Tópico da Apple

Eu trabalho em Desktop e apenas uso o portátil para casa ou entre trabalhos e no exterior.

Mas por exemplo no caso da minha mulher, ela tem portátil, tem monitor externo e rato externo, mas não tem doca nem teclado. Usa o teclado do Portátil.

Isso é estranhíssimo, o monitor externo que é mais confortável de usar em termos ergonómicos é usado como monitor secundário? Essa gente ainda não viu a luz. [:D]

A sério.

Por exemplo, nas instalações da "minha" empresa onde já estiveram cerca de 60 pessoas a trabalhar, contam-se pelos dedos de uma mão os que tinham um teclado à parte.
Já monitores e ratos é outra coisa distinta.

É como disse, ser obrigado a trabalhar num portátil é uma prática terceiro-mundista, só faz sentido para o pessoal que é obrigado a ir para escritórios partilhados ou para quem ande em constantes deslocações.

Boas,

Vou colocar aqui uma questão para, consoante as respostas que daqui resultarem, decidir se vale a pena o tempo e esforço para conseguir o que pretendo.

O que pretendo: recuperar uma (ou duas) fotos que tive no meu anterior iPhone (um 5S) com data de Novembro de 2018.

Os entraves que se colocam à partida:

- A foto foi apagada (não sei exactamente em que data, mas provavelmente entre Dezembro de 2018 e Julho de 2019);
- Depois de apagada, foi eliminada também da pasta de apagados, quase de certeza manualmente antes de passados os 30 dias em que se não for de lá eliminada manualmente, acaba por "desaparecer";
- Em Julho de 2020 troquei por um iPhone 11 (o que tenho agora) e, para transferir todos os dados, fiz um backup do 5S no iTunes, backup esse que suponho ainda esteja recuperável;
- Em seguida "formatei" o 5S e ficou para uso de um familiar;
- Durou uns 5 meses, até que o ecrã ficou com um problema (só se vê bem metade do ecrã) e, desde então, ficou guardado na gaveta.

A questão, tal como é fácil perceber: Vale a pena tentar recuperar essa foto? Se sim, como? Pegando no 5S ou tentando no backup do iTunes? Ou ambos?

Ou será que dadas as circunstâncias é mesmo impossível e nem vale a pena o esforço?

Para concluir e para que se tenha noção de quão importante seria recuperar a dita foto, para mim seria mesmo muito importante, acho que pagaria uns 1000 euros para a ter. Mas compreendo que tendo sido apagada, eliminada da pasta dos apagados e, depois, tendo sido formatado o iPhone, possa ser impossível de recuperar.

Obrigado.

-

Peço desculpa pelo duplo post, mas apercebi-me que não formulei a questão da melhor forma...

O que pretendo saber não é se eu, um leigo nestas coisas, consigo recuperar a foto. Mas sim se alguém com muitos conhecimentos e experiência nestas coisas poderá conseguir ou se, mesmo assim, é definitivamente impossível e não há nada a fazer.

-

Se foi apagada do iphone, logo icloud, por isso duvido que la esteja, tenta repor esse backup mas sem teres o tel ligado ai wifi. Já foste a icloud.com ver?

Tenta ver no itunes a data desses backups, se forem antigos, usa os e pode ser que la esteja a foto.

Obrigado. Nunca usei icloud. O backup é só um, de Julho de 2020, pois só fiz esse backup para depois poder ter todos os dados no novo iPhone (11) que comprei nessa altura.

Então o que recomendas começar por tentar fazer é pegar no telemóvel antigo, reponho o backup na expectativa de que seja reposto tudo e que a foto apesar de estar apagada lá esteja de alguma forma alojada e possa ser então depois recuperada. É isto?

-

Obrigado. Nunca usei icloud. O backup é só um, de Julho de 2020, pois só fiz esse backup para depois poder ter todos os dados no novo iPhone (11) que comprei nessa altura.

Então o que recomendas começar por tentar fazer é pegar no telemóvel antigo, reponho o backup na expectativa de que seja reposto tudo e que a foto apesar de estar apagada lá esteja de alguma forma alojada e possa ser então depois recuperada. É isto?

-

Se foi apagada e e eliminada da pasta dos apagados, e se o backup foi feito posteriomente a isso, o backup não a tem.

Boas,

Vou colocar aqui uma questão para, consoante as respostas que daqui resultarem, decidir se vale a pena o tempo e esforço para conseguir o que pretendo.

O que pretendo: recuperar uma (ou duas) fotos que tive no meu anterior iPhone (um 5S) com data de Novembro de 2018.

Os entraves que se colocam à partida:

- A foto foi apagada (não sei exactamente em que data, mas provavelmente entre Dezembro de 2018 e Julho de 2019);
- Depois de apagada, foi eliminada também da pasta de apagados, quase de certeza manualmente antes de passados os 30 dias em que se não for de lá eliminada manualmente, acaba por "desaparecer";
- Em Julho de 2020 troquei por um iPhone 11 (o que tenho agora) e, para transferir todos os dados, fiz um backup do 5S no iTunes, backup esse que suponho ainda esteja recuperável;
- Em seguida "formatei" o 5S e ficou para uso de um familiar;
- Durou uns 5 meses, até que o ecrã ficou com um problema (só se vê bem metade do ecrã) e, desde então, ficou guardado na gaveta.

A questão, tal como é fácil perceber: Vale a pena tentar recuperar essa foto? Se sim, como? Pegando no 5S ou tentando no backup do iTunes? Ou ambos?

Ou será que dadas as circunstâncias é mesmo impossível e nem vale a pena o esforço?

Para concluir e para que se tenha noção de quão importante seria recuperar a dita foto, para mim seria mesmo muito importante, acho que pagaria uns 1000 euros para a ter. Mas compreendo que tendo sido apagada, eliminada da pasta dos apagados e, depois, tendo sido formatado o iPhone, possa ser impossível de recuperar.

Obrigado.

-

Diria que 99.999% de certeza que será irrecuperável.

Agora na informática, mesmo que se apague, nada se apaga na realidade.
Por isso muito provavelmente poderá estar na memória do 5S.
Mas a probabilidade de algo ter sido reescrito em cima é muito grande.
Para além disso, recuperar teria de ser uma recuperação de dados profissional onde a memória era removida e lida externamente e recuperar tudo o que desse para recuperar e depois ver ficheiro a ficheiro se algum é a foto.
Isso não sei se tem algum preço... Poderá horas e horas e horas de trabalho especializado.

Essa imagem nunca foi enviado por mensagem? por alguma aplicação? Etc etc?
Não houve nenhum backup intermédio?

É como disse, ser obrigado a trabalhar num portátil é uma prática terceiro-mundista, só faz sentido para o pessoal que é obrigado a ir para escritórios partilhados ou para quem ande em constantes deslocações.
No escritório onde trabalho, tinha 2 monitores teclado e rato (usava os 2 monitores mais o do portátil, não tinha dock stationl.
Chegou o covid, levei o portátil mais rato para casa.
O escritório passou todos os lugares para hot-seat.
Tem que se marcar lugar numa aplicação,
Todos os lugares têm somente um monitor, com ligação hdmi ou dp mais vga, nada mais. Trabalhas no teclado do portátil mais no rato que acompanha o portatil.
Empresa de IT.

No escritório onde trabalho, tinha 2 monitores teclado e rato (usava os 2 monitores mais o do portátil, não tinha dock stationl.
Chegou o covid, levei o portátil mais rato para casa.
O escritório passou todos os lugares para hot-seat.
Tem que se marcar lugar numa aplicação,
Todos os lugares têm somente um monitor, com ligação hdmi ou dp mais vga, nada mais. Trabalhas no teclado do portátil mais no rato que acompanha o portatil.
Empresa de IT.

Em Portugal, certo? Atraso de vida do caneco. [:)]

Se foi apagada e e eliminada da pasta dos apagados, e se o backup foi feito posteriomente a isso, o backup não a tem.

Diria que 99.999% de certeza que será irrecuperável.

Agora na informática, mesmo que se apague, nada se apaga na realidade.
Por isso muito provavelmente poderá estar na memória do 5S.
Mas a probabilidade de algo ter sido reescrito em cima é muito grande.
Para além disso, recuperar teria de ser uma recuperação de dados profissional onde a memória era removida e lida externamente e recuperar tudo o que desse para recuperar e depois ver ficheiro a ficheiro se algum é a foto.
Isso não sei se tem algum preço... Poderá horas e horas e horas de trabalho especializado.

Essa imagem nunca foi enviado por mensagem? por alguma aplicação? Etc etc?
Não houve nenhum backup intermédio?

Obrigado aos dois. Já calculava que assim fosse, mas é sempre bom confirmar.

Nunca foi enviada. E houve apenas o backup referido. Eu lembro-me que o Iphone nos últimos 2 anos já quase não permitia tirar fotos, mesmo tendo tudo apagado, pois havia mesmo muito espaço que estava ocupado por esses ficheiros "ocultos", que só uma "formatação" resolve.

Assim, a meu ver, a única esperança era se o backup que fiz antes da formatação, tiver guardado também essa parte "oculta" da capacidade que era então utilizada para esses ficheiros já apagados mas que continuam a ocupar espaço, se é que me faço entender.

Esse dito backup foi depois "aplicado" no iPhone 11 que tenho agora. E estará no iTunes, pois foi o último e único backup que fiz.

Isso das horas e horas de trabalho especializado, por ser relativo, pois se o ficheiro lá estiver e der para lá chegar pela data, eu sei a data aproximada do ficheiro.

Aliás, aqui há uns meses tentei recuperá-la no MacBook, pois é possível que tenha chegado a ter essa foto nas "Photos" do MacBook, e acedi a muitas fotos já apagadas, bem como a ficheiros que só me aparecia o nome (já não me recordo com que extensão) e que, pelas datas, me pareceu que um desses ficheiros pudesse ser essa foto. Só que não dava para abrir... Pelo menos com as escassas ferramentas e limitados conhecimentos de que disponho.

-

Tempo para dúvidas legítimas:

O meu iPhone estava ligado ao carregador numa zona com wi-fi instável, e a cópia de segurança foi interrompida.
Desde então, há coisa de 1 semana, tenho uma mensagem a dizer "falha ao criar cópia de segurança" que não consigo tirar, apesar de já ter feito novas cópias depois disso.
Alguém sabe como eliminar a mensagem?

Outra, a Siri do meu Apple Watch parece ser um pouco "inconveniente".
Como alguns saberão, eu sou professor e portanto passo boa parte do dia a falar em público, tanto em Português como em Inglês.
De vez em quando a Siri começa a responder ao que eu digo, gerando algumas "gargalhadas", mesmo tendo seleccionado a activação apenas em caso de dizer "hey Siri".
Há alguma maneira de controlar isto sem ter que a desactivar no Watch? E deixar de ser o "professor nabo"? [:D]

Obrigado!

Nenhuma, mas já trabalhei em muitas.
E só em Portugal é que vi esse atraso de vida de trabalhar directamente no portátil.

beauty-standards-are-bullshit_aquilaspeaks-wordpress-com_.jpg

Para quem se diz tão instruído e viajado afinal não me parece que tenhas conhecido muitos locais, já estive em grandes empresas em Londres e Nova Iorque onde muitos dos colaboradores trabalham diretamente nos portáteis.

Cada vez menos paciência para esta conversa de tasca da aldeia que Portugal é um atraso de vida e lá fora é tudo muito melhor, só que ao contrário do tasco da aldeia aqui não são os únicos que saíram do país e conhecem outras realidades.

Nenhuma, mas já trabalhei em muitas.
E só em Portugal é que vi esse atraso de vida de trabalhar directamente no portátil. [;)]
Talvez no Burkina Faso ou no Cambodja seja igual, mas nunca trabalhei em empresas desses lugares.

Confesso que já não consigo ter paciência para esse tipo de discurso e discussões.

Para quem se diz tão instruído e viajado afinal não me parece que tenhas conhecido muitos locais, já estive em grandes empresas em Londres e Nova Iorque onde muitos dos colaboradores trabalham diretamente nos portáteis.

Cada vez menos paciência para esta conversa de tasca da aldeia que Portugal é um atraso de vida e lá fora é tudo muito melhor, só que ao contrário do tasco da aldeia aqui não são os únicos que saíram do país e conhecem outras realidades.

Usam o teclado e o ecrã do portátil como dispositivos principais de interacção? Nunca vi tal coisa.
Acredito até que nos EUA possa dar em processos em tribunal caso os trabalhadores se comecem a queixar de problemas nas costas.
Até tenho curiosidade para ver onde isso acontece, seria como fazer uma viagem no tempo. [:D]

Confesso que já não consigo ter paciência para esse tipo de discurso e discussões.

Também vinha cá escrever isto.
Cá em Portugal quantas e quantas empresas de TI e comunicações não têm colaboradores a usar o monitor e ratos externos mas com o teclado do Portátil...
E lá fora a mesma coisa, desde países evoluídos tecnologicamente até às Africas, Asias e LATAMs. Eu durante muitos anos usei o monitor externo e o do portatil quase como um unico monitor (um por cima do outro face ao tradicional lado-a-lado) e fazia-me todo o sentido usar o teclado do portátil nessa altura. Depois passei a ter docking station em casa e no escritório e adoptei o teclado externo. Mas quando estava fora destes locais usava sempre o teclado do portátil.

A tendência que vejo é que as empresas disponibilizam teclados externos a quem os pede mas a maioria da malta não está para ter esse trabalho de lidar com mais um periférico.

Por uma questão de postura até compreendo mas muitas vezes os teclados/ratos/monitores externos fornecidos são tão maus que mais vale continuarem com os do portátil [:D] Pessoalmente, apesar de ter um rato cedido pela empresa, eu utilizo um Logitech Mx Vertical pago do meu bolso já para evitar alguns problemas.

Tanto off-topic..
Voltando ao tópico, o m1 do ano passado dava (dá) coça a muitos portáteis de topo com 2/3 anos. Com preços a começarem nos 1000euros, justifica-se o salto para os novos pro? Tirando casos específicos, atirando um número para o ar, 5%?,a maioria dos utilizadores irá encontrar tantas melhorias que valham o investimento que a Apple pede?

Voltar
Superior