Tópico da bricolage!

Ando a mudar as lâmpadas da minha casa para Led. Num dos candeeiros de teto que leva lâmpada E27 reparei que ao apagar o interruptor os leds ficam ligeiramente ligados embora fracos. De noite nota-se a claridade. Pensei que era da lâmpada experimentei noutro candeeiro mas desliga completamente.
Andei a ver as ligações e estavam ok mas fiquei a sismar com aquilo porque as led com pouca corrente já acendem qualquer coisa por isso significa que passa qualquer tipo de corrente. Fase tá ok 220v e retorno tá com 12v penso que devido à led. Depois de muitas voltas descobri uma coisa estúpida que não encontro justificação. Fiz um teste com um pedaço de fio azul que tinha aqui. Cortei a meio e coloquei os dois a sair do interruptor até à caixa para testar e funcionou, ao apagar apaga totalmente de imediato. Pensei que era do fio que lá estava. Comprei um fio novo e substitui o fio (é externo) voltou ao mesmo... Voltei a ligar os fios azuis individuais e então assim apaga totalmente...
Fiquei a coçar a tola... Mas como é possível tal coisa? Os fios elétricos não têm um bom isolamento? Como fios aparentemente iguais funcionam diferente? O que pode estar acontecer aqui alguém sabe?

Ando a mudar as lâmpadas da minha casa para Led. Num dos candeeiros de teto que leva lâmpada E27 reparei que ao apagar o interruptor os leds ficam ligeiramente ligados embora fracos. De noite nota-se a claridade. Pensei que era da lâmpada experimentei noutro candeeiro mas desliga completamente.
Andei a ver as ligações e estavam ok mas fiquei a sismar com aquilo porque as led com pouca corrente já acendem qualquer coisa por isso significa que passa qualquer tipo de corrente. Fase tá ok 220v e retorno tá com 12v penso que devido à led. Depois de muitas voltas descobri uma coisa estúpida que não encontro justificação. Fiz um teste com um pedaço de fio azul que tinha aqui. Cortei a meio e coloquei os dois a sair do interruptor até à caixa para testar e funcionou, ao apagar apaga totalmente de imediato. Pensei que era do fio que lá estava. Comprei um fio novo e substitui o fio (é externo) voltou ao mesmo... Voltei a ligar os fios azuis individuais e então assim apaga totalmente...
Fiquei a coçar a tola... Mas como é possível tal coisa? Os fios elétricos não têm um bom isolamento? Como fios aparentemente iguais funcionam diferente? O que pode estar acontecer aqui alguém sabe?

Pode parecer magia mas não é! [:D]

Um fio comprido serve de antena e pode estar a captar qualquer coisa, o suficiente para acender ligeiramente um LED.
Já me aconteceu, por exemplo, encostar um busca-pólos num fio enfiado dentro da parede e que eu sabia que estava desligado em ambas as pontas e a lâmpadazinha acendeu.

Deves estar a ter um efeito semelhante.

Uma coisa que achei estranha: o que é que queres dizer "retorno tá com 12v"? O que é para ti o retorno? Mediste a tensão entre que pontos?

Obrigado pela explicação :)
Afinal sempre existe explicação pra tal fenômeno... A única coisa que vejo que possa dar contacto nessa divisão é o telefone sem fios. A base é ligada a uma tomada que também vai a essa caixa de derivação. Poderá ser isso?
O que chamo de retorno é o fio que vai do interruptor à lâmpada o que apenas recebe corrente quando se liga o interruptor.
Eu tenho um multimetro mas não sei medir com isso loool na verdade tenho medo da eletricidade que me pelo :D loool sei que a ponta vermelha é pra medir mas coloco a preta onde?
Eu tenho é uma chave busca pólos onde marca a voltagem que está no fio e no resto dos fios neutros da casa não dá voltagem nenhuma e nesse tal aparece 12v mas também não sei se será de fiar a tal chave busca pólos..

São tensões parasitas, indução. Lei de Lenz. Convém verificar se a fase vai ao interruptor e o neutro à lâmpada!

Mas como acontece com um único fio onde tem dentro dois juntos e com dois fios afastados separados e individuais isso desaparece? Acontece por estarem juntos dentro do mesmo plástico?

A qualidade do isolamento, a distancia, verifique primeiro se a fase está no interruptor.

Sim um fio é fase que vai ao interruptor o outro fio sai do interruptor vai à lâmpada e o fio da lâmpada vai ao neutro. A ligação tá correcta. Só pode ser mesmo o isolamento do fio que esteja a provocar isto.

Obrigado pela explicação :)
Afinal sempre existe explicação pra tal fenômeno... A única coisa que vejo que possa dar contacto nessa divisão é o telefone sem fios. A base é ligada a uma tomada que também vai a essa caixa de derivação. Poderá ser isso?
O que chamo de retorno é o fio que vai do interruptor à lâmpada o que apenas recebe corrente quando se liga o interruptor.
Eu tenho um multimetro mas não sei medir com isso loool na verdade tenho medo da eletricidade que me pelo :D loool sei que a ponta vermelha é pra medir mas coloco a preta onde?
Eu tenho é uma chave busca pólos onde marca a voltagem que está no fio e no resto dos fios neutros da casa não dá voltagem nenhuma e nesse tal aparece 12v mas também não sei se será de fiar a tal chave busca pólos..

Essas chaves busca-pólos são engraçadas mas pouco de fiar.

Ao usares o multímetro, selecciona a posição Vac (medida de tensões alternadas). A medida deve ser feita entre os dois terminais da lâmpada. Podes também medir a tensão entre neutro e terra. Idealmente será zero, na prática próximo de zero. Se tiveres alguns volts, desconfia.

Viva,

Aproveitando este topico, peço da vossa ajuda. Preciso de comprar um berbequim. Será para uso doméstico, furar umas paredes, para pendurar uns quadros e coisas simples. O que sugerem, algo bom e fiável, por volta dos €50.

E brocas, qual as marcas que sugerem?

Viva,

Aproveitando este topico, peço da vossa ajuda. Preciso de comprar um berbequim. Será para uso doméstico, furar umas paredes, para pendurar uns quadros e coisas simples. O que sugerem, algo bom e fiável, por volta dos €50.

Compra com um mínimo de 550W, para brocas diâm. máximo de 13 mm, bucha de aperto rápido, reversível e com percussão. Chega para quase tudo o que é doméstico.[;)]
Existem diferenças loucas de preço para o mesmo modelo nas grandes superfícies e lojas de bricolage. Por acaso o ano passado comprei um com 50% em cartão no Belmiro. Custava 50€ na Izzi e no Belmiro comprei por 60€ mas ganhei 30€ em cartão.apr:)

Última edição:
tenho um oferecido num passatempo e tem feito esse tipo de trabalho, ou seja, furos em sitios moles. Paredes normais de casa. Não se queixa.
Só vale a pena gastar dinheiro quando se tem de furar betão, chapas mais grossas, ou chapas de resina, o resto qualquer um mastiga.
Por acaso tenho uma torna da hilti a bateria, e isso sim é um bicho.

Boa sorte....[:D]

Isso já precisas de um equipamento muito específico. Ainda por cima o mármore lasca.
Ok [:D]

Preciso de passar cabos num balcão. Mas vou deixar para quem saiba.

De qualquer maneira é um mármore não vitrificado, se é que me faço explicar. Se calhar nem é mármore, é simplesmente pedra. Minerais não é comigo.

Eu comprei uma da parkside a bateria de 24v. Tem percussão, é reversível, aperto rápido, tem nivel, indicador de carga da bateria, controlo de binário... É pesada, mas desenrasca para quase tudo.

Viva,

Tens coisas parecidas a um berbequim a 12.9€
Tens Bosch 500W a 49.9€
Tens Ryobi 500W a 49.9€
Tens Dexter 500W a 26.9€
Tens Dexter 800W a 49.9€

Brocas convém ser HSS para durar meia centena de furos com percussão.. Se vais para as baratas podes ficar com um trabalho a meio por falta de material.

AH! E para furar é colocar o berbequim a rodar no sentido dos ponteiros do relógio.... Senão nem as melhores brocas duram [;)]

Última edição:
Tens coisas parecidas a um berbequim a 12.9€
Tens Bosch 500W a 49.9€
Tens Ryobi 500W a 49.9€
Tens Dexter 500W a 26.9€
Tens Dexter 800W a 49.9€

Há coisa de uma semana estava um Bosch 500W em promo a 30€ no AKI. Fiquei danado de não o trazer, mas a minha companheira disse que não valia a pena para trabalhar meia dúzia de vezes! :sh)

Brocas convém ser HSS para durar meia centena de furos com percussão.. Se vais para as baratas podes ficar com um trabalho a meio por falta de material.

AH! E para furar é colocar o berbequim a rodar no sentido dos ponteiros do relógio.... Senão nem as melhores brocas duram [;)]

Há coisa de uma semana estava um Bosch 500W em promo a 30€ no AKI. Fiquei danado de não o trazer, mas a minha companheira disse que não valia a pena para trabalhar meia dúzia de vezes! :sh)

Pode ser que ainda esteja em promo...

Agora pego eu no tópico! [:p]

Estou a fazer um SPA caseiro (ou jacuzzi como muitos erradamente lhe chamam).

Tenho andado a preparar o terreno, e já estava decidido como ia ser feito, uma anel em betão (que também muitos erradamente chamam de manilha) com 100cm de altura x 250cm de diâmetro.

No entanto pediram-me por um anel desses já com fundo e posto em casa a módica quantia de 175€! Até fiquei azul! [s)]

A pergunta é, uma vez que eu tenho acesso a cimento quase de borla, talvez me compense mais fazer eu a estrutura, e em vez de redondo até o fazia quadrado porque me dará mais jeito depois para forrar a madeira. Mas e como o faço?

Estava a pensar em fazer uma espécie de mini pilares com ferro, e depois fazer paredes em tijolo fino 8 buracos ou lá o que é. Será que isto aguenta a água? Ou faço as paredes todas em betão com ferro em toda a volta? E depois para estancar a água no caso de fazer em tijolo o reboco só não deverá ser suficiente, meto azulejo? Ou tinta para piscinas? (caraaaaaaa como tudo)

Se puderem ajudar agradeço!

Voltar
Superior