Tópico das Casas

Nem que sejam 50 euros, minha intenção é amortizar.
O cálculo mental que faço é o seguinte:
Vou amortizar 50 euros. Isso significa um decréscimo na prestação na casa dos 50 centimos. 50 centimos vezes 200 meses que faltam são 100 euros de poupança (mantendo a taxa de juro actual inalterada até ao final do contrato, sim é irrealista mas é o único modo de fazer as contas)

Ou seja, pago 50 euros agora para poupar 100 euros ao longo do empréstimo (e nem tive em consideração a redução nos seguros).

É essa a "matematica" que eu uso...

Edit: Valores hipotéticos....

Aqui está uma boa ajuda:
https://we.tl/t-RIZ2NJBrJH

também estou com intenções de amortizar este ano

faz muito mais sentido amortizar quando as euribor estão muito altas, porque amortizamos muito menos no capital e pagamos muito nos juros

é este método francês ou lá o que é

no meu caso por exemplo nos anos passados amortizava quase 3000 e tal de capital por ano

agora as minhas prestações são maioritariamente juros, amortizo tipo 1000 e tal este ano.....caso eu não faça um pagamento extra

temos que pensar bem

Altar, segue uma ferramenta valiosa:
https://we.tl/t-RIZ2NJBrJH

Preciso da vossa opinião. Imaginem que tinham dado um sinal para um apartamento e que vos tinha sido dado em conjunto com o CPCV um caderno de encargos que não entra em pormenores quanto aos materiais a aplicar. Imaginem também que andam há meses a tentar arrancar esses pormenores da imobiliária que a agente já não vos atende o telefone nem responde a mensagens no WP. Imaginem também que a construtora via engonhando e não dando resposta às solicitações. O que é que fariam?

Usando as folhas de cálculo partilhadas percebi que estava mesmo errado, e é muito melhor amortizar ao valor do que ao prazo. Incrível a diferença. A diferença é mesmo muito grande!

O meu sincero obrigado, confesso que ainda não entendi a mecânica de como isto é possível, para mim é contra intuitivo... mas vou confiar na matemática [:)][:)]

EDIT: a não ser que (parece-me o mais provável) estou a calcular mal o novo prazo remanescente depois da amortização. Creio que é daí que vem tamanha diferença.

Como calculam o novo prazo remanescente numa amortização unicamente ao prazo? Eu dividi o valor da amortização pela mensalidade (prestação) actual. Mas parece-me que está errado.

CUIDADO
EDIT 2 : estava a calcular mal o prazo novo após amortização, tal como suspeitava, é muito mais benéfico cortar no prazo do que no valor. Tem mais risco, mas é financeiramente muito mais vantajoso! CUIDADO!!

Last edited:
Como se amortiza o prazo? Renegociando o empréstimo? Não estou a perceber.
Imagina que deves 100k a 100 meses, pagas 1k mês e queres amortizar 20k, podes:

- ficar a dever 80k a 100 meses - mensalidade baixa de 1k para 800€
- ficar a dever 80k a 80 meses - mensalidade mantém-se 1k mês
- ficar a dever 80k a 90 meses (híbrido). - mensalidade fica a 900€

Não há renegociação. All else remains.

A minha dúvida está em como calcular o prazo remanescente, mandei mail ao banco a perguntar.

EDIT: POST CORRIGIDO - as mensalidades são apenas guidance.

Last edited:
Usando as folhas de cálculo partilhadas percebi que estava mesmo errado, e é muito melhor amortizar ao valor do que ao prazo. Incrível a diferença. A diferença é mesmo muito grande!

O meu sincero obrigado, confesso que ainda não entendi a mecânica de como isto é possível, para mim é contra intuitivo... mas vou confiar na matemática [:)][:)]

EDIT: a não ser que (parece-me o mais provável) estou a calcular mal o novo prazo remanescente depois da amortização. Creio que é daí que vem tamanha diferença.

Como calculam o novo prazo remanescente numa amortização unicamente ao prazo? Eu dividi o valor da amortização pela mensalidade (prestação) actual. Mas parece-me que está errado.

Se aplicares/gastares o mesmo capital ao longo de todo o empréstimo nas duas opções, o resultado final do montante de juros pagos é o mesmo.
O que eu quero dizer com isto foi o que respondi ontem ao jotaeme5450

"Ok, as 2 opções são válidas.
Mas tão te esqueças na 1ª opção (redução da prestação) de agarrares no dinheiro que pagas a menos por mês e usares esse montante para amortizares todos os meses e assim sucessivamente... a prestação a baixar cada vez mais e tu a amortizares todos os meses esse montante delta
.. 😉​"

Eu sempre amortizei ao capital, porque o mexer no prazo do empréstimo obrigava a nova renegociação do empréstimo. Não era uma coisa tão simples e direta como mandar amortizar no capital.

O calculo do prazo remanescente está dependente claro sempre do valor ao qual queres manter a prestação. E não é a dividir o valor da amortização pela prestação atual. Podes ver isso pelas folhas de calculo.

Por exemplo no exemplo de ontem dos 100k a 30 anos (360 meses), com TAN de 4% ao mandar abater 5K, mantendo a mesma prestação de 477,42 euros, o prazo baixaria para algo entre os 327 e os 328 meses.

Não estou muito por dentro dos empréstimos portugueses, mas como alguém que lidou com empréstimos de taxa fixa falta aí a opção óbvia de:
- ficar dever 80k a 83meses ( valor por alto, não quis ir buscar a fórmula e fiz divisão simples e acrescei uns pós pelos juros ).

assim já percebo porque não te compensa reduzir o prazo.

Pessoalmente, os meus créditos à habitação foram sempre contratados pelo prazo máximo permitido.
Enquanto as taxas de juros estiveram baixas, não compensou amortizar, e o dinheiro foi utilizado para outros fins (formação/educação, negócios, investimentos, etc...)
Agora que as taxas de juros estão a aumentar, temos amortizado no capital em dívida, nunca no prazo.

Por uma razão muito simples: num empréstimo com prazo mais longo, sou que controlo o valor adicional que pretendo amortizar (num mês posso amortizar mais ou menos, ou mesmo não amortizar nada...)

Num empréstimo com prazo mais curto, obviamente que amortizo mais depressa, mas como sou sempre obrigado a pagar uma prestação mais alta, fico mais condicionado na minha amortização adicional.

A desvantagem do empréstimo mais longo é que acabo por pagar mais juros, mas é o "preço" a pagar por esta opção...

Honestamente, nem sei se os bancos em Portugal permitem alterar o prazo do empréstimo sem haver nova renegociação das condições do empréstimo...

Se quiseres baixar a prestação mensal, eu quero manter e prestação sempre no mesmo valor. Há outras formas de o fazer claro. Com amortizações mais frequentes.

É isto.
Basta adicionar ao valor da prestação uma amortização adicional.

Pessoalmente, os meus créditos à habitação foram sempre contratados pelo prazo máximo permitido.
Enquanto as taxas de juros estiveram baixas, não compensou amortizar, e o dinheiro foi utilizado para outros fins (formação/educação, negócios, investimentos, etc...)
Agora que as taxas de juros estão a aumentar, temos amortizado no capital em dívida, nunca no prazo.

Por uma razão muito simples: num empréstimo com prazo mais longo, sou que controlo o valor adicional que pretendo amortizar (num mês posso amortizar mais ou menos, ou mesmo não amortizar nada...)

Num empréstimo com prazo mais curto, obviamente que amortizo mais depressa, mas como sou sempre obrigado a pagar uma prestação mais alta, fico mais condicionado na minha amortização adicional.

A desvantagem do empréstimo mais longo é que acabo por pagar mais juros, mas é o "preço" a pagar por esta opção...

Honestamente, nem sei se os bancos em Portugal permitem alterar o prazo do empréstimo sem haver nova renegociação das condições do empréstimo...
Já disse que sim, pelo menos no meu banco.

Back