Topico das bicicletas

Não te esqueças das calças de licra [:D] .

Não me parece que venha para o trabalho de calças de licra. [:D]
Para mais isto aqui é só homens, portanto não há vantagem nenhuma na licra! [:D] Ficavam era a pensar que eu corria noutro campeonato! [:)]

E quanto a capacetes?

A maior parte deles tem umas formas e umas cores bizarras que, com eles colocados, parece que saímos do filme dos "Transformers"! [:)]

Um tipo olha para aquilo e parecem todos iguais: uma armação rígida por fora de "plástico" (espero que seja algo mais resistente) e corpo interior de "esferovite" com umas "esponjinhas" para assentar melhor.

O que devo procurar e evitar?

De facto há alguns...[:D]
O meu é da MET cinza escuro bastante discreto.
Quanto à bike também estou a pensar evoluir. Já vi uma mondraker (factor r +/- 1500€ de 2006/07) como a que está postada aí atrás ou então um specialized (enduro ou stumpjumper) mas não queria esticar mt nos €€[;)]

Algo que destingue muito os capacetes são as entradas e saídas de ar, e promenores como por exemplo, esponja para evitar que o suor escorra para os olhos, dispositivo de aperto e ajuste, etc...

Além óbviamente da qualidade da estrutura...

Bom, a qualidade da estrutura, a olho nú, não sei como distinguir pois parecem todos uma armação de plástico com esferovite dentro. Há alguns sinais que permitam distinguir uma estrutura melhor de uma pior?

Entradas e saídas de ar... bem... eles são todos "rasgados". Pormenores a ter em atenção?

Vou ter cuidado com esse pormenor do suor e dos apertos/ajustes (pelo menos isto vê-se).

Sinceramente... qt às entradas de ar... qt mais aberto melhor...

Se comparar capacetes da mesma marca um bom (acima de 100€) com um menos bom (abaixo de 50€) vê bem as diferenças em todos os aspectos que referi...

Acerca da cor, eu prefiro uma cor forte... para se ser facilmente reconhecido quando se anda no mato... é mt desagradavel levar com chumbo da carabina de um caçador...

Oi pessoal.

Estou a pensar iniciar-me no BTT, tenho a possibilidade de comprar por um bom preço uma Merida sub 60v. Que me dizem da bike?

Obrigado a todos

É esta?

7812a0360353396d624f1adf4ba20d57.jpg

Já tem uma boa transmissão (Deore e XT) penso que só peca na suspensão, mas pelo preço que vi, parece ser uma boa opção [;)]

Já agora, por quanto a consegues arranjar?

Boas pessoal,
estava a ver as bikes da canyon, e fiquei com algumas duvidas.
Qual a diferenca entre....

XC RACE
MARATHON
TOUR
ALL MOUNTAIN
ENDURO
FREERIDE

Há bikes para cada especialidade?:confused: ou qualquer bike BTT tem um pouco de tudo?:confused:

É esta?

7812a0360353396d624f1adf4ba20d57.jpg

Já tem uma boa transmissão (Deore e XT) penso que só peca na suspensão, mas pelo preço que vi, parece ser uma boa opção [;)]

Já agora, por quanto a consegues arranjar?

Essa é a versão de 2008 e eu consigo arranjar o modelo de 2007 por um preço muito préximo dos 500€

Boas pessoal,

XC RACE
MARATHON
TOUR
ALL MOUNTAIN
ENDURO
FREERIDE

Há bikes para cada especialidade?:confused: ou qualquer bike BTT tem um pouco de tudo?:confused:
Sim, há bikes para cada especialidade.

Boas pessoal,

XC RACE
MARATHON
TOUR
ALL MOUNTAIN
ENDURO
FREERIDE

Se quiseres ordenar essas categorias desde o uso mais "light" ao uso mais extremo, seria mais ou menos isto:

1) TOUR
2) MARATHON
3) XC RACE
4) ALL MOUNTAIN
5) ENDURO
6) FREERIDE

Regra geral, quanto mais sobes nesta escala, mais resistentes são as bicicletas (e normalmente essa resistência vem acrescida de peso) e o curso da suspensão e amortecedor também aumenta, para fazer face aos terrenos mais agressivos.

Essa é a versão de 2008 e eu consigo arranjar o modelo de 2007 por um preço muito préximo dos 500€

Estive a ver a de 2007, e os principais componentes são semelhantes, pelo que a diferença de 90€ (a de 2008 está marcada como 590€), pelo que penso que continua a ser uma boa compra. Mas isso bem negociado talvez consigas baixar um pouco o preço, ou então tenta fazer logo o update da suspensão por uma melhor [;)]

Se quiseres ordenar essas categorias desde o uso mais "light" ao uso mais extremo, seria mais ou menos isto:

1) TOUR
2) MARATHON
3) XC RACE
4) ALL MOUNTAIN
5) ENDURO
6) FREERIDE

Regra geral, quanto mais sobes nesta escala, mais resistentes são as bicicletas (e normalmente essa resistência vem acrescida de peso) e o curso da suspensão e amortecedor também aumenta, para fazer face aos terrenos mais agressivos.

Sempre estive convencido que o All Mountain era mais agressivo do que o Enduro!!!!

Não, All Mountain é um conceito relativamente recente em que se reunem numa única bicicleta um peso relativamente reduzido (ou "peso normal") e a resistência a terrenos mais agrestes (onde se incluem suspensões e amortecedores de curso mais longo).

De qualquer modo ignorem a ordenação que eu sugeri... estive a consultar o site da Canyon e eles consideram Tour como sendo o "BTT normal" que se pratica na maior parte dos casos (eu pensei que Tour fosse associado a bicicletas de turismo). Já não concordo no facto de considerarem que XC Race é mais light que Marathon, mas tudo depende do conceito que as marcas aplicam aos seus modelos.

OK, aqui sai mais uma pergunta do clube da ignorância! [:D]

Vejo alguns modelos disponíveis com várias medidas de quadro e de roda:

- Quadro: 19", 20", 21" etc... (suponho que a unidade é a polegada)
- Roda: 24", 26" etc...

Pergunta: como escolher a medida certa para cada um? Tem a ver com o tamanho? Eu tenho 1,74m.

Geralmente este link não engana muito.
Segue as indicações e vês qual é o tamanho do quadro aconselhado.

Quanto ao tamanho da roda é 26'. A roda 24 é para as crianças. Para adultos é 26.

Já agora, ontem fui à loja onde estão as Astro.
Estava lá uma equipada como a que comprei. Na altura (à cerca de 1 ano), pedi as modificações e ficou em 250€. Ontem vi-a marcada por 320€. Deve ser a inflação...
As diferenças que notei foram o quadro preto (muito bonito) e a suspensão é um pouco melhor, talvez. Mas possivelmente fazem desconto.

Geralmente este link não engana muito.
Segue as indicações e vês qual é o tamanho do quadro aconselhado.

Quanto ao tamanho da roda é 26'. A roda 24 é para as crianças. Para adultos é 26.

Já agora, ontem fui à loja onde estão as Astro.
Estava lá uma equipada como a que comprei. Na altura (à cerca de 1 ano), pedi as modificações e ficou em 250€. Ontem vi-a marcada por 320€. Deve ser a inflação...
As diferenças que notei foram o quadro preto (muito bonito) e a suspensão é um pouco melhor, talvez. Mas possivelmente fazem desconto.

Obrigado pelo link.

Eu telefonei para a fébrica das Astro em Sangalhos.

A fábrica/armazém n tem venda ao público e n há nenhuma loja razoavelmete próxima que os representem. :sh)

Fiquei contente com uma coisa: a bike que estou a topar no Decathlon tem uma etiqueta de "Made in Portugal" apr:) .

Obrigado pelo link.

Eu telefonei para a fébrica das Astro em Sangalhos.

A fábrica/armazém n tem venda ao público e n há nenhuma loja razoavelmete próxima que os representem. :sh)

Fiquei contente com uma coisa: a bike que estou a topar no Decathlon tem uma etiqueta de "Made in Portugal" apr:) .
E o quadro é made in Taiwan [:D]
Quase de certeza, tal como os Astro.
Em Portugal se se fabricam quadros, talvez só os Sirla ou outros sem marca. Tudo o resto vem de fora, e a maioria de Taiwan.
O que não quer dizer nada. Por exemplo o meu Trek é de Taiwan, e é um quadro muito bom. Pesa apenas 1,6kg e resiste a tudo (pelo menos resistiu até agora apr:) ).

E o quadro é made in Taiwan [:D]
Quase de certeza, tal como os Astro.
Em Portugal se se fabricam quadros, talvez só os Sirla ou outros sem marca. Tudo o resto vem de fora, e a maioria de Taiwan.

:( Ora bolas!

E eu a pensar que ainda havia trabalho para as metalúrgicas cá do sítio (Aveiro/Águeda/Sangalhos/Anadia).

Só a Sirla? Então Órbitas, Esmaltinas e outras que se vêm tanto? Vem tudo de fora? :(

Essas não sei. Talvez sejam feitas por cá.
Infelizmente não temos e acho que nem nos próximos 10 anos vamos ter uma marca de bicicletas decente.
A única que conheço que está a começar a entrar na venda de bicicletas a sério é a Astro. Mas mesmo assim, ainda não vi uma bicicleta acima dos 400€.
No entanto, já vi grandes máquinas montadas nesses quadros, e o resultado é bom. Por isso, acredito que um dia destes se lembrem de fazer modelos melhores.

Espero é que consigam preços competitivos...
Antes de comprar a Trek, vi preços das Scott e das Astro. Essa fábrica de Sangalhos faz bicicletas "por encomenda". Eu disse na loja todos os componentes que queria e eles ligaram à fábrica e deram o preço. Para poder comparar, pedi os componentes iguais a uma Scott. O preço que me deram foi mais alto que o da Scott. Acabei por conseguir um bom negócio com a Trek.

Sirla, Orbita e Esmaltina são bicicleta "boas para vender em hipermercados". É que o pessoal compra, arruma na garagem, e ao fim de um ou dois anos vai lá comprar outra [:p]

Sirla, Orbita e Esmaltina são bicicleta "boas para vender em hipermercados". É que o pessoal compra, arruma na garagem, e ao fim de um ou dois anos vai lá comprar outra [:p]

A minha Órbita rendeu-me excelentes serviços durante 4 anos. Foi meio de transporte diário (bom, em dias de chuva, não...). Depois foi roubada. :(

Se os componentes são os mesmos (SRAM, Shimano e outras marcas) não vejo porque é que uma fábrica nacional há-de ficar atrás de uma de fabrico estrangeiro. É assim tão complicado construir um quadro!?? Até algumas BH endeusadas se montam cá. Estigma de ser português? :confused:

Back