Tópico da Apple

Se calhar é desta que compro um 15 pro...

Não vou fazer com ele muito mais do que faço com o meu 12 com 3 anos, mas sempre posso fazer um bocado de trickle down economics e oferecê-lo à minha filha que entrou este ano na faculdade, e será um excelente upgrade ao iPhone SE que começa a ser um bocado limitativo em termos de ecrã e bateria.

Obrigado pela ideia. [:D]

Sobre o CarPlay e cabos, há dezenas de adaptadores para colocar no rádio que faz funcionar o CarPlay só por BT, é assim que eu tenho.

O iPhone, quando ligado a cabo com corrente, gasta eletricidade do carregador e não da bateria. Se é verdade que ter a bateria sempre nos 100% não é das coisas mais benéficas para uma bateria, acho muito difícil que seja pior do que estar sempre a usar a energia da bateria e fazer ciclos de descarregamento/carregamento.

É a mesma coisa que a malta que compra carros, mas depois não usa para não desgastar ou para não lhes por km em cima. Deve ser para satisfazer o próximo dono.

Isso é a minha opinião sobre capas e películas.
Compra-se um iPhone em titânio com ecrã OLED Super Retina XPTO para depois lhe espetar uns plásticos ranhosos em cima.

Acho que as pessoas, no geral, se preocupam demasiado com o estado da bateria.

É verdade que um bom smartphone é um objeto estupidamente caro. No entanto, se estamos disposto a pagar tanto por um smartphone é porque queremos usá-lo na plenitude.

E por usar na plenitude quero dizer usar sem limitações. Não é andar a ligar modos de poupança ou deixar de usar CarPlay para não degradar a bateria. Conheço malta que anda sempre a ligar e a desligar o BT e os dados para poupar bateria.
A mesma coisa com o Apple Watch. Se a bateria é um tema, usem outro tipo de relógio ou um smartwatch daqueles cuja bateria dura 2 semanas.

É a mesma coisa que a malta que compra carros, mas depois não usa para não desgastar ou para não lhes por km em cima. Deve ser para satisfazer o próximo dono.

Completamente de acordo.

O meu 11 foi agora reformado há 3 semanas, à troca por um 14 Pro Max 256gb que fiquei de um amigo por ele ir fazer o upgrade para o 15 (Apple addicted). O telefone, com 9 meses, tem a bateria a 99%, capa e pelicula, nao tem absolutamente nenhum dano.

O iPhone para mim é "só" o elemento que mais uso todos os dias, até mais que o computador, é caro? É, mas sendo uma ferramenta que me apoia muito durante o dia, especialmente quando estou fora de casa, quase como um assistente pessoal, o tema preço acaba por ficar para 2º plano (sem entrar em loucuras). Entao se eu compro algo que é caro para usar todos os dias, desculpem mas nao tenho paciência para andar com cuidados, se chego às 17h com 30% de bateria e acho que nao vai dar para a noite, meto a carregar e acabou, o mesmo ligado ao carro.

O 11 foi com 4 anos, todo "rebentadinho", com a bateria abaixo dos 70%, mas foi amortizado até ao ultimo cêntimo.

Isso é a minha opinião sobre capas e películas.
Compra-se um iPhone em titânio com ecrã OLED Super Retina XPTO para depois lhe espetar uns plásticos ranhosos em cima.

Não tens alternativa (e há capas bonitas e a película nem se nota), ainda em 2023 continuam a não colocar um ecrã resistente aos riscos, e usar sem capa tem vários senões, instável apoiado de traseira por causa das câmeras, apoiado de frente fica a tela toda exposta ao contacto com as impurezas, e em caso de queda acidental o nível de destruição é à partida elevado e também o custo do arranjo.

Acho que as pessoas, no geral, se preocupam demasiado com o estado da bateria.

É verdade que um bom smartphone é um objeto estupidamente caro. No entanto, se estamos disposto a pagar tanto por um smartphone é porque queremos usá-lo na plenitude.

E por usar na plenitude quero dizer usar sem limitações. Não é andar a ligar modos de poupança ou deixar de usar CarPlay para não degradar a bateria. Conheço malta que anda sempre a ligar e a desligar o BT e os dados para poupar bateria.
A mesma coisa com o Apple Watch. Se a bateria é um tema, usem outro tipo de relógio ou um smartwatch daqueles cuja bateria dura 2 semanas.

Eu uso o telemóvel sem limitações. O meu carro não tem CarPlay. Uso apenas para ouvir música via BT.
Tenho cerca de 10 mil fotos tiradas em ano e meio. Muitas das vezes deixo a Dslr para tirar só com o telemóvel.

No estrangeiro fora da UE com eSim sempre. Apenas tenho cuidado ( como referi) com os carregamentos.

O meu Carplay é wireless, e de facto é de uma simplicidade deslumbrante. Até nem acho que sequer gaste muita bateria do telemóvel.
O meu, com quase 3 anos, vai com uma degradação aos 86% de nova.

O meu Carplay é wireless, e de facto é de uma simplicidade deslumbrante. Até nem acho que sequer gaste muita bateria do telemóvel.
O meu, com quase 3 anos, vai com uma degradação aos 86% de nova.

O meu também é wireless e por si só gasta pouco. O que faz com que gaste um bocado é o facto de eu ter o Waze sempre ligado, por causa do trânsito, acidentes e radares. Por isso é que ligo sempre o cabo.

Tenho um 13 Pro Max a título privado e um 12 de trabalho. O 13 uso com capa, o 12 sem capa. O 13 Pro sem capa é lindo... e péssimo, escorrega imenso. O 12 escorrega muito menos, mas com capa ambos os telefones têm melhor aderência, fazem muito menos barulho a pousar numa mesa e, no final de contas, estao muito melhor protegidos contra contra danos graves.

Pelo que a lógica de usar uma capa parece-me ser obvia.

O meu também é wireless e por si só gasta pouco. O que faz com que gaste um bocado é o facto de eu ter o Waze sempre ligado, por causa do trânsito, acidentes e radares. Por isso é que ligo sempre o cabo.

Sim, também tenho o Waze sempre ligado. Só ligo o cabo se forem viagens de 4 ou 5 horas, aí nota-se bem a bateria a baixar...

Não tens alternativa (e há capas bonitas e a película nem se nota), ainda em 2023 continuam a não colocar um ecrã resistente aos riscos, e usar sem capa tem vários senões, instável apoiado de traseira por causa das câmeras, apoiado de frente fica a tela toda exposta ao contacto com as impurezas, e em caso de queda acidental o nível de destruição é à partida elevado e também o custo do arranjo.

Para ser (mais) resistente aos riscos teria de ser em safira. E isso irá aumentar o custo. E a Safira é muito menos resistente que o Gorilla glass usado em 99% dos telemóveis.
E é muito melhor ter um risco num ecrã do que ter o ecrã todo partido ao menor impacto.

Sim, também tenho o Waze sempre ligado. Só ligo o cabo se forem viagens de 4 ou 5 horas, aí nota-se bem a bateria a baixar...

Os novos iPhones estao geniais em termos de bateria. Já o meu 13, que foi o primeiro com bateria muito boa, aguenta facilmente um dia inteiro apesar de 8 horas de CarPlay com Google Maps e outra aplicacao que utiliza GPS ligados. Imagino que o 15 seja ainda melhor

Se não tivesses o modo fanboy ligado e a disparar para todos os lados, facilmente terias percebido que nem sequer se estava a falar do iPhone…

My bad, pensei que estavas a referir ao telefone. Retiro o que disse.

Quanto ao fanboy, big lol. Só tive um iphone na vida (que é o que ainda tenho agora). Fui assumido fanboy blackberry, até esta morrer.

O meu iPhone 12 com 3 anos está neste momento com 77% de bateria.

Mas uso Carplay todos os dias, num total combinado de 1h/1h30 por dia.

Mas foi curiosos, a bateria no 1º ano caiu imenso.... até aos 88% e depois 87%, depois ficou a 87% durante mais de 1 ano... até acabar a garantia... E agora saltou para 77%. [:D]

Há uns 2 meses tinha visto, estava a 83% e dizia "Peak Performance"
Agora está a 77% e diz " Significantly degraded"

Teorias da conspiração... [:D]

Carplay pelo menos no meu velhinho X aquece muito o telemovel, deve ser um dos contributos para a degradação uma vez que estas baterias não gostam de calor. Acredito que seja por isso que a apple também não tenha introduzido "fast charging". Mesmo a introdução do magsafe que magneticamente ajuda ao alinhamento do telefone no carregamento wireless, pois se não estiver bem alinhado aquecem significativamente mais ao carregar.

iPhone 7 aqui, meti bateria nova em Janeiro (iServices), uso várias vezes o Carplay ligado ao cabo (ainda não me lembrei de comprar adaptador BT) e está nos 94%.

Este ano acho que a malta tem pouca razão de queixa e mais uma vez quase zero novidades para quem acompanha os rumores.

Finalmente temos o USB-C, o que muita gente queria, e sinceramente acho que o 15 normal não está pior* só faltando talvez os 120Hz, mas isso são coisas à Apple para te forçar para ir para os Pros. Business as usual...

Com os 120Hz, e ainda mais para mais com muitas das features do 14 Pro como a ilha dinâmica, sensor 48MP, frosted back etc., provavelmente iam perder algumas vendas de Pro para não Pro, o que é fazer menos dinheiro...

*Dito isto, mesmo com a baixa de preços devido ao último ano o EUR vs USD ter recuperado, são quase €1000 por um iPhone "base", que continua a ser puxado claro. E até estou surpreendido da Apple não ajustar só os preços em EUR quando o USD valoriza mas também como acontece o contrário. Ajustaram o preço da line up de iPhone e do AW. Não mexeram na line up de iPads, acho que eventualmente eles vão deixar cair o iPad 9 gen e baixa o preço do 10, o que até devia acontecer em breve. O que faz sentido porque não rumores de iPad 11th.

Continuo a achar que em termos de iPad só faz sentido o mais barato ou o Pro. Convivi recentemnte um bocado com um Air M1 256 GB e pelo preço deixa a desejar, mil vezes um Pro 128 GB. Mesmo o de 64 GB é caro, e esse está algo limitado na capacidade sobretudo e médio prazo.

Para quem é mais sensível ao preço e agora que o i14 está a menos €900 de PVP é esperar que nos próximos meses é capaz de aparecer a ~750 ou pouco mais em promo, o que não é mau de todo para quem está disposto a abdicar da ilha dinâmica, chip superior etc. Ou até para quem prefere continuar a ter Lightning porque já tem muitos cabos destes.

Com o AW9 temos um típico Apple move, upgrade no chip e armazenamento (além de outros detalhes interessantes como o de juntar os dois dedos... quantas e quantas vezes tenha a mão direita ocupada e não consigo usar o relógio...) e mesmo o brilho do ecrã em ano de manter design e antes de ano de mudança de design. Já fizeram isto com o AW6, e tinham de fazer algo que se veja porque o AW8 é a maior banhada de smp. O upgrade mais irrelevante de um produto Apple que me lembre, é quase igual ao AW7.

Para quem precisa de um AW agora e não liga apenas a ter o último design acho que o AW9 é uma boa compra sim, e já vi que algum pessoa aqui vai comprar. Acho que fazem bem.

Isto para mim é quase um confirmar o design novo no ano que vem que faz sentido por ser o 10/X. E em anos de novo design esse fator por si só vende pelo que não é preciso novos chips ou grandes novidades tb noutros campos e podem adiar isso mais um ano. Mais uma típico Apple move, veja-se o iPhone 6 vs o 5S por exemplo o AW7 vs o 6.

Sobre os iPhone 15 Pro, sim são caros, sim em PT continua a ser muito dinheiro por telfs (como se as vendas de um iPhone Pro no mercado tuga tivessem qlq tipo de relevância para as decisões da Apple [:D]), mas sinceramente face a todos os argumentos e concorrência não acho descabido face ao que oferecem e no fim do dia em € até baixaram de preço.

Temos finalmente USB-C (com USB 3.0 -> 10 Gbps), finalmente 8 GB de RAM depois de 3 anos com 6 GB e o chip 3nm que ok me parece pelos dados apresentados meio detuned** mas ainda assim é muito bom.

Se somarnos apenas estes três argumentos acho que temos iPhone para 5 anos sem qlq problema, ainda para mais nesta era em que tudo avança pouco a cada ano. Até mesmo a concorrência anda algo estagnada. Aliás até acho que as últimas iterações dos flagships da Samsung andam até mais estagnadas que os iPhones Pro (talvez por terem dado tudo mais cedo é certo, mas não deixa de ser verdade).

E isto sem tocar no facto de terem cortado uns mms na largura e altura e estar bem mais leve (embora uns mm mais grosso). E ainda o titânio, acho que está com excelente pinta, pena depois quase todos andarmos com capas... :sh)[:D]

**talvez por estarem a atingir uma "parede de tijolos" (o que é normal, longe vão os tempos de duplicar performance como no A9 do i6S), talvez por terem saído alguns engenheiros dos chips nos últimos anos, talvez por estarem a guardar uns clocks mais puxados para o A18, talvez por precisarem de algum tempo para refinar este processo novo de 3nm ou, o mais provável, por uma combinação de alguns ou todos estes fatores

Back