Topico das bicicletas

A minha Órbita rendeu-me excelentes serviços durante 4 anos. Foi meio de transporte diário (bom, em dias de chuva, não...). Depois foi roubada. :(

Se os componentes são os mesmos (SRAM, Shimano e outras marcas) não vejo porque é que uma fábrica nacional há-de ficar atrás de uma de fabrico estrangeiro. É assim tão complicado construir um quadro!?? Até algumas BH endeusadas se montam cá. Estigma de ser português? :confused:
Eu tentei explicar. Não era preciso fazer quadros para que houvesse uma marca nacional (temos o exemplo da Astro).
O problema são os preços. Ultimamente há muito pessoal a fazer compras online da Alemanha. As diferenças são grandes e o material é quase todo de fora.
A concorrênci a é boa e muita. Por isso é que as marcas lançam modelos todos os anos e em Setembro de 2007 já temos modelos de 2008 à venda.
Desta forma é muito complicado uma marca nova impor-se neste mercado.
Imagina que agora a Orbita lançava um modelo que custava 800€. Mesmo que fosse boa, não vendia. Eu preferia uma Trek, ou uma Scott, por exemplo.

Estou a ver. É mais ou menos, e pegando num exemplo aqui do fórum, a Kia ter lançado um carro super-aclamado (o Cee'd) cujas vendas serão marginais porque toda a gente vai comprar as marcas do costume...

Fora a publicidade, quem tiver oportunidade vá a Ovar, a uma pequena oficina chamada Valdemiro. É um sujeito já com alguma idade que sempre trabalhou em bicicletas a vida toda.
Faz quadros de bicicleta conforme quisermos.
Term uns quadros rígidos de BTT em scandium com escoras de carbono, utiliza alumínio Easton, e este quadro pesa cerca de 1.2Kg, com muito bom aspecto. As soldaduras são lixadas para dar um aspecto monocoque.
Por aquilo que vi, tem todo o material necessário, máquinas feitas por ele e mesmo um forno para fazer tratamentos térmicos a quadros.
A pedido, faz réplicas de quadros de outras bicicletas.

Vale a pena lá ir porque é um mundo à parte daquilo que estamos habituados a ver "industrialmente".

Fora a publicidade, quem tiver oportunidade vá a Ovar, a uma pequena oficina chamada Valdemiro. É um sujeito já com alguma idade que sempre trabalhou em bicicletas a vida toda.
Term uns quadros rígidos de BTT em scandium com escoras de carbono, utiliza alumínio Easton, e este quadro pesa cerca de 1.2Kg, com muito bom aspecto. As soldaduras são lixadas para dar um aspecto monocoque.
Por aquilo que vi, tem todo o material necessário, máquinas feitas por ele e mesmo um forno para fazer tratamentos térmicos a quadros.

Vale a pena lá ir porque é um mundo à parte daquilo que estamos habituados a ver "industrialmente".

http://manueldacosta.no.sapo.pt/valdemiro.htm

http://valdemiro.com.sapo.pt/

Lixado deve de ser é o preço [;)]

Sabes o custo de um quadro desses? E a garantia?

Lixado deve de ser é o preço [;)]

Sabes o custo de um quadro desses? E a garantia?

Não me recordo do preço e não quero atirar valores à sorte.
Mas posso garantir que uma bicicleta montada com bons componentes ficava mais barata do que uma "de marca" numa loja de bicicletas. E acreditem que estava lá uma com tudo XTR, Crossmax, fox à frente... enchia o olho!!! Ainda por cima levezinha.

2006_11869.jpg

Já é minha!!! :apr:) apr:)

Hoje já vim de bicicleta para o emprego! apr:) apr:)

Obrigado a todos os que ajudaram na escolha!

Parabéns apr:)

Então e que tal?

Nos enormes 5 km ( [:D] ) que separam a minha casa do trabalho pude constatar:

- Rola muito bem, muito suave; [:cool:]

- Trava muito bem [:cool:] , embora faça um certo chiar se se travar mais forte (suponho que desaparece qd os calços acamarem)

- O desviador dianteiro precisa de afinação (a passagem de uma mudança inferior para superior nem sempre acontece, é preciso dar um "jeitinho" nos manípulos);

- O assento é rijo como tudo :sh) (tenho de arranjar um que não me magoe!) Por acaso já contava que isto acontecesse.

- Trava muito bem [:cool:] , embora faça um certo chiar se se travar mais forte (suponho que desaparece qd os calços acamarem)

- O desviador dianteiro precisa de afinação (a passagem de uma mudança inferior para superior nem sempre acontece, é preciso dar um "jeitinho" nos manípulos);

- O assento é rijo como tudo :sh) (tenho de arranjar um que não me magoe!) Por acaso já contava que isto acontecesse.

Julgo que a loja te oferece a primeira revisão, por isso é preferivel não tocares no desviador e esperares por essa revisão, pois tal como o desviador dianteiro o esticador também vai desafinar, é normal hehe.

Quanto ao assento, ve uns calções ou calças com almofada podem ser mais baratas que o assento.

Um abraço

Julgo que a loja te oferece a primeira revisão, por isso é preferivel não tocares no desviador e esperares por essa revisão, pois tal como o desviador dianteiro o esticador também vai desafinar, é normal hehe.

Quanto ao assento, ve uns calções ou calças com almofada podem ser mais baratas que o assento.

Um abraço

Já tinha pensado nisso. [;)]

E vou de calçõezinhos almofadados no rabiosque para o trabalho? [:D]

Esse desviador dianteiro é de facto um pouco fraco, mas bem afinado funciona 5* se bem que para meter o prato grande é quase sempre preciso dar o jeitinho com o dedo[;)]

Fizeste uma excelente compra. Conheço esse quadro de algum lado[:p]

A minha neste momento está assim:
p1010012ny5.jpg

De origem tem o espigão de selim. Apertos das rodas, avanço e guiador.

Quanto ao selim ele é bom, eu troquei-o porque estraguei o meu numa queda[s)]. Se trocares o teu me quiseres oferecer esse eu aceito-o de bom grado[:)]

Em relação ao selim isso é uma questão de hábito. Mesmo que mudes de selim, vais ter que te habituar.
Há alguns menos desconfortáveis mas pela diferença acho que não vale a pena trocares.
Quanto à bike, boa sorte com ela e muitos km.

Em relação ao selim isso é uma questão de hábito. Mesmo que mudes de selim, vais ter que te habituar.
Há alguns menos desconfortáveis mas pela diferença acho que não vale a pena trocares.
Quanto à bike, boa sorte com ela e muitos km.

Obrigado, 100do! E, para mais, foste um dos que mais massacrei com perguntas! [:D]

Quanto à dureza do selim ser uma questão de hábito... não sei se o meu rabo concorda! [:D] Às vezes faço viagens (em trabalho) de 6 horas em carros alugados, e garanto-te que as minhas costas ainda n se habituaram ao Corsa C que tantas vezes já usei... [8b] Já o 307... [br:)]

Não fazia ideia que as bikes faziam revisões!!:sh)
O tipo que me vendeu a minha não me disse nada[8b] Custuma ser aos quantos kms?

Devem fazer revisões visto que sofrem algum desgaste e desafinações com o tempo e com o uso.
O momento para a fazer depende mesmo disso, do tempo de utilização, do tipo de uso, ah e da carteira [;)]

ClioII, nem precisas agradecer.

As bicicletas não têm revisões. No entanto deve ser feita a manutenção. Os intervalos dependem muito do tipo de utilização.
Por exemplo, uma bike que só ande em estrada precisa de óleo na corrente a cada 200km, por exemplo. Enquanto isso, a minha precisa sempre que sai da garagem. O pó e a lama são maus para toda a transmissão, por isso deve-se limpar e lubrificar.

Quanto a essas "revisões" de que falam, há lojas que dizem que a oferecem precisamente porque após as primeiras voltas é normal que precise uma afinação. Afinar mudanaças (a do clioII já precisa), apertar parafusos, afinar travões,etc. Nem todas as lojas fazem isso.
No meu caso, após algumas situações menos desagradáveis, sou sempre eu que faço a manutenção. Lavo, limpo transmissão, afino o que há para afinar e de vez em quando substituo o material.
Não há nada como sabermos fazer nós mesmos e tal como nos carros, nem sempre os mecânicos têm competência.

Back