Quanto às portas, sim, têm de estar destrancadas (imagina uma pessoa a tentar fugir de um incêndio e apanhar as portas trancadas...).
Podem reduzir ao tempo que o portão fica aberto, isso é ajustável.
Também podem fechar o portão no comando, em vez de esperar que feche sozinho. Eu sempre que saio de carro fecho o portão com o comando e controlo pelo retrovisor, não espero que feche por ele.
Eu faço isso, mas acredito que haja muito quem não o faça. Vou falar com os restantes condóminos e decidir quanto à questão da porta, mas sim, provavelmente orientar para que fique aberta.
Quanto ao balão/motor da água, acho que teremos mesmo de pedir a um técnico que venha confirmar que está tudo a funcionar normalmente.
Ainda sobre este assunto, verifiquei agora nas faturas que há um consumo elevado das zonas comuns, mas não é daqui. Há uma fatura para a luz das escadas e este motor, anda na média de 30€ mensais, não parece preocupante. Agora, temos outra fatura para zonas das garagens, que é das luzes da garagem (led) e box, motor do portão de entrada e 2 motores para extração das águas, sobretudo quando chove, acumula muita água. No ano de 2024, o total das faturas passou os 1000€, o que me parece imenso, mas não sei se esses motores a extrair água fazem um consumo elevado.
Noutro aspeto, ainda sobre os motores de água, os mesmos ouvem-se muito nos andares em cima. De noite, são incomodativos, dado que estão a arrancar e a parar, por vezes, em ciclos de menos de 10 segundos. Haverá forma de "isolar" acusticamente, dentro da legalidade e segurança?