Tópico das Casas

A lógica de diminuir a prestação é que teoricamente quanto mais baixa é a prestação mais fácil é honrar o compromisso.
Alem de que quanto mais baixa for a prestação mais podes poupar e amortizar e menos vais pagar em juros porque o montante em dívida diminui.

Mas também passa por ser uma opção pessoal eu prefiro dever menos durante mais tempo do que mais durante menos tempo.
Da-me mais sensação de controlo (de facilmente poder pagar a mensalidade caso aconteça algo).

Esses 0.8 de spread da CGD implicam a contratação de que?
Porque o do Montepio implica contratar tudo e mais alguma coisa....
:sh):sh)

Imagina que deves 100k a 100 meses, queres amortizar 20k, podes:

- ficar a dever 80k a 100 meses
- ficar a dever 100k a 80 meses.
- ficar a dever 90k a 90 meses (híbrido).

Não há renegociação. All else remains.

A minha dúvida está em como calcular o prazo remanescente, mandei mail ao banco a perguntar.

Existe um engano no exemplo, se amortizas 20k passas a dever, em qualquer dos casos 80k, o que muda é o tempo ou o valor a pagar consoante a escolha.

Esses 0.8 de spread da CGD implicam a contratação de que?
Porque o do Montepio implica contratar tudo e mais alguma coisa....
:sh):sh)

Não sei, mas sei que no Montepio tens de ter 4 produtos se não estou em erro mas eles também oferecem 1% do valor do empréstimo em cartão worten.

Em 100k, tens 1k em cartão, dá para pagar muitos meses desses serviços (se existir diferença para outros bancos).

Existe um engano no exemplo, se amortizas 20k passas a dever, em qualquer dos casos 80k, o que muda é o tempo ou o valor a pagar consoante a escolha.
Claramente.... Lol, tens toda a razão 🤣🤣

Depois corrijo o post, no tlm depois de almoço dá muito trabalho. 🤦🏻

Last edited:
Não se questionam porque é que não vemos campanhas agressivas de transferência de CH entre bancos numa altura em que não há penalizações relativamente a amortizações em CH de taxa variável?

É que não custa nada aos bancos neste momento as amortizações…não há 0.5% do valor amortizado a pagar a ninguém…

Assim como os spreads, não baixam dos 0.85% quando há 10/15 anos chegou a ser 0.3%.

Não é curioso?

Curioso também foi quando, já neste mes de Fevereiro, fui ao meu banco pedir amortização de capital, e vinha lá a comissão dos 0,5%
Se eu não tivesse falado nada, a "relembrar" que em 2023 aquela taxa encontrava-se suspensa, teria pago uns euros "de borla" ao banco...

Depois partilha os resultados.😉

Fiz as contas
e claro que os bancos não iam ficar a perder [:D]

100 000 a 30 anos com tx a 4%
- Se não amortizares nada, no final do empréstimo devolvestes 171 869,51
- amortizas 5k no primeiro mês com redução de prestação: a mensalidade passa de 477,42 para 453,51 e no final devolveste: 168 287,54
- amortizas 5k no primeiro mês com redução do tempo: manténs a mensalidade a 477,42 e reduzes 2 anos e 8 meses. no final devolveste 161215,68
- A tua ideia

amortizas 5 k no primeiro mês. a mensalidade passa para 453,51. No mês seguinte, pegas nessa diferença(23,91) e fazes novo abatimento. Passas a mensalidade para 453,40. Continuas a fazer estes abatimentos todos os meses até ao final do contrato. E supresa supresa, no final do contrato, pagas exatamente os 161215,68​ ( o valor que pagarias por reduzir o prazo). O que alias faz sentido. na pratica, em ambas as situações pagas exatamente o mesmo valor todos os meses ( 477,42).

Esta ultima hipótese, tem uma vantagem. Se ao fim de alguns anos, se estiveres entalado, deixas de pagar este extra e tens uma mensalidade menor)
Inconvenientes:
-todos os meses tens de fazer o processo de amortizações.
- se contarmos a penalização de 0,5% por abatimento, estes abatimentos todos terão um custo de 154,46 euros

Last edited:
Estamos sincronizados. 😉
Já ontem tinha escrito que o resultado dava o mesmo, por isso mesmo, pagar todos os meses a mesma coisa, gastando o mesmo capital ao longo do empréstimo.

Mas a grande vantagem de diminuir o valor da prestação é que quanto mais baixa é a prestação mais liberdade temos e menor o risco do incumprimento.

Além de que um dos grandes fatores de incumprimento do CH é o desemprego de um dos membros do casal.

Se conseguirmos ir reduzindo a mensalidade ao longo do empréstimo este tipo de situações poderão não ser tão graves.

Embora cada vez penso mais que a taxa fixa elimina todos estes riscos.

Mas a grande vantagem de diminuir o valor da prestação é que quanto mais baixa é a prestação mais liberdade temos e menor o risco do incumprimento.

Além de que um dos grandes fatores de incumprimento do CH é o desemprego de um dos membros do casal.

Se conseguirmos ir reduzindo a mensalidade ao longo do empréstimo este tipo de situações poderão não ser tão graves.

Embora cada vez penso mais que a taxa fixa elimina todos estes riscos.

Em tempo de guerra não se limpam espingardas... Com juros altos é abater abater sempre que se possa.

Fiz as contas
e claro que os bancos não iam ficar a perder [:D]

100 000 a 30 anos com tx a 4%
- Se não amortizares nada, no final do empréstimo devolvestes 171 869,51
- amortizas 5k no primeiro mês com redução de prestação: a mensalidade passa de 477,42 para 453,51 e no final devolveste: 168 287,54
- amortizas 5k no primeiro mês com redução do tempo: manténs a mensalidade a 477,42 e reduzes 2 anos e 8 meses. no final devolveste 161215,68
- A tua ideia

amortizas 5 k no primeiro mês. a mensalidade passa para 453,51. No mês seguinte, pegas nessa diferença(23,91) e fazes novo abatimento. Passas a mensalidade para 453,40. Continuas a fazer estes abatimentos todos os meses até ao final do contrato. E supresa supresa, no final do contrato, pagas exatamente os 161215,68​ ( o valor que pagarias por reduzir o prazo). O que alias faz sentido. na pratica, em ambas as situações pagas exatamente o mesmo valor todos os meses ( 477,42).

Esta ultima hipótese, tem uma vantagem. Se ao fim de alguns anos, se estiveres entalado, deixas de pagar este extra e tens uma mensalidade menor)
Inconvenientes:
-todos os meses tens de fazer o processo de amortizações.
- se contarmos a penalização de 0,5% por abatimento, estes abatimentos todos terão um custo de 154,46 euros

Obrigado, provas a minha teoria "empírica" de que cortar ao período é benéfico, mas continuo sem perceber exatamente como chegaste aos 2 anos e 8 meses de "amortização ao tempo do empréstimo".

Com nova subida dos juros em março, cheira-me que vem aí uma tempestade para alguns casos de quem tenha habitação própria, mesmo com os "apoios" do Governo..

Obrigado, provas a minha teoria "empírica" de que cortar ao período é benéfico, mas continuo sem perceber exatamente como chegaste aos 2 anos e 8 meses de "amortização ao tempo do empréstimo".

Se tiveres o fin, é fácil.
imagina que tens 100 000 de empréstimo.
se amortizares 5k, ficas a dever 95k
é ir ver em que ano e mês o valor pendente é de 95k.
Esse meses no intervalo é a diminuição do tempo de empréstimo. A poupança são os juros indicados nesses meses todos.

na pratica, o que vais fazer, é remover da equação os meses iniciais até que o valor da amortização que pretendas corresponda ao somatório das amortizações mensais ( valor que efetivamente removes do valor em divida ao banco. ie, Valor mensalidade - juros )

tenho um possível cenário de um crédito que pretendo liquidar em 5 anos, mas que por situações diversas pode até acabar por ser liquidado em 2 ou 3, ou se houver algum imprevisto, pode demorar 10.

Tenho a possibilidade de fazer o crédito por até 30 anos, mas sei que esse cenário será desfavorável no caso de liquidação logo no início. O que aconselham neste caso? Fazer com um prazo curto, e depois se vir que não dá para liquidar em 5 anos, tento aumentar? Isso é relativamente simples, desque cumpras com as condições necessárias, ou vai ser uma burocracia sem fim para fazer esse tipo de alteração?

Fiz a minha escritura no dia 28 de Dezembro e o imóvel ainda não me aparece no portaldasfinancas.
Alguém sabe quanto tempo demora normalmente este processo?
Será que há alguma forma de o submeter manualmente?

O BCP tem uma coisa gira. Sp que há uma amortização ele não actualiza logo o valor da prestação mas actua no prazo. Portanto sempre que faço uma consigo perceber o tempo poupado caso mantivesse o valor mensal.

Anyway amortização cmg são sempre pelo valor da prestação por dois motivos:

1 - Em caso de imponderável (desemprego, doença, divórcio etc) dá sempre jeito uma prestação o mais baixa possível. Na gestão do orçamento mensal tb dá jeito pagar uma parcela menor e destinar o que sobre.

2 - Em ambiente de subida do indexante a cada revisão vai aumentar o valor mensal. Já o disse aqui que na revisão anual em Março da minha prestação, descontadas as amortizações, vai aumentar 52%. Se ela fosse de €500 aumentava para €760 se fosse de €1000 passava para €1520. Mas face às amortizações com com reflexo na prestação ela vai ser mto menor do que o máximo que paguei em ambiente de taxas de juros baixas.

Amortização com reflexo no prazo só tem uma vantagem que é aumentar a ligeiramente amortização em cada prestação mensal evitando pagar os 0,5% da diferença se se usasse esse valor para uma amortização extraordinária. No contexto actual isso nem se verifica.

Visões pessoais apenas. Cada um faz como lhe dá mais jeito.

tenho um possível cenário de um crédito que pretendo liquidar em 5 anos, mas que por situações diversas pode até acabar por ser liquidado em 2 ou 3, ou se houver algum imprevisto, pode demorar 10.

Tenho a possibilidade de fazer o crédito por até 30 anos, mas sei que esse cenário será desfavorável no caso de liquidação logo no início. O que aconselham neste caso? Fazer com um prazo curto, e depois se vir que não dá para liquidar em 5 anos, tento aumentar? Isso é relativamente simples, desque cumpras com as condições necessárias, ou vai ser uma burocracia sem fim para fazer esse tipo de alteração?

Porque dizes que o cenário será desfavorável?
Pelos 0.5% que terás de pagar pela amortização?
No nosso caso, fizemos exatamente o mesmo, poderíamos ter pedido o CH por menos tempo e menos dinheiro mas pedimos o máximo de tempo e o máximo de dinheiro que foi possível.

Ficamos com o dinheiro do nosso lado e em troca pagamos os juros ao banco por serem eles a atravessarem-se.
Na altura os juros eram mínimos.

Tinhamos sempre a segurança que se acontecesse algo teríamos o dinheiro do nosso lado para resolver.

Aconteceu - a Euribor disparou.
Nos começamos a amortizar.

Pelo que descreves poderás fazer o mesmo - empréstimo 30 anos mas ao fim de 5 tens o guito todo, fácil, vais lá e líquidas.

Correu alguma coisa mal e não consegues liquidar antes, tranquilo tens o empréstimo a 30 anos é só continuar a pagar.

Mesmo que queiras pagar o empréstimo em 2 ou 3 anos tens toda a vantagem em pedir o prazo máximo possível. Não há qualquer desvantagem económica em pedir um empréstimo a 40 anos e pagá-lo na totalidade ao fim de 1 ano ou 2. Já o contrário é mais complicado, por exemplo, pedir um empréstimo com um prazo curto e depois pedir para aumentar.

Fiz a minha escritura no dia 28 de Dezembro e o imóvel ainda não me aparece no portaldasfinancas.
Alguém sabe quanto tempo demora normalmente este processo?
Será que há alguma forma de o submeter manualmente?

Se bem me lembro, fui eu que fiz o registo dos imóveis manualmente depois das escrituras.

Back