Tópico das Casas

Não acho nada que seja Gaia todo um mundo, eu também não compraria o apartamento nem viveria na Avenida.

Mas sei reconhecer que a Avenida em termos de serviços, infra-estruturas e localização relativamente ao centro histórico do Porto está muito melhor localizada do que muitas zonas do próprio Porto.

É só isso.

O hashtag não é meu, é da Câmara Municipal. [:D][:D]

Mas o pior nem é o jardim, o pior é dentro de casa, limpar a casa.

Quem é que o faz?

A pessoa que vai lá passar o fim de semana vai passar o primeiro dia nas limpezas para vir embora no dia a seguir?

Vai contratar alguém para ir lá e não está lá para ver ?

Esse é que é o grande problema (para mim).
Por referências, empresas especializadas, etc.

Já cheguei ao cúmulo de ter uma empregada de limpeza que não conhecia pessoalmente. Era a mesma da vizinha de cima, que tinha a chave da casa onde eu estava.

Não existe risco 0, mas também não é um drama.

Basta ter tudo o que é sensivel, num cofre.

As empregadas de limpeza têm mais que fazer que levar um portátil debaixo do braço.

Outra coisa, malta de limpeza são sempre o bode expiatório para tudo. Mesmo nas empresas.
Um cabo desligado e foi logo a senhora da limpeza.

Tenho um familiar que tem um pequeno jardim numa casa, são cerca de 120m2, e para ter aquilo em condições paga a módica quantia de 150€ por mês....

E isto porque tem rega automática.

De facto é algo que fica bem, mas a despesa é grande. Nem quero imaginar se fosse um daqueles jardins com 500m2 ou mais.

e para encher uma piscina ?

Por referências, empresas especializadas, etc.

Já cheguei ao cúmulo de ter uma empregada de limpeza que não conhecia pessoalmente. Era a mesma da vizinha de cima, que tinha a chave da casa onde eu estava.

Não existe risco 0, mas também não é um drama.

O Verão passado fez-se isso, contratou-se uma empresa.
Mas esteve lá alguém durante os 3 dias da limpeza.

Para um fim de semana não é exequível.

Quando são sítios fora de cidades é mais complicado.

Contratar sem estar lá alguém está neste momento, fora de questão.

Bem, BCE mais 0,25%...

Vou rever o spread em breve (aproveitando a atualização de ciclo de euribor), e vai-me ser apresentada a escolha de trocar de 12M para 6M ou 3M.

Até agora estava a pensar que 3M seria preferível porque é sempre mais baixa no momento, mas não sei se não haverá mais subidas que compensem fechar já com 12M (o gap é só de 0,6 e a diminuir), e fico seguro caso o resto do ano seja atribulado... estou cá a crer que o BCE ainda vai continuar a subir até igualar as taxas americanas.

Última edição:
Bem, BCE mais 0,25%...

Vou rever o spread em breve (aproveitando a atualização de ciclo de euribor), e vai-me ser apresentada a escolha de trocar de 12M para 6M ou 3M.

Até agora estava a pensar que 3M seria preferível porque é sempre mais baixa no momento, mas não sei se não haverá mais subidas que compensem fechar já com 12M (o gap é só de 0,6 e a diminuir), e fico seguro caso o resto do ano seja atribulado... estou cá a crer que o BCE ainda vai continuar a subir até igualar as taxas americanas.

escolher 12M ?

não sei o que os outros acham, mas acho que fazes mal, quando muito 6M

eu tenho 6M, mas gostava de ter 3M

sou apologista de pagar o valor real, tal como no tópico da eletricidade em que muito pessoal está a optar pelo indexado

mesmo que flutue um pouco de 3 em 3 meses

Bem, BCE mais 0,25%...

Os prós em contas que se pronunciem mas tenho ideia que por exemplo no ano de 2022 quem tinha 3M pagou sempre menos em relação à 6M e 12M mesmo com as 3 subidas no ano.

uma pergunta :
um apartamento que tenha uma sala muito grande em open-space,
podes fechar-se uma parte, no canto e transformar num quarto com 1 cama + 1 roupeiro grande (ocupar 1 das paredes)?
é legal ? precisa de fazer-se alguma alteração em algum lado para comunicar esta alteração ?

Os prós em contas que se pronunciem mas tenho ideia que por exemplo no ano de 2022 quem tinha 3M pagou sempre menos em relação à 6M e 12M mesmo com as 3 subidas no ano.

Exemplo, quem tem ciclo com taxa de maio a 12M, ficou um ano inteiro a 0,287.
Entretanto quem tivesse trocado aí para 3M, primeiros 3 meses pagou -0.386%, depois 3 meses de 0.395%, depois 1.825%, e depois 2.640%.
Como as subidas foram enormes, claramente compensou ter 12M neste período.

uma pergunta :
um apartamento que tenha uma sala muito grande em open-space,
podes fechar-se uma parte, no canto e transformar num quarto com 1 cama + 1 roupeiro grande (ocupar 1 das paredes)?
é legal ? precisa de fazer-se alguma alteração em algum lado para comunicar esta alteração ?

Ninguem lá vai ver... alem disso fazes isso com parede falsa o que te permite reverter facilmente se quiseres.

Mas o pior nem é o jardim, o pior é dentro de casa, limpar a casa.

Quem é que o faz?

A pessoa que vai lá passar o fim de semana vai passar o primeiro dia nas limpezas para vir embora no dia a seguir?

Vai contratar alguém para ir lá e não está lá para ver ?

Esse é que é o grande problema (para mim).

Neste caso ele tem "sorte". A casa é na aldeia, e mora lá na zona um familiar que cuida disso. Mas não é grátis. Para ter uma casa bem cuidada e quase não fazer uso dela, gasta quase 300€ / mês. :sh) (+ água, luz, gás, IMI). A Alternativa é essa que mencionaste, ter tudo sujo e a pessoa quando vai, limpar, mas isso não tem muita lógica.

E não, não é uma pessoa rica.

Não a estou a dizer que não se deve ter uma casa dessas, é apenas uma constatação que até mesmo uma casa simples fica cara de manter, ainda que não tenha muito uso.

Exemplo, quem tem ciclo com taxa de maio a 12M, ficou um ano inteiro a 0,287.
Entretanto quem tivesse trocado aí para 3M, primeiros 3 meses pagou -0.386%, depois 3 meses de 0.395%, depois 1.825%, e depois 2.640%.
Como as subidas foram enormes, claramente compensou ter 12M neste período.

Já me trocaste as voltas.

Tinha pensado que seria melhor a 3M mas em situações como a que descreves de facto compensa ter a 12M.

Já se as subidas forem pouco acentuadas ou inexistentes até será a 3M a mais vantajosa.

Agora já não sei se tento mudar ou manter. 🤷‍♂️

Neste caso ele tem "sorte". A casa é na aldeia, e mora lá na zona um familiar que cuida disso. Mas não é grátis. Para ter uma casa bem cuidada e quase não fazer uso dela, gasta quase 300€ / mês. :sh) (+ água, luz, gás, IMI). A Alternativa é essa que mencionaste, ter tudo sujo e a pessoa quando vai, limpar, mas isso não tem muita lógica.

E não, não é uma pessoa rica.

Não a estou a dizer que não se deve ter uma casa dessas, é apenas uma constatação que até mesmo uma casa simples fica cara de manter, ainda que não tenha muito uso.

Sim, fica cara de manter mesmo que engane por parecer que ninguém lá vai.

Mas normalmente existe o lado emocional que nos liga à determinadas coisas…

Já me trocaste as voltas.

Tinha pensado que seria melhor a 3M mas em situações como a que descreves de facto compensa ter a 12M.

Já se as subidas forem pouco acentuadas ou inexistentes até será a 3M a mais vantajosa.

Agora já não sei se tento mudar ou manter. 🤷‍♂️

Eu vou escrever aqui o que faria. Atenção não estou a dizer para tu o fazeres.

Como as subidas das taxas de juro agora daqui para a frente já não deverão ser enormes como foram nestes últimos 15 meses, eu escolheria a 3M.

Em valor absoluto a taxa é sempre um pouco mais baixa que a de 6M e esta por sua vez um pouco mais baixa que a de 12M.

Quando depois começaram a descer as taxas.. A de 3M é a que sai mais beneficiada.

Qual é o mês da média das Euribor que conta para ti?

Voltar
Superior