Tópico das Casas

Fiz a minha escritura no dia 28 de Dezembro e o imóvel ainda não me aparece no portaldasfinancas.
Alguém sabe quanto tempo demora normalmente este processo?
Será que há alguma forma de o submeter manualmente?
Isso seria automático mas... Nem sempre acontece.

A mim foi igual, na altura em Novembro e liguei para o apoio do portal das finanças e como tinha os dados todos, fizeram em chamada a alteração.

Liga para lá para alterar isso que será mais fácil e eficaz

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

O ficheiro de excel poupança na amortização, calcula as duas modalidades prazo vs baixar prestação.

https://apptuts.bio/conselhos-consultor

Este ficheiro é brutal!!!! apr:)apr:)apr:)apr:)

Responderam-me do banco com o que seria a amortização em meses, e confere, a poupança nos juros é brutal caso se amortize cortando ao prazo vs cortar só ao capital!!! Dezenas de milhares de euros de diferença!!! (claro, com mais risco!)

Um exemplo com valores genéricos (eu testei com os meus valores e o excel bateu certo com o que o banco me indicou):

Screenshot 2023-02-20 at 13.58.22.png

Se bem me lembro, fui eu que fiz o registo dos imóveis manualmente depois das escrituras.

Isso seria automático mas... Nem sempre acontece.

A mim foi igual, na altura em Novembro e liguei para o apoio do portal das finanças e como tinha os dados todos, fizeram em chamada a alteração.

Liga para lá para alterar isso que será mais fácil e eficaz

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

Obrigado [;)]

Responderam-me do banco com o que seria a amortização em meses, e confere, a poupança nos juros é brutal caso se amortize cortando ao prazo vs cortar só ao capital!!! Dezenas de milhares de euros de diferença!!! (claro, com mais risco!)

Um exemplo com valores genéricos (eu testei com os meus valores e o excel bateu certo com o que o banco me indicou):

Apagar 😁

Last edited:
Num cenário de taxa constante, nessa opção fico sempre com mais meios libertos para futuras amortizações extraordinárias (ou para vinho).

Tal como o Rasec disse, amortizar com redução da prestação é a opção com menos risco.

E no fundo, se usarmos o diferencial da prestação após amortização para novas amortizações extraordinárias, no final vai dar tudo ao mesmo.

Mas de qualquer forma amortizar, seja com redução de prazo ou com redução da prestação, são sempre decisões acertadas!! Agora cada um manda na sua carteira e faz as suas escolhas.

Last edited:
Como se processa o pedido de amortização de tempo?

Quero reduzir x meses ou dizes o valor e eles calculam?

Nada disto implica renegociação do contrato, certo?

Mesmo que queiras pagar o empréstimo em 2 ou 3 anos tens toda a vantagem em pedir o prazo máximo possível. Não há qualquer desvantagem económica em pedir um empréstimo a 40 anos e pagá-lo na totalidade ao fim de 1 ano ou 2. Já o contrário é mais complicado, por exemplo, pedir um empréstimo com um prazo curto e depois pedir para aumentar.

A ideia que eu tinha é que no início do empréstimo pagas uma percentagem maior de juros e menor de capital. Se fosse assim, um empréstimo de 30 anos teria muito mais juros do que um de 5, e por isso eu perderia muito mais dinheiro se pedisse o crédito mais longo e amortizasse ao fim de 5 anos, já que na altura em que fosse liquidar, teria pago muito mais juros e muito menos capital do que se tivesse pedido um crédito mais curto.

Não é assim?

Como se processa o pedido de amortização de tempo?

Quero reduzir x meses ou dizes o valor e eles calculam?

Nada disto implica renegociação do contrato, certo?

É igual.

Pedes para amortizar a quantia x e a amortizar ao período em falta e não à prestação. Eles depois fazem as contas.

Amortizar ao tempo não implica alteração das condições.

A ideia que eu tinha é que no início do empréstimo pagas uma percentagem maior de juros e menor de capital. Se fosse assim, um empréstimo de 30 anos teria muito mais juros do que um de 5, e por isso eu perderia muito mais dinheiro se pedisse o crédito mais longo e amortizasse ao fim de 5 anos, já que na altura em que fosse liquidar, teria pago muito mais juros e muito menos capital do que se tivesse pedido um crédito mais curto.

Não é assim?

Fazendo uma conta de merceeiro (é só um exemplo), supondo que se pagasse 50% de capital e 50% de juros em cada prestação.

cenário 1) Empréstimo de 100K a 5 anos, taxa fixa de 5% - acabas por pagar 127.628€ ao fim de 5 anos
Se pagares 50/50 juros e capital a cada mês, ao fim de 3 anos pagaste 16.576€ de juros restariam 40K de capital para amortizar.

cenário 2) Empréstimo de 100K a 10 anos - acabas por pagar 162.889€
Ao fim de 3 anos, pagaste 18.886€ de juros, mas restam 70K de capital para amortizar!!

A diferença é brutal... isto se for mesmo assim como eu penso.

EDIT: eu sei que a proporção de juros não é 50/50, isto foi só para perceberem a ideia.
EDIT 2: É óbvio que no cenário 1 a prestação é muito mais cara, por isso ao fim de 3 anos já gastaste mais. Ainda assim, acho que há diferenças em termos de amortização antecipada. Se não fosse assim, os bancos não teriam nenhuma vantagem em fazer empréstimos longos, e daquilo que eu sei, eles querem sempre os prazos maiores.

Last edited:

Isto vai totalmente de encontro ao que eu penso sobre um crédito novo. Se estás a contar pagar em pouco tempo, perdes muito dinheiro se pedires um crédito de um prazo muito grande.

Aliás, nem faria sentido ter prazos curtos se não fosse assim: toda a gente aplicava o máximo automaticamente.

Amortizar ao valor total e não ao prazo é uma perda brutal de dinheiro, e só faz sentido numa perspectiva de ficares mais confortável durante mais tempo.

Do ponto de vista estritamente financeiro, não tem lógica. É quase como ter a chance de pagar o extrato do cartão de crédito a 100% e dividí-lo em 12 prestações. Ficas mais descansado, mas perdes muito €€€€€

Last edited:
É igual.

Pedes para amortizar a quantia x e a amortizar ao período em falta e não à prestação. Eles depois fazem as contas.

Amortizar ao tempo não implica alteração das condições.

desconhecia completamente esta opção

obrigado a todos os envolvidos

para mim é talvez irrelevante pois estou em modo full-on para terminar esta treta ASAP :sh)

Isto vai totalmente de encontro ao que eu penso sobre um crédito novo. Se estás a contar pagar em pouco tempo, perdes muito dinheiro se pedires um crédito de um prazo muito grande.

Aliás, nem faria sentido ter prazos curtos se não fosse assim: toda a gente aplicava o máximo automaticamente.

Amortizar ao valor total e não ao prazo é uma perda brutal de dinheiro, e só faz sentido numa perspectiva de ficares mais confortável durante mais tempo.

Do ponto de vista estritamente financeiro, não tem lógica.

Como assim? Se quiseres pagar em 6 meses e pedires um crédito a 40 anos como é que perdes muito dinheiro? Impossível perder muito dinheiro em 6 meses lol

Como assim? Se quiseres pagar em 6 meses e pedires um crédito a 40 anos como é que perdes muito dinheiro? Impossível perder muito dinheiro em 6 meses lol

Nesse caso perderias basicamente quase tudo o que pagaste em 6 meses, porque no início do crédito pagas praticamente só juros (fui confirmar com um crédito do meu pai de 500 anos atrás [:D]).

Não exageres, estamos a falar de prazos mais largos, entre 5 a 10 anos. Se contas amortizar em 5 anos, mas pedes o crédito a 40 anos, quando passarem os primeiros 5, terás pago uma enorme quantidade de juros, e uma quantidade mínima de capital...

Os bancos não jogam para perder [;)] Por alguma razão é do interesse deles fazer créditos o mais longo possíveis.

Charger144, parece-me que estás a esquecer que a maior parte das pessoas aloca a poupança com a flexibilidade que tem -e que varia de momento para momento- à amortização.

Faz todo o sentido pedir um crédito com prazo alargado para manter os custos "fixos" baixos e jogar com a flexibilidade de amortizar depois o que se conseguir ou quiser -e que pode não ser o mesmo- num dado momento.

Mais, ter capital disponível é importante para outro tipo de investimentos ou necessidades que possam surgir vs ir todo all-in para uma casa.

Isto é particularmente válido num cenário, como nos últimos anos, de crédito muito barato.

Charger144, parece-me que estás a esquecer que a maior parte das pessoas aloca a poupança com a flexibilidade que tem -e que varia de momento para momento- à amortização.

Faz todo o sentido pedir um crédito com prazo alargado para manter os custos "fixos" baixos e jogar com a flexibilidade de amortizar depois o que se conseguir ou quiser -e que pode não ser o mesmo- num dado momento.

Mais, ter capital disponível é importante para outro tipo de investimentos ou necessidades que possam surgir vs ir todo all-in para uma casa.

Isto é particularmente válido num cenário, como nos últimos anos, de crédito muito barato.

Sim, eu não estou a falar disso, entendo o que dizes.

Estou a falar apenas do ponto de vista matemático. A minha questão original era se, tendo em conta amortizar um crédito ao fim de 5 anos, compensava pedí-lo com um prazo de 30 , por exemplo.

E do ponto de vista puramente matemático, perdes muito dinheiro.

Mais tempo é sempre mais juros, mais seguros e outros custos associados.

essa verdade não muda, por mais pino que dermos. [:D]

Encontrei este simulador, podem ver o exemplo que eu dei.

https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-prestacao-de-credito-habitacao/

Crédito de 100K, taxa 5%, tendo em vista liquidar ao fim de 5 anos.

Se pedires o crédito por 10 anos, ao fim de 5 terás pago 63.639,60 de prestações, tens de capital 56204,87€ - total gasto nas prestações + liquidação: 109.844,47

Se pedires o crédito por 40 anos, ao fim de 5 terás pago 28932,00 de prestações, mas terás ainda um capital de 95.543,57€ - total gasto: 124.475.57

Ou seja, nos dois cenários tu pedes o mesmo valor, com os mesmos juros, liquidas o crédito ao fim de 5 anos, mas no segundo perdes a módica quantia de 14.631 euros, apenas por ter pedido o crédito a 40 anos em vez de 10.

Sim, eu não estou a falar disso, entendo o que dizes.

Estou a falar apenas do ponto de vista matemático. A minha questão original era se, tendo em conta amortizar um crédito ao fim de 5 anos, compensava pedí-lo com um prazo de 30 , por exemplo.

E do ponto de vista puramente matemático, perdes muito dinheiro.

Sim matematicamente é assim como dizes.

Mas porque raio alguém que quer pagar um crédito em 5 anos vai fazê-lo a 30?
Só me ocorre, por questões de segurança, porque não tem a certeza que o possa pagar a 5 anos.
Então nesse caso, é mais vantajoso fazer o crédito a 30 anos e amortiza-lo em 5 anos. Já não é só matemática.

Sim matematicamente é assim como dizes.

Mas porque raio alguém que quer pagar um crédito em 5 anos vai fazê-lo a 30?
Só me ocorre, por questões de segurança, porque não tem a certeza que o possa pagar a 5 anos.
Então nesse caso, é mais vantajoso fazer o crédito a 30 anos e amortiza-lo em 5 anos. Já não é só matemática.

Sim, é apenas uma questão de precaução. Imagina que no dia de hoje tu consigas pagar o crédito em 5 anos, se nada mudar entretanto. Mas não sabes o que acontece em 5 anos...

A ideia era se, não fosse uma diferença muito grande, fazer o crédito por um prazo mais alargado, para ter uma prestação mais baixa no caso de algo correr mal a meio.

Mas já vi que a diferença é enorme. É um "seguro" que custa cerca de 15K por cada 100K ...

Back