Tópico das Casas

Se tens o terreno registado a teu favor, não é possivel eles fazerem usucapião.

Podem sim:

[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="bgcolor: #ffffff"][TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_11_b_l, colspan: 3"]SECÇÃO II
Usucapião de imóveis
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"] (…)
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, bgcolor: #ffffff"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #ffffff, colspan: 2"]

[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="colspan: 2"][/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"]Artigo 1294.º
(Justo título e registo)
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]Havendo título de aquisição e registo deste, a usucapião tem lugar:
a) Quando a posse, sendo de boa fé, tiver durado por dez anos, contados desde a data do registo;
b) Quando a posse, ainda que de má fé, houver durado quinze anos, contados da mesma data.[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

O prazo até é mais curto do que o prazo inerente aos casos onde nao há registo da propriedade - 1296º CC.

Cá em Portugal o registo tem apenas natureza declarativa , e não constitutiva, havendo apenas uma presunção da propriedade do titular do bem registado. Mas isso num terreno ao abandono vale o que vale.

Podem sim:

[TR]
[TR]
[TD="class: txt_11_b_l, colspan: 3"]SECÇÃO II
Usucapião de imóveis[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"] (…)
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"][/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #ffffff, colspan: 2"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="colspan: 2"][/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"]Artigo 1294.º
(Justo título e registo)
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]Havendo título de aquisição e registo deste, a usucapião tem lugar:
a) Quando a posse, sendo de boa fé, tiver durado por dez anos, contados desde a data do registo;
b) Quando a posse, ainda que de má fé, houver durado quinze anos, contados da mesma data.[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

O prazo até é mais curto do que o prazo inerente aos casos onde nao há registo da propriedade - 1296º CC.

Cá em Portugal o registo tem apenas natureza declarativa , e não constitutiva, havendo apenas uma presunção da propriedade do titular do bem registado. Mas isso num terreno ao abandono vale o que vale.
Eu sei disso, eu estou a dizer é que na prática o notário pede-te uma matriz registal negativa, para efetivar a usucapião. Havendo registo essa matriz registal negativa não é possivel. Eu pelo menos nunca vi um prédio registado ser alvo de usucapião.

Last edited:
Porque que é que cá as moradias não são em madeira principalmente as paredes do interior como as moradias na América do Norte? Costumo os programas dos EUA e do Canadá de remodelação e as casas da classe média são maioritariamente em madeira, cá é raro, quais as vantagens e desvantagens de construção em madeira?

Porque que é que cá as moradias não são em madeira principalmente as paredes do interior como as moradias na América do Norte? Costumo os programas dos EUA e do Canadá de remodelação e as casas da classe média são maioritariamente em madeira, cá é raro, quais as vantagens e desvantagens de construção em madeira?
Não temos na Europa floresta suficiente para a construção em madeira poder vingar.

Vi um vídeo há pouco tempo que para além da floresta, dá outras razões:
- na América há grande mobilidade laboral, pessoas que mudam para outros estados e cidades por mudarem com mais frequência de emprego
- como mudam de emprego, mudam mais de casa (é menos comum terem uma "casa para a vida"), e tipicamente, as pessoas tendem a mudar para casas com aspecto mais recente
- por isso lá opta-se por métodos de construção mais baratos, que são mais vezes renovadas ou reconstruídas por mais vezes

Tem de se levantar em conta que em média uma casa dos EUA têm uma vida útil de cerca de 25-30 anos até serem reconstruídas. Na Europa as casas (estrutura) duram 60-70 anos na boa...

Não temos na Europa floresta suficiente para a construção em madeira poder vingar.

- na América há grande mobilidade laboral, pessoas que mudam para outros estados e cidades por mudarem com mais frequência de emprego
- como mudam de emprego, mudam mais de casa (é menos comum terem uma "casa para a vida"), e tipicamente, as pessoas tendem a mudar para casas com aspecto mais recente
- por isso lá opta-se por métodos de construção mais baratos, que são mais vezes renovadas ou reconstruídas por mais vezes

Tem de se levantar em conta que em média uma casa dos EUA têm uma vida útil de cerca de 25-30 anos até serem reconstruídas. Na Europa as casas (estrutura) duram 60-70 anos na boa...

E além disso a construccao em madeira é mais rápida (o que também contribui para o menor preço).

Isto anda tudo doido...

Tenho um amigo que depois de ter o apartamento à venda por 125 mil € por vários anos, ter retirado o anúncio mas mantendo a intenção de vender por esse preço, porque o sondei para o comprar para os meus sogros. Acaba de aparecer como "Reservado" por 160 mil € em imobiliária. Mesmo que tenha "benzido" o valor em 10 mil € para (psicologicamente) tentar pressionar uma avaliação superior é muita fruta. :sh)

Trata-se de um T3 de R/C com 110 m2, terraço (80 m2) arrecadação e box fechada, construído há uns 12 anos.

Agora comparemos com o apartamento de um conhecido, a 50m deste, em prédio com 2 anos. T4 com 200 m2 + terraço (120 m2) + 2 lugares de garagem... Esteve à venda por 146 mil € e ninguém lhe pegou [:D] (Comprou por 144 mil €)

Isto anda tudo doido...

Tenho um amigo que depois de ter o apartamento à venda por 125 mil € por vários anos, ter retirado o anúncio mas mantendo a intenção de vender por esse preço, porque o sondei para o comprar para os meus sogros. Acaba de aparecer como "Reservado" por 160 mil € em imobiliária. Mesmo que tenha "benzido" o valor em 10 mil € para (psicologicamente) tentar pressionar uma avaliação superior é muita fruta. :sh)

Trata-se de um T3 de R/C com 110 m2, terraço (80 m2) arrecadação e box fechada, construído há uns 12 anos.

Agora comparemos com o apartamento de um conhecido, a 50m deste, em prédio com 2 anos. T4 com 200 m2 + terraço (120 m2) + 2 lugares de garagem... Esteve à venda por 146 mil € e ninguém lhe pegou [:D] (Comprou por 144 mil €)

E novidades?[:D]

Ontem vi um anúncio de um apt ao lado do meu, foi todo remodelado (juntou sala com cozinha e estragou o apartamento...), está à venda a 3.360€ o m2... isto numa terriola chamada QTR.

E novidades?[:D]

Ontem vi um anúncio de um apt ao lado do meu, foi todo remodelado (juntou sala com cozinha e estragou o apartamento...), está à venda a 3.360€ o m2... isto numa terriola chamada QTR.

Isso é ao preço da vizinha Vilamoura, ou estarei enganado?

A localização em termos de acesso a serviços, praia, restaurantes, etc, é muitas vezes mais vantajosa em Quarteira. A envolvente não é tão bonita.

Eu conheço Quarteira... Chamo-lhe "carinhosamente" a Amadora do Algarve [:D]

Pois, deve ser muito por essa abundância de madeira porque nos Estados mais desérticos eles não usam tanto a madeira.

De facto a cada 30 anos uma casa deve ser profundamente remodelada, faz sentido. Gostava que em Portugal se usasse mais madeira mas é tudo à base do cimento.

Já não deves lá ir à muito tempo de certeza...

Há alguns... já arranjaram aquela zona do mercado e as ruelas atrás deixaram de ter aquelas casas horrorosas?

Passei férias N vezes em Quarteira, com os meus pais, nunca percebi o que levava as pessoas a ir para lá.

Eu conheço Quarteira... Chamo-lhe "carinhosamente" a Amadora do Algarve [:D]
Eu chamo-lhe Costa da Caparica do Algarve. E Armação de Pêra é igual.

Esses sítios são todos péssimos. Mal por mal prefiro o sol da Caparica na praia de São João. [:cool:]

Last edited:
Acho Portimão mais sufocante [:D]

Francamente acho que só adoro mesmo Sagres, mas maldita ventania.

Ou Cabanas, no tempo em que era quase só pescadores [:cool:]

Sou tão velho que quando era miúdo todos esses sítios eram uma maravilha. Ainda sou do tempo em que o hotel Vasco da Gama em Monte Gordo era um cinco estrelas com praia privativa.

Há alguns... já arranjaram aquela zona do mercado e as ruelas atrás deixaram de ter aquelas casas horrorosas?

Passei férias N vezes em Quarteira, com os meus pais, nunca percebi o que levava as pessoas a ir para lá.

1331778

mw-3200

mw-3200

mw-1440

Isto era a antiga praia do bairro dos pescadores... que foi erradicado há uns 15 anos atrás...

Back