Tópico das Casas

Várias soluções estéticas de design de interiores e arquitetónicas são muito bonitas na na realidade grande problema para quem as usa.
Bancos altos de cozinha é um problema para idosos, ou gente que tenha limitações.

Mas o pior é escadas de piso, ha uns tempos um cliente quis umas escadas suspensas, de aço , madeira e vidro, caras e espectaculares, e depois teve de as alterar por era bonitas mas um perigo para crianças, um perigo para idosos por falta de corrimão de um dos lados...

Isso é uma imbecilidade e nem devia ser permitido fazer esse tipo de escadas sem corrimões, guardas, nada. São um perigo e não percebo como alguém não pensa logo nesse fator só de olhar para as imagens, foi preciso construir para descobrir que eram um perigo? :sh)

escada-flutuante-13.jpg

E são ilegais... Não se pode ter uma escada sem guarda.

A verdade é que ninguém liga nenhuma, e dentro de casa faz-se o que se quer. [s)]

Mas depois temos o Siza Vieria que faz uma escada assim, num Museu Público.
E ninguém diz nada e ainda ganha um prémio.

image.png

Era suspensas mas tipo isto, mas ainda mais estranho pois de um lado tenha apenas vidro e era iam para o sotão e passavam no mazanine , em certa altura tenha 6 metros de altura metiam medo a quem tinha vertigens.

Escada-flutuante-de-madeira-com-lateral-de-vidro.-Fonte-Pinterest.jpg

Onde eu vi as casas mais alucinantes foi no Brasil nos condominios ricos , lá não dão hipoteses, casa de rico é mesmo casa de rico, com tudo o que existe de exclusivo e com muitas vezes sitio para estacionar o helicoptero, e claro escadas de rico..[:D]

1-escada-flutuante-helicoidal-imagem-de-Pinterest-1024x683.jpg

decora%C3%A7%C3%A3o-clean-com-escadas-modernas-internas-de-madeira-Foto-Pinterest.jpg

7c827ad5aa793d3a9b3e836f2cf4962a1c92ac.jpg

escadasBLOG3.jpg

af288557c0d88f2862d69e249e430ef8--tiny-house-stairs-spiral-stair.jpg

escadas-estranhas-5.jpg

Nas cozinhas é muito dificil fazer escolhas.
Por norma também vou para cozinhas claras para mim.
Mas a verdade é que há um conjunto de opções espectaculares para cozinhas.

image.png
Gostei muito desta, alguém vê inconveniente ao ter o pio encostado ali do lado esquerdo?

Gostei muito desta, alguém vê inconveniente ao ter o pio encostado ali do lado esquerdo?

No caso específico dessa cozinha, o inconveniente, é que a zona à volta molha-se sempre muito, e ali tudo em madeira e com a junta do plano horizontal com o vertical, há sempre algum risco.
Também para lavar coisas maiores dá menos espaço.

Vejo eu...acho uma pela porcaria[:D] serve é para salpicar o móvel e depois ele inchar e ir para o lixo, alem disso não estou a ver o sitio para colocar a loiça a escorrer.

Essa cozinha para mim o fogão era a direita encostrado, e o lavaloiças maior com escorredor e a cuba mais afastada do móvel.

Uma cozinha é uma área de trabalho

se por trabalho consideras cozinhar, comer, lavar roupa, lavar loiça, etc......concordo plenamente

para mim tem que ser grande o suficiente para acomodar uma mesa para comer em família, não andar aos tropeções por falta de espaço

e ter uma despensa e arrumações suficientes para guardar panelas e tachos e pratos e tijelas e copos e etc...etc..

para não falar de vassouras, pás, detergentes para isto e para aquilo, caixotes do lixo

etc...etc...

local de trabalho sem dúvida

Vejo eu...acho uma pela porcaria[:D] serve é para salpicar o móvel e depois ele inchar e ir para o lixo, alem disso não estou a ver o sitio para colocar a loiça a escorrer.

Essa cozinha para mim o fogão era a direita encostrado, e o lavaloiças maior com escorredor e a cuba mais afastada do móvel.

É pior ter o fogão encostado do que a pia...

O Fogão aquece mais e salpica mais gorduras e afins.

Não vão ser uns salpicos na lateral que vão inchar a madeira. Pior é a junta.
E tem do lado direito um micro escorredor.

É pior ter o fogão encostado do que a pia...

O Fogão aquece mais e salpica mais gorduras e afins.

Não vão ser uns salpicos na lateral que vão inchar a madeira. Pior é a junta.
E tem do lado direito um micro escorredor.

Sim a junta e esse micro escorredor,,,não serve para nada.

Na minha casa tenho o fogão a um canto da cozinha e gosto, mas nessa parede não tenho móvel mas sim azulejos e se fosse hoje faria igual.
Mas dizes bem salpica por vezes se fizer fritos e coisas do estilo mas os azulejos que tenho limpam-se bem.

Obrigado pela opinião, estou em fase de projeto da minha cozinha e havia essa possibilidade de ter a pia como está nessa.

Vou ser honesto...

É uma cozinha "pequena" onde se quis ter "tudo"... E penso que ficou demasiado.

Faz-me confusão o murete estar 2cm acima da bancada da península.
E faz-me confusão a península não alinhar com a ilha.
E também não metia os dois bancos na ilha.
Já o exaustor, nunca fui fã de exaustores sozinhos assim, perde-se imenso espaço. Para mim era tudo armários até ao fim.

É pequena qb de facto mas ainda são quase 4.40mt de comprimento.
O murete... erro/falha e fez-se assim para remediar.
O alinhamento, óbvio que tendo já reparado, não me faz confusão.
O exaustor assim vazio fui eu que não quis "encher" de móveis (tenho uma dispensa de quase 7m2 ao lado que cabe lá muita tralha). Só o canto podia ser melhor aproveitado. Mas há-de levar uma maquina de café maior e eventualmente uma ou outra prateleira.

Os bancos na ilha devem ser dos mais utilizados no dia-a-dia.

Mas sim, há (havia) muita coisa a melhorar. Percebo bem agora "quando acabares essa estás pronto para começar outra" :D

O exaustor assim vazio fui eu que não quis "encher" de móveis (tenho uma dispensa de quase 7m2 ao lado que cabe lá muita tralha). Só o canto podia ser melhor aproveitado. Mas há-de levar uma maquina de café maior e eventualmente uma ou outra prateleira.

Mas sim, há (havia) muita coisa a melhorar. Percebo bem agora "quando acabares essa estás pronto para começar outra" :D
Idem aspas... Só depois de estar feita e de ser utilizada durante pelo menos 3 meses, é que um gajo sabe o que precisa e como devia ter sido feita logo de início

Por falar em cozinhas, nos outro dia vi uma sem exaustor por cima da placa vitrocerâmica

Não percebo bem como aquilo pode funcionar no dia-a-dia, mas também não perguntei[:D]

Por acaso tenho andando de olho em cozinhas cinza e com madeiras.

image.png

Não tem sido fácil "enganar" alguém... [:D]
Mas 90% das cozinhas são brancas.

Gosto muito!

Aqui ao pessoal do tópico que constrói de raiz, que me ajude aqui:

Penso construir uma casa para explorar enquanto agroturismo/turismo rural no Minho, tenho sítio e alguma visão de como gostava de que fosse, mas estou 100% aberto a propostas do arquiteto, desde que não envolva cortar carvalhos e sobreiros centenários do local onde quero edificar.

Como se inicia o processo? Contacto gabinetes de arquitectura e reúno com eles? Pago algo por reuniões iniciais ou apenas quando se dá ajudicação?

O que vos faz ajudicar a determinado arquiteto? Sinto que é sempre um enorme tiro no escuro!

Como fazem para contratar o construtor correto para o tipo de arquitetura? Queria um "moderno rústico" à base de muita madeira, pedra, e vidro. Poderá levar algum betão caso consiga casar bem com os elementos exteriores.

Falem das vossas experiências de forma a compreender melhor todo o processo de construção, dado que só tenho experiência com a compra e remodelação para venda/aluguer, que é contratar um trolha ao dia, o gajo da pichelaria mais um carpinteiro médio e tá pronto a andar.

Neste caso, pretendo atingir um público alvo com maior poder financeiro, portanto queria algo diferente e luxuoso. Seria uma V3 para 300-400€/noite com piscina e vista campestre: vinha e floresta nativa.

Gosto imenso do estilo dos challets suíços no inteiror, mas repúdio o seu exterior. Há quem faça disto em PT?

Eu nem isso, ás vezes vai tanto tempo do projecto à obra, que quando começam a fazer, já fazia outra. [:)]

Back