Tópico da bricolage!

Pessoalmente prefiro MDF a aglomerado mas tem atenção ao uso que irás dar, 1cm de espessura pode ser curto

Vê a Maxmat e o Brico depot, não me ocorre mais nenhum
É para fazer umas colunas de som de dois canais.

Não é para levar peso em cima.

Além disso é apenas um "protótipo". A madeira não vai ser tratada nem nada. É mais para ser uma aprendizagem.

Vai para o aglomerado. Serve muito bem para som, mas se encontrares o MDF a melhor preço, também resolve.
Não tens nenhuma carpintaria por perto? Ele compram os materiais a muito bom preço e podem ajudar.

Vai para o aglomerado. Serve muito bem para som, mas se encontrares o MDF a melhor preço, também resolve.
Não tens nenhuma carpintaria por perto? Ele compram os materiais a muito bom preço e podem ajudar.
Isso é daquelas coisas que sinceramente não sei.

Teria que fazer uma pesquisa pelas carpintarias aqui perto. Talvez já haja alguma coisa na zona industrial.

A ideia é fazer algo simples.

Isto é um esboço feito no SketchUp que contempla apenas o design.

coluna-som.jpg

Terei que fazer outro com as dimensões reais do objeto.

É para fazer umas colunas de som de dois canais.

Não é para levar peso em cima.

Além disso é apenas um "protótipo". A madeira não vai ser tratada nem nada. É mais para ser uma aprendizagem.

As caixas da maioria das colunas são em aglomerado.

Eu também tenho essa impressão.

Mas acho que o aglomerado pode ter mais tendência para largar detritos, o que para ter em casa não dá muito jeito.
O bom aglomerado é melhor que a madeira. A que se desfaz deve ser o típico "tabopan" que é tipo farelo prensado.

Allo Malta

Precisava de instalar uma tomada de energia a partir de um ponto de luz já existente. Alguém consegue sugerir um bom tutorial para o efeito? Estou na duvida sobre o material a comprar.

Obrigado desde já

Depende das condições da instalação. É melhor dar mais indicações: onde está o ponto de luz, onde quererás a tomada, fim a que se destina, material onde vais fixar os componentes elétricos...

De uma forma genérica, os circuitos de iluminação estão preparados para uma corrente nominal de apenas 10A, contra os 16A de um circuito de tomadas. Quer isso dizer que, em princípio, não poderás sacar tanta corrente (e potência) como estás habituado se "pendurares" uma tomada num circuito de iluminação.

Depende das condições da instalação. É melhor dar mais indicações: onde está o ponto de luz, onde quererás a tomada, fim a que se destina, material onde vais fixar os componentes elétricos...

De uma forma genérica, os circuitos de iluminação estão preparados para uma corrente nominal de apenas 10A, contra os 16A de um circuito de tomadas. Quer isso dizer que, em princípio, não poderás sacar tanta corrente (e potência) como estás habituado se "pendurares" uma tomada num circuito de iluminação.

Obrigado pelo feedback ClioII

Distância: 4m aproximadamente entre onde pretendo instalar a tomada e o ponto de luz
Fixação: Parede exterior tipo mosaico
Potência: <100w

Obrigado pelo feedback ClioII

Distância: 4m aproximadamente entre onde pretendo instalar a tomada e o ponto de luz
Fixação: Parede exterior tipo mosaico
Potência: <100w

O ponto de luz onde vais buscar energia tem lá o quê? Candeeiro? Olho de boi? Nada? Se tiveres foto, melhor.
Muito importante: tem fio terra disponível ou é daqueles pontos de luz de antigamente só com fase e neutro?

Enquanto não são dados mais pormenores, aqui vai o que eu genericamente faria:

* Escolhia uma tomaa de exterior, com protcção IP55 (exemplos: https://www.efapel.pt/pt/produtos/estanque-48/tomadas-de-energia-2);

* Usaria cabo H05VV-U 3G1.5 ou H05VV-F 3G1.5 (a confirmar, mas em princípio é isto se o ponto de luz está protegido por um disjuntor de 10A como habitualmente), o cabo é tipo https://www.plusdias.com/produto/ca...Ko-Fg3I9iUJ0VePYI1JBQ4hAXf8_sSu2ltMgtJS8GXA7A ;

* Para não fixar muitas braçadeiras, encaminharia o cabo pelo interior de tubo VD16 (exemplo: https://www.chlengenharia.pt/compra/jsl-tubos-e-acessorios-tubo-rigido-vd-16-620271)

* Suportaria o tubo em abraçadeiras de encaixe para VD16, tipo isto: https://rochaebrito.com/ABRAADEIRAS101VD12P-Tub106-2-1801101 ;

* Encaminharia o cabo para que a saída do ponto de luz e a entrada na tomada fossem SEMPRE feitas pelo lado de baixo (pode ser necessário fazer "bengala");

Já fiz o desenho com dimensões reais. A espessura é 10 mm.
Foi inspirado no outro desenho, as proporções são essencialmente as mesmas.

No entanto já inclui os altifalantes instalados na coluna.

coluna-som-v1.png

O passo seguinte é comparar com o estabelecido, para ver se são visíveis grandes diferenças e começar a entender o que a nível acústico pode influenciar no desenho da caixa.

Também já fiz um cálculo rápido (espero não me ter enganado) e deu perto de um metro quadrado de madeira para as duas colunas.

Back