Tópico da bricolage!

Boas!

Isto é a porta do WC da casa onde os meus avós viviam, portanto já tem uns quantos anos.
Acontece que os parafusos de uma das dobradiças ficaram frouxos e já não agarram mais.

Haverá outra solução sem ser parafusos maiores?

Cola branca e bocados palitos de madeira lá dentro ou mini lascas de madeira em cunha . Vai estreitar o buraco e depois de secar podes usar os mesmos parafusos. Por o bico dos palitos para ldo de fora para não oferecer resistência à entrada inicial do parafuso. Também podes fazer sem cola, mas com cola fica melhor.

Não vale para todos os buracos. Só para os de madeira.

Last edited:
Boas!

Isto é a porta do WC da casa onde os meus avós viviam, portanto já tem uns quantos anos.
Acontece que os parafusos de uma das dobradiças ficaram frouxos e já não agarram mais.

Haverá outra solução sem ser parafusos maiores?

E fácil resolver, arranjas um pedaço de madeira, fazes uma pequena cunha metes no buraco, se levar cola melhor, senão, se entrar durito com um martelo também fica resolvido. Depois é só voltar a meter os parafusos.Não é preciso nada xpto redondido mesmo à medida do buraco, basicamente é só algo que ajude a que o parafuso tenha onde agarrar.

Caríssimos, duas questões:

No prédio onde moro, a nível das escadas, existem 2 portas. Uma no R/C que é porta corta-fogo e uma na cave (-1) na zona das garagens.
Há dias, na reunião de condomínio, estávamos a dialogar sobre se é possível fechar a porta da cave à chave (por questões de segurança, dado que o portão da garagem demora sempre algum tempo a fechar e nalgum descuido, é fácil entrar alguém para a garagem. Há quem diga que, por lei, a porta tem de estar sempre aberta. Alguém sabe se há alguma lei (imagino que sim) que defina o que tem de ser feito, neste caso?

Noutro assunto, uma das bombas/motor do fornecimento de água ao prédio já me parece estar com mau funcionamento há algum tempo. A senhora que estava a administrar o condomínio (que era uma chata de putaça e já vai sair dado que vamos votar novo administrador) mostrou uma fatura da mudança, penso que, do arrancador, penso que até passou a digital (poderei tirar uma foto se necessário). De qualquer forma, o manómetro indica 3 Bar, está várias vezes a puxar, sobe até aos 5 Bar e em menos de 2 segundos já está novamente nos 3 Bar e continua neste funcionamento sempre que está em uso.
Por acaso, em conversa hoje, lembraram que a bomba tem um balão e que pode estar a precisar de ser enchido. Dado que temos compressor, há forma de saber qual a "pressão" a que se deve encher o balão?

Peço desculpa se algum dos termos não for o técnico ou mais correto, mas penso que a mensagem está percetível.

Obrigado desde já, mais uma vez, pela ajuda que vão dando.

Abraço.

Quanto às portas, sim, têm de estar destrancadas (imagina uma pessoa a tentar fugir de um incêndio e apanhar as portas trancadas...).
Podem reduzir ao tempo que o portão fica aberto, isso é ajustável.
Também podem fechar o portão no comando, em vez de esperar que feche sozinho. Eu sempre que saio de carro fecho o portão com o comando e controlo pelo retrovisor, não espero que feche por ele.

Quanto às portas, sim, têm de estar destrancadas (imagina uma pessoa a tentar fugir de um incêndio e apanhar as portas trancadas...).
Também podem fechar o portão no comando, em vez de esperar que feche sozinho. Eu sempre que saio de carro fecho o portão com o comando e controlo pelo retrovisor, não espero que feche por ele.

Eu faço isso, mas acredito que haja muito quem não o faça. Vou falar com os restantes condóminos e decidir quanto à questão da porta, mas sim, provavelmente orientar para que fique aberta.

Quanto ao balão/motor da água, acho que teremos mesmo de pedir a um técnico que venha confirmar que está tudo a funcionar normalmente.
Ainda sobre este assunto, verifiquei agora nas faturas que há um consumo elevado das zonas comuns, mas não é daqui. Há uma fatura para a luz das escadas e este motor, anda na média de 30€ mensais, não parece preocupante. Agora, temos outra fatura para zonas das garagens, que é das luzes da garagem (led) e box, motor do portão de entrada e 2 motores para extração das águas, sobretudo quando chove, acumula muita água. No ano de 2024, o total das faturas passou os 1000€, o que me parece imenso, mas não sei se esses motores a extrair água fazem um consumo elevado.

Noutro aspeto, ainda sobre os motores de água, os mesmos ouvem-se muito nos andares em cima. De noite, são incomodativos, dado que estão a arrancar e a parar, por vezes, em ciclos de menos de 10 segundos. Haverá forma de "isolar" acusticamente, dentro da legalidade e segurança?

As portas das garagens só tem de abrir no sentido fuga. É habitual a colocação de portas que abrem com barra num sentido e só com chave noutro.

As portas das garagens só tem de abrir no sentido fuga. É habitual a colocação de portas que abrem com barra num sentido e só com chave noutro.

Eu entendo isso. É preciso é perceber, por lei, o que é considerado "sentido de fuga". Se o prédio estiver a arder e eu precisar de fugir para a cave, é uma coisa. Se a cave estiver a arder e eu precisar de fugir para o prédio, é o inverso.

Eu entendo isso. É preciso é perceber, por lei, o que é considerado "sentido de fuga". Se o prédio estiver a arder e eu precisar de fugir para a cave, é uma coisa. Se a cave estiver a arder e eu precisar de fugir para o prédio, é o inverso.
Tipicamente o sentido de evacuação será da cave para a caixa de escada. Deveria existir sinalética.

Como limpar pavimento flutuante vinilico quando há alguma marca?

Estou agora a fazer a limpeza profunda após obra, e tenho um marca no chão que não sai com os produtos normais de limpeza deste tipo de chão (incluindo quando usei puro).

Devo precisar de algo mais concentrado:

fcec8880-9f51-48ce-a4cf-98ab520ce326.jpg
Como remover isto antes de colocar os móveis em casa?

Não sei. queria mesmo era tirar a marca.

Aquilo era qualquer coisa que ficou ali pousada durante a obra e parece que o chão absorveu.

Como limpar pavimento flutuante vinilico quando há alguma marca?

Estou agora a fazer a limpeza profunda após obra, e tenho um marca no chão que não sai com os produtos normais de limpeza deste tipo de chão (incluindo quando usei puro).

Devo precisar de algo mais concentrado:

Como remover isto antes de colocar os móveis em casa?

essa mancha não terá sido criada por alguem ter usado produtos abrasivos estilo diluentes ou esfregões rijos para remover uma sujidade? podem tem lixado a película protetora incorporada no pvc durante o fabrico.

para limpezas de pvc que comercializo e recomendo o forbo cleaner ou o forbo monel, este ultimo deixa uma película protetora. a nivel domestco e compativel tambem com laminados/madeiras são os produtos da wicanders (grupo amorim) que na realidade são fabricados pela Loba, pesquisa pelos cleaner de ambos que são compativeis com pvc e existe um cleaner mais forte usado para remover ceras antigas e sujidade mais entranhada, depois podes dar um floorcare para criar uma primeira barreira protetora, no caso da Loba tens vários acabamentos desde mate a brilhante, já a wicanders apenas tem a opção semi mate.

evita algo que não seja ph neutro, abrasivos e esfregar com brutalidade.

O chão é precisamente Wicanders.

Lavei com o detergente de pavimento flutuante Dabri e não saiu, pelo que me parece que tenho de optar por algo mais intensivo e localizado naquela zona.

Alcool isopropilico ou vinagre branco, não?

O chão é precisamente Wicanders.

Lavei com o detergente de pavimento flutuante Dabri e não saiu, pelo que me parece que tenho de optar por algo mais intensivo e localizado naquela zona.

Alcool isopropilico ou vinagre branco, não?

pessoalmente acho que é de evitar
tenta o wicanders power strip e depois dá a cera deles power polish, pode até contacta-los para pedir apoio.
sabes qual é a coleção? pergunto isto porque a wicanders mais recentemente anda a evitar o uso de PVC na composição dos pavimentos, usa umas técnicas e soluções de acabamentos alegadamente inovadoras que ainda não percebi bem.

pessoalmente acho que é de evitar
tenta o wicanders power strip e depois dá a cera deles power polish, pode até contacta-los para pedir apoio.
sabes qual é a coleção? pergunto isto porque a wicanders mais recentemente anda a evitar o uso de PVC na composição dos pavimentos, usa umas técnicas e soluções de acabamentos alegadamente inovadoras que ainda não percebi bem.

Wicanders Start SPC.

Vou ver esses produtos então. Mas já percebi que não é fácil de encontrar.

No Leroy por exemplo não me parece haver.

Senão passo o tema para o construtor e ele que resolva.

Back