Tópico das Casas

A ser verdade... dá que pensar. Pode ser uma tendência passageira, mas também pode ser algo muito mais grave e o pânico é mau conselheiro!
Eu, dentro de certos parâmetros, posso até vir a estar comprador, mas espero para ver...

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...-aumento-dos-juros-desatam-a-por-casa-a-venda

É uma gota no oceano, uma agência mt pequena, sem qq representatividade.

Não digo que não venha a acontecer, mas não é por essa amostragem.

Isso não me parece que seja regulamentado.

Se o desenho tiver aderência à realidade e a bancada for de 60 cm, diria que como está o A deve ser 1,40 mts e o B 0,80 mts e o comprimento da divisão serão uns 4 mts, ou seja é uma sala bem pequenina, de talvez 4x2,5 ou seja 10 m2 ?

Se tiver espaço concordo com o post que citei, caso seja pequenina poderão ser as medidas que refiro atrás.

Está regulamentado sim.

O mínimo que admito e já com muita luta são 800.

Isso é mínimo e ilegal. Se a porta são 60cm, mal consegues abrir a porta.

A distancia aconselhada entre a parede e os moveis é 120cm, sendo que os moveis têm 60cm (63/64 a pedra), por isso para ficar com um bom espaço 180 seria o recomendado.
Se tiver menos uns centímetros não tem problema em termos práticos. (de lei não sei) Basicamente o espaço é para abrir uma porta do armário de 60cm e ainda ficar mais 60cm para as pessoas circularem. ou se estiver alguém na banca outra pessoa passar por trás sem problema.

Os 120cm não é aconselhado, é a lei.

A ser verdade... dá que pensar. Pode ser uma tendência passageira, mas também pode ser algo muito mais grave e o pânico é mau conselheiro!
Eu, dentro de certos parâmetros, posso até vir a estar comprador, mas espero para ver...

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...-aumento-dos-juros-desatam-a-por-casa-a-venda

Também há muita gente a tentar vender para aproveitar a onda de preços. Não é por necessidade.

Se assim fosse não se viam os preços absurdos que se pedem.

Também há muita gente a tentar vender para aproveitar a onda de preços. Não é por necessidade.

Tenho várias pesquisas com vários filtros no Idealista e não tenho visto aumento de oferta, pelo contrário. Também é uma amostragem muito pequena e vale o que vale (nada! [:D]), mas não tenho visto nem descidas de preços, nem aumento de oferta.

Já que anda por aqui muita malta bem informada, uma curiosidade:
Alguém sabes quanto raio custam os apartamentos da Quinta das Giestas, em Caxias?
Aquilo está em construção há uma série de anos, e nem com o período pandémico abrandou, mas não há forma de terminarem, nem de se encontrar online o preço efectivo dos apartamentos. Muito "secretismo", provavelmente devido ao segmento alto para o qual se posicionam.
O condomínio também tem umas moradias geminadas, mas essas parecem ainda mais atrasadas.

Ninguém quer aproveitar para me satisfazer esta curiosidade...? [:blush:]

Sei de pelo menos dois apartamentos que estao a venda a mais de 1 ano, um T2 de 80m2 por 300K (a precisar de remodelacao) e um T1 a 210K, se fossem pessoas aflitas os precos ja tinham baixado.

Tenho várias pesquisas com vários filtros no Idealista e não tenho visto aumento de oferta, pelo contrário. Também é uma amostragem muito pequena e vale o que vale (nada! [:D]), mas não tenho visto nem descidas de preços, nem aumento de oferta.

Eu vi uma descida de preço. Um T3 em Belém que custava 1.200.000 passou a 1.195.000€ [kiss]

Talvez seja comentar o óbvio, mas podes pegar no telefone e ligar para lá a perguntar, sei lá, é uma ideia :D

Claro, mas não queria deixar os meus contactos e certamente não sou cliente, acredita que é mesmo pura curiosidade [;)]​

Não há lista pública.
Tenho ideia que vi uns valores por alto, que os T3 começavam nos 1.2 ou 1.4 e dpois iam por ai acima,.

Ainda é "pior" do que pensava... E certamente vai puxar pelos outros preços na zona :sh)

Obrigado a todos pelas respostas.

O desenho nao é proporcional, a sala nem é assim tão pequena, tem uns 25m2 sem a cozinha. A questão é que essa parede está bem perto da banca, menos que os tais 120cm que o SilverArrow refere.

Silver, tens a certeza que isso é lei?? Se não for pedir muito, sabes onde posso encontrar?

Obrigado!

O desenho nao é proporcional, a sala nem é assim tão pequena, tem uns 25m2 sem a cozinha. A questão é que essa parede está bem perto da banca, menos que os tais 120cm que o SilverArrow refere.

Silver, tens a certeza que isso é lei?? Se não for pedir muito, sabes onde posso encontrar?

Obrigado!

Sim é lei.

Decreto Lei 163/2006.
Secção 3.3
Parte 3.3.3
Alinea 3.
3.3.3 - As cozinhas das habitações devem satisfazer as seguintes condições:

1) Após a instalação das bancadas deve existir um espaço livre que permita inscrever uma zona de manobra para a rotação de 360º;

2) Se as bancadas tiverem um soco de altura ao piso não inferior a 0,3 m podem projectar-se sobre a zona de manobra uma até 0,1 m de cada um dos lados;

3) A distância entre bancadas ou entre as bancadas e as paredes não deve ser inferior a 1,2 m.
​​

Sim é lei.

Decreto Lei 163/2006.
Secção 3.3
Parte 3.3.3
Alinea 3.
3.3.3 - As cozinhas das habitações devem satisfazer as seguintes condições:

1) Após a instalação das bancadas deve existir um espaço livre que permita inscrever uma zona de manobra para a rotação de 360º;

2) Se as bancadas tiverem um soco de altura ao piso não inferior a 0,3 m podem projectar-se sobre a zona de manobra uma até 0,1 m de cada um dos lados;

3) A distância entre bancadas ou entre as bancadas e as paredes não deve ser inferior a 1,2 m.
​​
​​​​​

Muito obrigado pela tua ajuda, vai ser bastante útil.

Obrigado!

O que o SilverArrowdiz está correto, há legislação para largura mínima de cozinhas e espaço de trabalho.

E já agora, é área mínima de cozinha tem de cumprir o mínimo regulamentar (6m2), para 1.4m de largura precisas.

Ainda assim, pergunto se isso é mesmo uma parede ou um "toco de parede", e no caso a cozinha prolonga-se mais para o interior da sala?

O que o SilverArrowdiz está correto, há legislação para largura mínima de cozinhas e espaço de trabalho.

E já agora, é área mínima de cozinha tem de cumprir o mínimo regulamentar (6m2), para 1.4m de largura precisas.

Ainda assim, pergunto se isso é mesmo uma parede ou um "toco de parede", e no caso a cozinha prolonga-se mais para o interior da sala?

E nos casos em que é cozinha e sala juntos e a cozinha é apenas uma bancada, como é feita a medição da área ?

É que nitidamente não têm 6m2…

E nos casos em que é cozinha e sala juntos e a cozinha é apenas uma bancada, como é feita a medição da área ?

É que nitidamente não têm 6m2…

A medição é feita..... como calha ou como a Câmara entende.

O RGEU é que obriga a ter uma cozinha com 6m2. De um modo verdadeiro, nunca poderia haver cozinhas nas salas... Ou melhor podia, mas a sala teria de ser um quarto e a sala ser a cozinha e bla bla.

Mas se tiver de haver medição, o mais simples é medir uma área dos tais 1.20m atrás da bancada pela largura completa da bancada. Ou seja terás uma "largura de 1.80m e uma comprimento de bancada de 3.35m e já tens os 6m2.

Voltar
Superior