Já conhecia a marca pelos autocarros de Coimbra desde há quase meia década, e sabia que eram um fortíssimo fornecedor de baterias. Demonstram-me claramente mais qualidade e "graça geral" que os Zhongtong redmi note 13 que se vê a circular pela AML.
Vi o Han e o Atto 3 no Leiria Sobre Rodas há uns tempos, e apesar de me terem despertado a curiosidade de relance, o facto dos valores andarem pelos 70k e 40k para esses, respectivamente, fez-me questionar o porquê de alguém escolher o chinês em prol dos Tesla (o facto de ter um S Plaid na banca ao lado não agoirava muito em favor destes...).
Entretanto vi no Alma Shopping de Coimbra a gama inteira, na mesma exposição cujas fotos que já colocaram aí para cima. O Tang obviamente é só fogo de vista como estandarte da marca nestas exposições; não vejo razão para alguém o comprar na Europa. Mas o Dolphin (apesar de feio e de começar numa versão com menos de 100cv) e o Atto 3, cativaram-me ao ponto de querer experimentar antes de ostracizar gratuitamente a marca. O historial positivo que tinha com eles, assim como o facto de começarem a aparecer pelas estradas obrigou-me a conhecer mais antes de fazer juízos de valor contra.
Portanto, este mês passado fui ao dia de test-drives da marca, na Caetano de Gaia. Dei uma voltinha no Atto 3 (drivetrain de 204 cv, salvo erro), e, honestamente, surpreendeu-me pela positiva. Muito confortável, muito suave, interior muito fixe ao vivo (nas fotos parece uma coisa muito marada, mas pessoalmente é interessante e usável). Ponto negativo diria que vai para os estofos dos bancos, que me inspiraram pouca confiança na qualidade da pele sintética, principalmente a longo prazo. Mas o carro é fixe de conduzir, bastante agradável em cidade por ter uma boa brecagem, e o disparo previsível a um elétrico deste género.
Nestes carros elétricos com +200cv a sensação é sempre a mesma, acelera bem, trava fixe com a regeneração, e pouco mais. Mas, nas áreas em que ele podia ser fraco, honestamente não achei que o fosse. Boa construção e sólida condução.
Ponto negativo para o software do infotainment, que é claramente uma skin de android, repleta de botões que não fazem sentido, apps desnecessárias, enfim. Mesmo à Xiaomi.

Também não percebo a cena dos ecrãs deles rodarem em todos os modelos, sinto que, apesar de ser uma cena engraçada de ver, é mais uma geringonça e um motor para avariar, e se há coisa que tenho medo principalmente nos objetos de desenvolvimento chinês, é que tenham demasiado equipamento porque são demasiadas coisas para avariar!
Se me derem uma Keeway chinesa carburada, há partida não há grande stress; se me derem uma CF Moto também chinesa mas cheia de equipamento e radares e sensores e cenas, aquilo parece fixe e uma pechincha, mas depois começo a ter receio!