Tópico das Casas

Pessoal, comprei uma moradia antiga que vai ser remodelada na totalidade. Já escolhi a empresa que vai fazer o trabalho e já tenho um orçamento "por alto" para ter uma ideia de quanto vou gastar. Agora segue-se o caderno se encargos, certo?
Que conselhos dão a quem nunca se meteu em nada parecido? Cuidados a ter, etc.

Obrigado.

Reza muito!
Estou a brincar

Tens orçamento discriminado, e propuseste pagamento faseado?
Um mapa de materiais a usar e quantidades era fixe, Tvz um arquiteto ou engenheiro

Pois...devia ter ido a Fátima acender umas velas. [:D]

Ainda não chegámos a esses pormenores por isso é que eu queria alguns conselhos para não deixar escapar algo importante. Creio que a empresa tem arquitecto ou engenheiro pois tem alvará para obras públicas.
Normalmente vai-se pagando à medida que as obras vão avançando, não é? E tem que ter também prazos para a conclusão, certo?

Ainda não chegámos a esses pormenores por isso é que eu queria alguns conselhos para não deixar escapar algo importante. Creio que a empresa tem arquitecto ou engenheiro pois tem alvará para obras públicas.
Normalmente vai-se pagando à medida que as obras vão avançando, não é? E tem que ter também prazos para a conclusão, certo?

Levantamento minucioso de todos os trabalhos, com elaboração de orçamento detalhado com valor para cada trabalho.

É ideal haver um prazo de conclusão, embora isso nos restauros/recuperações seja complicado devido a surpresas que aparecem.

Pagamento faseado à medida que o trabalhos vão sendo concluídos. Deixa um valor final bem gordo, que entregas apenas após a conclusão da obra. Minimizas o risco do empreiteiro dar a fuga antes de tudo terminado.

Paciência, muita paciência, é o que te desejo

Para uma remodelação (completa?) de uma moradia contrataria um arquiteto que deve decidir contigo o que fazer, depois uma mapa de materiais (que vai servir para orçamentar) e projeto para o construtor seguir
Quando se contrata um construtor fecha-se contrato e há um plano de pagamento consoante as etapas de construção acordadas

Não sou nenhum expert seria o que faria

Investir umas horas e ir ler para o fórum da casa...

Vai haver projecto eu CAD...penso...para ver como a coisa vai ficar. E tem que haver uma reunião para escolha de materiais, claro.
Vou passar pelo "forum da casa" mas já tenho aqui alguma boas dicas.
Thanks.

Bem após cerca de 1 mês a morar na " nova " casa a poucas dezenas de KM de LX ( e da linha de sintra onde antes morava ) , para já o feedback é muito positivo.

A zona é muito melhor, não tem o sufoco que lisboa ou a linha de sintra neste momento apresentam, e ao fim de 5 min a pé já estou no meio do campo, literalmente.

E por muito bons que os Parques urbanos sejam, nunca chegam aos calcanhares de zonas de campo em si. Além de ser muito mais plano. Ali em sintra cruzes credo, só sobe e desce.
Já para não falar que viver em cidade ou suburbios ao pé de zonas verdadeiramente verdes nem sempre é fácil.

Estando em regime de tele trabalho hibrido, como tenho estado desde há 1 ano, faço obviamente mais KM, mas ainda bem, e nem apanho trânsito relevante durante os 70 / 80 km para cada lado.

E aqui tenho muito mais serviços perto de casa sem ter barulho nem as 2ªas filas constantes.

É algures em VFX / Castanheira / Carregado / Alenquer.

Vai haver projecto eu CAD...penso...para ver como a coisa vai ficar. E tem que haver uma reunião para escolha de materiais, claro.
Vou passar pelo "forum da casa" mas já tenho aqui alguma boas dicas.
Thanks.
Depois, durante a execução da obra, considera também contatar algum engenheiro civil ou arquitecto independente para ir avaliando o avançar da obra e ver se as coisas estão a ser bem feitas.
Ao menos deverás ir lá sempre que possível e tira muitas fotos. Acredita que vai dar muito jeito no futuro, mesmo depois da conclusão da obra.

No caso de haver fiscalização o empreiteiro deve ser informado antes.
Caso contrário dá sempre mrd.

O preço do serviço tbm muda.[:)]

Tudo normal.

Siga
f74cde6ba4365cc738f255612a0dc6b4.jpg

O que a notícia diz, resumidamente, é: Preços das casas aumentaram 31% nos últimos 5 (???) anos, enquanto os ordenados estagnaram, como estão há mais de 10 anos, basicamente.

Edd :)

Comprei um T3 com 110m2, centro de Odivelas, junto ao Bombeiros V, em 2017, por 125K . Apartamentos iguais estão em venda, agora, por mais 100k . E vendem-se!

Comprei um T3 com 110m2, centro de Odivelas, junto ao Bombeiros V, em 2017, por 125K . Apartamentos iguais estão em venda, agora, por mais 100k . E vendem-se!
Os 31% será a média, como em tudo... para ser este valor algumas terão de ter aumentado muito mais, onde se inclui Odivelas e Alverca (de acordo com o LFV [:D]).

Edd :)

Mas não era suposto as casas baixarem de preço com a pandemia !!??? Ou ainda vai acontecer?

Ai está uma afirmação e consequente pergunta, que eu próprio fiz e faço - na medida que sou comprador de moradia. E ainda faço outra: como raio tantas familias conseguem pagar 1500euros/mes para empréstimos ao banco para 500000?

Ainda que já não espere correção devido à pandemia; espero forte correção devido ao fim dos famosos vistos Gold para as cidades em 2022.

Penso que para o cidadão portugues normal, os vistos Gold influenciaram o mercado imobiliário que nem um balão de hélio. Onde antes via moradias com um preço pedido justo de 300/350 mil euros (em 2017), a este dia; vejo tudo e um par de botas acima dos 500 mil euros - mesmo a convidar ao mencionado. E as pessoas e a agências ainda têm requintes de loucura e malvadez. Moradias a precisar de obras 540mil; moradias a precisar de muitas obras 460mil. Os 500mil são a bitola para regular o mercado de habitação. Se as moradias estão bitoladas pelos 500mil, os apartamentos seguem alinhados a reboque.

(Ainda este fim-de-semana fiz um passeio por um bairro do concelho de cascais, e em 600metros tinha duas moradias com a famosa bandeira USA hasteada à entrada.)

Last edited:
500 mil não são casas de classe média... mas de facto há casas (apartamentos) em Odivelas, Prior Velho, Sacavem, Loures, Infantado, etc por esses preços e mais até. Não são áreas "nobres", nem têm vistas para o mar e no entanto há quem compre. Como? Não sei...

500 mil não são casas de classe média... mas de facto há casas (apartamentos) em Odivelas, Prior Velho, Sacavem, Loures, Infantado, etc por esses preços e mais até. Não são áreas "nobres", nem têm vistas para o mar e no entanto há quem compre. Como? Não sei...

Não me digas que são casas de classe alta ou muito alta, como as moradias da quinta da marinha e afins a meia dúzia de milhões para cima... [:D]

Back