Tópico das Casas

Estamos na mesmo situação, Santander Totta! Na quarta tenho reunião com o gestor de conta e estava a pensar em falar com ele sobre o assunto. Comprei casa em Março de 2009 e tenho spread de 0.5%.

Muito se fala sobre a real vantagem de abater o CH ou não! Com os depósitos a darem mais do que propriamente se paga pelo CH, a minha dúvida mantém-se.
Conhecendo o caderno de encargo do empréstimo, todos nós pagamos a maioria dos juros no inicio do mesmo. Desta forma não valerá a pena abater, se a prestação diminuir a fatia maior que é cortada é nos juros! Outro beneficio será a diminuição dos seguros, uma vez que o capital destes se encontra agregado ao capital em dívida.

Haverá algum simulador que nos permita ter uma ideia melhor sobre o assunto?!

Em relação ao preço das casas, a diferença entre o Porto e Lx é abismal. Sou natural de Torres Vedras e por questões profissionais vivo em Gaia. O meu T2 com os mesmos acabamentos e área (se arranja-se) em Torres Vedras valeria mais 50mil€ com muita facilidade. Em relação a Lx nem vale a pena comparar.

Cumps

É verdade o seguro de vida baixa se abatermos capital no empréstimo, se não o fizermos sobe, porque o risco aumenta anualmente com o aumento da idade.
O seguro multiriscos já não segue isto:
Todos os anos sobe, porque normalmente o valor/capital da cobertura também é actualizado/revalorizado segundo umas tabelas e desta forma faz encarecer o prémio a pagar.

Neste momento para quem tem spread's baixissimos 0,25, 0,3, 0,4, 0,5%... e com taxas de juro ainda em valores baixos cerca de 1,598% para taxa a 3 meses e 1,818% para a taxa a 6 meses, paga um valor de juro liquido na ordem dos 2% ou pouco mais.
Os seguros e outras comissões do banco fazem subir isto um pouco e podem estar nos 2,5 a 3%.

Se os depósitos a prazo derem mais de 3% liquidos, como muitos estão a dar agora (tb pode depender do montande do capital disponivel para depositar), neste momento é mais vantajoso fazer bolo e colocar a render 1 ano..ano e meio...Se a coisa se inverter, e as taxas dos depósitos começaram a vir outra vez para baixo e as taxas euribor subirem então abater será melhor negócio.
Este é o meu ponto de vista.

Última edição:
Para te dar uma ideia, pago 421€/mês de CH, vou abater agora 20k e começo a pagar 343€ (segundo indicação do banco).

Se meter os 20K€ numa conta a ordem a 6 meses a 6% (que já é bem bom), faço 942€/ano, logo = 471€ em 6 meses (menos impostos)
Se amortizar os 20K€ no CH, 421€ - 343€ = 78€ x 6 meses = 468€

Ou seja, meter numa conta poupança em 6 meses fico com menos do que se abater no CH... no meu caso, compensa abater no CH, mas cada caso é um caso! O ideal é falares com o banco!

Vou dar esse exemplo ao meu gestor de conta para ver o que me diz.

É verdade o seguro de vida baixa se abatermos capital no empréstimo, se não o fizermos sobe, porque o risco aumenta anualmente com o aumento da idade.
O seguro multiriscos já não segue isto:
Todos os anos sobe, porque normalmente o valor/capital da cobertura também é actualizado/revalorizado segundo umas tabelas e desta forma faz encarecer o prémio a pagar.

Neste momento para quem tem spread's baixissimos 0,25, 0,3, 0,4, 0,5%... e com taxas de juro ainda em valores baixos cerca de 1,598% para taxa a 3 meses e 1,818% para a taxa a 6 meses, paga um valor de juro liquido na ordem dos 2% ou pouco mais.
Os seguros e outras comissões do banco fazem subir isto um pouco e podem estar nos 2,5 a 3%.

Se os depósitos a prazo derem mais de 3% liquidos, como muitos estão a dar agora (tb pode depender do montande do capital disponivel para depositar), neste momento é mais vantajoso fazer bolo e colocar a render 1 ano..ano e meio...Se a coisa se inverter, e as taxas dos depósitos começaram a vir outra vez para baixo e as taxas euribor subirem então abater será melhor negócio.
Este é o meu ponto de vista.

E a situação do caderno de encargos, também deveria de entrar nas contas. Porque um gajo nos primeiros 5 a 10 anos pouco paga do montante em dívida, daí a minha dúvida se não valeria a pena abater a casa neste período?!

Se meter os 20K€ numa conta a ordem a 6 meses a 6% (que já é bem bom), faço 942€/ano, logo = 471€ em 6 meses (menos impostos)
Se amortizar os 20K€ no CH, 421€ - 343€ = 78€ x 6 meses = 468€

Ou seja, meter numa conta poupança em 6 meses fico com menos do que se abater no CH... no meu caso, compensa abater no CH, mas cada caso é um caso! O ideal é falares com o banco!

Sim cada caso tem de ser bem avaliado.
Qual é o teu spread e que taxa tens, fixa, variável, a 3 meses, a 6 meses?

Ah e 471€ > 468€ :)

E a situação do caderno de encargos, também deveria de entrar nas contas. Porque um gajo nos primeiros 5 a 10 anos pouco paga do montante em dívida, daí a minha dúvida se não valeria a pena abater a casa neste período?!

Sim, quanto mais conseguires abater ao inicio melhor.
Eu sempre abati, achei sempre mais vantajoso. [;)]
Só agora nesta situação particular do momento em que existem aí juros no mercado de cerca de 4,5% liquidos em depósitos me fez pensar um pouco e ver melhor a coisa...mas isto deve ser passageiro!

Só agora nesta situação particular do momento em que existem aí juros no mercado de cerca de 4,5% liquidos em depósitos me fez pensar um pouco e ver melhor a coisa...mas isto deve ser passageiro!

Os bancos estão descapitalizados, só isto justifica estas ofertas. Tenho agora a oferta de 4.71% no Best, abri conta na sexta.

Vou dar esse exemplo ao meu gestor de conta para ver o que me diz.
Não te esqueças que o gestor de conta quase nunca zela pelos interesses do cliente, 1º tem que zelar pelos interesses do banco e dos dele(objetivos, etc).

Tens que ser tu a fazer as tuas contas, nunca confies as tuas finanças a um gestor de conta, que está sobre pressão para cumprir objetivos e que muitas vezes tem que impingir o que o mandam impingir, e raramente, para ser simpático, favorece o cliente [;)]

Por ter sido bancário e por assistido a muito, segue o meu conselho [;)]

Última edição:
Os bancos estão descapitalizados, só isto justifica estas ofertas. Tenho agora a oferta de 4.71% no Best, abri conta na sexta.

Exacto, eles só estão a dar isto agora porque não têm dinheiro.
Esses 4,71% liquidos do Best são o mais alto que conheço, e dão logo o juro à cabeça [;)] é é para 6 meses apenas e não se pode mesmo mexer nele.

Consegui 4,475% no Montepio a 18M, mobilizaveis se necessário.

Não te esqueças que o gestor de conta quase nunca zela pelos interesses do cliente, 1º tem que zelar pelos interesses do banco e dos dele(objetivos, etc).

Tens que ser tu a fazer as tuas contas, nunca confies as tuas finanças a um gestor de conta, que está sobre pressão para cumprir objetivos e que muitas vezes tem que impingir o que o mandam impingir, e raramente, para ser simpático, favorece o cliente [;)]

Por ter sido bancário e por assistido a muito, segue o meu conselho [;)]

Nesse aspecto não vou ser meigo, não tenho de lhe dar as cartas todas. Vou apenas querer saber o valor da prestação se fizer um abatimento de x€, independentemente do que ele me quiser oferecer.

A conversa vai logo começar mal, porque eles estão a cobrar-me taxas nas transferências interbancárias por homebanking!

Já que se fala na opção comprar ou não comprar. Eu estou no grupo de não comprar. Não vida feita em lado nenhum, não sei onde vou estar amanhã, só compraria casa se fosse uma boa aposta para arrendar caso a minha vida me leva-se para outras paragens...e mesmo assim em Portugal seria um possível poço de problemas com inquilinos indesejados. Mais facilmente investia por aqui e deixava a exploração do imóvel a uma agência competente.

A opção passa por alugar ou como já alguém disse chatear a cabeça aos cotas durante uns anos[:D] Apesar das desvantagens não sei porquê vem me sempre à cabeça a cama e roupa lavada/passada a ferro, casa arrumada, comida caseira da boa:sh)

Sim cada caso tem de ser bem avaliado.
Qual é o teu spread e que taxa tens, fixa, variável, a 3 meses, a 6 meses?

Ah e 471€ > 468€ :)

471€ brutos porque fiz as contas a 6%, menos impostos dá bastante menos que isso! nos 468€ não há impostos nem taxas extras!

Spread 0,65% e taxa variável a 6 meses.

Eu também gosto de abater e já abati muito, é porreiro ir pagando cada vez menos mensalmente.

Claro que a outra face da moeda é que se engorda menos as poupanças ou se dispõe menos dinheiro para uma ou outra coisa.

Creio que só conheço (ao vivo) 3 pessoas para além de mim que vão abatendo empréstimo, é uma raridade.

Eu também gosto de abater e já abati muito, é porreiro ir pagando cada vez menos mensalmente.

Claro que a outra face da moeda é que se engorda menos as poupanças ou se dispõe menos dinheiro para uma ou outra coisa.

Creio que só conheço (ao vivo) 3 pessoas para além de mim que vão abatendo empréstimo, é uma raridade.

Se ele esticasse de igual forma para todos os lados é que era bom. [:cool:]

E realmente pouca gente abate.

Eu abati muito quando os bancos davam uma miséria de juro(nem superava a inflação), agora o banco paga-me a casa e ainda tenho lucro :)

Como já foi referido, financeiramente nem sempre é vantajoso abater, mas para mim a lógica do abater supera a mera racionalidade financeira.

Eu tenho um amigo que ganha uns 7 mil euros brutos e chegou a pagar cerca de 2 mil euros pela casa (a casa (apartamento) custou 700 e pouco e ele pediu empréstimo de cerca de metade), ou seja na prática em vez de ganhar 4 mil e tal euros limpos era como se ganha-se 2 mil e pouco.

Na prática um empréstimo habitação é uma forma de diminuir-mos nalguns casos muito o nosso ordenado e o nosso rendimento mensal disponível. Não ter este encargo, ou ter um pequenino é uma forma de liberdade que me agrada particularmente.

O meu objectivo é amortizar tudo até aos 45, até porque actualmente consigo amortizar daqui a uns anos posso não conseguir, ninguém sabe como é que vai evoluir (ou não) profissionalmente.

Última edição:
Como já foi referido, financeiramente nem sempre é vantajoso abater, mas para mim a lógica do abater supera a mera racionalidade financeira.

Eu tenho um amigo que ganha uns 7 mil euros brutos e chegou a pagar cerca de 2 mil euros pela casa (a casa (apartamento) custou 700 e pouco e ele pediu empréstimo de cerca de metade), ou seja na prática em vez de ganhar 4 mil e tal euros limpos era como se ganha-se 2 mil e pouco.

Na prática um empréstimo habitação é uma forma de diminuir-mos nalguns casos muito o nosso ordenado e o nosso rendimento mensal disponível. Não ter este encargo, ou ter um pequenino é uma forma de liberdade que me agrada particularmente.

O meu objectivo é amortizar tudo até aos 45, até porque actualmente consigo amortizar daqui a uns anos posso não conseguir, ninguém sabe como é que vai evoluir (ou não) profissionalmente.

Também penso assim.

Voltar
Superior