Tópico da bricolage!

Os meus dois cêntimos:

A primeira foto é de um tubo que não tinha qualquer tipo de boca, portanto toca de serrar e fazer uma boca com calor do maçarico. Não sendo o ideal, verdade se diga que nem parece estar muito mal feito: a boca parece suficientemente profunda (parem com os pensamentos pecaminosos!) para entrar o tubo. No entanto, não tem qualquer vedante e o alargamento de tubos com calor pode levar a rachas e fissuras que não são imediatamente óbvias. Tenta verificar o melhor possível se não tem fendas na boca.

Em baixo o tubo já vem abocardado de fábrica mas, se dizes que ele se movimenta com facilidade, significa que dentro do abocardado falta o o-ring. Isso compra-se e monta-se com facilidade.

Contudo, eu olharia para outro suspeito já que, assim de imediato e não havendo rachas, isso não deveria pingar a menos que a água atingisse uma cota tão alta. Teres pingas aí é provavelmente sintoma de teres obstrução parcial do escoamento. A água a escoar demasiado devagar vai acumulando no tubo e, chegando às juntas, verte.

Por acaso não tens uma caixa de pavimento (ou sifão de pavimento)? Tipicamente umas caixas redondas com tampa metálica. Costumam ser "excelentes" para reter restos de alimentos e gordura, formando uma "nhanha" que vai entupindo tudo - fala o saber de experiência feito, eu volta e meia tem de desentupir o sifão de pavimento da minha cozinha porque senão começa a sair água pelo tubo de escoamento da máquina da loiça. A solução é retirar a tampa metálica e tirar a "nhanha" à colherada.

ClioII....vou mais para a razão do problema que apontas...até porque já «sofri» do mesmo.
Essa «nhanha», por vezes solidifica nos canos é autêntico cimento branco.

m
Os meus dois cêntimos:

A primeira foto é de um tubo que não tinha qualquer tipo de boca, portanto toca de serrar e fazer uma boca com calor do maçarico. Não sendo o ideal, verdade se diga que nem parece estar muito mal feito: a boca parece suficientemente profunda (parem com os pensamentos pecaminosos!) para entrar o tubo. No entanto, não tem qualquer vedante e o alargamento de tubos com calor pode levar a rachas e fissuras que não são imediatamente óbvias. Tenta verificar o melhor possível se não tem fendas na boca.

Em baixo o tubo já vem abocardado de fábrica mas, se dizes que ele se movimenta com facilidade, significa que dentro do abocardado falta o o-ring. Isso compra-se e monta-se com facilidade.

Contudo, eu olharia para outro suspeito já que, assim de imediato e não havendo rachas, isso não deveria pingar a menos que a água atingisse uma cota tão alta. Teres pingas aí é provavelmente sintoma de teres obstrução parcial do escoamento. A água a escoar demasiado devagar vai acumulando no tubo e, chegando às juntas, verte.

Por acaso não tens uma caixa de pavimento (ou sifão de pavimento)? Tipicamente umas caixas redondas com tampa metálica. Costumam ser "excelentes" para reter restos de alimentos e gordura, formando uma "nhanha" que vai entupindo tudo - fala o saber de experiência feito, eu volta e meia tem de desentupir o sifão de pavimento da minha cozinha porque senão começa a sair água pelo tubo de escoamento da máquina da loiça. A solução é retirar a tampa metálica e tirar a "nhanha" à colherada.

Bom, sim, já tive esse problema há uns meses, desentupi com um arame próprio e um líquido desentupidor. Isto porque, há uns bons anos atrás, fiz o chão da cozinha com vinil adesivo. Como não tinha tampa à medida, mas tinha lá uma, acabei por colar essa. A hipótese agora é mesmo tirar aquilo, rebentar com a tampa, limpar, voltar a comprar uma "rosca" para o tubo que fica no chão e aplicar a tampa por cima do vinil. Está nos planos, mas demorará um bom tempo e não estava virado para fazer isso já.
Mas confere, não está a escoar à velocidade devida.

Nos tubos, se calhar, para já, vou resolver com um bocado de silicone, nem que tenha de aplicar com os dedos e se calhar aquela fita que se costuma dar à volta dos tubos dos exaustores.

Como faço para pintar esta cadeira do IKEA que descascou desta forma?

Sinceramente não sei que material é este, não me parece ser lacado, mas também não sei explicar o que é. Quero apenas deixar melhor do que está, sei que não ficar perfeito, mas gostaria de saber o que posso fazer para ficar menos mal.

Obrigado!

cadeira.jpg

Construção de impressora 3d.
Está quase concluída, só falta a cabeça, as correias e a eletrónica.
29e4c1c5553c18528c4b6925bd4a4575.jpg

As peças estão a ser produzidas em mais duas impressoras, uma de resina e outra de filamento a 100% de densidade.
81e4d5157b98f7e663dcb3c65fdba788.jpg

Last edited:
Não percebo pevide de impressão 3D mas do pouco que vi, desperta-me bastante interesse. Gostava de poder imprimir modelos de automóveis e naves. Coisas assim que o meu lado de miúdo nunca teve e gostava de poder ter [:D]

Last edited:
As impressoras 3d dão imenso jeito. Dão para construir qualquer peça de plástico que faça falta, são ecológicas e baratas. Já vemos impressoras a menos de 200€ para filamento.
Na net existe milhares de modelos de peças para imprimir, mas com alguma paciência podes desenhar tu mesmo as peças.
No meu caso quis construir eu a impressora porque assim é de manutenção muito básica e fácil.

Boas pessoal

Sabem aquelas torneiras de parede que servem para alimentar as máquinas de lavar roupa e loiça?

Sabem se há alguma bifurcação ou T a venda que se possa transformar essa saída de água em 2? Isto sem mudar a torneira claro

Obrigado

Exatamente, era mesmo isso mas não precisa de ter torneira nas 2 bocas de saída
Tenho que ir bater a umas portas e perguntar, se houvesse nos Leroys era mais fácil
Obrigado

Mas preciso que 1 rosca seja fêmea e as outras 2 seja machos que é para ligar a máquina de lavar e a da loiça na mesma torneira

Isso existe nos "Leroy's" desta vida e em qualquer drogaria digna desse nome.
Em casas de artigos de canalização, também claro!

Edd :)

Agradecia a vossa ajuda.
Como posso desmontar esta torneira? Alguma ferramenta especial?
A torneira roda mal e não deixa passar água. A outra torneira (agua quente) abre bem.
Obrigado a todos
fdef97b02abf6be2a65875cfd7d09e2c.jpg

Tiras a tampinha branca, e removes o parafuso que está por baixo, depois é só desenrroscar o castelo.

Back