grande treta, é uma pena.
Pode ser que no futuro isto dê a volta.
Não me acredito. A tendência será piorar em todos os aspectos.
- cada vez há menos oferta de mão de obra, e mais procura que oferta, os preços sobem. Maior proximidade de vencimentos na sociedade, significa mais custos de construção e menos famílias capazes de o suportar nos mesmos padrões que conseguiam por exemplo há 20 anos atrás
- materiais cada vez mais caros.
- cada vez há mais exigência, seja técnica, construtiva, térmica, etc. E maior complexidade significa mais custos. Basta pensar como se construía uma parede e uma janela há 40 anos atrás e comparar com a exigência térmica de agora. A diferença numa caixilharia é brutal.
- os financiamentos cada vez são mais difícil, já foi tempo a época onde se emprestava de forma fácil (este aspecto não é propriamente mau para controlar os valores da construção)
- hoje em dia não basta ter um terreno e querer construir, os municípios começam a ter PDM's cada vez mais complexos que limitam muito a capacidade e possibilidade construtiva, logo os valores também sobem.
- cada vez um processo tem de passar por mais especialidades e entidades, e tudo isso custa dinheiro! É infraestruturas, é RSU, é património, é vegetação/possível abate de árvores...tudo coisas que muitas vezes só servem para consumir tempo e uns bons milhares de € que a maioria não estão a contar.
Eu acredito que a médio prazo vamos começar a ver cada vez mais soluções de construção alternativas, com vista a reduzir a mão de obra necessária em obra. Idem para construção cada vez mais compacta (maior significa mais custos).
No entanto não me acredito muito que isso se reflita em custos propriamente mais baratos.