Tópico das Casas

Depois diz quanto conseguiste. Qual é o banco?

Estou no Santander, já lhes saquei o premio do crédito habitação mas ponderou trocar se não considerarem spread a 0,5 nos próximos meses. Estou a 0,9.
UCI, o meu spread é mt mais alto (1.5%) porque não há mais comissões nenhumas, nem seguros, nada, é só mesmo o empréstimo. Apesar do spread ser mais alto o custo total do empréstimo (MTIC, TAEG, etc) era muito mais baixo que na concorrência.

Se pensarmos que o spread é teoricamente o risco do banco, a casa em pouco tempo vale pelo menos mais 1/3, e vou amortizar 1/3 também, logo o risco do banco é muito mais baixo, faz sentido que baixem. E agora que penso nisso, é bom que baixem para pelo menos 1.2%

É olhar para as previsões do nível da inflação na europa para os próximos anos.

Diria que o problema da inflação ainda vai perdurar por mais 2/3 anos e que os juros vão ter que se manter altos por mais 4 /5 anos à vontade.

Nesta altura do campeonato não teria dúvidas em fixar a taxa pelo menos por 5 anos. Se existisse a opção de fixar por 7 anos, acho que seria a opção ideal neste momento.
Isso é bastante optimista da tua parte, ou melhor estás com muita confiança, que as taxas subam durante algum tempo e se mantenham altas durante mais tempo ainda.

É essa a minha questão.

Porque acreditar que durante dois anos se devem manter em níveis que compense a taxa fixa, não é difícil e acho que a maior parte concorda.

Já olhar para o horizonte de cinco anos é que tenho dúvidas.

Isso é bastante optimista da tua parte, ou melhor estás com muita confiança, que as taxas subam durante algum tempo e se mantenham altas durante mais tempo ainda.

É essa a minha questão.

Porque acreditar que durante dois anos se devem manter em níveis que compense a taxa fixa, não é difícil e acho que a maior parte concorda.

Para fomentar a discussão... o que é que consideram uma taxa alta?
Ou melhor, o que é que consideram uma taxa normal? A realidade pré-2011 ou a realidade pós-2011?

Ninguém tem uma bola de cristal, mas eu (não percebendo grande coisa de economia) admito que a Taxa Euribor poderá ter a sua normalidade entre os 1% e os 3% num cenário de longo prazo (CH a 30/35 anos).

Sem-T-tulo.png

Os juros não estão em valores altos, estão em valores normais.

Anormal era quando estavam em terreno negativo.

E só uma população com tremendo analfabetismo financeiro poderia acreditar que se manteriam assim para sempre, e que pagariam sempre o mesmo pela prestação da casa.

Para fomentar a discussão... o que é que consideram uma taxa alta?
Ou melhor, o que é que consideram uma taxa normal? A realidade pré-2011 ou a realidade pós-2011?

Ninguém tem uma bola de cristal, mas eu (não percebendo grande coisa de economia) admito que a Taxa Euribor poderá ter a sua normalidade entre os 1% e os 3% num cenário de longo prazo (CH a 30/35 anos).

Sem-T-tulo.png
Eu não estou a dizer que estão altas.
Estou é a tentar perceber se por volta dos 3%, 4% será o normal ou se nesses valores serão altas.

E o normal será "estabilizar" entre 1% e 2% e tal.

Também percebo que este período de taxas negativas talvez tenha sido anormal.
Mas será que no futuro não voltará a acontecer, como aconteceu até agora?

UCI, o meu spread é mt mais alto (1.5%) porque não há mais comissões nenhumas, nem seguros, nada, é só mesmo o empréstimo. Apesar do spread ser mais alto o custo total do empréstimo (MTIC, TAEG, etc) era muito mais baixo que na concorrência.

Se pensarmos que o spread é teoricamente o risco do banco, a casa em pouco tempo vale pelo menos mais 1/3, e vou amortizar 1/3 também, logo o risco do banco é muito mais baixo, faz sentido que baixem. E agora que penso nisso, é bom que baixem para pelo menos 1.2%

Interessante, não conhecia o conceito. Eu tenho Santander mas pago comissões conta + CC + um seguro casa recheio deles. Os seguros habitação+ vida podem estar fora.

Não calculei o MTIC, mas vou reconsiderar o banco porque todos os meses o Santander come aí uns 10-15€, ainda que os recupere com o Cashback do cartão crédito

É essa a minha questão.

Optimista?:confused:

Com as taxas de juro a este nível e com tendência de subir mais ainda num cenário macro-económico atual, é uma visão pessimista.

Cinco anos é um horizonte curto, não tenho grande esperança que o problema da crise energética, que é só o principal factor do agravamento da inflação neste momento, se resolva num tão curto espaço de tempo. Pelo que é fácil perceber que os niveis de inflação se perlongarão por muito mais tempo do que o desejado, obrigando os bancos centrais a senda da escalada dos juros.

Por essa mesma razão disse que, caso houvesse a possibilidade em fixar a taxa em 7 anos, essa seria, na minha prespetiva, a melhor opção no momento. Não existindo essa possibilidade, iria para os 5 anos. Aliás, foi o que fiz há uns meses atrás no meu CH aqui no Uk.

Os juros não estão em valores altos, estão em valores normais.

Anormal era quando estavam em terreno negativo.

E só uma população com tremendo analfabetismo financeiro poderia acreditar que se manteriam assim para sempre, e que pagariam sempre o mesmo pela prestação da casa.

Não devemos olhar apenas e só para as taxas de juro de forma isolada. É preciso analisar de acordo com o cenário macro-económico.

Taxas de 2 ou 3% são as ideais mas com uma inflação condizente e uma economia em crescimento. O que temos atualmente é precisamento o contrário, inflação altissíma e as economias a entrar em recessão.

As taxas de juro não estiveram negativas na última década por obra do espirito santo, não há dúvidas que não fosse o covid e a guerra, as taxas de juros iriam permanecer negativas, ou lá próximo, por pelo menos mais uma década.

Depois diz quanto conseguiste. Qual é o banco?

Estou no Santander, já lhes saquei o premio do crédito habitação mas ponderou trocar se não considerarem spread a 0,5 nos próximos meses. Estou a 0,9.

0.5% é irrealista nesta momento e nos próximos meses também.
No crédito que tinha na ultima crise cheguei aos 0.3% vindo de 1.5%, passei pelos 0.5% já os juros estavam em 5%. Cheguei aos 0.3% precisamente porque o santander estava agressivo nessa época com campanha de 0.29%, mas isso no pleno pico dos 5.x% de euribor.

Havemos de lá chegar eventualmente, mas estou no meio de uma negociação de revisão de spread e já percebi que desta vez os bancos vão ser mais difíceis, pelo menos para já.

Com os testemunhos de malta cá do fórum, já iniciei também uma pesquisa com o bankinter, estão a analisar os meus pedidos especiais, em todo o caso, não me parece que haja melhor proposta no mercado actualmente, 0.85% spread com tx variável, mas o mais interessante são as taxas fixas a 5 anos.

Não devemos olhar apenas e só para as taxas de juro de forma isolada. É preciso analisar de acordo com o cenário macro-económico.

Taxas de 2 ou 3% são as ideais mas com uma inflação condizente e uma economia em crescimento. O que temos atualmente é precisamento o contrário, inflação altissíma e as economias a entrar em recessão.

As taxas de juro não estiveram negativas na última década por obra do espirito santo, não há dúvidas que não fosse o covid e a guerra, as taxas de juros iriam permanecer negativas, ou lá próximo, por pelo menos mais uma década.

Discordo. Acho que se não tivesse sido o Covid até tinham começado a subir mais cedo, mas mantiveram-se baixas para ajudar a economia durante a pandemia.

E já estiveram negativas durante demasiados anos, aquilo que deveria ter sido uma medida transitória tornou-se na política monetária do BCE, o que lhe deu muita pouca margem de manobra para lidar com situações como a actual.

Discordo. Acho que se não tivesse sido o Covid até tinham começado a subir mais cedo, mas mantiveram-se baixas para ajudar a economia durante a pandemia.

E já estiveram negativas durante demasiados anos, aquilo que deveria ter sido uma medida transitória tornou-se na política monetária do BCE, o que lhe deu muita pouca margem de manobra para lidar com situações como a actual.

Porque é que não tivesse sido o covid já tinham começado a subir mais cedo e porque é que já estiveram negativas durante demasiados anos? Explica aí.

Interessante, não conhecia o conceito. Eu tenho Santander mas pago comissões conta + CC + um seguro casa recheio deles. Os seguros habitação+ vida podem estar fora.

Não calculei o MTIC, mas vou reconsiderar o banco porque todos os meses o Santander come aí uns 10-15€, ainda que os recupere com o Cashback do cartão crédito

O santander está feito num autentico "Cash Cow", aquilo cobram comissões por tudo e mais um par de botas, estou farto dos gajos até à ponta dos cabelos!

O UCI é fixe por isso.... não requer conta ordenado, isto ou aquilo.
É quase uma referencia multibanco e pronto, tá pago.
Eu me arrependo até hoje por na altura ter ficado com 2 opções finais e não ter escolhido o UCI mas sim o outro por apenas ter umas décimas de spread mais baixo...
Agora tenho uma conta conjunta e por consequência uma série de problemas....

esquecem-se do programa de compra de activos do BCE (QE) que injectou muitos €€€ no sistema e permitiu ter os bancos e a economia ligados à maquina sabendo que no futuro iria gerar, agora vai-se ter de desligar a maquina e subir os juros, a economia nunca esteve bem de saúde como por aí se diz

pior que a subida dos juros vai ser o fim da compra de activos por parte do BCE que permitiu a Portugal e outros países muito endividados terem baixas taxas de juro porque o BCE garantia a compra destes activos, quando terminar vamos ver a crise das dívidas soberanas novamente

O santander está feito num autentico "Cash Cow", aquilo cobram comissões por tudo e mais um par de botas, estou farto dos gajos até à ponta dos cabelos!

Pois, também sinto isso. ainda para mais vinha do activo, onde tudo era "grátis".

fazia sentido aquando dos juros negativos, mas agora já ganham e bem....podem começar a isentar.

Imagino o número de pessoas que por manifesta ignorância financeira e mal aconselhados e influenciados pelos bancos, pensavam que as taxas se iriam manter sempre negativas ou muito baixas e em vez de pedirem 200.000 pediram logo mais 100.000.....afinal eram só mais uns euritos na prestação no final do mês.....nem vai dar pela diferença......diziam os gajos dos bancos......

certo, podes ter a certeza que houve muita gente a cair nessa ratoeira.

Ainda para mais, face à diferença que havia entre prestação e renda equivalente (implicava um maior esforço inicial, com os tais 10%, mas até nisso o banco ajudava com um CP) [kiss]

certo, podes ter a certeza que houve muita gente a cair nessa ratoeira.

Ainda para mais, face à diferença que havia entre prestação e renda equivalente (implicava um maior esforço inicial, com os tais 10%, mas até nisso o banco ajudava com um CP) [kiss]

corda-com-laco-para-o-suicidio-isolado-no-fundo-branco_508659-3416.jpg

É isto..

pede-lhes as condições de bancário, spread 0%, c/ os seguros onde quiseres e s/ comissões[:D] isso é que era

PS qd estava no banco tive p/ fazer o crédito mas nao arranjei nada de jeito a tempo antes de vir embora

No momento em que vens embora em termos contratuais perdes as vantagens CH ACT.

Back