está a passar totalmente ao lado do que é mesmo importante. Novas features são sempre bem vindas e tal mas não é essa a razão pela qual é importante ter updates frequentes. A principal vantagem de ter updates é de longe por motivos de segurança, correcção de bugs e refinamentos vários debaixo do capot. É aquilo que não se vê que mais interessa. Saber-se que ao fim de 5 anos ainda há gente preocupada com aquilo que nos venderam 5 anos atrás tem um valor enorme.

Como é que é possível ainda vender uma máquina destas a 850€, que a nível de hardware é do melhor que existe no mercado, para daqui a cerca de 10 meses pura e simplesmente a pôr de lado e deixar de atualizar??

Se vais ter updates até ao Android 11, significa que um telemóvel que saiu em inícios de 2019 terá o sistema operativo mais recente pelo menos até finais de 2021, quando deverá sair o Android 12. E depois continuas a ter updates de segurança durante vários anos, por isso podes perfeitamente continuar a usar o telemóvel durante muito tempo, sem qualquer problema.

Aliás, ao contrário do que acontecia no passado, os updates dos sistemas operativos (tanto Android com iOS) pouco trazem de novo de uma versão para a outra, pelo que achar que um telemóvel fica obsoleto só por não ter a versão mais recente é um tanto ou quanto disparatado.

Ontem tive uma questão com o CarPlay e o iPhone.

Numa viagem um dos passageiros teve de fazer uma VideoConferencia. Ia nas calmas a ouvir e falar pelo headset do iphone.
Mas como é "normal" estas coisas comem muita bateria. Liguei então o iphone dele ao carro e activou logo o Carplay e passou o som da conferencia para o carro... No iphone permitia meter no iphone, mas assim que se fez, o som ficou pelos altifalantes e não pelo headset... E não encontrei hipótese para meter o som pelo headset...

Alguma ideia?

Ontem tive uma questão com o CarPlay e o iPhone.

Numa viagem um dos passageiros teve de fazer uma VideoConferencia. Ia nas calmas a ouvir e falar pelo headset do iphone.
Mas como é "normal" estas coisas comem muita bateria. Liguei então o iphone dele ao carro e activou logo o Carplay e passou o som da conferencia para o carro... No iphone permitia meter no iphone, mas assim que se fez, o som ficou pelos altifalantes e não pelo headset... E não encontrei hipótese para meter o som pelo headset...

Alguma ideia?

Fazer swipe down do lado direito do iPhone e selecionar o headset como destinatário do som não deu?

Tenho feito mais alguns testes em ambiente interior com baixa luminosidade e reitero o que disse há uns posts: a câmara do 11 é um 7/10 nestas condições.

As cores são naturais, mas a focagem desilude um bocado, o que faz com que falte algum detalhe. Como ponto positivo, não há muito ruído visual nas fotos.

Continuo a gostar da bateria e do desempenho do 11, mas tudo ponderado, dos últimos smartphones que tive, é o que menos deslumbra nalgum aspeto em particular.

As ligações bluetooth são muito fracas, nunca me consegui conectar ao adaptador Mercedes ME, porque encontra o dispositivo, mas quando tento ligar, não o reconhece sequer. Em streaming audio via bluetooth, irrita-me ter dispositivos ligados (ex. colunas portáteis) no alcance do iPhone e ter de ir às definições conectar a estes dispositivos, quando essa ligação devia ser automática :sh)

Last edited:
Se vais ter updates até ao Android 11, significa que um telemóvel que saiu em inícios de 2019 terá o sistema operativo mais recente pelo menos até finais de 2021, quando deverá sair o Android 12. E depois continuas a ter updates de segurança durante vários anos, por isso podes perfeitamente continuar a usar o telemóvel durante muito tempo, sem qualquer problema.

Aliás, ao contrário do que acontecia no passado, os updates dos sistemas operativos (tanto Android com iOS) pouco trazem de novo de uma versão para a outra, pelo que achar que um telemóvel fica obsoleto só por não ter a versão mais recente é um tanto ou quanto disparatado.

Podemos ver isto de outra maneira. Lá porque a Samsung demora muitos meses a atualizar os SO não quer dizer que o Android pare. Ou seja, dizer que ele está atualizado porque a Samsung vai demorar uns 6 meses a lançar o próximo Android e até lá ele está "atualizado" é uma boa maneira de desculpar uma marca, que na realidade, não tem desculpa.

Este modelo foi posto à venda em finais de agosto do ano passado, com o Android 9, não no início do ano. Duas semanas depois saiu oficialmente o Android 10.

Quatro/cinco meses depois o aparelho é atualizado para Android 10, já muito atrás do Android oficial.

Ou seja, quando a Google lançar o Android 12, terá este aparelho poucos meses com o 11 e já estará "morto" a nível de atualizações. Dizer que ele está atualizado porque os restantes modelos Samsung também ainda não foram atualizados é um bocado como dizer que um tipo doente afinal até é saudável porque os outros todos à sua volta também estão doentes...

Sendo concretos, ele vem o Android 9, é atualizado passados 4/5 meses para o 10 e morre no 11. Teve 2 grandes atualizações, o 10 e o 11.

Isto num telemóvel com um preço de entrada de mais de 1000€. Isto nem obsceno é. Não se trata de achar que quando deixa de receber atualizações já não dá para utilizar. Mas é indecente que bugs, otimizações, e todo um trabalho under the hood seja pura simplesmente abandonado num aparelho que há 2 anos atrás custou mais de 1000€.

Qualquer SO quando é lançado vem com um objetivo concreto de ser mais seguro, mais fluido, mais rápido e mais funcional para o utilizador. Claro que isso nem sempre acontece porque existem bugs, por isso é que vão sendo corrigidos por cima da ideia original.

E eu, e ao contrário de muitos utilizadores Apple, até gosto bastante da Samsung. E até já tive 3. Mas isto é um roubo à descarada.

Mínimo dos mínimos, 3 atualizações.

Last edited:
Podemos ver isto de outra maneira. Lá porque a Samsung demora muitos meses a atualizar os SO não quer dizer que o Android pare. Ou seja, dizer que ele está atualizado porque a Samsung vai demorar uns 6 meses a lançar o próximo Android e até lá ele está "atualizado" é uma boa maneira de desculpar uma marca, que na realidade, não tem desculpa.

Este modelo foi posto à venda em finais de agosto do ano passado, com o Android 9, não no início do ano. Duas semanas depois saiu oficialmente o Android 10.

Tinhas falado em S10, por isso é que falei no início do ano, saiu em Março. Mas já reli e vi que estavas a falar no Note. O Note não é S10, é só Samsung Note 10.

De resto, como já tinha dito, não creio que seja algo muito importante. No meu caso, a passagem de Android 9 para 10 fez tão pouca diferença que nem me apercebi que tinha trocado o SO, pensei que era um actualização normal.

Mais importante é que o telemóvel continue a funcionar de modo fluído. Os Samsung de há uns anos começavam a perder fluidez ao fim de alguns meses de utilização, e isso sim era inaceitável. Agora acho que estão muito melhores, e o desempenho mantém-se idêntico ao longo dos anos.

Para quem valorizar os updates, há opções melhores do que a Samsung, nomedamente a OnePlus. Actualizam mais rapidamente e durante mais anos. Acho que fazem as tais 3 actualizações.

Eu recebo as actualizações de segurança mensais no meu S8. Neste preciso momento tenho a ultima instalada.

Há 2 dias fiz um hard reset e formatei o bicho, instalei o que precisava e está impecável sinceramente... Mas como tudo cansa, já vai em quase 3 anos de uso.

Desta vez devo mudar para IOS porque não me agrada dar mais de 1000 paus pelo Samsung. Esperavam pelo iPhone 12 ou ainda é válido comprar um 11 Pro Max nesta altura do campeonato?

Eu recebo as actualizações de segurança mensais no meu S8. Neste preciso momento tenho a ultima instalada.

Há 2 dias fiz um hard reset e formatei o bicho, instalei o que precisava e está impecável sinceramente... Mas como tudo cansa, já vai em quase 3 anos de uso.

Desta vez devo mudar para IOS porque não me agrada dar mais de 1000 paus pelo Samsung. Esperavam pelo iPhone 12 ou ainda é válido comprar um 11 Pro Max nesta altura do campeonato?

O teu S8 a partir de agora deixará de ter atualizações mensais de segurança, passará a trimestrais. [;)]

Se é apenas por quereres mudar, eu esperaria pelo 12. Mais e melhores modelos e aparentemente, mais baratos. [;)]

O teu S8 a partir de agora deixará de ter atualizações mensais de segurança, passará a trimestrais. [;)]

Se é apenas por quereres mudar, eu esperaria pelo 12. Mais e melhores modelos e aparentemente, mais baratos. [;)]

Até fui ver e menti, o de segurança é de 1 de Abril.
Talvez espere até sair o 12... O meu irmão vende-me o 11 Pro dele por 600 euros quando sair o 12, o 11 Pro dele está novo... Mas acho que me ia dar bem com o Max.

Back